Microsoft reclama 336 mil euros à Câmara da Guarda

Status
Fechado a novas mensagens.
O que não faltam são empresas... aliás, digam lá uma grande empresa na área da tecnologia que use o Windows para fornecer serviços(Microsoft não conta)?
Só aquelas que tem de disponibilizar software para os utilizadores é que o usam, e mesmo assim os servidores quase garantidamente não são Windows, e boa parte dos developers é provável utilizarem OS X.

De resto as pequenas/medias empresas são aliciadas a não o fazer. Ai sim, sai-lhes mais barato, não porque estejam muito dependentes do suporte da Microsoft, mas porque os próprios funcionários sabem dar suporte, sabem auto-ajudar-se. Assim está claro que sai mais barato utilizar o Windows, quando somos um dos países com menos adoção relativa de outros sistemas, arranjar suporte para Windows é fácil, há aos montes.

Mas se o Windows é assim tão melhor financeiramente, porque é que qualquer, repito QUALQUER, pais no norte da Europa, tem entre duas a oito vezes a nossa taxa de adoção de GNU/Linux(que nem a 1% chega perto)? É porque seja dispendioso? Não parece, eles é que estão bem, não somos nos que cada vez mais pobres somos.
É que nem é preciso ir muito longe, temos já aqui Espanha que dá muito mais relevo a sistemas não Windows do que nós...
 
No mundo empresarial, nomeadamente banca/seguros, usam bastante tecnologias microsoft, quer com aplicações, quer com servidores. E têm muitas empresas (grandes e pequenas) que lhes fornecem serviços.

E servidores windows não são assim tão pouco usados: http://www.neowin.net/news/microsoft-iis-marketshare-threatens-to-overtake-apache
Sim, eu falei "na área da tecnologia", que foram os exemplos dados pelos users.

Mais uma vez, cuidado com as fontes. Sites pró-microsoft não são boas fontes para este topico.
Primeiro resultado de busca que obtive foi: http://w3techs.com/technologies/overview/web_server/all
Ou seja:
Apache 60.0%
Nginx 21.5%
Microsoft-IIS 13.6%

Se bem que na wikipedia, é um pouco diferente. O ISS aparece muito melhor.

Se os dados forem realistas, não estou a ver o ISS assim tão bem. Até porque mesmo que o Apache está a perder share, sim, mas para o NGINX.
 
caso não tenhas reparado, a fonte da wikipédia é a mesma do artigo que eu coloquei.
Eu quando vi, vi mais na diagonal. Só dei o reparo para levar os sites pró-microsoft com um grain of salt.
Estive a ver mais atentamente, e cada fonte tem os dados completamente diferentes da anterior. Há uma disparidade muito grande.
Quando eles falam de percentagem de market share como é que isso é calculado?
User A tem dois computadores a correr x, e user B um a correr y.
Como é que é calculado o share? 66% x - 33% y, ou 50% x - 50%y? É por users ou por numero de maquinas?



Só nos filmes de hollywood, em startups e em Silicon Valley. No mundo real, é Linux e Windows, e é até uma distribuição equilibrada, tanto em workstations como servidores.
Olha que não sei não. Vejo muito vídeo por ai, softwares, e tudo mais, desenvolvidos em OS X.
Por exemplo, para dar um exemplo concreto, o software Darktable, só existem builds para Linux e OS X, porque dos dev's deles, nenhum é de Windows(pelo pouco que sei).
Cá em portugal é que o Windows é uma fatia ridícula, tipo uns 98%, no resto do mundo anda pelos 94% e a decrescer. Parece que não mas faz muita diferença. Seriam só menos umas 300 e tal mil pessoas a usar o Windows.

Na maioria dos casos nem dá para manter a 'suspension of disbelief' de tão irrealista que é...

*cof* House of Cards *cof*
Não seja por ai. De facto há muitas coisas incoerentes, provavelmente muito bem pagas, mas OS X não é o único.
Também existem n series que dão a entender que o Windows é uma maravilha que até tira cafés.
Exemplo: Investigação criminal(julgo eu), em que aparece um gajo de lado nenhum que saca de um surface, toca num quadrado ao calhas, e imediatamente aparece um mapa a apontar o esconderijo dos bandidos, enquanto que o aparelho o projeta numa enorme parede.

[/OFFTOPIC]
Já se fala de todos os universos e utilizações possíveis, mas voltemos ao tópico.
É mesmo preciso disto todo para concluir se não haveria nenhum sistema viável á tal câmara, que desempenhasse a mesma função que os Windows desempenham?
 


Só nos filmes de hollywood, em startups e em Silicon Valley. No mundo real, é Linux e Windows, e é até uma distribuição equilibrada, tanto em workstations como servidores.

Em web development, OSX é mt usado. Estou na area, e do que vi, sao poucos os q usam windows.
 
Experiências pessoais não costumam ser muito representativas, pois para cada empresa que nós "vemos" pessoalmente, há 500 a usar outras coisas. Talvez daqui a uns anos quando esta bolha das startups se espalhar mais e se estabelecer pelo mundo vejamos alterações nisso.
 
Again: Estou a falar a nível de PROGRAMAÇÃO. Código.
Imagina que precisavas de um programa que 10 em 10 segundos abra um ficheiro docx, ou odt ou whatever e edite esse ficheiro com a hora actual. Por fim, gera-te um PDF.
Fazer isto nas soluções open source é um massacre, sendo mesmo impossível para as coisas que eu preciso.

Estava a ler o tópico e deparei-me com esta resposta...
Estou num projecto onde um dos requisitos foi integrar WebODF na aplicação para ler, editar e gerar documentos ODT, isto para um cliente todo MS oriented.
Tanto quanto sabemos, não há nada do género para os DOCX.

Já agora, libs OSS para abrir/ler/gerar ODTs há aos pontapés por aí...
 
Experiências pessoais não costumam ser muito representativas, pois para cada empresa que nós "vemos" pessoalmente, há 500 a usar outras coisas. Talvez daqui a uns anos quando esta bolha das startups se espalhar mais e se estabelecer pelo mundo vejamos alterações nisso.
Pois... mas mas lá que pelo técnico(principalmente na SINFO), se vê pessoal aos pontapés a debitar em OS X é facto. Eu não ando lá e facilmente se vê.
(Estereótipo) Vocês users de Windows é que já estão tão habituados cada vez que vêm um OS X/Linux a pensar "weirdo","hipster" e/ou"geek" que nem notam que não somos assim tão poucos e insignificantes como isso.
 
Última edição pelo moderador:
Pois... mas mas lá que pelo técnico(principalmente na SINFO), se vê pessoal aos pontapés a debitar em OS X é facto. Eu não ando lá e facilmente se vê.
(Estereótipo) Vocês users de Windows é que já estão tão habituados cada vez que vêm um OS X/Linux a pensar "weirdo","hipster" e/ou"geek" que nem notam que não somos assim tão poucos e insignificantes como isso.

"Somos" ? Isso é alguma claque? :P Linux/OSX por mais próximos que estejam a nível de base e partilha de código/frameworks/utilidades, continuam a estar bem longe um do outro. Eu preferia ter que usar Linux do que algo vindo da apple mas isso sou eu.
 
Pois... mas mas lá que pelo técnico(principalmente na SINFO), se vê pessoal aos pontapés a debitar em OS X é facto. Eu não ando lá e facilmente se vê.
(Estereótipo) Vocês users de Windows é que já estão tão habituados cada vez que vêm um OS X/Linux a pensar "weirdo","hipster" e/ou"geek" que nem notam que não somos assim tão poucos e insignificantes como isso.
O que eu penso ou deixo de pensar é irrelevante para os factos, que são inegáveis. Se tens que recorrer a Ad Hominem para discutir um assunto tão simples quanto shares de mercado empresarial, então por mim a conversa acaba aqui.
 
"Somos" ? Isso é alguma claque? :P Linux/OSX por mais próximos que estejam a nível de base e partilha de código/frameworks/utilidades, continuam a estar bem longe um do outro. Eu preferia ter que usar Linux do que algo vindo da apple mas isso sou eu.
Essa parte era um argumento ao haver mais market share que não o de Windows em certas areas, dado que "experiências pessoais não contam", e visto que estatísticas também não são um bom exemplo em Portugal(somos um pais muito abaixo da média dos países desenvolvidos).

Não era minha intenção de todo sugerir a utilização de OS X numa câmara municipal. Também não gosto nada de OS X, mas reconheço-os como um market existente, não como uma minoria elitista que nem vale a pena considerar. Eles por cá também não são muitos, mas na área das tecnologias encontram-se bem.

O que eu penso ou deixo de pensar é irrelevante para os factos, que são inegáveis. Se tens que recorrer a Ad Hominem para discutir um assunto tão simples quanto shares de mercado empresarial, então por mim a conversa acaba aqui.
Eu mencionei que era um estereótipo, não ataquei ninguém diretamente, mas se vamos por factos, é facto que tal estereótipo é verdade para muita gente.

Quem é que vai meter computadores, por exemplo, numa câmara municipal com um SO que os técnicos, sabem que o pouco pessoal que conhece vai pensar logo aquilo como sendo uma coisa para nerds, uma esquisitice?
Eu que estou dentro da área da programação, já de vez em quando levo indiretas por utilizar uma coisa esquisita, e que o Windows "também é gratuito e faz x y z", quanto mais meter isso á frente do povo.

Não que não sirva, mas nunca vai acontecer, porque há instalada a ideia que os SO's alternativos a Windows, são para elites.

EDIT:
Completamente in-topic, definitely worth a look.
http://www.themukt.com/2014/09/04/microsoft-part-problem-solution-munich/
 
Última edição:
Eu mencionei que era um estereótipo, não ataquei ninguém diretamente, mas se vamos por factos, é facto que tal estereótipo é verdade para muita gente.

Ah, então és daqueles que gosta de tentar reescrever a história em vez de admitir um erro, pedir desculpa e seguir em frente? O fórum é público e tem registo de tudo.

(...)Vocês users de Windows é que já estão tão habituados cada vez que vêm um OS X/Linux a pensar "weirdo","hipster" e/ou"geek" que nem notam que não somos assim tão poucos e insignificantes como isso.

Parece-me um ataque bastante direto, ao contrário do que disseste. E estás-te a projetar com tanta força... Custa-te assim tanto saber que estás numa minoria? Sim, és um "weirdo","hipster" e/ou"geek" pelo simples facto que 90% dos utilizadores de PCs usarem outra coisa, tu estás nos 5%. Deal with ti.
 

A fonte mais perto da origem que se arranja na web é no Ciência Hoje. O artigo apenas fala num levantamento de custos informáticos associados ao software de GIS que é caríssimo. Tenho um amigo de Geografia na UC e ele queixa-se do mesmo. Um levantamento de custos atuais não é uma receita para calcular quanto se pouparia. Há custos de software na mesma (licenças REHL, suporte, migração de todos os terminais) e ainda os enormes custos de migração e perda de produtividade temporária. No fim de tudo contado, o saldo não é assim tão positivo e tudo o que é Office torna-se impossível conviver com o resto do mundo em termos de formatos de documentos.

Enfim, é uma dor de cabeça cheia de custos, mas a verdade é que tem potencial para reduzir bastante os custos a longo prazo e concordo que governos não deviam usar exclusivamente software de UMA empresa para 90% do seu funcionamento, ainda por cima quando este software é proprietário.

No caso em particular dos sistemas GIS, se houver alternativas Open-Source ou que no mínimo haja versões do software para Linux, então a UC fazia bem em começar onde pode.
 
Bom Dia

Este tópico já se desviou demasiado do seu objectivo inícial sendo agora uma discussão de open source vs "Closed" source

Fechado!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo