Entrada no Mundo Mac: Que Mac compro?

Acho que fazias melhor em criar uma thread própria, esta é demasiado idosa para o pessoal dar resposta.

Que macbook vais comprar? E a que se destina, que tipo de utilizador és (isto são dados que convém saber desde o inicio) Se não tem Ethernet suponho ser Retina. Sim sim considera que vais ter de meter a RAM no máximo e contar isso no custo do aparelho. A RAM é soldada, não há upgrades. Os modelos mais reles vêm com 4 GB, não aches que isso chega.

Adaptadores são numa base de serem precisos. Há adaptadores para cabos de rede mas poderão ser evitados mediante uso do router wireless que tem saídas para cabo de rede, caso isso não seja uma opção poderás usar adaptadores Ethernet USB e Thunderbolt.

Usar o Thunderbolt para rede não faz muito sentido, provavelmente não precisas do bandwidth e está-te a gastar uma porta de alta velocidade. Os macs no entanto têm sempre portas usb a conta gotas, por isso se não o vais usar para mais nada... mais vale ou depressa vais acabar a precisar de hubs usb.

As saída de video do macbook não são hdmi, é thunderbolt no form factor de mini-display port. Faz VGa, DVI e HDMI, o que quiseres, com os adaptadores que quiseres... Que podem ser do chinês.

Não compres acessórios na loja online da Apple, é um assalto.
 
não é costume sairem novos em setembro? a minha pergunta é a seguinte, eu tenho imac de 2013 em casa, mas precisava de um portatil que fosse leve e facilmente de transporte com alguma autonomia de bateria para a universidade e algum uso fora de casa, nao vai ser para jogar nem para trabalhar com programas muito pesados, tive uma proposta de compra de um macbook de mid 2012 11' por 500€, acham que vale a pena? ou encontro algo melhor se esperar?
 
Não necessariamente.
Ainda recentemente foram actualizados

O preço não é mau se estiver em bom estado, bateria saudável, e conseguires trabalhar em 11"
 
Ja estive com ele na mão e esta como novo sem nenhum risco, a bateria tem menos de 300 ciclos e dura umas 4 horas sem problemas, quanto as 11' é perfeito em termos de tamanho para aquilo que quero. Apenas tenho um pequeno problema com ter apenas 64GB ssd , é possivel fazer um upgrade do disco?
 
obrigado pela ajuda henrique2, sendo assim acho que vou confirmar com o vendedor, não encontro nada que tenha o msm peso e a mesma portabilidade com razoavel specs como o macbook air
 
não é costume sairem novos em setembro? a minha pergunta é a seguinte, eu tenho imac de 2013 em casa, mas precisava de um portatil que fosse leve e facilmente de transporte com alguma autonomia de bateria para a universidade e algum uso fora de casa, nao vai ser para jogar nem para trabalhar com programas muito pesados, tive uma proposta de compra de um macbook de mid 2012 11' por 500€, acham que vale a pena? ou encontro algo melhor se esperar?
Quanta RAM?

O problema dessas traquitanas é a RAM, não o CPU.


Verifica os ciclos da bateria e a percentagem que ainda segura face ao rating original.
 
Aí tens a razão de ele estar à venda, são os 4 GB, são muito, muito curtos para sistemas operativos modernos e mais do que uma aplicação aberta.

Infelizmente não é solucionável se no momento da compra não se encomendou antes um com 8 GB.

O erro, que leva o vendedor a pedir 500 e não um pouco mais (e valer a pena) está todo aqui:

Screen+Shot+2012-06-13+at+5.26.45+PM.png


Eram mais 100 euros.


Recomendo antes um Macbook Pro 13 i5, pode ser mais antigo até.... Desde que seja nomenclatura i leva 16 GB de RAM na mesma, fica-te mais barato e não é tão maior assim (podes tirar a drive de DVD para ficar mais leve).

E o CPU será sempre mais potente porque tem mais frequencia de relógio.


Outro possivel problema/omissão desse macbook de 11" é o teclado retroiluminado que dá um jeitão.
 
O problema é que todos os que encontro a venda no olx por exemplo tem 4GB de ram, e sao muito mais caros, pedem todos cerca de 700 euros, existe mais algum lado onde posso encontrar?

Pelo o que vi, este modelo de macbook air 11' mid 2012 ja tem o teclado retroiluminado
 
O problema é que todos os que encontro a venda no olx por exemplo tem 4GB de ram, e sao muito mais caros, pedem todos cerca de 700 euros, existe mais algum lado onde posso encontrar?
Meter links não seria boa ideia (estar a meter um link e recomendar o negócio pode estragar o negócio e possibilidades de o negociar para baixo) Por isso vou antes enviar-te uma mensagem privada.

Não sabia de que ano era o computador.
 
Aí tens a razão de ele estar à venda, são os 4 GB, são muito, muito curtos para sistemas operativos modernos e mais do que uma aplicação aberta.
4Gb são curtos dependendo muito do que o utilizador fizer! Visto estarmos a falar de um Air de 11", não me parece que o @Chibs irá fazer edição de vídeo/fotografia/música, trabalhar em AutoCad, jogar, etc. Se apenas for para uma utilização mais leve como por exemplo navegar na internet, Word, leitura, ouvir música, 4Gb chegam perfeitamente!
 
Não é bem assim, aparente ou não com 4 GB o Mavericks está sempre memory deprived, isso vai fazer com que use muito mais o SSD como scratch pad, e este tem limite de escrita. Vá lá que efectivamente tem um SSD, senão essas trocas seriam mais lentas e a "ilusão" de ter RAM suficiente caíria por terra mais cedo.

Sim, com o word aberto e umas tabs no chrome não há de ser nada de desastroso, mas caso se navegue na net mais a sério nem 8 GB chegam, eu que o diga. os 4 GB actualmente, assim como os 2 GB antes, são configurações não dadas a multitasking real, é OS+uma coisa de cada vez ou então começa a ser um lençol curto, para tapar os ombros não tapa os pés.

Acontece que como referi, o multitasking artificial (hibernação de aplicações) foi implementado de forma agressiva e isso ajuda, mas não soluciona o problema.


Da minha parte é mais frustração do que outra coisa, porque estas maquinas vão ter um fim de vida útil muito mais cedo apenas por terem menos memória, que devia ser expansível.
 
@I_Eat_All não consigo responder a tua msg, parece que existe algum limite de msg por dia.

Depois de ponderar mais e ler com atenção, fui ver o macbook no colombo, e fiquei com o receio que muita gente parece ter, os 11' pareceu-me um bocado pequeno para se passar algumas horas em frente dele, além disso gostei do 13' e o peso não muda assim tanto, e pelo o que vi a autonomia pode ser melhor, por isso provavelmente vou esperar mais um mês ou 2 e compro um air de 13' com 8gb de RAM, já a pensar no futuro, por enquanto não me pareça que os 4gb fossem problema, estariam bocado a investir num portátil com prazo de validade um bocado curto.
 
Eu achei estranho teres dito que sim, que as 11" eram o ideal para ti, e tal...
Não disse nada, respeito as opiniões dos outros, mas fiquei com a pulga atrás da orelha e disse para mim: -Vais-te arrepender, mas está bem! :D
 
@I_Eat_All não consigo responder a tua msg, parece que existe algum limite de msg por dia.
Pois, não Power Members têm o limite de uma PM por dia :X Esqueço-me sempre, quando me lembro costumo dar o meu email. Se precisares diz-me por aqui eu eu mando uma PM com o dito cujo.

Depois de ponderar mais e ler com atenção, fui ver o macbook no colombo, e fiquei com o receio que muita gente parece ter, os 11' pareceu-me um bocado pequeno para se passar algumas horas em frente dele, além disso gostei do 13' e o peso não muda assim tanto, e pelo o que vi a autonomia pode ser melhor, por isso provavelmente vou esperar mais um mês ou 2 e compro um air de 13' com 8gb de RAM, já a pensar no futuro, por enquanto não me pareça que os 4gb fossem problema, estariam bocado a investir num portátil com prazo de validade um bocado curto.
Pessoalmente, o Air de 11" é o único Air que me interessa precisamente por não ter a àrea de ecrã de um macbook pro de 13" que já começo a achar não ser muito pequeno. Por outro lado tem o bom senso de não ir para o tamanho dos tablets mais caros, que é as 10", acho que já um balanço bem conseguido ali.

A diferença de tamanho não é tão grande como isso, é de 11.6" para 13.3, são umas miseras 1.7 polegadas. E eu tive um iBook 12 que foi o meu portátil preferido de sempre, esse não é muito diferente... é isso em versão panoramica. Nenhum portátil te irá satisfazer em polagadas para trabalhar numa secretária se estiveres habituado a ter um de 24/27" no lugar dele. E perante essa sensação mais vale ter um monitor na secretária, se for possivel.

Para trabalhar fora de casa tudo é usável, a questão é mesmo se é mais portátil ou menos portátil.

Claro que para trabalho puro e duro não é ideal (o ibook 12 também não era), mas considero que tem as condições minimas necessárias para ser satisfatório. Desde que tenha RAM suficiente não é mau, se alguma coisa gostava que houvesse um de 11.6 com 16 GB de RAM porque o meu trabalho carece de toda a RAM que consigo ter e 8 GB não será o que o meu próximo computador terá, essa é a maior razão para nem ser opção para mim.

Mas para o que pretendes chega, 4 é que tendem a ser curtos.

Há rumores de um macbook pro retina de 12" mas não sei para quando será isso.
 
Penso que será também uma questão de hábito, não será fácil arranjar um 11' a um preço razoável, por isso terei que pensar se nao será melhor comprar um mês e assim sempre ganhava a garantia. De qualquer maneira será um deles com 8gb. Seria perfeito se conseguisse apanhar uma daquelas promoções da ***** ou da worten. Alguém sabe se ao termos um daqueles cartões de crédito da ***** para pagar em prestações se podes dividir o dinheiro? Pagar por exemplo 500€ no cartão e 500€ em dinheiro? De qualquer maneira será melhor esperar pela apresentação de setembro caso hajam supresas nos MacBooks não? Até pode ser que baixem os preços desta geração

Também pensei em comprar um surface pro visto que o dinheiro é praticamente o msm, mas não sei se para aquilo que quero é o mais indicado
 
Última edição:
Penso que será também uma questão de hábito, não será fácil arranjar um 11' a um preço razoável, por isso terei que pensar se nao será melhor comprar um mês e assim sempre ganhava a garantia.
Sim, os de 11" são claramente um nicho de mercado, para se afirmarem mais precisavam de estar mais baratos.

Deviam ter uma variante enclosure de plástico, tipo o iPhone 5c... Policarbonato.
De qualquer maneira será um deles com 8gb. Seria perfeito se conseguisse apanhar uma daquelas promoções da ***** ou da worten. Alguém sabe se ao termos um daqueles cartões de crédito da ***** para pagar em prestações se podes dividir o dinheiro? Pagar por exemplo 500€ no cartão e 500€ em dinheiro? De qualquer maneira será melhor esperar pela apresentação de setembro caso hajam supresas nos MacBooks não? Até pode ser que baixem os preços desta geração
A única surpresa que pode haver em setembro/outubro/novembro é um macbook retina de 12".

Os Retina de 13 e 15" foram actualizados a 29 de Junho. (24 dias atrás) o Macbook 13 não-retina parece estar deprecado por isso não é provavel que veja upgrades até o descontinuarem de vez (adeus expansões de RAM, disco e mudança de bateria), os Macbook Air foram actualizados a 29 de Abril... 115 dias atrás, no historial o upgrade mais curto veio aos 237 dias do lançamento anterior, o mesmo que dizer que nos próximos 4 meses é garantido que nada muda. A Intel parece que tem os novos Broadwell atrasados por isso das duas uma, ou há speedbumps daqui a uns meses (se estiverem mesmo atrasados), ou então das duas uma, ou a Apple é privilegiada, recebe os yields iniciais e faz um refresh sem ser para ganhar tempo em inicios de 2015 ou então possivelmente só a meio de 2015 é que refrescam a coisa.

O Macbook AIRetina 12 supostamente está a entrar em produção agora. Data de lançamento é que não se sabe.


Referente às condições de pagamento da ***** não estou particularmente informado, sei que o dia do aderente é (era?) duas vezes por ano, o próximo é em Novembro, acho.
 
Back
Topo