Como criar uma Lan ?

Na versão mais simples precisas de 1 placa de rede em cada PC e um cabo de rede cruzado.

Depois é so partilhares a ligação web. Com um modem USB não sei como é, com o modem ligado a uma placa de rede é muito simples.

Neste caso precisas de ter sempre o PC com ligação à Net ligado para o outro poder partilhar a Net.


Depois à outras opção, como usares um Router. Mas sai mais caro.


ps: Qual é que é o SO que tens? É que isto depende do SO que tiveres.
 
Windows XP , eu estava a pensar em por duas placas de rede em cada pc , depois comprar um switch pa fazer a lan e depois emular o router com o prog com o software NAT, ou entao comprar duas placas de rede pa cada pc e comprar um router com switch ja incluido e assim ficava logo com partilha de net e lan e era muito mais rapido mas mais caro tb... o ke acham ??

Se comprar um router para adsl com switch kual devo comprar (so tenhu 2 pc's por isso nao me intereçam routers com montes de saidas, melhores routers relaçao preço/qualidade) ???

Kuais as melhores placas de rede 10/1000 mbps ???

Como configurar a ligações no windows xp ???
 
eu na anterior reply ja tinha dito k o SO era o windows xp mas como n sei se há alguma diferença na kestao da rede da versao pro pa home... Ficam a saber k o meu Windows XP é professional...
 
Xcentric,

"eu estava a pensar em por duas placas de rede em cada pc "

2 placas para que? Essa não percebo.
Para alem da ligação á net, só precisas de 1 placa em cada PC para os ligares.


"depois comprar um switch pa fazer a lan"

Não precisas de Switch para ligar 2 PC's.
Se quiseres ligar mais do que 2 é que precisavas, mas para isso compravas um Router.

" e depois emular o router com o prog com o software NAT"

Isso não sei se é necessário. Para mim não é. Basta fazer
"sharing" da placa de rede que liga ao Cable Modem.


Tens a opção barata (sem router) mas mais chata, e a mais cara (com router) e melhor.

Qual é que escolhes?
 
SE fores para o Router compra Linksys. (router é a melhor solução e a mais estável)

Depois é muito simples:

1 - ligas os cabos (não cruzados)
2- Arranjas um nome para o workgroup e outro para cada um dos pc's)
3 - No XP vais ao my network places corres o setup a home or small office network, preenches os campos com os nomes e já está. É tudo automático.

Claro que precisas de ter uma placa de rede em cada um dos PC's se as boards não tiverem LAN

Fika bem
 
Como pnabais explicou anteriormente também funciona.
Apenas uma correcção: se o teu modem não for USB precisas de 2 placas de rede num PC e uma noutro.

Na minha opinião este sistema é muito instável e perde muitas vezes a ligação para além do inconveniente de teres que ter sempre ligado o PC onde está ligado o modem.
 
eu aho ke vou optar pelo router e como o meu modem adsl é por usb compro uma placa de rede pa cada pc(ou entao se a motherboard ja tiver na é preciso), compro um router com switch integrado mas sem modem incluido , ligos os dois pc's ao router e configuro as ligaçoes no pc.. ate aki tudo bem , mas komo faço com o modem usb (siemens usb santis adsl)??? o modem é ligado ao router ou a um pc??? a linha telefonica é ligada ao modem adsl como o costume nao é ??
 
esse modem nao da pra ligar a um router, tens de ou comprar um modem ethernet e um router sem modem ou entao comprar um router com modem, o ke é muito melhor...

depois basta meteres as placas, ligar os cabos da placa ao router e ta a funcionar, a rede e a net... sem problems...
 
ojdr2001,

"Na minha opinião este sistema é muito instável e perde muitas vezes a ligação para além do inconveniente de teres que ter sempre ligado o PC onde está ligado o modem."

Realmente ter sempre o PC ligado é chato.
Quanto ao ser instavel ... bem, nos ultimos 2 anos não notei nenhuma instabilidade.
 
Cable modem por USB ? Ainda continuam a impingir tal coisa?

A melhor solucao e' router/switch com entrada para cablem modem.
Liga-se o cable modem ao router e o resto e' automatico.
Atencao, nem tudo funciona se recorrerem a este tipo de solucao.
Problemas com netmeeting,etc. A explicacao é muito tecnica e cansativa.



Eu comprei este e estou +- satisfeito:
https://www.amazon.co.uk/dp/B00005KAC7/ref=nosim?tag=zwame02-21

com wireless
https://www.amazon.co.uk/dp/B00005ARK3/ref=nosim?tag=zwame02-21
 
Originally posted by iJFerreira
Atencao, nem tudo funciona se recorrerem a este tipo de solucao.
Problemas com netmeeting,etc. A explicacao é muito tecnica e cansativa.

é o mesmo prob ke eu ja tenhu com a partilha com um pc a servir NET? n tem a ver com o redirecionamento de portas? eu pensei ke o router resolvesse precisamente isso...

o meu prob e em algumas apps n ter "upload" por ex não posso servir quake 3 por ex (agora ja posso ke passei as portas a unha) tambem n posso servir o jogo da sueca que tenho e ja falaei com o coder dele e isto devese a que o jogo usa portas aleatorias

resumindo: partilha de net com router n fica EXACTAMENTE igual ao de ter o modem directamente ligado? :puke:
 
Èpa voces ainda nao reparam ke ele nao tem nenhum CABLE MODEM mas sim um MODEM ADSL DA SAPO, UM SIEMENS SANTIS...

esse modem nao tem saida ethernet... teras de comprar um router com modem...

ou entao faz como eu fiz, segui o conselho do WhiteTiger (obrigado WT) e comprei o Kit da Telepac VERMELHO a 200€ ke vinha com um bom router SpeedTouch Alcatel, ainda nao deu um problema seker e foi so ligar os cabos, ja é modem e router, pedes o kit no site da telepac e depois nao assinas o contrato, tmb nao es obrigado...
 
Back
Topo