FOtografia MacrO Lente Invertida Canon

RBira

Membro
Boa Tarde pessoal precisava da vossa ajuda estou a pensar fazer Fotografia Macro com lente invertida da Canon neste caso a 18-55mm mas preciso saber como controlar a abertura do diafragma para o colocar a f/11 ou f/12 por ai...e se aqueles led´s de 160 dao jeito para este tipo de fotografia,Muito Obrigado
 
Montas a lente normalmente na maquina, metes a maquina no modo Av, escolhes f/11, carregas no botão de DOF preview (aquele botão pequeno por baixo do utilizado para retirar a lente) e enquanto mantens esse botão premido, retiras a lente (usando o botão apropriado). dessa forma a lente mantem a abertura que estava selecionada até que a voltes a colocar na maquina.

Os leds dão jeito para conseguires ver alguma coisa (a f/11 vais ficar com o viewfinder muito escuro), mas se é para fotografar insectos, continuas a necessitar de um flash, para plantas ou objectos estaticos, o tripe tb é uma opção.

Bem vindo ao mundo macro :)
 
Montas a lente normalmente na maquina, metes a maquina no modo Av, escolhes f/11, carregas no botão de DOF preview (aquele botão pequeno por baixo do utilizado para retirar a lente) e enquanto mantens esse botão premido, retiras a lente (usando o botão apropriado). dessa forma a lente mantem a abertura que estava selecionada até que a voltes a colocar na maquina.

Os leds dão jeito para conseguires ver alguma coisa (a f/11 vais ficar com o viewfinder muito escuro), mas se é para fotografar insectos, continuas a necessitar de um flash, para plantas ou objectos estaticos, o tripe tb é uma opção.

Bem vindo ao mundo macro :)


Muito Obrigado pelas dicas amigo...mas mandei vir hoje o anel adaptador até ter possibilidades de comprar um flash achas que o led dá para fazer alguma coisa a partir de casa,a fotografar tipo,açucar,moedas etc coisas estáticas?ou é para esquecer preciso mesmo do flash?vou ter que começar a pensar num muito rapido entao...Obrigado por tudo!!
 
Para coisas estaticas dá jeito um tripe ou algo onde acentar bem a máquina (para não ficar tremido e teres o maximo de detalhe).

a luz do led sendo contínua serve essencialmente para tu veres melhor o que estas a fazer e talvez para cortar algumas sombras
 
Para coisas estaticas dá jeito um tripe ou algo onde acentar bem a máquina (para não ficar tremido e teres o maximo de detalhe).

a luz do led sendo contínua serve essencialmente para tu veres melhor o que estas a fazer e talvez para cortar algumas sombras


E em relação aos settins da Fotografia Macro? ISO velocidade aberturas? e no flash que configurações usar?
 
Depende do que queres fotografar e como o vais fazer.

fotografar uma coisa estatica com tripe podes ter um ISO muito baixo, uma abertura muito pequena (para teres muita profundidade de campo) pq dps tens todo o tempo do mundo para compensar com o tempo de exposição prolongado.
para fotografar um insecto por exemplo, tens de ter um tempo de exposição curto (tipicamente a volta de 1/200) e para teres luz suficiente precisas do auxilio do flash, e se queres capturar alguma luz ambiente (para não ficar com fundos pretos) tens de subir o ISO ou aumentar a abertura...
 
Depende do que queres fotografar e como o vais fazer.

fotografar uma coisa estatica com tripe podes ter um ISO muito baixo, uma abertura muito pequena (para teres muita profundidade de campo) pq dps tens todo o tempo do mundo para compensar com o tempo de exposição prolongado.
para fotografar um insecto por exemplo, tens de ter um tempo de exposição curto (tipicamente a volta de 1/200) e para teres luz suficiente precisas do auxilio do flash, e se queres capturar alguma luz ambiente (para não ficar com fundos pretos) tens de subir o ISO ou aumentar a abertura...


Disseram-me que para insectos e fotos desse genero aberturas de f/11 para cima
 
sim... pq senão ficas apenas com uma pequena faixa focada e o resto do corpo do insecto fica fora do plano de foco...
 
Montas a lente normalmente na maquina, metes a maquina no modo Av, escolhes f/11, carregas no botão de DOF preview (aquele botão pequeno por baixo do utilizado para retirar a lente) e enquanto mantens esse botão premido, retiras a lente (usando o botão apropriado). dessa forma a lente mantem a abertura que estava selecionada até que a voltes a colocar na maquina.

Desconhecia totalmente este truque! Muito bom
 
Montas a lente normalmente na maquina, metes a maquina no modo Av, escolhes f/11, carregas no botão de DOF preview (aquele botão pequeno por baixo do utilizado para retirar a lente) e enquanto mantens esse botão premido, retiras a lente (usando o botão apropriado). dessa forma a lente mantem a abertura que estava selecionada até que a voltes a colocar na maquina.

Os leds dão jeito para conseguires ver alguma coisa (a f/11 vais ficar com o viewfinder muito escuro), mas se é para fotografar insectos, continuas a necessitar de um flash, para plantas ou objectos estaticos, o tripe tb é uma opção.

Bem vindo ao mundo macro :)

Amigo grande truque mas explica melhor essa "coisada", queria experimentar!

Obrigado pela atenção
abraços
 
certo.

no manual diz que não se deve trocar de lente com a maquina ligada, mas faço isso sempre...

acho é que depois de utilizares a lente invertida talvez seja boa ideia voltares a por a lente na maquina para o diafragma voltar a abrir e guardares o equipamento como é suposto estar sempre.
 
Fazes crop nas tuas Macros invertidas?hoje já exprimentei chegou hoje o anel adaptador e nao tou a gostar muito do resultado nao me parece boa ampliação...podes-me mandar umas feitas por ti com lente invertida 18-55mm? eu mandei vir o anel para essa lente nao sabia se era melhor para essa ou se para a 50mm 1.8...se quiseres envio-te tambem os meus testes
 
não tenho adaptador para inverter diretamente no corpo, tenho 2 lentes macro dedicadas...

exprimenta variar entre os 18mm e os 55mm, vais conseguir ampliações diferentes
 
Desconhecia este método. Eu tenho um conjunto do extension tubes, com contactos para definir AF e abertura, e tenho obtidos bons resultados. 20 libras no ebay.
 
Back
Topo