Periférico Oculus VR (Rift/S/Go/Quest)

Voltei de férias ontem e andei a experimentar mais uns demos/jogos com o DK2.

Recomendo experimentarem o Live for Speed (demo grátis em https://www.lfs.net/), especialmente se tiverem um volante. O Eurotruck2 continua bastante "choppy" para mim :( eu tinha testado o iRacing com o DK1, talvez tente de novo com o DK2.

O Titans of Space tem versão DK2 agora, muito bom!

O interface VR para o steam está brutal. O HL2 continua a ser uma excelente experiencia VR.
 
E o meu oculus que nunca mais chega. Acho que vou logo experimentar o Skyrim, o Half-life e algum de corridas.
Já ouvi dizer que o Techolust (acho que é um demo) está muito bom.

Brutal_Deluxe o screendoor effect ainda se nota muito? E nota-se mesmo a diferença nos jogos de corrida com o novo screen, é que era afirmado que um dos problemas era que ao longe não se via muito bem (não se via bem as curvas) e tinha-se que saber de cor os circuitos para poder usufruir a 100% da experiencia.
 
Nota-se a bem evolução entre o DK1 e DK2. O screendoor continua lá (mas mais atenuado) e com a resolução maior tudo se vê de uma forma mais clara. Dá para apreciar bem melhor os jogos de corridas. De qualquer maneira, espero que o CV1 aumente ainda mais a resolução. Isto é mesmo um caso de quanto mais melhor. Haja motores gráficos eficientes e GPU potentes!
 
Haja motores gráficos eficientes e GPU potentes!

Nem mais. Se a resolução do CV1 for 1440p mais os 90Hz de refresh rate, mesmo os GPUs high-end atuais vão ter algumas dificuldades em alguns jogos. E depois como disse o Timothy Lottes, e bem:

Oculus and low persistence enables a revival of games which return to first principles of graphics: the route Pixar followed. Get framerate solved, then aliasing, then animation, only then use what is left for shading features. Strip out anything which would distract from the perception of ultimate quality in a given visual style. For example if specular aliasing and reflections can not be solved without artifacts, toss them, and focus on something else. An attempted carbon copy of physical shading and materials from the real world are not likely to pass this test. This is the realm for stylized art. This is an opportunity for an explosion of radically different independent works which pursue the purity of expression.

O meu DK2 foi enviado hoje. Calha bem visto que daqui uma semana ia tirar férias e como não vou para nenhum lado, fico com mais tempo para experimentar. :D

Esta é a lista de jogos/demos que vou experimentar primeiro:

Tuscany
Titans of Space
Technolust
Elite Dangerous
Assetto Corsa
Lunar Flight
Senza Peso
Euro Truck Simulator 2
Star Citizen
Rift Coaster
HL VR
Spirited Away
Totoro
Radial-G
XING


Um ou outro ainda não suportam o DK2 mas pode ser que até receber o DK2 implementem e quem sabe se não logo com uma versão nova do SDK que deve estar para sair daqui uns dias.

Edit: Typo!
 
Última edição:
Para a malta que já o recebeu. Por quanto ficou? ficou isento de taxas alfandegárias? Obrigado.

Ainda não o recebi, mas custa 498$, que é + ou - 380€, com tudo incluído.

Para quem já recebeu, quanto tempo demorou entre receberam o Oculs e a mensagem de que o Oculus está em "processing"?
 
Alguem me sabe dizer qual é o preço final do Dk2? com portes + taxas + tudo.
Qual é o total se o quiser encomendar hoje.

Thanks

Acorda e olha para 3 posts acima.
Vir a este fórum à procura de algum "sumo" e dar sempre com estas perguntas de quem não se dá ao trabalho de ver 2 ou 3 posts acima, tira a paciência.
 
Acorda e olha para 3 posts acima.
Vir a este fórum à procura de algum "sumo" e dar sempre com estas perguntas de quem não se dá ao trabalho de ver 2 ou 3 posts acima, tira a paciência.

A culpa é da Oculus, tanto hype que o pessoal nem se aguenta :P . Também bem que já era altura de se comprometerem com alguma data, senão ainda se fica na expectativa de ter um lançamento no Natal (que não me parece provável).
 
Se for para o Natal de próximo ano ainda é possível. Este ano não irá acontecer. Salvo alguma bomba de última hora.
Existe algum guia de best practices para utilização de noobs do Oculus?
Devo receber hoje ao final do dia e não me estava a apetecer perder muito tempo a configurar o Oculus e ao final de 10 minutos estar mal disposto porque comecei logo a jogar Half life 2, ou qualquer coisa do genero.
 
Pelisoli,
Aconselho-te a experimentares 1 antes de comprares.

A minha experiência varia entre o achar fantástico e começar a sentir-me meio tonto e enjoado (nunca fiquei mal disposto por mais de 10 minutos, mas é uma experiência desconfortável e paro quando começo a sentir os efeitos).
É verdade que para quem não enjoa, as coisas ganham outra vida. O Skyrim está fantástico e a sensação de escala é impressionante, os jogos de carros ganham outra vida e se não fosse este meu problema já não voltava a jogar num monitor, so que 2 problemas pressistem:
A imagem ainda não atingiu o nível necessário para ser um produto que ninguém reclame, e o motion sickness continua a existir.
Quando comprei já sabia que eu poderia ter problemas e tenho-me habituado lentamente, mas não consigo jogar mais do que 10 minutos.
Já a minha mulher e o meu filho jogam com aquilo como se não existisse amanhã e não sentem nada.
Mas se não me habituar ao rift nos próximos dias, estou a pensar em vende-lo.
 
Apesar de haver algumas coisas que eles ainda podem fazer para reduzir a hipótese de alguém sofrer de simulation/motion sickness, como aumentar o refresh rate, vai haver sempre pessoas que continuam com o problema. E depois existe o facto que há pessoas que não conseguem deixar de sofrer de sim sickness. A maior parte do pessoal que inicialmente tem sim sickness, com uso regular não excessivo, acaba por se habituar mas alguns por muito que tentem não conseguem deixar de ter sim sickness.

Se queres tentar deixar de sofrer sim sickness, primeiro tens que garantir que estás a usar o DK2 mas melhores condições possíveis. Experimenta apenas demos/jogos que suportem nativamente o DK2 (com o SDK 0.4.2 já que também resolve alguns problemas que podiam causar juddering), ajusta bem o DK2 (desde experimentar as lentes B, a teres o IPD correto e usares o eye-relief na melhor posição para ti), verifica se o vsync está ligado e se estás a correr a 75 FPS constantes, não jogues se o jogo/demo está com juddering, não comeces com jogos/demos com muito movimento, mal comeces a sentir os primeiros sintomas deixa de jogar e descansa durante várias horas até voltares a usar novamente e experimenta tomar chá de gengibre já que muitas pessoas dizem que ajuda.
 
Obrigado pelas dicas.
Eu tenho tido bastante cuidado e mal começo a ficar um pouco tonto tiro os Rift.
Descobri que o que me está a fazer mais "confusão" é parecer que a imagem está em Zoom (não sei se isso tem a ver com o FOV ou não). Comprei o Vorpx que permite "afastar" um pouco a imagem e consegui estar a jogar Skyrim durante mais de uma hora sem me sentir mal. Não é a solução ideal porque se perde um pouco de imersividade, mas de qualquer forma é muito mais fixe que no monitor.
Tenho que ver como afastar a imagem no DiRT 2 que é um jogo que tem um Zoom exagerado, parece que temos a cara sobre o volante.

Quem tem delirado com o Rift é o meu filho, estou com inveja dele. Joga jogos de corridas, anda na montanha Russa e joga minecraft sem nunca ficar mal disposto...esta juventude já nasceu para isto :)

Edit:Também verifico que o meu refresh rate no DIRT2 e Skyrim fica igual ao do monitor, que são 60MHZ, existe a hipótes de forçar os 75MHZ no RIFT dentro dos jogos? Alguém já conseguiu resolver este problema?
 
Última edição:
Eu recomendava não jogar a 60Hz visto que quanto maior a frequência, melhor para combater o sim sickness e a 60Hz também não usa low persistance o que provoca blur e também pode ser pior para quem sofre se sim sickness.

Supondo que estás a usar o DK2 em extended mode (visto que em direct devia forçar os 75Hz), a solução mais simples para usares o DK2 a 75Hz é sacares este programa: Unofficial VR Game Manager/Launcher - By Bilago

Este programa tem algumas opções que ajudam mas a principal opção é que torna o DK2 como o monitor principal ao ligar o jogo e ao sair do jogo volta a colocar o monitor que estava antes como monitor principal. Se não quiseres usar o programa também podes fazer à manual na configuração da resolução e também coloca o DK2 à esquerda na disposição dos monitores visto que ajuda por alguma razão que desconheço.
 
Parece que a Oculus Rift e a Samsung estão mais ligados do que nunca:
http://www.roadtovr.com/samsung-gear-vr-powered-oculus/


3º Report.
Já me estou a Habituar e custa-me menos utilizar o Oculus. Daqui a uns dias já estou a fazer maratonas.
O Link que indicaste é bem fixe, e resolveu-me alguns problemas tenho que ver é se dá para usar com o Vorpx.
Algum jogo de corridas que aconcelhes para Newbies? Não consigo por a correr o Live for Speed no Rift.
 
Pessoal estou mesmo a pensar encomendar o DK2 esta semana, 380€ certo?
Alguem tem algum conselho, dicas, ajuda? Acham que se encomendar esta semana sempre vamos receber daqui a 6 a 8 semanas como eles dizem la no site?

A minha decisão de comprar o dk2 é simplesmente porque eu sou completamente fanatico por realidade virtual desde que sou miudo e quando vejo videos do pessoal a correr o demo da roallercoster e a reação que eles têm deixa me completamente louco, deve ser uma sensação unica. Eu sei que podia esperar pelo CV1 que vai ter melhoramentes e talvez custar um pouco menos... mas Só vai sair provavelmente no final de 2015 e o Hype está me a matar... é muito tempo de espera. Visto tambem que eu tenho grande intuito de jogar jogos "Normais" com o oculus, mas sim curtir simplesmente o VR dos Simulators que hà agora tipo Tuscany, Rollercoster etc.

O que dizem ?
 
Back
Topo