View Full Version : Partilhar Impresora

engcris
29-03-2007, 22:03
Tenho um PC ao qual tenho a internet ligada, juntamente com a impressora e um router.

Consigo internet a partir do router... e consigo aceder a pastas partilhadas do pc. Mas não consigo aceder à impressora a ele ligada a partir dos mac's ... entretanto, dei por aí uma vista de olhos e instalei o bonjour para PC no PC... mas para já não funciona, no entanto já reparei que consigo partilhar (para o windows) a impressora qdo tá ligada ao mac ...

Deve estar a faltar fazer qq coisinha simples... mas n estou a ver o que é... têm alguma dica?

JedWar
29-03-2007, 23:08
Pois partilho o mesmo problema, aliás já o referi em outro tópico, mas cheguei à conclusão que devia ser da impressora ser recente (epson dx6000 multifunções).
Ligada ao mac (5 estrelas), partilhada através do pc, reconhece e tudo (atarvés da rede), mas ao imprimir lá vem o chorrilho de caracteres.... desconfio que será por usar o genérico da epson, uma vez que o modelo ainda não aparece naquela lista de impressão windows.

Se alguém souber ou alguma dica... tb agradeço...

Meje
29-03-2007, 23:14
Se bem me lembro já falamos sobre isso numa outra thread. Algumas impressoras não suportam partilha via wireless ou lá o que é. Eu encontrei isso escrito em relação à minha no site do fabricante e desisti, para além de não estar na lista do osx, mesmo depois de eu instalar os drivers.

No entanto ligando directamente ao mac, até me aparece um bonequinho da impressora e tudo... Enfim, para mim, impressão, só no desktop:'(

JedWar
29-03-2007, 23:31
Acho que airport base extreme, vai resolver isso... deve chegar amahã!!! mas não vou desistir disto.
O meu problema existe com wireless e com cabo...

Agora no mac, é como dizes, olhó boneco...

engcris
29-03-2007, 23:33
Pois... mas a minha impressora ate faz parte desses grupos.
Eu acho que o meu caso será fácil para quem tenha mais experiênci... pois parece-me que é mais um caso de azelhice do que um problema difícil....

Já agora... tenho uma "hp psc 2110 all in one" que faz parte das "PSC 2100 series"... :)

Meje
29-03-2007, 23:43
A minha é uma "HP PSC 2410 all in one" que faz parte das "PSC 2400 series", por isso não sei se o teu problema será muito diferente do meu...

JedWar
29-03-2007, 23:48
Tb não será coincidência serem todas multifunções???

Meje
29-03-2007, 23:53
Tb não será coincidência serem todas multifunções???

Não me parece mesmo nada que seja por aí...

Eu da outra vez procurei tudo e mais alguma coisa e fiquei com a ideia que a impressora não podia ser partilhada em rede, o meu modelo especificamente, agora não consigo encontrar essa listagem de impressoras para dizer ao certo o que dizia lá. Mas agora que me lembro, quando ligava a impressora por cabo à rede acho que o problema era o mesmo. Imprimia uma linha de código e depois imprimia sem para folhas brancas...

Já agora, para não fugir à questão, deixa ver se percebi engcris.

Tu partilhaste a impressora no windows e tens uma rede com pcs e mac certo?

A impressora está ligada a um PC e tu queres que o Mac detecte a impressora na rede, é isso?

[EDIT]: Aqui está o que eu estava a dizer:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=113632&highlight=hp+2410+mac+pc

e o link:
http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00592751&lc=en&cc=pt&dlc=pt&product=303756&rule=36612&lang=pt

Onde diz para as 2400 series e as 2100 series "Is it supported on a Network? NO"

JedWar
30-03-2007, 00:00
Já agora coloco o meu caso

Rede com PC e Mac
Impressora ligada ao PC e partilhada em windows
O mac detecta a rede, partilha ficheiros e detecta perfeitamente a impressora na configuração, através da pesquisa por rede, unicamente não aparece o modelo na parte final.
A impressora pode ser partilhada em rede (já funcionou em windows).

Também já tentei via samba....

Meje
30-03-2007, 00:03
Isso significa que não aparece o modelo na listagem de modelos do OS X? Se for isso já colocaste como "impressora genérica" (acho que é isto)?

engcris
30-03-2007, 00:04
Já agora, para não fugir à questão, deixa ver se percebi engcris.

Tu partilhaste a impressora no windows e tens uma rede com pcs e mac certo?

A impressora está ligada a um PC e tu queres que o Mac detecte a impressora na rede, é isso?

Esquematizando:

A rede:
Intenet ligada por cabo ao pc e ao router que distribui para os macs. PC tem a impressora ligada

PC <cabo> Router <cabo> Internet

Router <wireless> 2 macs

E depois as duas situações:

PC <cabo> Impressora -----<wireless>---- outros macs? não funciona

Mac <cabo> Impressora ----<wireless>--- pc? funciona

JedWar
30-03-2007, 00:07
Isso significa que não aparece o modelo na listagem de modelos do OS X? Se for isso já colocaste como "impressora genérica" (acho que é isto)?

É isso... e já coloquei, já referi em cima, e até coloquei quase todos os modelos semelhantes!!!

Deve ser uma questão de tempo até aparecer a solução... o modelo é novo nem no "...gimp..." (acho que é assim) aparece!

Meje
30-03-2007, 00:07
Aquela listagem que eu mostrei estava intitulada:
HP Deskjet, Officejet, PSC, and Photosmart Printers - Mac OS X: How to Setup an HP Printer in a Wireless Macintosh Network (Airport)

Pode querer dizer que é relativa à partilha de impressoras com um mac e não à partilha de impressoras de um mac (esquecendo a questão do wireless, porque a tabela discrimina os dois tipos de ligação). Tens possibilidade de tentar partilha-la entre dois macs?

Meje
30-03-2007, 00:10
É isso... e já coloquei, já referi em cima, e até coloquei quase todos os modelos semelhantes!!!

Deve ser uma questão de tempo até aparecer a solução... o modelo é novo nem no "...gimp..." (acho que é assim) aparece!

Quando estava nessa fase em que ainda acreditava que existiria luz ao fundo do tunel, a unica coisa que fiz foi instalar drivers para mac, mas a impressora continuou a não aparecer...

E o teu caso é semelhante ao meu, a impressão de caracteres sem sentido. Se procurares em fóruns estrangeiros há explicação do que são esses caracteres (código) e que é um problema conhecido, mas como já disse, já vi isso há muito tempo, não me lembro bem...

JedWar
30-03-2007, 00:17
Ok...

Eu referi caracter sem sentido... foi forma de expressão, era mais a identificação do ficheiro, da aplicação em que estava, o nome do computador, os tipos de letra e afins... ou seja toda a informação que devia ficar para ele (controlador de rede) é que era impressa!!!

Obrigado e melhores dias virão...

Meje
30-03-2007, 00:19
Ah, ok! Então é de facto diferente. No meu caso são mesmo excertos de código, com "$" e "%" e algumas "palavras".

Meje
24-04-2007, 23:55
Vim desenterrar isto...

Não me tinha ocorrido uma solução para o meu problema. Correr o parallels e imprimir as coisas a partir do windows. É uma má solução, mas é a única que consegui encontrar para imprimir o que quer que seja quando estou no Macbook (e no os x)...

Sox
24-04-2007, 23:57
Compra uma impressora nova e vende essa. Tenha uma multifunções, estás interessado? :002:

ajax
25-04-2007, 00:24
Vieram meter aqui ao lado uma impressora laser a cores HP e 10 segundos depois estava a imprimir uns gráficos bonitos e coloridos. Penso que é chato estar aqui a dizer quanto tempo demoraram "os outros". :D Bem dita HP que vende as impressoras com o Bonjour a funcionar e bem.

Meje
25-04-2007, 01:03
Didn't get the point!?

A minha impressora é uma multifunções HP, mas no site diz que não é suportada a partilha com os x.

O Bonjour não é para impressoras ligadas a Mac que se quer partilhar com Windows?

ajax
25-04-2007, 01:08
Didn't get the point!?

A minha impressora é uma multifunções HP, mas no site diz que não é suportada a partilha com os x.

O Bonjour não é para impressoras ligadas a Mac que se quer partilhar com Windows?

A impressora não está ligada a nenhum computador. Liga directamente à rede. No entanto se a ligares a um Mac ela é "exportada" para outros Mac através do Bonjour. Se tiveres windows convém instalar o "Bonjour" para Windows. http://www.apple.com/support/downloads/bonjourforwindows.html

Meje
25-04-2007, 01:27
Mas o meu mac é portátil (macbook), a impressora está ligada ao desktop, um pc com windows XP e eu queria era conseguir que o XP partilhasse com o macbook, algo que pelo que li no site da HP não é possivel com a minha impressora, apenas com as mais recentes (isto no os x).

Como ligo a impressora directamente à rede? Acho que só tem a entrada usb, não tem mais nenhuma forma de ligação. A minha rede é feita com routers comuns...

ajax
25-04-2007, 03:16
Mas o meu mac é portátil (macbook), a impressora está ligada ao desktop, um pc com windows XP e eu queria era conseguir que o XP partilhasse com o macbook, algo que pelo que li no site da HP não é possivel com a minha impressora, apenas com as mais recentes (isto no os x).

Como ligo a impressora directamente à rede? Acho que só tem a entrada usb, não tem mais nenhuma forma de ligação. A minha rede é feita com routers comuns...

Para ligar uma impressora directamente à rede ela terá que ter placa de rede, não é? Se for uma impressora USB ou similar, liga-a ao desktop Windows e instala o Bonjour para Windows. Talvez funcione e te surpreendas.

kidloco
25-04-2007, 03:21
Há routers com usb, logo, a opção usb+rede não é completamente descartável.

Demiurgo
25-04-2007, 08:03
Eu em Lisboa tinha uma brother baratucha ligada à porta USB de um Airport Express e o PC imprimia sem problemas.

Mas por acaso não me lembro se consegui meter a funcionar bem o Bonjour para PC...acho que não, acho que foi à pata que meti aquilo a funcionar.

PT

Meje
25-04-2007, 12:41
Mas percebem que eu não tenho problema nenhum em imprimir com pcs, nem com windows no macbook, o meu problema é mesmo o OS X.

O que eu não estou a perceber é o objectivo de colocar o bonjour no meu PC, eu não quero partilhar nenhuma impressora com ele.

kidloco
25-04-2007, 14:49
Mas a impressora nao funciona quando a ligas ao macbook ?

Viriat0
25-04-2007, 17:42
Tenho o mesmo problema com uma samsung , ela esta ligada e partilhada num pc com o janelas XP, eu só consigo imprimir via bootcamp ou parallels. com o osx só consigo ver a impressora partilhada mas imprimir é mentira.. Da me um erro de falta de comunicaçao.

Meje
25-04-2007, 18:55

Imprime apenas umas linhas de código. É um problema conhecido. Está descrito de forma mais detalhada em cima...

kidloco
25-04-2007, 19:28
A minha mulher tem uma multifunções HP 1210 ligada ao Powerbook e funciona perfeitamente. Essa tua printer é assim tão velha para nao ter drivers para o OS X ? é que a HP que referi já tem uns 6 anos :o

JedWar
25-04-2007, 21:47
Tenho o mesmo problema, ligar directamente ao MBPro imprime e muito bem, ligada ao PC e partilhada só imprime umas linhas de código (exactamente a informação sobre o ficheiro e o software em está editado)... instalei o bonjour no windows e nem a detectou....

Por fim desisti e comprei uma airport extreme base station... agora sim é outra conversa!!!! O bonjour já a detectou...

Meje
26-04-2007, 02:03
A minha mulher tem uma multifunções HP 1210 ligada ao Powerbook e funciona perfeitamente. Essa tua printer é assim tão velha para nao ter drivers para o OS X ? é que a HP que referi já tem uns 6 anos :o

A minha ligada ao macbook imprime perfeitamente.
Existem drivers para os x.
Ela não funciona é em rede no os x, estando ligada ao meu desktop com windows xp.

Meje
26-04-2007, 02:05
Tenho o mesmo problema, ligar directamente ao MBPro imprime e muito bem, ligada ao PC e partilhada só imprime umas linhas de código (exactamente a informação sobre o ficheiro e o software em está editado)... instalei o bonjour no windows e nem a detectou....

Por fim desisti e comprei uma airport extreme base station... agora sim é outra conversa!!!! O bonjour já a detectou...

Mas é suposto instalar o bonjour no pc que tem a impressora para que o os x a detecte? O macbook detecta a impressa, só não imprime nada de jeito (linhas de código)...

kidloco
26-04-2007, 06:46

Imprime apenas umas linhas de código. É um problema conhecido. Está descrito de forma mais detalhada em cima...

A minha ligada ao macbook imprime perfeitamente.
Existem drivers para os x.
Ela não funciona é em rede no os x, estando ligada ao meu desktop com windows xp.

Então mentiste-me :p

Demiurgo
26-04-2007, 08:46
ViriatO,

Quando andava à procura de impressora pensei nas laser da Samsung baratas até dar umas vistas de olhos por fórums e coisas do género para chegar à conclusão que não havia drivers. Daí ter comprado a Brother.

PT

Meje
26-04-2007, 10:38
Então mentiste-me :p

Depende do ponto de vista. Eu estive sempre a falar de ligar em rede e não ligar por usb:002:

Percebi mal a pergunta...

Viriat0
26-04-2007, 12:29
ViriatO,

Quando andava à procura de impressora pensei nas laser da Samsung baratas até dar umas vistas de olhos por fórums e coisas do género para chegar à conclusão que não havia drivers. Daí ter comprado a Brother.

PT

O mais estranho é que existe drivers para a impressora, encontrei aqui http://www.opendrivers.com/ Para algumas samsungs.

conclusao nd feito.

JedWar
26-04-2007, 16:12
Mas é suposto instalar o bonjour no pc que tem a impressora para que o os x a detecte? O macbook detecta a impressa, só não imprime nada de jeito (linhas de código)...

Exacto, sem o bonjour no windows, o mbpro, como já disse, detectava perfeitamente a Impressora, mas imprimia uma série de linhas, com informações do ficheiro entre outras e nada do texto do ficheiro.
Apenas instalei o bonjour no windows pra ver no que dava, e no windows a impressora não era detectada como "bonjour"!

Penso que o problema se deve ao facto de ao adicionar a impressora no MBpro, ele era detectada, mas no item para escolher o modelo e marca no fim, a minha impressora não aparecia na lista, para o qual eu escolhi o modelo genérico!!!!! talvez qd aparecer na lista, em tempos futuros algo de bom aconteça! Epson stylus DX6000

Meje
28-04-2007, 01:28
Se eu percebi bem, o bonjour não te serviu de nada não é?

JedWar
28-04-2007, 01:31
Se eu percebi bem, o bonjour não te serviu de nada não é?

No caso por ti explicado, que era exactamente igual ao meu, o bonjour no Windows não me serviu de nada....:'(

OldMan
22-01-2008, 18:48
Impressora: epson stylus dx4250 (multifunções)

Fui procurar drivers no site deles (http://www.epson.com/cgi-bin/Store/support/SupportLeopard.jsp) e a impressora nem sequer está lá listada...

Como muitos outros, se a ligar ao mac consigo imprimir, caso venha por rede nem sequer é detectada.

A impressora está ligada a um pc com windows que vai ligar a um router onde este mac também está ligado (tudo por cabo, nada de wireless).

Soluções (comprar impressora não obrigado :D)?