Coconut Battery - Resultados

ricardo_jl

Power Member
Boas pessoal,

Um colega meu perguntou-me o que achava dos resultados que obtive no Coconut Battery relativos ao meu Macbook Air 13' (Mid 2013).
Achei que poderia colocar cá os resultados e dar início a um tópico onde poderemos partilhar os resultados obtidos nesta ou noutra app semelhante.

http://s23.postimg.org/72dvzq6hn/Coconut_Battery.png

Se por acaso tiverem algum comentário ou dica a partilhar agradeço.
Acham que a utilização (tendo me conta os dados fornecidos) é adequada?
Parecem-me poucos ciclos para o período considerado. No entanto, o desgaste não é significativo (<5%)

Abraço
 
Última edição:
Parece-me normal. Estou com 19 ciclos e 97,6%. Tenho-o desde Junho de 2013. E está descansado que o coconutBattery é bastante fiável.
 
Nada de anormal. A percentagem apresentada é estimada. Tenho um MBP com 830 ciclos (faz em dezembro 3 anos) e os meus valores já oscilaram entre 97% e 88%... e agora está em 93%. Quando digo oscilaram é mesmo isso! Sobem e descem. O algoritmo usado para o cálculo baseia-se em múltiplas variáveis, das quais a autonomia média. Noto que, quando uso aplicações mais exigentes em modo de bateria, a estimativa baixa uns pontos. Ao fazer uma utilização mais leve, a estimativa sobe após alguns ciclos.
 
Muito obrigado pelos comentários e pela partilha. Também tenho um MBA desde Julho de 2013 e conto com valores parecidos (~97% com uns 30 e tal ciclos). Achei importante criar um tópico de casos reais pois ainda hoje lemos muitas dúvidas e medos quanto à utilização da bateria e formas de a poupar. Quando pensamos que estamos a poupa-la ao não a utilizar acabamos por gerar o efeito contrário.


Mais uma vez, muito obrigado companheiros pela partilha e pelos comentários
 
Nada de anormal. A percentagem apresentada é estimada. Tenho um MBP com 830 ciclos (faz em dezembro 3 anos) e os meus valores já oscilaram entre 97% e 88%... e agora está em 93%. Quando digo oscilaram é mesmo isso! Sobem e descem. O algoritmo usado para o cálculo baseia-se em múltiplas variáveis, das quais a autonomia média. Noto que, quando uso aplicações mais exigentes em modo de bateria, a estimativa baixa uns pontos. Ao fazer uma utilização mais leve, a estimativa sobe após alguns ciclos.

Tens alguma dica/comportamento que possas partilhar para que a bateria apresente essa boa saúde? Mesmo a 88% com 830 ciclos é impressionante. A Apple estima que sejam perdidos 20% após os 1000 ciclos.
Seria importante se te for possível indicar um ou outro cuidado a ter para conseguirmos esse bom desempenho.

Abraço
 
Creio que a melhor dica que te posso dar é para não ficares obcecado com as estimativas. Controlar sim mas não ficares demasiado preocupado. A Apple disponibiliza no site deles os cuidados a ter.

No meu caso, só 1 vez fiz a calibração. Preciso do PC com muita frequência para levar a cabo o método conhecido de calibração. Não tenho um padrão rigoroso, mas de facto tiro partido da bateria. Mesmo tendo corrente perto, uso-a até chegar aos 15-20%. Depois fica ligado até ser necessário. De facto tento que fique com carga completa, mas isso já é um pouco mania. Se usar aplicações pesadas então fica ligado à corrente, mesmo que esteja a 80% por exemplo.

Vão possivelmente dizer-te que as baterias de lítio não sofrem efeito memória (é um facto!) e que podes usar e abusar. Ou seja, ligar quando te apetece. Lendo alguma informação presente em fabricantes de baterias ou em análises disponíveis online, ficamos um pouco confusos. O que retive dessas leituras foi, e aqui admito ser corrigido por quem esteja melhor informado:
- As baterias sofrem um decaimento natural a partir do momento do seu fabrico;
- Os ciclos cargas/descargas aceleram este decaimento;
- Os iões são para ser exercitados, ou seja, se não forem ficam como nós; ;)
- Não deixar uma bateria armazenada nem totalmente carregada nem totalmente descarregada (o valor recomendado parece situar-se os 40%);
- Fazer um ciclo descarga completa/carga completa regularmente (tenho dúvidas na descarga completa, uma vez que tal não é recomendável);
- Tentar manter a bateria tão fria quanto possível. Os iões são excitados com o calor e tendem a ter comportamentos indesejáveis.

Há muitos relatos de quem tem o portátil (macbook) há 5/6 anos e a bateria ainda está nos 70-80%. É fruto do cuidado que a Apple tem nas baterias que escolhe. Há 5/6 anos os outros fabricantes não o faziam. E os que colocavam baterias melhores (autonomia) ou eram volumosas ou mais tarde a longevidade era sofrível. Naturalmente, só em topos de gama. Quanto a mim a ideia era: após 2 anos a aquisição de baterias era vista como uma oportunidade de negócio. Colocar a bateria ao lado o sistema de refrigeração do processador/gráfica dá-me motivos para acreditar nisso.

Atenção: não sou um fanboy, mas sou técnico informática há quase 20 anos e sei reconhecer tanto o bom como o mau, sem distinção. Nas baterias dos macs a Apple é muito boa.
 
Boas, não tenho Macbook Air mas sim Retina late 2013, e com 4 meses já tem 49 ciclos uma vez que mesmo usando-o na secretária não estou com o carregador ligado, estarei a abusar dos ciclos ou deixo tar? Já tive a fazer contas em média 1 ciclo dura-me pa 2 ou 3 dias, e atendendo que a bateria só começa a desgastar-se seriamente após os 1000 ciclos, provavelmente terei bateria pa 6 anos, que acham?
 
com 4 meses já tem 49 ciclos uma vez que mesmo usando-o na secretária não estou com o carregador ligado, estarei a abusar dos ciclos ou deixo tar?
Se ele está na secretária acho que o podias ter ligado à corrente. Não custa nada e, sendo que a bateria desgasta-se mais com uma maior quantidade de ciclos, sempre lhe prolongas a vida. Pode ser a diferença entre daqui a três anos te durar 6 horas ou durar 3 horas.
 
Se ele está na secretária acho que o podias ter ligado à corrente. Não custa nada e, sendo que a bateria desgasta-se mais com uma maior quantidade de ciclos, sempre lhe prolongas a vida. Pode ser a diferença entre daqui a três anos te durar 6 horas ou durar 3 horas.


Sim... e não! :-) A virtude está no meio, creio. A bateria precisa de uso, mas neste caso seria muito moderado. Segundo li, ao estar permanentemente ligado, o controlador deixa a bateria descarregar um pouco para voltar a carregar. Julgo que se chama "trickle charge". Na verdade, é como se viesse até aos 90% e voltasses a ligar. Mas assim, não estarás a atualizar o controlador e estes ciclos (por exemplo 10x10% = 100%) não são contabilizados, mas existem. Daí, talvez, a surpresa de alguns utilizadores ao se depararem com estimativas relativamente baixas quando têm um número de ciclos completos baixos também. O que explica também a expressão de que não faz qualquer diferença estar ligado ou não. O desgaste existe sempre, mas pode ser acelerado ou não dependendo das boas práticas. Li também algures num estudo de uma universidade norte-americana (penso que era de Berkeley, mas não estou certo - perdi o link) que o desgaste provocado pelo mau uso só acelerava o desgaste em cerca de 10%, logo é pouco significante. O que reduz - e muito - a longevidade da bateria é o calor.

Mas esta não é a minha área e só posso referir-me ao que li, de memória. Por isso admito alguma imprecisão. Certamente haverá explicações cientificamente corretas ou melhor explicadas. É uma questão de pesquisar.
 
Sim... e não! :-) A virtude está no meio, creio. A bateria precisa de uso, mas neste caso seria muito moderado. Segundo li, ao estar permanentemente ligado, o controlador deixa a bateria descarregar um pouco para voltar a carregar. Julgo que se chama "trickle charge". Na verdade, é como se viesse até aos 90% e voltasses a ligar. Mas assim, não estarás a atualizar o controlador e estes ciclos (por exemplo 10x10% = 100%) não são contabilizados, mas existem. Daí, talvez, a surpresa de alguns utilizadores ao se depararem com estimativas relativamente baixas quando têm um número de ciclos completos baixos também. O que explica também a expressão de que não faz qualquer diferença estar ligado ou não. O desgaste existe sempre, mas pode ser acelerado ou não dependendo das boas práticas. Li também algures num estudo de uma universidade norte-americana (penso que era de Berkeley, mas não estou certo - perdi o link) que o desgaste provocado pelo mau uso só acelerava o desgaste em cerca de 10%, logo é pouco significante. O que reduz - e muito - a longevidade da bateria é o calor.

Mas esta não é a minha área e só posso referir-me ao que li, de memória. Por isso admito alguma imprecisão. Certamente haverá explicações cientificamente corretas ou melhor explicadas. É uma questão de pesquisar.

Em suma e usar à vontade dentro dos limites sem grandes abusos, agradecidos pela info ;)
 
Creio que a melhor dica que te posso dar é para não ficares obcecado com as estimativas. Controlar sim mas não ficares demasiado preocupado. A Apple disponibiliza no site deles os cuidados a ter. CONCORDO A 100%

No meu caso, só 1 vez fiz a calibração. Preciso do PC com muita frequência para levar a cabo o método conhecido de calibração. Os iDevices com baterias não amovíveis (caso do Macbook Air e iPhone) não necessitam de calibrarão (Fonte: Apple).

Vão possivelmente dizer-te que as baterias de lítio não sofrem efeito memória (é um facto!) VERDADE e que podes usar e abusar. Ou seja, ligar quando te apetece. Lendo alguma informação presente em fabricantes de baterias ou em análises disponíveis online, ficamos um pouco confusos. O que retive dessas leituras foi, e aqui admito ser corrigido por quem esteja melhor informado:
- As baterias sofrem um decaimento natural a partir do momento do seu fabrico; CONFIRMO
- Os ciclos cargas/descargas aceleram este decaimento; CONFIRMO
- Os iões são para ser exercitados, ou seja, se não forem ficam como nós; ;) CONFIRMO
- Não deixar uma bateria armazenada nem totalmente carregada nem totalmente descarregada (o valor recomendado parece situar-se os 40%); SEGUNDO A PRÓPRIA APPLE O RECOMENDADO SERÃO OS 50% - Fonte
- Fazer um ciclo descarga completa/carga completa regularmente (tenho dúvidas na descarga completa, uma vez que tal não é recomendável); TAMBÉM TENHO AS MINHAS DÚVIDAS - NÃO É RECOMENDADO DESCARGAS COMPLETAS POIS HÁ UM STRESS ACENTUADO NA BATERIA
- Tentar manter a bateria tão fria quanto possível. Os iões são excitados com o calor e tendem a ter comportamentos indesejáveis. CONFIRMO

Atenção: não sou um fanboy, mas sou técnico informática há quase 20 anos e sei reconhecer tanto o bom como o mau, sem distinção. Nas baterias dos macs a Apple é muito boa.

As minhas pesquisas e informações recolhidas confirmam grande parte do teu excelente e completo post. Pelo que vou vendo, as pessoas tendem a dar o devido valor aos Macs, pela qualidade de construção, pelo ecossistema, pela integração quase perfeita entre Hardware e software. No entanto têm receios dado o valor que pagam (medo em danificar a bateria, valor da substituição das não amovíveis...). E como as baterias sempre foram um problema, é normal este tipo de dúvidas, mitos e questão surjam. É pena ver colegas tão preocupados com o desgaste da bateria que nem aproveitam a 100% a grande máquina que têm (atenção que não estou a julgar ninguém, "cada cabeça sua sentença").
Pretendi, portanto, criar um tópico simples que respondesse a essas pequenas dúvidas e desmistificasse as baterias e seus "problemas". Há a preocupação excessiva que nos pode levar a não usufruir do Mac na tua totalidade. O que é um desperdício.

Obrigado pela participação e pela partilha.
Um grande abraço!
 
Estou quase a chorar... ;)
Um excelente post a desmistificar e explicar de forma exemplar que devemos utilizar as coisas, e não deixar que elas nos utilizem, e depois um agradecimento sincero e sereno.

Coisa rara nestes dias que correm.
Obrigado aos dois.
 
Estou quase a chorar... ;)
Um excelente post a desmistificar e explicar de forma exemplar que devemos utilizar as coisas, e não deixar que elas nos utilizem, e depois um agradecimento sincero e sereno.

Coisa rara nestes dias que correm.
Obrigado aos dois.

Ironia à parte, acho que nos preocupamos tanto que acabamos por não usufruir na totalidade daquilo que compramos. Os iPhones, os Macs e tudo o mais devem servir-nos e não o contrário. O caso do iPhone é o mais flagrante. Li recentemente as colusões de um estudo que dizia que os utilizadores de iPhone tendem a queixar-se mais da falta de bateria mas são os que utilizam mais os seus equipamentos face a outras marcas com outros OS. Usem e abusem apesar dos pequenos e SIMPLES cuidados

Um abraço para ti também #henrique2
Pelos comentários noutros tópicos vejo que gostas de usufruir de todos os teus idevices ("gosto do toque frio do metal" penso ser umas das tuas frases)
 
Estou quase a chorar... ;)
Um excelente post a desmistificar e explicar de forma exemplar que devemos utilizar as coisas, e não deixar que elas nos utilizem, e depois um agradecimento sincero e sereno.

Coisa rara nestes dias que correm.
Obrigado aos dois.


Não tens de quê, henrique2. Já por diversas vezes li respostas tuas e dá para perceber que tens uma opinião ponderada. Limitei-me a partilhar informação, tal como muitos partilharam antes de mim. Espero que seja útil a alguém. Quem quiser informações detalhadas pode pesquisar os inúmeros sites que analisam estas coisas com pormenor e sentido científico.

off-topic: O que me desagrada nos fóruns (em geral) é ler opiniões e julgamentos de quem não tem a mínima noção do que está a dizer. Gosto de ler críticas - positivas e negativas - mas tem outro valor argumentar com fundamentação. De outra forma, acaba por ser uma perda de tempo que nada acrescenta. Às vezes pergunto-me se existe a percepção de que a concorrência tem o efeito colateral de termos produtos melhores do que teríamos do que se houvesse um monopólio. Isto acrescido de um preço mais baixo, tantas vezes. Mas compreendo que, quem nunca teve de programar ou conceber um produto para utilização de pessoas, não faz ideia do esforço e do trabalho que está por trás. E nem sempre bem pago.
 
Back
Topo