Será que o Bumblebee compensa no Ubuntu 14.04

pr16

I quit My Job for Folding
Boas,

Instalei recentemente o Ubuntu 14.04 no meu computador, que tem uma intel HD 4600 e uma NVidia Geforce 840M.
Os drivers de gráfica que tenho ativos de momento são os da intel, que foram os que o sistema instalou automaticamente. Será que vale a pena instalar o bumblebee?

Não irei correr programas que puxem a gráfica em linux, apenas em windows, por isso estava a pensar em deixar ficar assim, as temps do pc andam pelos 45ºC, por isso até parece porreiro. A minha questão é se a NVidia está mesmo "escondida" do sistema ou se pode estragar a gráfica se deixar ficar isto como está.

Obrigado desde já pela ajuda

PS - Peço desculpa, mas cliquei no enter antes de completar o titulo, e não sei mudar agora neste novo forum xD O título é "Será que o Bumblebee compensa no Ubuntu 14.04"
 
Última edição:
Confere o aquecimento...penso que a outra gráfica pode também estar a ser usada/aquecida e sem uso. sei que antes havia este problema em dual-gpu, mas não sei se já foi resolvido!
 
Muito obrigado aos dois e a quem mudou o titulo! :)

Confere o aquecimento...penso que a outra gráfica pode também estar a ser usada/aquecida e sem uso. sei que antes havia este problema em dual-gpu, mas não sei se já foi resolvido!
Quanto às temps, andam à volta dos 45-50º em nets e programação ligeira. No psensor é que para além dos núcleos e do disco aparecem-me mais 2 sensores (também a 45-50º em utilizaçao normal) mas não estão identificados, serão da Nvidia?
Agora, quando referes a que antes havia esse problema, eu reparei que numa pen de arranque com o ubuntu 12.04 ele não me detetava o driver nem da Nvidia nem da intel, como no 14.04.1 deteta a intel (tanto nas definições do sistema como no terminal) e visto que as temps estarem baixas pode já estar resolvido, mas preferi na mesma a opinião aqui do pessoal que entende mais disto que eu :)
Acham melhor instalar o bumblebee ou o nvidia-prime então?
Obrigado :)
 
Última edição:
Tens as mesmas temperaturas que em windows? Se estiverem mais altas pode estar a consumir a dobrar (nas duas gráficas)...caso contrário já devem ter resolvido isso... ;)
 
Acabei por instalar o bumblebee, e pelo que testei hoje, as temperaturas mantêm-se no que estavam, por isso presumo que já deve estar resolvido o tal problema :)
Só tenho uma pequena dúvida que gostava que me tirassem pf. É normal o Nvidia X server settings ser carregado ao arranque ao mesmo tempo que o bumblebee? que ao instalar o bumblebee usei
Código:
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia primus nvidia-331
, ou seja, também instalei os drivers da nvidia, enquanto que li nuns foruns do ubuntu que se devia desinstalar os drivers nvidia.

Obrigado mais uma vez pela vossa paciência :)
 
Quanto ao teu problema concretamente não sei muito que te dizer, mas um utilizador aqui do forum numa questão que eu tive parecida com o teu problema, mostrou-me este link:

http://planetoss.com/articles/how-to-disable-the-discrete-amd-graphics-card-in-linux/

Pelo título poderá parecer que o turtorial só serve para quem têm gráficas AMD mas se virem os comandos irão reparar que muito provavelmente o mesmo tutorial também é válido para quem tiver gráfica NVidia. AMD foi simplesmente a gráfica de teste.
Isto é uma forma de no linux, DESATIVAR por completo a gráfica dedicada.

Se conseguires obter sucesso com esse tutorial, comunica os resultados.
 
Back
Topo