Duvidas Macbook Pro 13'

peterpah

Power Member
Eu nunca tive um Mac e estou a pensar comprar um e queria saber a vossa opinião sobre o Macbook Pro 13' retina de 258gb de ssd uso que o computador vai ter é desenvolvimento de software em diversas linguagens.


Obrigado
 
Última edição:
É como qualquer outro computador. As 13" poderão ser pequenas para programar, talvez tenhas que ligar a um monitor externo senão ficas vesgo ao fim do dia (dependerá da tua idade, obviamente).

Se vens de teclados em Windows, vais perder produtividade até te habituares ao teclado do Mac. Para coisas como as chavetas ("{" e "}"), usadas bastante em C/C++/Java/C#, são precisas uma combinação de três teclas que só consegues fazer usando as duas mãos. Se usares esse tipo de linguagens, vais perder algum tempo com o teclado até te habituares.

Quanto a linguagens, se usas C# não te convém fugir do Windows, pois não sei até que ponto o "Mono" vale em OSX. Tudo o resto, visto que isto é Unix por detrás, funciona bem. Usa o homebrew como package manager (se não sabes o que é um package manager, deixa estar..).

Sinceramente, em termos de linguagens de programação, a minha opinião é a seguinte: (Não considerando se estás a programar aplicações específicas para Windows, ou iPhone, etc.)
- C# -> Usa Windows
- Objective-C e Swift -> Usa OSX
- Tudo o resto -> Usa Linux

Pessoalmente, uso um portátil de 2008 com Linux (Xubuntu) para a minha programação toda (Python, C, Web) e o meu rMBP 13" (late 2013) apenas para as interfaces gráficas específicas para OSX, e para ver se as cenas web ficam porreiras no ecrã retina.

Conheço muita gente que adora a capacidade técnica que obtiveram por usar Macs e OSX (acesso a consola, ferramentas de desenvolvimento, etc.), mas na grande maioria é porque foram de Windows para OSX. Em termos de programação "genérica", principalmente se preferes usar bibliotecas e frameworks open-source, Linux dar-te-á ferramentas muito superiores.

Boa sorte com a escolha
 
Não é por acaso que imensos programadores estão a migrar de Windows para o OS X. O hardware pesa muito, e a Apple faz o melhor hardware em termos de portáteis (é o único portátil em que podes correr sem espinhas Windows, Linux e OS X). O teclado também é fantástico (e o ecrã retina é muito bom). Desta forma, torna-se uma ferramenta útil para muitos programadores. Tens a vantagem de, se algum dia quiseres programar para OS X ou iOS, teres sempre ferramentas excelentes disponíveis.

Mesmo para a grande maioria das linguagens, o OS X faz tudo e mais alguma coisa (metes um bom editor de texto, vim, emacs, Sublime Text, etc...o que gostares) e um compilador e estás bem preparado. Claro que o Linux também faz isso, mas eu gosto de um sistema operativo que me oferece outros programas closed-source para além das ferramentas que uso para programar (e.g. iTunes, App Store, Photoshop, etc...). Como Windows nunca mais será opção para mim (só para jogar e Visual Studio, e já isso dispenso em favor do Mono), OS X it is.
 
Não é por acaso que imensos programadores estão a migrar de Windows para o OS X. O hardware pesa muito, e a Apple faz o melhor hardware em termos de portáteis (é o único portátil em que podes correr sem espinhas Windows, Linux e OS X). O teclado também é fantástico (e o ecrã retina é muito bom). Desta forma, torna-se uma ferramenta útil para muitos programadores. Tens a vantagem de, se algum dia quiseres programar para OS X ou iOS, teres sempre ferramentas excelentes disponíveis.

Mesmo para a grande maioria das linguagens, o OS X faz tudo e mais alguma coisa (metes um bom editor de texto, vim, emacs, Sublime Text, etc...o que gostares) e um compilador e estás bem preparado. Claro que o Linux também faz isso, mas eu gosto de um sistema operativo que me oferece outros programas closed-source para além das ferramentas que uso para programar (e.g. iTunes, App Store, Photoshop, etc...). Como Windows nunca mais será opção para mim (só para jogar e Visual Studio, e já isso dispenso em favor do Mono), OS X it is.

isto!

+1
 
Back
Topo