Ajuda com erro e/ou formatação de pc.

Boas,

Usas estes drivers para instalar o Windows, descompactas o ficheiro zip e depois colocas os ficheiros numa Pen ou floppy.

Para instalar o XP tens que carregar em F6 após o programa de configuração iniciar, haverá uma altura que o programa te dirá para carregar em F6 caso queiras adicionar controladores adicionais.
Carregas em F6 e depois segues as instruções.

Para o Windows 7 já tinha colocado isto.

Cumps.

EDIT: para facilitar podes apagar a pasta Win64 para evitar que sejam carregados drivers de 64 bits.
 
Boas,
master byte definitivamente não és a pessoa indicada para "dar aulas" sobre PC's... :004:´
Seja pela forma que te diriges a alguém que até tentou fornecer o máximo possível de informação com os conhecimentos que tem, ou pelo que pensas que sabes dadas as falhas de conhecimentos que revelas e pela ordem dos procedimentos que aconselhas perante o que foi apresentado desde o inicio.

Posso não ter paciência, mas em milhares de utilizadores do fórum ainda sou dos poucos que perco tempo aqui (e noutro fórum a fazer copy/paste da mesma questão) a ajudar. Muitas das questões do @Casusa poderiam ter sido resolvidas usando o google. :001:

Tens razão na parte do bios. Foi o equivalente a dar um avião ao Bin laden... :004:

O meu lema é "Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
ensinei-o a pescar dando links da board, link para disco de ferramentas, indiquei várias causas possíveis, dei as mesmas dicas que deste... só faltou combinar ir a casa dele... :lol:


MinisterOfSound antes de mais muito obrigado.

O Pc estava a trabalha bem à alguns meses atrás, depois esteve parado mas nada foi modificado, estava cheio de programas e muito lixo instalado.

Já fiz ontem a desactivação das funções raid para o HD e DVD, julgo ser no inicio aquando do click em Ctrl+A, julgo que também onde tens "desactiva as funções RAID" era um link para o manual, já o tenho e caso não seja o que fiz agradeço que me digas o pag. onde está como desactivar o RAID.

Já gravei a imagem num cd.

Parágrafo dos drivers, no 1º link saco qual ou é tudo? E se basta colocar tudo dentro da pen ao "molho" e precisamente em que parte é que coloco a pen?

Em relação ao boot e outros que te parece nas fotos da bios (mais precisamente foto 5, boot settings..) é que com a eliminação do RAID o 1º mantém-se o HD igual ao que está mas o CD/DVD não aparece com a descrição da foto mas só [CD/DVD].

Ao final da tarde irei estar de roda do pc e à noite reporto.

Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.
Também podes dar uma vista de olhos aqui: http://driverpacks.net/driverpacks/latest
Os drivers normalmente descompacta-se e copiam-se para uma pen/dvd/cd....

Ou eu sou bom demais a usar o google... ou parece mesmo bruxedo... :004:
Achei alguém com o mesmo problema teu... e soluções... :beerchug:
http://www.tomshardware.co.uk/forum/723-63-having-trouble-windows-install-1573-drivers
http://answers.microsoft.com/en-us/...ntroller/4299c2a3-6576-4209-a912-fb1a2f17177b

Mas... tem um senão....
The ULI chipsets are not officially supported under Windows 7.
.

O que leva mais uma vez... a indicar-te o linux como alternativa.
Até testava uma distro leve daqui: https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu/GetLubuntu#Standard_PC e testava-o antes de instalar, porque até é uma maneira de ver se o linux arranca a partir do cd e se detecta o disco (despistando problemas de drivers).

Mas continuo com a suspeita da fonte de alimentação... é ma sensação de dejà vu...
 
Última edição:
Começando pelo fim.

masterbyte, em lado nenhum leste alguma ingratidão da minha parte para ti ou para qualquer user de qualquer fórum. Se coloco em mais que um fórum é para obter o máximo de respostas no menor curto espaço de tempo, como sabes as "coisa" fazem sempre falta para ontem. Com certeza há por aqui users que fazem disto vida, ou dominam muito, não é o meu caso, mexo algo em hardware já a nível de software domino alguns programas e não são dos básicos, também, arranjo muito em motos, carros, electrodomésticos, construção civil, entre outros e não faço de nada atrás vida, a minha profissão é outra. Adiante, ajudo no que posso com toda a vontade é isso que é os fóruns, não é a critica constante.

De qualquer como sempre o fiz agradeço mais uma vez a tua disponibilidade e conhecimentos, os quais levei sempre com a maior atenção.
 
MinisterOfSound,

mais uma vez obrigado.

vou apostar no 7 para já, o linux será para mais tarde quando ver que tá tudo operacional, sinto me mais à vontade.

Vou sacar os drivers (zip automático) e colocar numa pen e numa diskete.

Os drivers é um único ficheiro ou é para carregar tudo ou só algum em especifico?

Só uma nota que já fiz referência anteriormente, quando faço F11, boot só aparece o HD e a floppy, não deveria de aparecer também o CD/DVD e o USB?

Obrigado e bom dia.
 
Nao é por nada, mas acho que o linux é bem mais básico e nao dá tanto trabalho com drivers, além de ser mais rápido.
é mau estar sempre a aconselhar o mesmo a quem pensa que sabe mas não quer aprender..
 
Nao é por nada, mas acho que o linux é bem mais básico e nao dá tanto trabalho com drivers, além de ser mais rápido.
é mau estar sempre a aconselhar o mesmo a quem pensa que sabe mas não quer aprender..

Boas ptfuzi,

mas quem é que pensa que sabe?

quem é que disse que não é mais simples?

quem é que não quer aprender?

Eu nunca instalei Linux logo estou mais à vontade com windows é natural que queira e como escrevi tentar o windows e depois Linux.

Parece-me perceptível.
 
MinisterOfSound,

mais uma vez obrigado.

vou apostar no 7 para já, o linux será para mais tarde quando ver que tá tudo operacional, sinto me mais à vontade.

Vou sacar os drivers (zip automático) e colocar numa pen e numa diskete.

Os drivers é um único ficheiro ou é para carregar tudo ou só algum em especifico?

Só uma nota que já fiz referência anteriormente, quando faço F11, boot só aparece o HD e a floppy, não deveria de aparecer também o CD/DVD e o USB?

Obrigado e bom dia.

@Casusa a explicação dada pelo @MinisterOfSound como fazer não poderia ser mais explícita.

Boas,

Usas estes drivers para instalar o Windows, descompactas o ficheiro zip e depois colocas os ficheiros numa Pen ou floppy.

Para instalar o XP tens que carregar em F6 após o programa de configuração iniciar, haverá uma altura que o programa te dirá para carregar em F6 caso queiras adicionar controladores adicionais.
Carregas em F6 e depois segues as instruções.

Para o Windows 7 já tinha colocado isto.

Cumps.

EDIT: para facilitar podes apagar a pasta Win64 para evitar que sejam carregados drivers de 64 bits.
É tão explícita que até dói ainda teres dúvidas como fazer.

Aqui:
2mk90.jpg

tens de ter em 1º o(s) leitor(es) e em último a drive de diskettes. não precisas de ter a net como boot e não precisas em cada arranque de fazer f11. Este menu é a ordem em que o boot tenta carregar um s.o. (ou um sistema de arranque).

Ao testares uma distribuição de linux não precisas de instalar. corre directamente do cd e consegues despistar (como já te disse )se trata de outro problema e não somente drivers. Se continuas teimosamente a não aceitar alternativas... mais não posso fazer. Ninguém te está a encostar uma arma a cabeça e a forçar a usar. O sistema não fica pior do que já está... e aproveitas avalias se vale a pena depois instalar a sério no teu outro Eepc...
 
Muitos simple e sem ser preciso ir ao google nem da o peixe ou a cana ao pescador masterbyte, isso tá feito e com F11 ou sem F11 não aparece o CD/DVD nem o USB no BOOT.

Quanto ao Linux e como disse falamos mais tarde.

Obrigado mais uma vez.
 
sim o f11 serve para escolheres o boot, eu ja tive uma board mais antiga que essa da asrock mas a bios é completamente igual e as funcionalidades tambem, se estas a tentar algo com usb e não detectar o usb nesse F11 deve ser alguma opçao da bios que te falte activar sobre usb (penso que tive que fazer nesse pc mais antigo)

usb é mais comodo que andar a gravar em cd's/dvd's

Edit: estava a ver as pics do teu primeiro post e afinal eu suspeito que não deve dar mesmo para arrancar coisas com pen no teu computador, vendo as opções que tens na bios, a board que tinha tinha mesmo opçoes para usb, nem pci-express tinha era so agp hehe
 
Obrigado Jack_Estripador,

achas que não existe essa oppção USB na minha board? É que é como dizes, é bastante mais prático.
 
sim fiz um post longo e mudei de pagina e perdi o edit ...

É assim reparei nas tuas pics que realmente não tens opção de usb na bios, na minha tinha mas ai não tem mesmo, portanto faz o seguinte, extrai os drivers que o MinistryOfSound te disse sobre o windows 7 para uma disquete que tenha pelo menos 0.5 mb de espaço, segues a instalação do windows 7 e tal até chegar ao ponto que nao te aparece o disco para selecionar e ha uma opção para carregar controladores ou algo do genero, abre-se uma janelinha e entras na disquete e abres a pasta do win32 e selecionas o ficheiro que la te aparecer ou um dos varios, é carregar num deles até aparecer o disco. Eu ja tive que fazer algo semelhante num portatil toshiba antigo a instalar o 7 mas pus os ficheiros numa pen, por disquete vai dar ao mesmo

em relação a isto
"Reboot and select proper boot device
or insert media in selected boot device and press a key"
se o teu disco ja estiver formatado e o teu pc arrancar o disco é normal aparecer esta mensagem, é preocupante é se tiver um sistema operativo instalado e aparecer isso que foi o que ja me aconteceu e o disco nao aparecia na bios, o problema no meu caso estava no cabo que troquei por um novo, o problema as vezes tanto pode ser do cabo como do disco ou até da board estes problemas são uma dor de cabeça hehe
 
Muitos simple e sem ser preciso ir ao google nem da o peixe ou a cana ao pescador masterbyte, isso tá feito e com F11 ou sem F11 não aparece o CD/DVD nem o USB no BOOT.

Quanto ao Linux e como disse falamos mais tarde.

Obrigado mais uma vez.
A tua board não suporta arranque por USB e duvido que o update ao bios habilite essa funcionalidade.
Vou voltar a bater no ceguinho...
2mk90.jpg

aqui neste menu do bios precisas como 1º uma unidade de dvd/cd. Se tiveres a 2ª ligada obviamente essa unidade tem de estar em 2º. em 3º po~es a drive de diskettes e em 4º escolhes nada.

Esta é a ordem com que a bios vai procurar um boot válido. Se não tiveres por esta ordem tens de fazer f11 para escolher á unha.

E saca isto: http://www.hiren.info/pages/bootcd
tem ferramentas para verificar se o disco está ok e também é "live cd".

Em alternativa meio maluca, mas no teu caso tenta-se tudo.... Tenta verificar qual dos leitores de discos consegue arrancar com o XP a funcionar no disco. e tendo o xp a funcionar, mete o dvd do 7 e tenta um upgrade... a instalação copiará tudo para o disco e ao arrancar nem precisas do dvd e não haverá falhas com controladores...
Se não conseguires arrancar o XP com algum leitor... vais ter de ter uma pen que consiga albergar o dvd inteiro (4gb no mínimo deve chegar) e usar isto para converter de iso para usb. Ou fazer copy/paste directo do dvd para a pen visto não vais precisar de fazer boot com a pen.

Se conseguires instalar por este método.... depois apaga do disco a pasta "windows.old" ou sacas de lá o que precisares do sistema antigo.

Fui... :P
 
Bom dia meus caros.

Começo pelo fim, já está o win7 instalado com o leitor CD/DVD IDE e HD Sata ligados.

masterbyte, obrigado já tenho algumas pens boot que fiz para eeepc e outros com o win xp, 7 e 8.1.
Adiante.
Até lá chegar só fiz o scan ao HD como referi anteriormente e usei as drivers que o MinisterOfSound para o que aconteceu é que não tenho explicação.
Com os 2 leitores ligados (IDE e Sata) quando carrego as drivers durante a instalação do win XP e 7 aparece o disco e quando está no processo de instalar as drivers passado algum tempo, aparece este erro:
erk46h.jpg

Troquei os cabos de energia e Sata do leitor mudei de posição na board e o erro era sempre o mesmo.
Saquei o leitor Sata fora e correu tudo normalmente com os drivers, com a formatação e instalação do win 7.


Sobre o eeepc com tempo voltamos a falar para lhe meter o linux.

Uma questão agora mais à parte que quero a vossa opinião, que me dizem desta torre Dell, dá para por win que win para ficar só com o so, net e usar aqueles jogos da net para crianças usar o paint do win, ou é lixo para isso:
29fb67c.jpg


Obrigado a todos mais uma vez pela fantástica disponibilidade.
 
Ainda bem que finalmente conseguiste resolver o problema!


Uma questão agora mais à parte que quero a vossa opinião, que me dizem desta torre Dell, dá para por win que win para ficar só com o so, net e usar aqueles jogos da net para crianças usar o paint do win, ou é lixo para isso:
29fb67c.jpg


Obrigado a todos mais uma vez pela fantástica disponibilidade.

http://www.ehow.com/list_7389614_specifications-optiplex-gx60.html

Só com 128mb de ram... :puke:
Nem slot AGP tem... Nos tempos que correm.... existe telemóveis com melhor capacidade de processamento que esse "pisa-papéis"
Desmonta-o para peças...
 
nada te impede de o usar com o XP e usá-lo para jogos básicos, ou como máquina com o dosbox e correr jogos antigos em ms-dos. Mas será sempre máquina para "brincar". ou para tentar usar o linux... mas mesmo o linux não sei se correria com tão pouca memória...
 
Bom dia.

Uma questão, a gráfica não me parece com a resolução adequada, ou seja, vai até aos 1600x... mas a qualidade da imagem parece dos 800x600.
No gestor de dispositivos não há amarelos, tá tudo ok. Como posso saber a marca e modelo da placa para meter os drivers correctos?

Obrigado.
 
Back
Topo