Ecrã muito escuro

tM490

Power Member
Boas pessoal à uns dias atrás do nada liguei o meu Toshiba L500-13w e vi que ligou mas não estava a dar imagem até que olhei melhor e consegui ver que mostrava imagem mas muito escura sem brilho algum, liguei a um monitor externo e dava na perfeição, o que pensam vocês que será? e já agora para vos lembrar, de à uns tempos para cá vim a notar a parte inferior do ecrã estava mesmo muito quente se lá pusesse um ovo acho que estrelava.


alguém me poderia ajudar??
Ter que ficar com o ecrã naquele estado não dá nada geito logo agora que preciso urgentemente de trabalhar no computador. desde já obrigado
Cumps.
 
Esse probelma é simples SEI EXACTAMENTE O QUE É, lê isto:


.. tu so consgues ver imagem quando apontas uma luz forte para ele porque a "lâmpada" que faz a iluminaçao do monitor está apagada!

.. isto é derivado de um destes dois motivos: ou a lampada deu o berro que caso assim seja só se tiveres muita pratica consegues substitui-la! ..OU pode ser o inversor que deu o berro! - o inversor é uma placa que é o que gera a alta tensão que faz a lampada funcionar, que está mesmo por baixo do monitor onde sao ligados directamente os fios que saiem do proprio monitor - para chegares a ele tens de abrir o proprio ecran do portatil!

...uma maneria simples (nao garatida mas serve) de saber qual deles é é esta: se por acaso já tinhas tido falhas em que o monitor parecia desligar e voltar a ligar muito rapido isto aponta para lampada! - se foi de repente em que sempre esteve tudo bem e agora aconteceu-te isto é quase garantido que foi o inversor que foi À vida!


... sendo a lampada dá para trocar por outra mas tens de saber o que fazes!

..sendo o inversor é simples de trocar por outro..se for de outra marca a ficha nao ser aigual MAS mesom que seja de outra marca À entrada do inversor so tens de adaptar os fios que sao sempre os mesmos quatro: alientaçao , massa, controlo de brilho que regra geral tem como brilho maximo 3,5 volts e o pino de indicaçao de "ordem para ligar a lampada" - sendo assij é simples adaptar qualquer inversor que tenhas à mão de outro portatil e colocar nesse!

..outrra maneeira de saber que é o inversor é simplesmente liga-lo à lampada de outro monitor (de portatil ou nao nao interessa).. se ao ligares o portatil essa lampada acender e o ecran ficar branco tens a certeza que o inversor ta a funcionar!

NOTA - o que pode também mudar é que ha ecrans que tem so uma lampada outros que teem mais que uma.. o inversor que colcoares é ideal que tenha o mesmo numero senao teras de ficar com uma ou oiutra lampada desligada no monitor - SE BEM QUE.. coloquei agora ha dias um monitor de um sony vaio num toshiba e tal aconteceu-me - o novo monitor está so com duas das 4 lampadas ligadas e nao se nota diferença nenhuma - tqalvez notasse que teria mais briulho se fossem todas... mas nao ficou mal nao é como se ficasses com uma parte do ecran iluinada e outra nao que isso nao costuma acontecer devido À qualidade do material que espalha a luz pelo ecran todo
 
Última edição:
Boas Obrigado pela tua resposta rápida ;) e não nunca aconteceu que o monitor apaga-se e volta-se rapidamente, pelo que tudo aponta será mesmo o inversor. esqueci-me de referir que já abri a parte do monitor toda e até tirei o inversor para ver se estava algo mal colocado e nada... não sei onde possa experimentar com outro inversor, será que aqueles monitores velhos dos computadores fixos tem? aqueles que mais parecem uma caixa, mas também tenho um outro monitor externo que estou a usar agora que também é lcd.. mais uma vez obrigado
 
.. nao..esses monitores antigos (os CRT) a iluminaçao .....bem.. nao vou esragar isto com explicaçoes tecnicas que se calhar so geravgam confusao.. ETNAO:

->dos CRT nao..nao ha nada que possas aproveitar dum para arranjar isso.

-> dum monitor que tenhas em casa que nao seja dum portatil mas seja um LCD os inversores delees funcionam igual ao dum portatil mas nao... nao é viavel pois num portatil é colocado na peça que retiraste pequena que cabe dentro do monitor e nesses apesar de que fucnionaria não dá pois a fonte de alimentaçao dos LCD's está colocada toda junta (inversores fonte PWM rectificador etc etc).. ou seja..funcionava mas nunca teria o tamnho de caber dentro do portatil

-> SIM tudo aponta pro inversor incluido a propria tempoeratura que notaste excessivamente quente que deve ter sido o "preâmbulo" de um componente que deu o berro e depois fez o inversor queimar de vez - um inversor quando queima regra geral não é um componente que vai ao ar mas uns quantos.,.. nao sendo viavel substitui-los e alem disso meso que soubesses quais sao miutos deles mesmo para quem tem muita pratica a soldar precisaria duma estaçao proffisonal de 4 ou 5 mil euros para os conseguir retirar e voltar a soldar de tao pequenos que sao..

TUA UNICA HIPOTESE... (sem considerar meter na loja ou encomendar um inversor à marca) MAS E UMA HIPOTESE MESMO VIAVEL QUE EU JA USEI MUITA VEZ é o que te disse.... usar o inversor de outro computador que tenhas parado estragado.... o inversor ta a funciioanr quase de certeza e se a ficha nao for igual (e se for cuidado que nao sendo da mesma marca nao estará disposots os contactos por igual),,,so tens de pegar nesse inversor e adaptar as ligaçoes para os tais 4 pinos que mencionei acima e ficará a dar! - ja fiz isso em varios portateis... na pior das hipoteses a unica coisa que acontece é o regulador do brilho nao funcionar pelo que o brilho estará semrp no maximo mas isso é minimo pois regra geral usamos o brilho sempre no maximo excepto em situaçoes de poupanca de bateria....
 
Última edição:
AH.. temos ja a certeza 99% que é o inversor estragado... mas ja que tens um monitor LCD e pelos vistos és como eu e gostas de "mexer" podes é simplesmente ja que tens o monitor dpo portatil desmontado ligar as luzes do portatil ao inversor do LCD que tens.. asssim quando ligaRES o monitor que sabes que ta tudo bem com ele o monitor do portatil tendo as luzes boas (sendo portanto do inversor) acenderá ficando todo branco (todo branco porque o controlo dos pixeis feito pelo LVDS esta desligado masisso e normal..ao acender as luzes estao boas!

TEM CUIDADO... desmontaste o monitor do portatil.... é preciso cuidado q ha zzonas dele que nao convem tocar com força (normalnmente é na parte de cima toda por tras ou na parte de baixo que é onde estao localizadas as lampAdas.. se fizeres um pouco de força parte-las logo que sao muito frageis... para nao falar claro que o processador todo que recebe os dados do inerface LVDS está todo colocado também ai nessa zona sendo electronica muito fragil pois os monitorres sao feitos de camadas...(ate a camada dos pixeis em termos de aspecto é como se de um pano se tratasse... tem cuidado ao manipula-lo!


PS - as fichas das lampadas sao iguais em todos os monitores. (excepto nos mais recentes LED..tou a falar de LCD's queé o que ha praí em todo lado) por isso nao ha stress nessas ligaçoes nao ha que enagnar,,, caa fixa é uma lampada...realmente pode acontecer se for um LCD de 50 polegadas a lampada vai queimar o teu inversor de 17 polegadas... lampada maior requer masi corrente de funckionamente (i.e. potencia),,, mas dentro do mesmo tamanho nao ha problema,... nao é de 14 poklegadas para 17 que o inversor tem de ser diferente! - de resto para saber especificamente esses dados de consumo so mesmo com as folhas tecnicas de fabricante claro,
 
Mais uma vez um grande obrigado pelas tuas respostas, acho que o melhor mesmo é leva-lo a uma loja, tenho curso de informática e já desmontei muitos computadores mas foram todos fixos pelo que tenho medo de estragar algo que seja deste. talvez segunda já o vaia a por a alguma loja depois respondo aqui o problema que ele tem ;) obrigado mais uma vez
 
....bem.. o problema que ele tem é garantido que ja sabes qual é.....

...olha... nao precisas ter "receios" .... desmontar um portatil tem as mesmas regras que um desktop... tens de ter cuiaddo coma electricidade estatica e segues as mesmas regra!

... tens sim de ter cuidado com uma coisa (tola) senao nao o consegues voltar a montar.. ja desmontei muitos mesmo portateis... e o que faço SEMPRE é primeiro procurar um tutorial na net para o modeloi que quero desmontar só para o caso de haver algum parafuso maluco que eu nao tenha reaprado - MAS mesmo que nao encontres ess tal tutorial nao ha problema.. só tens de ter metodo.. mais tirando umas fotos que aches necessarias para quando o fores montar nao ficares a rasca com alguma coisa... e principalmente acima de tudo.. quando me refiro a método refiro-me a isto: eu coloco os parafusos em cima duma foilha e papel dentro dum circulo que desenhei e anoto de onde os tirei..... pois infelizmente encontras tal monte de parafusos que sao diferentes uns dos outros mesmo quando parecem iguais num portatil!

mas nao tens que ter receios.. nao vais estragar nada..acima de tudo cuidado com a electricidade estatica e pronto!


CONSELHO... tu aqui sabes que o problema é do inversor.... depende da insegurança que tens e do dinheiro que tens LOLL.. mas se fosse eu que tivesse mesm de comprar um inversor... nao o deixava na loja que os gajos de mao de obra levam sempre tal monte de dinheiro nois portateis pois mesmo que nao façlam nada demais realmente um portatil para ser aberto tem de ser com calma e eles perdem montes de tempo com isso sim .... vai-.te ficar caro...

MAS... o maior problema é que.... encomendar um inversor els costumam ser sacanas e dizem que nao têem (com dois equipamentos diferentes recentemente... um telemovel e um portratil).. contactar a marca e encomendar uma peça.... eles dizem que nao têem a peca e de seguida dizem.te que se quiseres podes enviar o equipamento para a morada que eles dao que te o arranjam!... (sacanas)... mas fala nisso na loja de encomendares o inversor e instalas-lo tu.... (ja que tiraste o velho tambem metes o novo que as adaptaçoes que te falei eram pro caso de usares o inversor de outro portatil nao neste caso)... que ficar-te-á o arranjo por muiiiito menos pois so pagas a peca (e mesmo assim cuiaddo.. se nao for mesmo numa loja da marca em que seja uma loja qualquer que vai contactar a marca... eles vao meter uma percentagem na peca para terem lucro...

pronto..abraço... boa sorte com isso!
 
Back
Topo