PDA

Ver Versão Completa : Guia Sistemas em RAID 0; 1; 5 e 10

PsySc0rpi0n
06-01-2007, 13:16
Resolvi criar esta thread para tentar esclarecer os que ainda têm duvidas sobre os sistemas em RAID...

RAID - Redundant Array of Independent Disks, ou, em português, Conjunto Redundante de Discos Independentes...
Trata-se de um conjunto de discos interligados que podem ser usados em vários modos de funcionamento para necessidades diferentes...

Os Sistemas RAID, entre outros menos usados e menos conhecidos, que existem são:

.RAID 0, Disk Striping
.RAID 1, Disk Mirroring
.RAID 5 , Parity RAID
.RAID 10, Disk Mirroring and Striping (ou RAID 0+1)

Nota:
Antes de mais nada deve saber-se que para implementação de sistemas RAID são necessários discos do mesmo tamanho, pois caso contrário será usada a área do disco menor para a implementação. Também é aconselhável a mesma velocidade para ter um melhor desempenho, senão o sistema usará o disco mais lento!

---RAID 0---

Neste modo podem ligar-se dois ou mais discos de forma a criar um único volume com capacidade igual à soma das capacidades individuais de cada um. Este modo de funcionamento é o que oferece a performance mais elevada visto que a utilização de vários discos permite operações de leitura e escrita em paralelo. Este modo de funcionamento é o mais utilizado em sistemas de pequeno porte e não lhe oferece nenhum tipo de tolerância a falhas de hardware.

Ex.: Ex. 4 Hds de 80GB = 1 de 320GB de área útil.

Resumo RAID 0

Vantagens: Aumento considerável de desempenho.
Desvantagens: Se um dos discos falhar o sistema para e podem-se perder os dados de ambos os dicos.

---RAID 1---

Em RAID 1 são normalmente utilizados apenas dois discos e quando grava dados para um disco é criada automaticamente uma cópia no outro. Quando está a ler dados se ocorrer um erro o sistema lê automaticamente o backup sendo por isso completamente transparente para o utilizador. Como existe redundância dos dados, este modo é o mais indicado para aplicações em que a segurança dos dados é a preocupação principal.

Ex.: Dois Hds de 80GB em RAID 1 = 80GB de área útil.

Resumo RAID 1

Vantagens: Redundância, se um dos discos falharem o sistema continua funcionando.
Desvantagens: Redução no desempenho na escrita de dados visto que o sistema escreve os dados por duas vezes, uma num dos discos e a outra no disco que serve de backup constantemente...

---RAID 5---

Este modo adiciona tolerância a falhas a sistemas a funcionar em modo RAID 0 pela inclusão de informação de paridade nos dados que são gravados. Este sistema tem vantagens em relação ao RAID 1 porque não usa uma unidade apenas para backup dos dados, em vez disso grava apenas informações que podem ser utilizadas para recuperar os dados em caso de falha.

Ex.: Se tiver 2 discos de 200Gb em RAID 1, vai ter apenas 200Gb de área útil, uma vez que um dos discos é usado para backup...
Se usar o modo RAID 5 na mesma situação tem à sua disposição cerca de 300 GB porque são usados apenas 50% da capacidade do disco para cópias de segurança.

Resumo RAID 5

Vantagens: Disponobiliza mais espaço em relação ao RAID 1 porque em vez de duplicar os dados no disco de backup, ele usa apenas 50% de um dos discos para armazenar informações sobre os dados para serem usadas na recuperação dos dados.
Desvantegens: A grande desvantagem deste sistema é que em caso de falha existe também uma degradação da performance porque o sistema terá que reconstruir os dados em vez de os ler a partir da cópia de segurança como acontece com o RAID 1.

---RAID 10---

Este modo de funcionamento conjuga os dois modos indicados anteriormente (RAID 0+1): a grande capacidade e performance e a segurança dos dados.
Neste modo são utilizados quatro discos divididos em dois grupos de dois que estão a funcionar em modo RAID 0, quando os dados são gravados para um conjunto são imediatamente copiados para o outro tal como acontece em sistemas RAID 1.

Ex.: 2 Discos para RAID 0 e 2 Discos para RAID 1, pois como no RAID 0, dois dicos viram um só, você vai precisar de mais dois para usar o RAID1, pois esses dois vão espelhar os outros dois em RAID 0.

Resumo RAID 10

Vantagens: Os dados são protegidos e bom tem desempenho também.
Desvantagens: Vai necessitar de mais discos e com isso um custo maior.

--------------CONSTRUÇÃO--------------

Em primeiro lugar tem que ter ideia para que quer o sistema. Se quiser um sistema que tire o máximo partido das capacidades dos seus discos e em que a segurança dos dados não é uma preocupação, então o ideal é ir para um sistema RAID 0.

Se quiser ter o máximo de segurança possível nos seus dados e apenas dispuser de dois discos,
a melhor opção é o RAID 1. Caso tenha hipótese de usar quatro discos, então o ideal é um sistema RAID 10.
É claro que a sua motherboard tem que suportar RAID; de contrário, pode sempre adquirir uma placa controladora PCI RAID.
Se estiver a construir um sistema a partir do zero tenha em atenção ao tipo de discos suportados pela motherboard ou placa.

É lógico que os discos IDE não funcionam em controladoras SATA e vice-versa.

Por fim, existem dois aspectos muitíssimo importantes e que de forma nenhuma deve descurar. A caixa do computador deve ter espaços para instalar os discos; não há nada pior do que discos soltos.

Verifique se a fonte de alimentação tem fichas de energia e potência suficientes para alimentar a carga extra. Os discos rígidos, tal como a grande maioria dos componentes informáticos (processador, placas, etc.) de hoje em dia, são alimentados principalmente pela linha de 12V que sai da fonte de alimentação.

Se já tiver muita coisa ligada dentro da sua máquina, considere a aquisição de uma fonte de alimentação mais potente ou de uma caixa que suporte a instalação de duas fontes de alimentação, como por exemplo as Stacker da Cooler Master. Um sistema de energia subdimensionado é o primeiro passo para um computador instável.

Notas finais

Existe a hipótese de ser necessário instalar drivers para que o Windows reconheça o seu controlador RAID. Esses drivers normalmente vêm a acompanhar a motherboard ou a placa controladora num CD ou disquete.
Após a instalação, os controladores RAID aparecem no Gestor de Dispositivos do Windows sob o nome Dispositivos SCSI.

Se pretender fazer uma instalação “limpa” do Windows para um sistema RAID criado usando o passo-a-passo anterior tem que fazer o seguinte:
- Arrancar utilizando o CD do Windows
- Nos primeiros momentos aparecerá na barra branca no fundo do ecrã a frase: “Prima F6 para instalar controladores de disco de terceiros”. Prima F6. A instalação prossegue, parando pouco depois.
- Neste momento o sistema está à espera que seja inserida uma disquete com os drivers para o seu controlador RAID. Insira a disquete e escolha o seu controlador RAID a partir de lista que aparece.

Se tudo correu bem, no ecrã que lhe permite escolher para que drive é que quer instalar o Windows vai aparecer o sistema RAID que criou.

Fontes: Artigo da PCGuia e Forum GDH...
Espero que possa ser útil a que necessitar...

Alguns links úteis... Quem tiver mais links postem... Depois eu vou adicionando aqui...

http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
http://www.acnc.com/raid.html

by FedoraCore6

lfdesign
06-01-2007, 14:02
Parabéns!!!

5 Estrelas!

darkbullet
07-01-2007, 12:34
muito bem ;)

estou a pensar em montar um sistema RAID0 e tenho algumas duvidas.
se tiver 2 discos em RAID0 de 160Gs, o meu sistema operativo vai reconhecer apenas um disco de 320Gs certo? e nesse disco de 320Gs poderei dividi-lo em partições mesmo com RAID0?

obrigado pela ajuda

brock
07-01-2007, 12:48
muito bem ;)

se tiver 2 discos em RAID0 de 160Gs, o meu sistema operativo vai reconhecer apenas um disco de 320Gs certo? e nesse disco de 320Gs poderei dividi-lo em partições mesmo com RAID0?

obrigado pela ajuda

Tinha uma noção acerca das características dos discos mas de facto desconhecia algumas potencialidades de alguns Raid's.
Sinceramente muito bom bastante informativo este artigo obrigado por partilhares connosco :)
cump's.

FedoraCore6
07-01-2007, 13:00
muito bem ;)

obrigado pela ajuda

Sim, podes criar várias partições como se apenas de se um disco tratasse.

Jorge_5
07-01-2007, 15:24
Ta exelente...

alakazan
26-01-2007, 11:15
excelente ???
omfg quem não souber, na pratica como montar o raid, vai ler isto e ficar completamente na mesma.

Useless tutorial.

brock
26-01-2007, 11:21
excelente ???
omfg quem não souber, na pratica como montar o raid, vai ler isto e ficar completamente na mesma.

Useless tutorial.

Este tutórial pelo o que percebi tem como objectivo dar noções de quais as vantagens/desvantagens de cada Raid, e penso que fez isso muito bem eu pelo menos tinha algumas duvidas e dissipei-as.
cump's.

APLinhares
26-01-2007, 12:34
Concordo plenamente com o brock. Está bem construído e bastante informativo.
Aliás, que mais é preciso ? como montar foto a foto ? :wow:

ashn0d
28-01-2007, 21:50
eu tenho uma duvida que pode ser considerado uma duvida de n00b. eu nao sei como explicar a duvida por isso vou colocar um exemplo:

tenho 2 HDD's de 80GB cada e um de 320GB, é possivel colocar os 2 discos de 80 em raid 0 e o disco de 320gb em raid1 com esses dois?

desde já obrigado e excelente tutorial

greeneyes_scp
03-02-2007, 23:51
ser possível é, mas como será óbvio, os tempos de escrita num raid é diferente do tempo de escrita num disco "simples", pois o raid demora menos tempo, o que iria provocar graves crises no pc, ficando ele mais lento.

o que se poderia fazer era arranjar uma controladora, mas aqui já n sou perito nesta area.
mas s no disco de 320Gb s criasse uma partição de 160Gb já devia d dar, no entanto o problema d instabilidade n era resolvido...

bluei16_
17-06-2007, 15:22
O Greeneyes tem razão. Para fazeres RAID0+1 deves ter, no mínimo, 4 discos idênticos. 2 em RAID0 e dois em RAID1 para fazer o mirroring individual de cada um; para evitar problemas com as velocidades de escrita ;)

rav3n
17-06-2007, 17:52
com RAID 1 a velocidade de leitura aumenta?

bluei16_
17-06-2007, 19:01
Não...

ManUtdFan
11-09-2007, 16:46
Excelente informação sobre o Raid, tirei todas as minhas dúvidas em relação aos raids nem sabia que exitia o Raid 10, parabens por este post! Infelizmente há sempre alguém que tem que ser do contra.

Morpheus
11-09-2007, 17:26
Não...

falso ...

a escrita mantem os níveis de cada disco mas a leitura aumenta substancialmente visto que lê dos dois discos na mesma...

ferpedes
11-09-2007, 18:19
falso ...

a escrita mantem os níveis de cada disco mas a leitura aumenta substancialmente visto que lê dos dois discos na mesma...

Exactamente. Resumindo, consegues abrir um ficheiro em metade do tempo.

bluei16_
11-09-2007, 18:30
Têm razão. My mistake

CLPDJ
11-09-2007, 18:53
eu tenho dosi maxtor sata2 de prato unico (80gb com 8 mn de cache) e estou a penar comprar mais dois.... antigamente tinha um maxtor 320gb IDE e notei uma mais o menos acentuada, agora com 4 notarei a mesma diferença?

so de representação:

http://img530.imageshack.us/img530/5449/hdtachdp5.jpg

bluei16_
11-09-2007, 19:19
Teoricamente cada disco aumenta a performance do sistema em 100%

ASUS_SUPPORTER
11-09-2007, 20:44
Bom tutorial!

The_command
09-03-2008, 20:49
Posso ter dois discos de 250G mas de marcas diferentes a funcionar a raid 0, e funciona correctamente?

WindWalker
09-03-2008, 21:18
Posso ter dois discos de 250G mas de marcas diferentes a funcionar a raid 0, e funciona correctamente?

Sim.

Mas convém que sejam semelhantes o mais possível (marca, modelo).

ahramis
18-03-2008, 12:12
Possuo uma board P5WDH Deluxe com dois WD de 320Gb, 16Mb Buffer, cada, em raid0.

Uso o controlador indicado para essa board ICHR7.

Há outros controladores na board que, pelas pesquisas que realizei, são mais lentos que os da Intel (Micron, Ez-backup...).

Será que a aplicação de um controlador externo, aspas, aumenta a perfomance, tipo este da adaptec? (http://www.adaptec.com/en-US/products/raid_tech/sata_drives/SAS-5405/).

Sobre este assunto coloquei esta dúvida no sitio da board: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165709 , pois só agora descobri esta secção...

Obg.

Chronus
01-04-2008, 15:37
Amigo peço humildemente e desesperadamente a ajuda de TODOS que poderemme ajudar.

Tenho uma controladora Silicon 3114 e 2 HDs de 160 gigas, montei um RAID1 ai... começo a instalação normal faço a instalação da controladora tudo certinho porém, quando o computador reinicia e pra comerçãr a instalação da parte gráfica da um erro de tela azul, isso é.... ele diz que não pode acessar o dispositivo de boot.

Já estou pra ficar doido... com isso alguém saber me dizer pelo amor de DEUS como posso revolser este problema?

Vlw

the_killer
01-04-2008, 15:54
experimenta outros drivers..

ahramis
01-04-2008, 16:20
Por acaso...já foste à bios definir o raid como dispositivo de boot?

Por acaso, os drivers que usas são os últimos e instalados através de "F6"? É que normalmente os que vêm com as boards estão desactualizados, caso da Asus P5WDH Deluxe...

Já agora que board e sistema oper?

PoolMania
01-04-2008, 19:58
Uma questão:
Como carregar os drivers num pc que não tem qualquer drive de diskettes? Não é possilvel mudae durante a fase de instalação do Windows xp SP2 o dispositivo de onde são carregados os drivers como patravés de uma pen USB por exemplo?

ahramis
02-04-2008, 10:02
Bem, a melhor solução que encontrei foi (re) instalar a drive de disketes...há por aí uns tutoriais que ensinam a construir um CD ja com os drivers, nomeadamente com o Nlite, mas sinceramente acho que foi mais fácil instalar a drive de disketes...

compositor20
02-04-2008, 21:47
sabem se o windows vista a 64bits com sp1 já traz drivers para raid sem ser necessário diskette? não queria comprar um novo.

ahramis
02-04-2008, 21:54
Uma drive nova, marca sony, custa 10 oiros, sendo certo que se arranjam usadas ao preço da chuva...

PoolMania
02-04-2008, 23:15
sabem se o windows vista a 64bits com sp1 já traz drivers para raid sem ser necessário diskette? não queria comprar um novo.
Desde que o Vista foi lançado, versões 32 e 64 Bits, já traz druvers raid.

Satigor
20-04-2008, 13:56
Excelente tutorial mesmo, muito bem explicado e fácil de compreender, os meus parabéns!

Camelon
23-04-2008, 09:59
óptimo tutorial :) nem sabia que existe Raid 10 :)

Noeljunior
15-05-2008, 21:40
E 3 discos em raid0?

Antes de mais, devem saber que há raid's "falsos". Isto é, há raid's 0 que não é nada mais que juntar os dois discos mas na prática ele enche o primeiro e depois o segundo em vez de escrever metade de cada ficheiro em cada disco para aumentar as velocidades.
Esta é a minha dúvida da minha board (P5B-E).

Tenho o raid feito pelo chipset da intel (sem ser um outro à parte para raid's) e com dois discos hitachi 160GB mas o HDTach não me dá valores muito a cima do que outros que aqui tenho sem ser em raid. Há como tirar esta dúvida sem desfazer o raid? É que não me dava mesmo jeito de momento formatar isto.
Read: 99MB/s
Burst Speed: 212.9MB/s

Se eu comprasse, podia fazer um raid0 de 3 discos? Aumentava a performance?

No HDTach o que é exactamente o Burst Speed?

the_killer
15-05-2008, 21:46
nunca ouvi essa do raid falso,

garanto-te que nessa board não é assim,
tenho uma igual

para acrescentares um outro disco a esse raid precisas de o desfazer

em relação aos 99mb/s duvido que só um dos hitachi consiga fazer isso

Noeljunior
15-05-2008, 22:01
Falaram-me tão bem da hitachi, mesmo aqui no forum, e vejo tanto disco de um e dois pratos e fazerem muito mais de 99MBps daí a achar pouco para isto. Também não interessa.

Desfazendo este raid, para fazer outro com 3 discos, vou ganhar em performance? Vale a pena? Disco já tenho...

pesta
19-05-2008, 12:36
Raid 0+1 NÃO É Raid 10. A forma como os dados são escritos nos discos é substancialmente diferente, sendo que Raid 10 é melhor (Raid 10 também é por vezes chamado de Raid 1+0, o que provoca alguma confusão em relação ao 0+1).

Basicamente RAID 0+1 é um mirroring de strippings e 1+0 é um stripping de mirrorings.

Já agora acrescento o RAID6, que muito resumidamente é um RAID5 com maior tolerância a falhas.

Abraço

Frankas
07-07-2008, 22:53
Então e RAID 6? No outro dia vi isso mas não sei o que é.

Cumps

abeirokid
08-07-2008, 00:44
Então e RAID 6? No outro dia vi isso mas não sei o que é.

Cumps

RAID 6

É um padrão relativamente novo, suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo. Ao usar 8 HDs de 20 GB cada um em RAID 6, teremos 120 GB de dados e 40 GB de paridade.

akgis
08-07-2008, 02:35
Acham que estes valores tao bons? HDtack 3.0.40

Raid0 de Western Digital Caviar SE 7200rpm 16mb Cache sobre Intel ICH9R em Vista 64

Read: 162 Mb/S
Burst: 361 Mb/s
Random Access: 16.4

rav3n
08-07-2008, 04:55
com 2 seagate 250GB SATA2 SP tenho valores parecidos, com execepçao do burst que é estupidamente alto(~2900MB/s)
tou a usar ICHR10, mas com ICH9R era igual

o Burst Speed na pratica nao tem grande interesse, é o valor máximo que o disco debita, ainda que apenas por breves milisegundos
acaba por ser a velocidade de transferência permitida pela interface

quem se queixa de falta de speed dos raids em intel, instale o Intel Matrix Storage Manager e active a write back cache

muddymind
08-07-2008, 06:24
quem se queixa de falta de speed dos raids em intel, instale o Intel Matrix Storage Manager e active a write back cache

Em caso de power failure a probabilidade de ficares com algo corrompido é enorme ao fazer isso :P A não ser que tenham uma UPS ou façam backups muito regulares não é aconselhável...

akgis
08-07-2008, 14:31

Tenho o Intel Matrix Storage Manager mas no Device Manager não me deixa activar o write back cache, mas ja no proprio programa da Intel diz la "Cache de escrita de discos rigidos activa Sim" deve ser o proprio programa a fazer uma gestão disso.

Tenho o Strip a 128kb, achão pouco ou muito para 2x 250gb cada disco?

rav3n
09-07-2008, 18:20
strips maiores = mais rapidez e mais fragmentação
strips menores = menos rapidez e menos fragmentação

acho que tb tenho 128, nem sei se dá para configurar mais que isso

Em caso de power failure a probabilidade de ficares com algo corrompido é enorme ao fazer isso :P A não ser que tenham uma UPS ou façam backups muito regulares não é aconselhável...

eu estou ciente disso, backups e afins estão num disco non-raid
no raid tenho SO's, jogos e musicas, e nao guardo nada que nao seja instalação de programas na partição do SO

Tiago@Rosetta
09-07-2008, 18:30
Também tenho uma config com raid0. Posso dizer-vos que já me faltou a luz, já tive bluescreens, já andei a brincar aos overclocks e nunca perdi dados nenhuns.

Talvez tenha tido sorte, mas a verdade é que até agora não tenho nada a apontar.

Joao Tiago
12-08-2008, 17:54
Parece que ainda ninguém respondeu a uma pergunta já aqui colocada. E eu tenho a mesma dúvida.

Um Raid0 com 3 discos é melhor que um com 2 discos? Mais rápido?

Noeljunior
13-08-2008, 00:08
Acho que já foi dito quando eu mesmo perguntei isso e a resposta foi: sim. Mas não te esqueças que a probabilidade de perderes tudo aumenta...

Joao Tiago
13-08-2008, 14:21
Acho que já foi dito quando eu mesmo perguntei isso e a resposta foi: sim. Mas não te esqueças que a probabilidade de perderes tudo aumenta...

Isso do perder não há problema, estou a pensar em arranjar um disco apenas para armazenamento. Então se com Raid0 de 3 discos isto aumenta, é um caso a pensar... :D

Obrigado pela resposta Noel. :)

Drackey
08-09-2008, 11:17
agora abriram-me agua no bico...hehehe queria comprar um disco maior mas assim acho que vou comprar 2 pequenos para fazer raid 0....hehehe dá para fazer raid 0 com 2 pens??? era a loucura...lol

Markos
16-09-2008, 22:21
Desde que o Vista foi lançado, versões 32 e 64 Bits, já traz druvers raid.

Drivers raid so de alguns fabricantes porque eu tenho um portatil com sistema raid da via e ao instalar o vista ele nao reconhece as drives e pede logo para inserir uma pen com os drivers raid, por isso depende do sistema raid que o computador utiliza talvez os pcs mais recentes nao tenham esse problema.

pUbLIS
24-09-2008, 01:36
Tens aí algumas falhas..
Não sei se alguém já disse ou não, mas aquelas que me saltaram mais à vista foi:

- RAID 10 e RAID 0+1 não são a mesma coisa... atenção!

- RAID 5 precisa de pelo menos 3 discos, onde 1 deles é sempre para paridade.
À medida que vamos adicionando discos ficamos com mais espaço útil. (ex. 3 discos = 33% desperdicio, 4 discos=25%; 10 discos=10%; etc.)

El_Ratito
24-09-2008, 04:47
Tenho o sistema operativo, programas e dados em RAID 1 (pois neste momento só tenho dois discos, futuramente irei ter um disco para armazenamento e talvez passe para RAID 0). Será que estou a fazer algo de muito errado? Já me disseram que era uma loucura. :D

pUbLIS
24-09-2008, 11:24
Não percebo...

Neste momento tens um RAID 1 (mirroring) dum disco com SO, programas e dados. Isto faz com que percas performance, ficas com 50% de espaço em disco útil e é o ideal no que toca a tolerância de falhas.

Depois dizes que se arranjares um novo disco passas a RAID 0 (striping), que te vai juntar os 3 discos num único volume. Vai melhorar performance (escrita e leitura), 100% de espaço útil mas não existe tolerância de falhas.

Afinal o que é que queres? Necessitas de redundância de dados ou não?

El_Ratito
24-09-2008, 15:41
Neste momento, tenho só dois discos em RAID 1, por questões de segurança, para que não tenha de fazer backups (em discos ópticos) tão frequentemente. Logo está tudo no RAID 1.

Mais tarde, irei comprar um disco interno de grande capacidade de armazenamento e um disco externo de média capacidade de armazenamento. Nessa altura, possivelmente, irei desfazer o RAID 1 (SO, programas e dados), passar para RAID 0 (SO e programas) e os dados em geral vão para o disco interno de armazenamento e os mais importantes irão, também, para o backup no disco externo.

EttienneNavarre
24-09-2008, 16:06
Tens aí algumas falhas..
Não sei se alguém já disse ou não, mas aquelas que me saltaram mais à vista foi:

- RAID 10 e RAID 0+1 não são a mesma coisa... atenção!

À medida que vamos adicionando discos ficamos com mais espaço útil. (ex. 3 discos = 33% desperdicio, 4 discos=25%; 10 discos=10%; etc.)

Uma pequena correcção: a paridade num sistema com RAID 5 a paridade é distribuida por todos os discos... julgo que estás a confundir com RAID 4, esse sim com paridade dedicada.
Uma leitura interessante (com cerca de 70 páginas sobre o assunto) é esta (http://www.storagereview.com/guide2000/ref/hdd/hist.html)

just my $0.02

pUbLIS
24-09-2008, 16:09
Então neste momento tens o melhor no que toca a tolerância de falhas mas perdes rendimento.

Mais tarde, vais abdicar duma tolerância a falhas do SO e programas para apenas teres nos dados em geral (como lhe chamas). Ao fazeres um RAID 0 no teu SO e programas ganhas performance e abdicas de redundância de dados, e tem em mente que se acontecer alguma a 1 dos discos, diz adeus ao que tens nos restantes discos usados no volume RAID 0.

Na prática, se 1 dos discos do RAID 0 vai à vida terás que ou substituir o disco, refazer o volume e reinstalar o SO e programas, ou entao refazer o volume com os discos que sobram (minimo 2 discos) e, novamente, reinstalar SO e programas.

pesta
24-09-2008, 16:09

Não é bem assim, embora tenhas quase razão :P

No RAID5, a paridade é distribuída por TODOS os discos. Nos RAID's 3 e 4 é que há um disco dedicado à paridade.

Outra coisa que julgo é que não é possivel ter RAID5 com mais do que 8 discos. Acho que o algoritmo é de ordem 7. Mas não tenho a certeza disso, já estudei isso há uns anos e já me esqueci :lol:

Cumps

pUbLIS
24-09-2008, 16:20
Uma pequena correcção: a paridade num sistema com RAID 5 a paridade é distribuida por todos os discos... julgo que estás a confundir com RAID 4, esse sim com paridade dedicada.
Uma leitura interessante (com cerca de 70 páginas sobre o assunto) é esta (http://www.storagereview.com/guide2000/ref/hdd/hist.html)

just my $0.02

Sim.. realmente expliquei-me mal.
Eu sei que os bits de paridade são escritos "irmâmente" pelos demais discos.. o que eu quis dizer é que a capacidade de 1 dos discos é posta de lado, pois é "desperdiçada" por motivos de redundância.
Por isso é que falei nas % de espaço útil.

pUbLIS
24-09-2008, 16:31
Outra coisa que julgo é que não é possivel ter RAID5 com mais do que 8 discos. Acho que o algoritmo é de ordem 7. Mas não tenho a certeza disso, já estudei isso há uns anos e já me esqueci :lol:

Ainda não consegui perceber muito bem quantos discos podemos usar no máximo..
Sei que um volume RAID 5 começa com 3 discos, mas relativamente ao máximo, já ouvi dizer 18 discos, como também já ouvi dizer que não há nenhum máximo pre-determinado... enfim, ainda não cheguei a uma conclusão. E como em termos práticos também nunca precisei de usar o máximo, não posso dar certezas do que leio :P

pesta
24-09-2008, 16:44
Ainda não consegui perceber muito bem quantos discos podemos usar no máximo..
Sei que um volume RAID 5 começa com 3 discos, mas relativamente ao máximo, já ouvi dizer 18 discos, como também já ouvi dizer que não há nenhum máximo pre-determinado... enfim, ainda não cheguei a uma conclusão. E como em termos práticos também nunca precisei de usar o máximo, não posso dar certezas do que leio :P

Eu estava a fazer confusão com o ECC. Pelo que li agora na diagonal, acho que não há limite no RAID5 porque o sistema usado é um simples XOR.

Cumps

EttienneNavarre
24-09-2008, 18:10
Julgo que o limite seja físico, uma vez que os controladores SAS, por exemplo, tem um limite de 128 drives por canal usando expansores... se estivermos a falar de fiber-channel o limite $itua-$e no número de portas que tiveres no switch e controladores agregados

just my $0.02

fly_away
24-09-2008, 18:28
Concordo plenamente com o brock. Está bem construído e bastante informativo.
Aliás, que mais é preciso ? como montar foto a foto ? :wow:

era útil...

El_Ratito
24-09-2008, 19:53
Então neste momento tens o melhor no que toca a tolerância de falhas mas perdes rendimento.

Mais tarde, vais abdicar duma tolerância a falhas do SO e programas para apenas teres nos dados em geral (como lhe chamas). Ao fazeres um RAID 0 no teu SO e programas ganhas performance e abdicas de redundância de dados, e tem em mente que se acontecer alguma a 1 dos discos, diz adeus ao que tens nos restantes discos usados no volume RAID 0.

Na prática, se 1 dos discos do RAID 0 vai à vida terás que ou substituir o disco, refazer o volume e reinstalar o SO e programas, ou entao refazer o volume com os discos que sobram (minimo 2 discos) e, novamente, reinstalar SO e programas.

Dados em geral, como eu apelidei, são os dados vitais (irrecuperáveis: trabalhos, fotos, etc.) + dados que são relativamente menos importantes (recuperáveis: backups de filmes, de música, de programas, etc.).

Sim, sei o qual é a diferença entre um RAID 1 e um RAID 0, as suas vantagens e desvantagens mais óbvias. Por exemplo, falaste em performance reduzida em RAID 1, mas, pelo que li, em termos de leitura não é bem assim. Em escrita é que já sabemos que temos um decréscimo de performance.

A questão é que me disseram, inclusive aqui no fórum, que é era uma "doideira" ter um RAID 1 com o SO, pois o desgaste dos discos era monstruoso, e é aqui que gostaria de esclarecer a questão. Sei que em servidores utiliza-se frequentemente RAID 1 para a colocação de SO e eventualmente programas...

pUbLIS
24-09-2008, 20:37
De leitura não existe (que eu saiba) alteração.. o problema está só na escrita, que vai arrastar mais.

Para um SO funcionar (ainda pra mais com os programas instalados no mesmo volume) ele tem que ler e escrever em ficheiros constantemente. Se um RAID 1 é caracteristico por perderes performance de escrita, então acho que dá para perceber qual é o problema.

Seja como for, não é nada doutro mundo.. e em termos de stress ao disco, o espelho vai sofrer o mesmo que o principal, menos grande parte dos tempos de leitura.

Fugitivo8
02-11-2008, 20:49
Recentemente instalei 2 discos em raid0 com o vista 64. gostava de saber se ha maneira de ver se esta tudo a funcionar como deve ou se estou com perdas em algum dos componentes.

norim_13
02-11-2008, 23:23
boas,
é possivel fazer raid10 com dois discos de 160gb e um de 320gb? ou só dá com quatro??

Cumps

supermariogomes
14-01-2009, 15:05
Se pretender fazer uma instalação “limpa” do Windows para um sistema RAID criado usando o passo-a-passo anterior tem que fazer o seguinte:
- Arrancar utilizando o CD do Windows
- Nos primeiros momentos aparecerá na barra branca no fundo do ecrã a frase: “Prima F6 para instalar controladores de disco de terceiros”. Prima F6. A instalação prossegue, parando pouco depois.
- Neste momento o sistema está à espera que seja inserida uma disquete com os drivers para o seu controlador RAID. Insira a disquete e escolha o seu controlador RAID a partir de lista que aparece.

Se tudo correu bem, no ecrã que lhe permite escolher para que drive é que quer instalar o Windows vai aparecer o sistema RAID que criou.

Desculpem lá, mas kual diskete e onde é que eu desencanto essa abençoada diskete!?!?

norim_13
14-01-2009, 20:35
Desculpem lá, mas kual diskete e onde é que eu desencanto essa abençoada diskete!?!?
Em principio tens de ser tu a criar a disquete.

Gravas uma disquete com os drivers RAID que devem estar no CD que vinha com a tua Motherboard.
Se calhar no site do fabricante tambem tens isso, digo eu.

Cumps

Kevin04PT
18-01-2009, 17:14

Gravas uma disquete com os drivers RAID que devem estar no CD que vinha com a tua Motherboard.

Cumps

Excelente tutorial, deu para tirar algumas das dúvidas que ainda tinha sobre RAIDS. E também fiquei a conhecer RAID5 que por acaso desconhecia :D

Para fazer uma instalação limpa do Windows em RAID, tem de ser mesmo com uma disquete?

Não se pode por exemplo tirar o CD do windows temporariamente (enquanto que instala os drivers) e depois voltar a meter o CD do Windows?

Cumps

LuckyBird
26-01-2009, 10:41
e um incompetente que comprou uma asus p5ql se que não suporta raid
e agora tem 4 discos de 250 gb que estão la so por estar
que solução e que lhe davão

MrHydes
26-01-2009, 12:21
e um incompetente que comprou uma asus p5ql se que não suporta raid
e agora tem 4 discos de 250 gb que estão la so por estar
que solução e que lhe davão

a. mudar de motherboard caso pretendas mesmo fazer raid

b. não mudar nada e utilizar os dicos independentemente afinal o impacto do raid
nem em todas as aplicações trás vantagens que o utilizador possa notar, sendo
talvez a maior valia a transferencia de grandes ficheiros.

c. não te preocupares de todo com isso, afinal estamos a entrar na era dos solid state disk. :P

LuckyBird
26-01-2009, 12:28
mas e pra edição de video e mesmo necessario
e uma placa controladora raid
possivelmente safava-me
onde compro, preços, qual

MrHydes
26-01-2009, 12:34
mas e pra edição de video e mesmo necessario
e uma placa controladora raid
possivelmente safava-me
onde compro, preços, qual

sim realmente não tinha pensado nisso, o meu pedido de dsc.

aqui tens: http://www.f13pc.com/loja/detalhes.php?id=2207

http://www.aquapc.com/loja/?id=13

LuckyBird
26-01-2009, 13:05
poxa essa da f13pc é uma carteirada de notas
possivelmente vai resolver o meu problema a
NTECH CONTROLADOR PCI-E SATA ll - 1P INTERNA + 1P EXTERNA
ou ate mesmo a de 17 euros que la está!

eu preciso mm de uma placa com 4 entradas sata ou não????

baguitos
04-03-2009, 19:57

Cumps

Pergunta pertinente:
E se não tiver drive de disquetes.... como faço um RAID0 para uma instalação de raiz de um Windows (SBS 2008)????

E já agora. Uma board que tenha apenas o controlador ICH7 da Intel, nota-se muito a diferença de adquirir uma board com ICH8 ou ICH9?

HugoMLMC
05-03-2009, 22:36
Boas

Acabei de montar um raid0 de 2 WD250gb sata216mb 2500aaks e obtenho um resultado um bocado estranho não fica linear :

http://img25.imageshack.us/img25/8082/raid0.jpg

Alguem faz ideia do que seja ? O sistema é o do lado só muda os discos .

cumps

carlosjisas
06-03-2010, 00:58
Bom tutorial

estou com ideias de comprar 2 discos para fazer RAID 0

o que me aconselham?

PS: 2 de 500GB

Noeljunior
06-03-2010, 02:24
E vão dois. Procura também actualizar os meus hitachis que têm 3 anos em raid0 mas já vi discos sozinhos com melhores performance. Também procuro qq cosa à volta de 2x 500gb. SSDs, para já, está fora de questão.
Já agora, para além dos 2x500, qual será a melhor opção em performance (desde que não fique com menos de 320gb)?

RicardoAstro
19-03-2010, 15:01
tenho uma board asus p5q pro turbo!!! alguem me arranje um link pra fazer download das drive do raid0!!!!

please

APLinhares
19-03-2010, 15:05
E vão dois. Procura também actualizar os meus hitachis que têm 3 anos em raid0 mas já vi discos sozinhos com melhores performance. Também procuro qq cosa à volta de 2x 500gb. SSDs, para já, está fora de questão.
Já agora, para além dos 2x500, qual será a melhor opção em performance (desde que não fique com menos de 320gb)?
Pelo que vi e li, para 500gb, o disco "da moda" é o samsung F3. São actualmente os mais rápidos :)
Se fiabilidade conta (e garantia 5anos), WD Black.

funchalenxe
19-03-2010, 15:35
Depois de ler isto fiquei interessado no Raid0 :p
É possível fazer isso num portátil com dois discos iguais de 500GB? Vai ficar como se fosse um só disco de 1TB?

Weemer
18-04-2010, 21:47
Boas, vou brevemente adquirir dois samsung F3 500gb, a minha board é uma asus P5Q deluxe, basta depois liga-los as portas sata e pôr raid enable na bios ou tem k se fazer mais alguma coisa?

Peddro
20-04-2010, 13:18
Boas, vou brevemente adquirir dois samsung F3 500gb, a minha board é uma asus P5Q deluxe, basta depois liga-los as portas sata e pôr raid enable na bios ou tem k se fazer mais alguma coisa?

Depois da BIOS tens que configurar quais os discos que vão pertencer ao array e que tipo de RAID queres fazer...

blackcupra
22-04-2010, 01:51
Tirem-me uma duvida:
tenho 4 HDD com duas partições, uma em Raid 0 onde tenho o S.O. e outra em Raid 10,
imaginando que um dos discos deixa de trabalhar, deixo de ter S.O. porque o Raid 0 perde-se,
então como faço para recuperar os dados que tenho na partição do Raid 10?

Noeljunior
22-04-2010, 10:44
Tenho 4 hdd com duas partições ou tens 2 hdd com raid 0 e outros dois com raid 10? É que o que dizes não faz muito sentido mas suponho que é isto que eu disse.

Se quiseres recuperar o que está no raid 10 basta instalares/executares um outro sistema operativo compativel com o raid que tens ou com drivers para o raid que tens e fazes os backups que quiseres. No entanto basta pegares num desses discos do raid10 e ligares a qualquer computador que tens os dados todos. Era isso que querias saber?

blackcupra
22-04-2010, 11:33
Tenho 4 hdd com duas partições ou tens 2 hdd com raid 0 e outros dois com raid 10? É que o que dizes não faz muito sentido mas suponho que é isto que eu disse.

Se quiseres recuperar o que está no raid 10 basta instalares/executares um outro sistema operativo compativel com o raid que tens ou com drivers para o raid que tens e fazes os backups que quiseres. No entanto basta pegares num desses discos do raid10 e ligares a qualquer computador que tens os dados todos. Era isso que querias saber?

Não, tenho 4hdd, uma partição dos 4 hdd ta em raid 0 e outra partição esta em raid 10 (os mesmos 4 hdd) tenho 2 arrays....
como o meu raid 10 esta em blocos B:B:A:A (raid 0 + raid 1) é possível recuperar os dados se um disco morrer, a minha duvida é como recuperar, visto que fico sem S.O. pois a minha partição do S.O esta também dividida pelos 4 hdd em Raid 0.....

Noeljunior
22-04-2010, 13:20
Não conhecia tal configuração e eu, provavelmente, nem a usava... Eu não sei é que ele faz os raids mas segundo dizes sem tens um raid 0 de outro raid 1 então se um morre tens de ligar apenas os outros dois e fazer o que disse. Seja como for acho que era preferivel um raid 0 de 2 discos mais outro raid 1 de outros dois. A não ser que precises de tanta velocidade com ficheiros enormes...

blackcupra
22-04-2010, 13:56
Não conhecia tal configuração e eu, provavelmente, nem a usava... Eu não sei é que ele faz os raids mas segundo dizes sem tens um raid 0 de outro raid 1 então se um morre tens de ligar apenas os outros dois e fazer o que disse. Seja como for acho que era preferivel um raid 0 de 2 discos mais outro raid 1 de outros dois. A não ser que precises de tanta velocidade com ficheiros enormes...

4 hdd é o dobro da velocidade de 2 hdd em raid 0, com o soundbridge da minha board é possível criar o numero da arrays que eu quiser, ficando cada um como uma particao completamente normal, e cada array é independente e posso usar o tipo de raid que eu quiser :)

segundo dizes, se um disco falhar basta-me instalar um S.O num outro disco, ligar la os 3 hdd restantes (visto que um avariou) e tenho logo a particao de raid 10 disponivel é isso!!

Noeljunior
22-04-2010, 15:51
Sim, em principio tens. Simplesmente essa solução é estranha e na prática pode ser desnecessário. Nem todo o controlador raid é eficiente a esse ponto além de, como se trata de um disco mecânico (suponho eu), os tempos de acesso pioram e, lá está, a não ser que mexas em ficheiros enormes e continuos pode não valer a pena.

Se dos 4 em raid 10 falhar um tens de desligar 2. Pois estão 2 a 2 em raid 0 e cada um desses grupos está em raid 1. Pelo menos é isso que parece. Se ligares 3 discos não sei se ele te deixa ir mexer apenas em dois discos e ignora o terceiro...

blackcupra
22-04-2010, 19:38
Sim, em principio tens. Simplesmente essa solução é estranha e na prática pode ser desnecessário. Nem todo o controlador raid é eficiente a esse ponto além de, como se trata de um disco mecânico (suponho eu), os tempos de acesso pioram e, lá está, a não ser que mexas em ficheiros enormes e continuos pode não valer a pena.

Se dos 4 em raid 10 falhar um tens de desligar 2. Pois estão 2 a 2 em raid 0 e cada um desses grupos está em raid 1. Pelo menos é isso que parece. Se ligares 3 discos não sei se ele te deixa ir mexer apenas em dois discos e ignora o terceiro...

Pois o problema é que não sei em quais discos esta guardada a parte A e parte B dos blocos, mas também é caso de testar...

ja tive 2hdd em raid 0 agora tenho 4, e noto bastante, principalmente a instalar jogos e programas grandes, e nos loading's dos jogos, o tempo de acesso é exactamente o mesmo com 1, 2 ou 4 hdd, já fiz o teste...

Noeljunior
22-04-2010, 19:58
No meu sei qual é cada um pois ele diz-me onde está ligado... Vê bem isso pois pode não ser bom tirar um disco de um raid0.

blackcupra
22-04-2010, 20:23
No meu sei qual é cada um pois ele diz-me onde está ligado... Vê bem isso pois pode não ser bom tirar um disco de um raid0.

Se perder um disco, a partição do raid 0 vai a vida isso sei eu, eu queria era saber de como recuperar os dados do raid 10, onde posso perder um disco a vontade sem perder dados....

master-chief
22-05-2010, 10:19
excelente ???

Useless tutorial.
heheeh pensei no mesmo :P
eu nao entendo nada, fiquei mais esclarecido sobre como funciona...mas agora montar uma coisa destas nao entendo nada :\ parece mais complicado do que ligar um novo disco

Noeljunior
24-05-2010, 10:43
heheeh pensei no mesmo :P
eu nao entendo nada, fiquei mais esclarecido sobre como funciona...mas agora montar uma coisa destas nao entendo nada :\ parece mais complicado do que ligar um novo disco

Não ajuda muito, é verdade. Mas isso depende muito do material que tens em casa. Depois de saberes o que tens de fazer, deves ir ao manual e procurar lá como se faz.

rav3n
26-05-2010, 01:10
Pois o problema é que não sei em quais discos esta guardada a parte A e parte B dos blocos, mas também é caso de testar...

ja tive 2hdd em raid 0 agora tenho 4, e noto bastante, principalmente a instalar jogos e programas grandes, e nos loading's dos jogos, o tempo de acesso é exactamente o mesmo com 1, 2 ou 4 hdd, já fiz o teste...

tás a falar em tempos de acesso mesmo ou em loadings (e implicitamente velocidade de leitura)?

é que de single disk para raid0 com 2 discos tb nao ganhei nada em tempos de acesso, e acho que é normal

Se perder um disco, a partição do raid 0 vai a vida isso sei eu, eu queria era saber de como recuperar os dados do raid 10, onde posso perder um disco a vontade sem perder dados....

quando há raias/azias no raid as recuperaçoes de dados(possíveis) sao feitas a partir daquele menu fora da bios onde crias inicialmente o array
isto presumindo que estás a fazer raid pelo SB (ICHR)

felizmente nunca precisei de usar, mas tenho quase a certeza que é como descrevi

blackcupra
26-05-2010, 13:39
tás a falar em tempos de acesso mesmo ou em loadings (e implicitamente velocidade de leitura)?

é que de single disk para raid0 com 2 discos tb nao ganhei nada em tempos de acesso, e acho que é normal

quando há raias/azias no raid as recuperaçoes de dados(possíveis) sao feitas a partir daquele menu fora da bios onde crias inicialmente o array
isto presumindo que estás a fazer raid pelo SB (ICHR)

felizmente nunca precisei de usar, mas tenho quase a certeza que é como descrevi

Tempos de acesso, nos loadings quando mais HDD's acrescentares mais rápido fica....

penso que esse menu, o do Ctrl+i é apenas para criar e apagar os Arrays, nao sei se dara para recuperar dados!!

rav3n
27-05-2010, 19:02
sim, esse menu(CTRL+I), para além de dar para criar/apagar raid também mostra mensagens de erro quando há azias e também serve para fazer recuperaçoes, quando as mesmas são possíveis. pode eventualmente pedir-te novos discos(em branco), se forem necessários, para a escrita dos dados recuperados

como te disse nao tenho a certeza, mas tenho ideia de ter visto isso algures, ou num manual ou assim...

s. mario
07-06-2010, 01:57
boas pessoal, é possivel fazer um raid 0 a 2 discos sem sistema operativo?isto é: ter 2 discos (500gb) a estrear, fazer um raid0 na bios e depois instalar o SO?

Noeljunior
07-06-2010, 11:56
Nem podes instalar antes de fazer o raid.

Weemer
07-06-2010, 12:01
Nem podes instalar antes de fazer o raid.

Exacto, uma vez k instales um SO num dos discos já não é possível fazer raid0.

Para raid tens de ter os discos formatados.

s. mario
07-06-2010, 13:06
maravilha obrigado pessoal..
é que encomendei o pc e não pedi SO, pedi para fazerem raid0 nos discos e não queria muito insistir porque nao sabia se era certo...(nao queria fazer figura de urso)..

GhostMaster
07-06-2010, 13:54
boas pessoal, é possivel fazer um raid 0 a 2 discos sem sistema operativo?isto é: ter 2 discos (500gb) a estrear, fazer um raid0 na bios e depois instalar o SO?
Sim agarras em dois disco 500Gb iguais formatados e fazes, pela BIOS, dps instalas SO

s. mario
09-06-2010, 21:01
bom pessoal é urgente..
o raid foi feito na bios, mas quando instalo o win 7, aparecem me 2 discos..isto é mesmo assim?

edit: cagem, ja vi :)

Noeljunior
10-06-2010, 23:44
Eu nunca precisei de formatar os meus até porque qualquer FS antes do raid vai à vida com ele.

gcseco
11-06-2010, 10:22
Boas Pessoal. Eu vou fazer um RAID 0 de 2 SDD INTEL X-25 G2.....ao fazer o raid na parte do strip size deixo os 128KB ou devo mudar para outro valor?

cumps

oscarolim
11-06-2010, 13:38
Exacto, uma vez k instales um SO num dos discos já não é possível fazer raid0.

Para raid tens de ter os discos formatados.

Depende do raid. Se for raid 1, pode fazer, ja que o segundo disco e uma copia do primeiro.

rav3n
11-06-2010, 23:44
Boas Pessoal. Eu vou fazer um RAID 0 de 2 SDD INTEL X-25 G2.....ao fazer o raid na parte do strip size deixo os 128KB ou devo mudar para outro valor?

cumps

maior stripe size = maior performance = maior fragmentação, segundo o que li

eu sempre usei 128KB, e nunca comparei com stripe size mais pequeno, para te puder afirmar se realmente faz diferença

Weemer
27-07-2010, 20:40
Boas, uma pergunta, tenho um raid 0 de 2 Samsung F3 500gb, se desligar os discos da board perco o raid?

J03l
28-07-2010, 20:00
Boas, uma pergunta, tenho um raid 0 de 2 Samsung F3 500gb, se desligar os discos da board perco o raid?
não

rav3n
28-07-2010, 21:24
podes ate trocar de board, desde que o SB seja igual ou parecido

rmrb
08-08-2010, 00:55
Uma pergunta:
Se tiver 2 discos de 500Gb iguais posso fazer um raid0 com 600GB (300Gb em cada disco) e depois utilizar os 200Gb que sobram em cada disco como partições normais independentes?
Se houver resposta afirmativa:
Posso fazer com os dois discos de 500Gb um raid0 com 600Gb (300Gb em cada disco) e depois um raid1 de 200Gb (200Gb nos 2 discos)?

dblaster7
08-08-2010, 09:06
nao confundas raid com particoes com o raid 0 ou 1 aquele que escolheres e aquele que ficas ate meteres nova configuracao ou mais 2 ou 3 discos:

raid 0 performance:
o raid 0 esplicado de uma forma muito simples. exprimenta ler um livro de 1000 paginas. se dividires o livro em 2 para tu e outra pessoa o lerem ao mesmo tempo nao e mais rapido? assim se aplica divide-se a informacao por 2 e le-se e escreve-se mais rapido nos discos. NOTA: se um dos discos se for tudo o que tens perde-se porque a informacao esta dividida

raid 1 seguranca
ja o raid 1 pensa como o da vinci ou alguem dos tempos antigos em como nao havia net nem pcs tinham de escrever duas vezes a mesma coisa nao fosse uma desaparecer
assim acontece juntas 2 discos e ele escreve igualzinho em um e outro dai perderes alguma performace mas os dados dificilmente sao perdidos caso 1 dos discos falhe

rmrb
08-08-2010, 13:05
Eu sei o que são os vários raid's só queria saber se dava para fazer raid de apenas parte dos discos e depois usar o outro espaço como partiçoes independentes.
Já vi que não
(Depois de uma pesquisa online fiquei com a impressao de que dá para fazer o que eu pergunto... em que que ficamos?)

rav3n
08-08-2010, 14:25
Eu sei o que são os vários raid's só queria saber se dava para fazer raid de apenas parte dos discos e depois usar o outro espaço como partiçoes independentes.
Já vi que não
(Depois de uma pesquisa online fiquei com a impressao de que dá para fazer o que eu pergunto... em que que ficamos?)

sim, tenho ideia que dá (acho que já li algo cá no forum sobre isso)
mas tb nao te sei dizer como fazes isso.
só me vem mesmo à cabeça aquele menu fora da bios onde geres o raid. provavelmente ao criar o raid deve perguntar-te quanto espaço queres alocar em (e sem) raid

dblaster7
09-08-2010, 09:42
tentar fazer o que estas a dizer e como tentar misturar agua e azeite

onde e que 2 tipos de raid distintos se juntam nos mesmos 2 discos parecem engracado mas se conseguires posta resultados

rav3n
09-08-2010, 22:00
tenho ideia que foi o blackcupra que disse que fez isso(mas posso tar enganado). e acho que ele nao tem controladora dedicada nem mega-xpto, portanto deve usar o ICHR da board

rmrb
10-08-2010, 02:23
Mandei-lhe pm...

Zealot
13-08-2010, 10:07

podes ate trocar de board, desde que o SB seja igual ou parecido

Bom sobre ser "parecido" não sei, mas do que sei é que se for diferente perdes tudo. É muito arriscado fazer Raid usando o chip controlador da Motherboard porque se a motherboard vai à vida e arranjas outra a probabilidade de teres o mesmo controlador Raid nessa motherboard é muito baixo.

Se estão a pensar investir num sistema Raid a longo prazo não arrisquem, não usem controladores que vêm com a motherboard, comprem uma placa PCI controladora de Raid. Assim podem fazer um upgrade ao CPU, à MB, à placa gráfica, ao que quiserem, que assim podem migrar os discos e a placa Raid.

Tiago@Rosetta
13-08-2010, 10:25
sim, tenho ideia que dá (acho que já li algo cá no forum sobre isso)
mas tb nao te sei dizer como fazes isso.
só me vem mesmo à cabeça aquele menu fora da bios onde geres o raid. provavelmente ao criar o raid deve perguntar-te quanto espaço queres alocar em (e sem) raid

Penso que queres fazer um raid por software. Ou seja, pela gestão de discos do windows tens algumas opções de raid que podes utilizar. Deve de ser isto que andas à procura: (http://www.techimo.com/articles/index.pl?photo=149)
Sinceramente prefiro usar a controladora para fazer raid, melhores performances e penso eu que mais seguro. Eu por exemplo tenho dois discos em raid0 e um para armazenamento.
Podes sempre comprar 4 discos, dois mais pequenos para raid0 e depois dois maiores para raid1. No raid0 metes windows+software e depois no raid1 os docs/trabalhos etc que queres ter com backup.

Abraço.

rmrb
13-08-2010, 17:21
Depois de umas pm's trocadas com o blackcupra e uma pesquisa na net deixo aqui os resultados.
É possível ter no mesmo par de discos uma partição raid0 e outra raid1. A unica necessidade é que seja tudo RAID. Ñão dá para ter metade do par de discos em raid1 e o resto em partições normais, tem que estar tudo em raid.
No entanto, isto só é possivel com o Matrix RAID da Intel que está nas boards com controladores intel desde +/- 2005.
Ou seja, para a minha adorada board com 785G da AMD não dá.

(Mesmo assim segundo o blackcupra ter aquela configuração acaba por dar problemas tendo mesmo ele tido erros ao passar ficheiros de um volume raid para o outro)

Ansatsu
24-08-2010, 03:27
Boas, vou fazer um Raid 0 usando dois discos Samsung Spinpoint de 500Gb cada um.

Tem perca de desempenho se criar 2 partições, uma de 200Gb pro SO e outra de 800Gb para dados?

blackcupra
24-08-2010, 04:19
Boas, vou fazer um Raid 0 usando dois discos Samsung Spinpoint de 500Gb cada um.

Tem perca de desempenho se criar 2 partições, uma de 200Gb pro SO e outra de 800Gb para dados?

Não, mas não me parece boa ideia guardar 800Gb de dados importantes num sistema raid 0

Weemer
24-08-2010, 11:58

Tb n me parece boa ideia, raid0 é para desempenho não para storage.

Para storage é melhor raid1, os teus dados ficam em maior segurança.

goliath_2k
24-08-2010, 16:16
Já agora uma pergunta. Eu tenho um Raid 0 composto por dois discos. Se por exemplo, desligar os discos da board tenho que os ligar exactamente nas mesmas portas? Ou é irrelevante? Por exemplo voltar a colocar o disco 1 na porta Sata 1, e o Disco 2 na porta Sata 2. Ou se os trocar, o array continua a funcionar à mesma?