Problema Disco engasga o sistema todo

cachirro

Power Member
Bons dias,

nada de errado existe com o sistema, todo o comportamento é perfeito.

O que noto, é quando mando mover algo para outro disco, ou mesmo copiar entre o próprio disco, todo o sistema entra em paragem cardíaco, algo tão simples como mudar para outro tab no browser é algo para demorar ou mesmo gerar crash do browser, mudar de programas, etc. , a atividade do disco dispara para 100% e tudo praticamente se fica sem acesso, é preciso esperar que a operação termine para voltar a usar o pc.

uma alternativa, é reduzir a velocidade de cópia, assim o pc continua a funcionar normalmente.

Como sei que o problema é este disco? Porque se fizer o mesmo com o outro, nada de mal acontece.

O disco em questão é um Caviar Black WD1001FALS, que nem testes da marca, nem de outros programas lhe detectam qualquer problema.

Comprei este disco para ter performance, e um outro barato, e este que me dá problemas. Isto arrasta-se faz meses.

Alguém consegue ajudar? Obrigado.
 
estranho nenhum programa estar a detectar erros nesse disco....uma vez que os sintomas parecem todos indicar uma possível anomalia do mesmo...
experimenta as seguintes opções a ver se alguma resolve o preoblema:

1. Mudar o cabo sata
2. mudar de porta sata
3. se for possível liga a outro cabo de alimentação
4. formata o disco e verifica se o problema persiste

experimenta uma solução de cada vez...e vai verificando se o problema se resolve
 
Qual mo sistema operativo?
Se for o windows pode ser algo a engasgar o processo "explorer.exe". Verifica no "gestor de tarefas" se não tens nenhum processo "estranho" a consumir muito CPU.
Também podes ter o disco muito fragmentado e a necessitar de ser desfragmentado.
 
Boas,

Antes de testar as dicas do SkyWalker, aconselham algum programa que teste o desempenho do disco? Para verificar se apesar de não serem detetados problemas, pode pelo desempenho se verificar algo.

Relembro que, e talvez dê ajuda a alguém mais entendido, se nesse processo de mover gigas, em que de imediato engasga tudo, eu limitar a velocidade de transferência de dados (total commander) o problema já não acontece.

ps: instalei o trial do performancetest 8, e todos testes dão normais.

pps: o SO é win7-x64, em que o C é um SSD só com o windows, o E é mero armazenamento de bibliotecas, fotos, etc, e o D (onde há o problema) é o disco de trabalho, onde estão os programas, os temp, os appdata, docs, pagefile, etc etc
 
Última edição:
aqui ficam mais dados, fiz um pequeno teste, em que apenas copiava um ficheiro do disco para o outro disco, e monitorizei o desempenho, isto em dois ambientes diferentes, modo de segurança, e modo normal

Em modo de segurança, correu em 69s 74s 78s, uma media de 75s
em modo normal correu em 81s 106s 80s.

Ora, se ignorar-mos a vez que demorou 106s, podíamos dizer que em média fica 5s mais lento em modo normal, o que não é grave.

a questão dos 106s, reparei que o raptr estava a mexer em muitos files nesse momento, não sei porquê, nas outras runs, nada mais se intrometeu.

O teste até de ouvido se nota quando o disco está ok, ou quando está a engasgar, pois normalmente não se ouve, mas quando começa no engasgamento, ouve-se bem a agulha a andar no seu stress, foi por este som que eu comecei a notar, pois sempre que sentia que isto estava engasgado, lá se ouvia o pobre disco numa correria a procurar os dados.

Com isto, penso provar que nada de mal existe no hardware, a todos os niveis, senão em modo segurança teria-se revelado.

Uma possível causa, poderá ser o facto de alguns, cerca de 400, ficheiros estarem alojados no fim do disco, na parte mais lenta do mesmo, e todos os outros no incio, isto fará com que o disco tenha de dar "uma ganda bolta" como diziam os gato fedorento.

A questão é que não consigo passar os ditos ficheiros para o inicio do disco, que ali foram colocados por um programa de defrag, quando andei em testes para ver qual o melhor, neste momento uso o Defraggler e nunca os move dali, preciso de algum que force que todos os ficheiros sejam realinhados no inicio do disco.

Obrigado.
 
fiz um teste em minixp, corri o roadkil's disk speed, e algo curioso:
drive "marada" >
sequential read 104mb
random read 4.8mb
access 5.9

outro disco >
sequential read 154mb
random read 46mb
access 0.1

aqui deu diferenças gigantescas, pelo que voltei ao windows e corri uns trials para obter mais dados, mas não tive nada tão escandaloso penso eu.

1aOiO9.jpg

jx3Ued.jpg

5g0lGC.jpg

5QsGZV.jpg


o que acham depois destes testes?
sobre os ficheiros mais perto do fim da drive, não os consigo tirar dali, já corri mais uns 2 ou 3 programas durante a noite, até um boot defrag com perfectdisk trial, e ali continuam, mas é só um aparte, pois isto não faria que o pc engasgasse.

estará o disco cansado? como pode um 3tb normal ter mais performance que um 1tb black edition?
devo formatar a maquina e deixar o ssd levar com toda a carga? (temporary files, docs, pagefile, appdata, etc...)

Obrigado.
 
Não te deixa, porque são ficheiros em uso e obviamente não os podes mexer. Mas normalmente os programas de desfragmentação colocam os ficheiros com mais uso no início e os de menos uso no fim...
Se usaste o perfectdisk deverás ter a opção de "boot time defrag" em "off" mete em "on" no disco e reinicia.
Recomendava "comprá-lo"... É um excelente programa de desfragmentação.

Saca o Hiren's boot cd: http://www.hiren.info/pages/bootcd
Podes fazer diagnóstico dos discos e defragmentar sem ter os ficheiros do sistema em uso.
E depois forçava o windows a usar o disco de 3tb para o ficheiro swap (e o de hibernação).
Em último caso.... troca as funções do 3TB com o de 1TB.

Poderá também ser algo no bios. Estar o modo de transferencia em "ide" e não em "ahci"
 
Sugiro o seguinte :
Passas os dados todos desse disco para outro.
Formatas esse em Low level format.
Testa a transferência de dados.
Durante todas estas operações controla a temperatura do disco e se
notares que aquece em demasia é porque o disco está com problemas de RPM.
 
Não te deixa, porque são ficheiros em uso e obviamente não os podes mexer. Mas normalmente os programas de desfragmentação colocam os ficheiros com mais uso no início e os de menos uso no fim...
Se usaste o perfectdisk deverás ter a opção de "boot time defrag" em "off" mete em "on" no disco e reinicia.
Recomendava "comprá-lo"... É um excelente programa de desfragmentação.

Saca o Hiren's boot cd: http://www.hiren.info/pages/bootcd
Podes fazer diagnóstico dos discos e defragmentar sem ter os ficheiros do sistema em uso.
E depois forçava o windows a usar o disco de 3tb para o ficheiro swap (e o de hibernação).
Em último caso.... troca as funções do 3TB com o de 1TB.

Poderá também ser algo no bios. Estar o modo de transferencia em "ide" e não em "ahci"

a BIOS está AHCI, e aquilo que diz para fazer, eu referi que fiz no post anterior, quando disse "minixp", foi através do hiren's, nem aí os files foram movidos para o início. Sobre o perfectdisk, também já fiz o que sugere, e apesar de o plano de defrag ter os ficheiros de sistema no incio, eles não foram movidos.

Sobre trocar os discos de função, não dá, pois o que está no de 3TB não cabe no de 1TB, mas posso lá colocar pelo menos o swap. Hibernação não existe, foi removida, bem como o restauro.
 
há quanto tempo tens esse disco? Regra geral os discos aguentam facilmente pelo menos uns 3 anos....mas sendo esse um black e tendo garantia de 5 anos é porque esta preparado para durar bem mais
 
Dos vários testes que coloquei, algo a referir?
O tempo de vida do disco já passou do "normal"?
Se os testes ao disco estão ok, bios dem configurado, disco desfragmentado (fora uns ficheiros imamovíveis, mas que não devem atrapalhar)...
Tenta fazer cópia usando o teracopy para ver se continua a engasgar-se.
Verifica se os drivers do chipset estão actualizados e sem conflictos. Verifica se não tens nenhum malware com o malwarebytes, ou vírus.
Vi esta solução usando o google... A fonte aguenta tanta coisa ligada?
 
Dos vários testes que coloquei, algo a referir?
O tempo de vida do disco já passou do "normal"?
há quanto tempo tens esse disco? Regra geral os discos aguentam facilmente pelo menos uns 3 anos....mas sendo esse um black e tendo garantia de 5 anos é porque esta preparado para durar bem mais

não me lembro à quanto tempo o tenho, mas vendo no SMART as horas de uso, cerca de 17350, isso dá 2 anos de uso, usando uma média de 10 ao dia, daria uma vida de 5 anos mais ou menos.
 
Se os testes ao disco estão ok, bios dem configurado, disco desfragmentado (fora uns ficheiros imamovíveis, mas que não devem atrapalhar)...
Tenta fazer cópia usando o teracopy para ver se continua a engasgar-se.
Verifica se os drivers do chipset estão actualizados e sem conflictos. Verifica se não tens nenhum malware com o malwarebytes, ou vírus.
Vi esta solução usando o google... A fonte aguenta tanta coisa ligada?

Vou testar o teracopy. Quanto á fonte, não será por aí, estamos a falar duma Nox 700W.
 
Entretanto, esturrei 550€ e mandei vir 3 novos componentes, board, cpu e memoria, pelo que teremos um "coração" novo para a máquina.

Nesta condição, que testes sugerem que faça depois ao disco para ver se o devo continuar a usar, ou se está mesmo com baixo desempenho e o melhor será encostá-lo?

Na instalação de sistema, relativamente ao SSD, são da opinião de "proteger" o mesmo passando temp, appdata, docs, programs, swap para outro disco? ou deixar tudo no SSD? (que lhe baixará o tempo de vida, mas estamos a falar de quanto?)

Obrigado.
 
Eu nunca me preocupei com isso, uso os meus ssd como um disco normal.

pois, não sei que faça, vejo tantos guias para "salvar" a vida dos SSD, e milhentos tweaks a fazer no windows para dar mais tempo de vida também, mas não sei se estamos a falar, por exemplo, em reduzir o tempo de vida para metade, ou algo sem significado como 10%.
 
Podes perfeitamente seguir os guias mal de certeza que não faz, mas como disse já tive e tenho alguns ssd e não perco tempo com otimizações.
 
Mais do que o suficiente para quando perder significativamente performance já estar mais que obsoleto.
Procura por "ssd endurance" que vais ficar surpreendido.
 
Back
Topo