Macbook para Engenharia Informátca

SkillFul

Power Member
Boa tarde!

Vou entrar para engenharia informática e estava a pensar comprar um macbook. Estou indeciso entre:

- MacBook Air 13'' i5-1,4GHz | 8GB | 256GB
- MacBook Pro 13'' Retina i5-2,6GHz | 8GB | 256GB
- MacBook pro 13" Retina i5-2,6GHz | 16GB | 256GB (não sei se nas grandes superficies se encontra..(FxxC ou WxxxxN))
- Macbook Pro 15" Retina i7 2.2GHz | 16GB| 256GB

1. Qual é que aconselham? Existe outro que se enquadre melhor?
2. Acham que vale apena programar num mac (talvez os de 16GB fossem o mais indicado para máquinas virtuais)?
3. Com o de 15" aconselham um monitor externo?
 
Eu acabei de adquirir o MBA i5-1,4GHz | 8GB | 256GB.. chegou hoje de manhã..
Tenho vários colegas em eng. inf MBA's e aguentam na boa.. Eu vou utilizar para isso e para programar para Android e iOS, quando tiver tempo já começo a testar o menino :)
 
Eu acabei de adquirir o MBA i5-1,4GHz | 8GB | 256GB.. chegou hoje de manhã..
Tenho vários colegas em eng. inf MBA's e aguentam na boa.. Eu vou utilizar para isso e para programar para Android e iOS, quando tiver tempo já começo a testar o menino :)

Vai-nos informando!!!


Gostava de mais opiniões ;)
 
Última edição:
Sou programador web e uso um mbp 15'' no trabalho. É suficiente o ecra, mas preciso sempre de um 2o ecra para trabalhar decentemte, a nao ser q apenas use um externo com um tamanho consideravel (24'' +).

De resto pessoalmente uso um retina de 13 e aconselho-te este, em vez do de 15, pq é super leve, portatil e podes sempre ligar a um monitor. A performance é mais do q suficiente.

Se puderes vai para 16gb ram e 256/512ssd. Acho q vale a pena o esforço, mas é a minha opiniao.
 
@SkillFul na minha opinião acho que o MbAir é mais que suficiente para programação, se estivesses mais virado para a área de multimédia design, edição de video, 3D etc, aí aconselhava-te o rMbp, visto que queres um pc para bater código, navegar na internet e mais uma coisa ou outra o MacBook Air 13'' i5-1,4GHz | 8GB | 256GB chega muito bem.
 
Eu bato código todos os dias e a minha opinião é a inversa das acima.
Acho um ecrã pequeno horrivel, e em casa podemos ter um monitor externo, mas na faculdade não. Eu passei a maior parte do curso nas salas de estudo, não em casa!
Para mim a maior chatice de bater código num MacBook é a falta das teclas home, end e delete, que uso constantemente, e ter de usar três teclas para fazer chavetas. Mas isto é colmatado com uma keypad ou até mesmo um teclado externo.
 
Eu bato código todos os dias e a minha opinião é a inversa das acima.
Acho um ecrã pequeno horrivel, e em casa podemos ter um monitor externo, mas na faculdade não. Eu passei a maior parte do curso nas salas de estudo, não em casa!
Para mim a maior chatice de bater código num MacBook é a falta das teclas home, end e delete, que uso constantemente, e ter de usar três teclas para fazer chavetas. Mas isto é colmatado com uma keypad ou até mesmo um teclado externo.

home: cmd+seta esquerda
end: cmd+seta direita
delete: cmd+return

saltar de palavra em palavra: alt+seta (direita ou esquerda).

programar sem estes atalhos é praticamente impossível, e na minha opiniao sao 101% mais intuitivos q um windows.

de resto, estou de acordo q um ecra maior é essencial, mas a portabilidade tb, agr so depende se ele pode usar um monitor externo ou nao.
 
Se comprar um de 13" irei comprar um monitor externo de 24" para casa.

A duvida é entre o Air i5|8gb|256gb e o Pro i5|16gb|256gb...
 
Última edição:
Boas
Para questões académicas qualquer um dos modelos e suficientes não deves ter grande problemas em qualquer editor e o SSD ajuda definitivamente nos acessos aleatórios constantes dos IDE a fazer pesquisa nas bibliotecas para completar e etc, por uma questão de conforto definitivamente o ecrã de 15 é um must mesmo tendo o de 24 externo, relativamente ao desempenho da maquina é como te digo para questões académicas é mais que suficiente para o futuro depende um pouquinho do que viras a fazer mas nada que te tenhas que preocupar por enquanto, no entanto recomendo mesmo assim que dês uma espreitadela de alguns computadores fora da Apple também tem aparecido algumas maquinas engraçadas no mercado!
 
Boas,
eu também vou entra para engenharia informática este ano, e queria aproveitar para fazer pergunta simples.
Para este curso é necessário utilizar muito o windows ?
Basta ter uma virtual machine no mac, para corre os programas que serão pedidos para este curso ou é mesmo necessário ter o windows em bootcamp ?
 
Falando pela minha univ, praticamente não precisas.. e se precisares são coisas muito leves que corres perfeitamente numa VM.. mas dificilmente vais precisar. Agora depende da tua univ..
 
Depende mesmo da universidade onde estiveres =) existe algumas universidade que trabalham quase so com ferramentas da Microsoft mas se fores para Aveiro por exemplo trabalhas mas com Ferramentas Livres programacao em JAVA durante o inicio e depois em C com o GCC, mas nada que te tenhas que preocupar muito com isso basta uma VM com windows ou mesmo bootcamp e tens o assunto resolvido sem grande problema
 
Boas,
eu também vou entra para engenharia informática este ano, e queria aproveitar para fazer pergunta simples.
Para este curso é necessário utilizar muito o windows ?
Basta ter uma virtual machine no mac, para corre os programas que serão pedidos para este curso ou é mesmo necessário ter o windows em bootcamp ?

Na minha faculdade (ISEP), uma VM Windows chega (uso o W8.1 para Visual Studio). Ou melhor, instalas bootcamp e depois pegas no Parallels/VMware e fazes boot desse. Assim tens Windows que podes correr nativo e virtualizado sem precisar de duas instalações.


Tirando o Visual Studio, tudo o resto fazes em VM Linux (Ubuntu, Mint, etc...) ou diretamente no OS X.
 
home: cmd+seta esquerda
end: cmd+seta direita
delete: cmd+return

saltar de palavra em palavra: alt+seta (direita ou esquerda).

programar sem estes atalhos é praticamente impossível, e na minha opiniao sao 101% mais intuitivos q um windows.

de resto, estou de acordo q um ecra maior é essencial, mas a portabilidade tb, agr so depende se ele pode usar um monitor externo ou nao.


Faltaram-te as mais importantes: as chavetas
 
@a monkey on acids , calma que isso são os parênteses rectos. :P

Alt+8 = [
Alt+9 = ]
Alt+Shift+8 = {
Alt+Shift+9 = }

Portanto, os parênteses rectos são como em Windows/Linux, as chavetas é que são diferentes e requerem 3 dedos em vez de 2.
 
Boas...

Como é que se usa o bootcamp e o parallels com uma única instalação de windows?
Pergunto isto porque tenho ambos instalados mas com duas instalações de windows...



Obrigado.
 
Back
Topo