Primeiro projecto 3D

É normal ser-se melhor numa área. Eu estou/estava mais confortavel a modelar do que qualquer outra das áreas do 3d e talvez a seguir a texturizar e depois esculpir. Por exemplo de animação sei muito pouco.

Quanto mais fores evoluindo, mesmo na modelação, mais vais perceber que ainda falta muito para aprender. Saber modelar tem também a ver com ter uma malha limpa, sem triângulos, só com quadrados, entre outras cenas.

A menos que o c4d tenha mudado muito, os únicos programas para esculpir, são o zbrush e o mudbox. O resto é palha. O maya, o 3d max e o blender também têm sculpt. Ninguém o usa. Para quê andar de triciclo, quando podes andar
De Ferrari?.. o zbrush aguenta com milhões de polígonos com fluidez e podes esculpir ao nível dos poros da pele. E tem altas ferramentas para manipulação de grupos de polys.

Gostei muito de ver o trabalho do Mike Andrew Nash

Em termos de escultura não coloques o Blender e o Cinema 4d dentro do mesmo saco do maya e o 3d max, sou utilizador do Blender, Maya e Zbrush.

O Maya e o 3d Max não dão para fazer escultura, o Cinema 4D e Blender dão.

Acho que o Blender consegue atingir o nivel do Mudbox em termos de escultura e tem muitas ferramentas identicas ao Zbrush.
Hoje em dia se comprares um pc acima dos 500 euros consegues fazer poros muito detalhados em qualquer programa de escultura incluindo o blender.
Apesar do mudbox fazer o seu dever e ter uma interface muito familear, vejo muitos artistas que só usam o Mudbox para pintar e texturizar.
Para mim Zbrush é o melhor software para esculpir, tem ferramentas muito boas, e a nova versão esta sem palavras, recomendo a experiência.
 
Acho que o Blender consegue atingir o nivel do Mudbox em termos de escultura e tem muitas ferramentas identicas ao Zbrush.

????

Mostra-me um trabalho feito com o sculpt do blender e do c4d que iguala os trabalhos top do zbrush. Trabalhos bons, não de pessoal que faz brincadeiras.

Sculpt do blender ao nível do mudbox?.... alguma vez usaste mudbox a sério?...
O paint do windows também tem algumas ferramentas como o Photoshop. Select e tal...

Hoje em dia se comprares um pc acima dos 500 euros consegues fazer poros muito detalhados em qualquer programa de escultura incluindo o blender.
Peço pelo mesmo... tas a igualar o zbrush e o mudbox ao blender e ao resto, quando são água e azeite. Não consegues o mesmo nível de detalhe.



Apesar do mudbox fazer o seu dever e ter uma interface muito familear, vejo muitos artistas que só usam o Mudbox para pintar e texturizar.
Para mim Zbrush é o melhor software para esculpir, tem ferramentas muito boas, e a nova versão esta sem palavras, recomendo a experiência.

Trabalhei com o zbrush mais de 7 anos. Não me tas a dizer nada de novo. Usar o c4d como ferramenta de sculpt é uma perca de tempo. A menos que nos últimos 3 anos tenham chegado ao nível do zbrush ou do mudbox. O que eu duvido.
O mudbox não é muito usado pelo utilizador comum porque não é tão fluido como o zbrush. A pintar texturas dá 15 a 0 ao zbrush. Mas para isso tens o mari.

Mas continuando... o mudbox era uma ampliação da gentle giant ou da -weta digital, não me lembro, antes de ser vendida... por isso é ver os filmes que a gentle giant Fez antes de o vender, para ter uma ideia do quanto ele foi usado.

Rebento com qualquer pc de 500 euros no blender em 2 minutos. No zbrush de certeza que rebento também, mas consigo fazer mais subdivizoes.
 
Última edição:
Eu não disse que o blender e o cinema 4d iguala o zbrush em termos de escultura.:lol:
Dos poucos artistas que usam o blender para esculpir pesonagens, usam em conjunto com o zbrush.
Um deles é o Max Pauliero
ai esta como ele usou o blender para criar um dos personagens, ele usou o zbrush para dar uns retoques.
É claro que a maior parte dos grandes esculptores usam o zbrush para esculpir, porque é uma grande ferramenta especializada e é muito usada por toda industria.
Alguns dos escultores como o rafael grassetti são um bom exemplo do bom uso que fazem no zbrush.

Gostei da analogia do paint igualar o photoshop, eu tenho mudbox instalado no meu pc, acho que é muito parecido com photoshop, gostei muito da facilidade de aprendizagem, no entanto prefiro criar objectos com presisão, base mesh no blender para depois e inserir directamente na escultura, é claro que o mudbox tem algumas ferramentas muito boas na retopologia e curvas entre outras, mas o blender tambem tem (de forma diferente), e para quem quer pagar por um software de escultura vale mais usar o zbrush.

Acho que não é intensão de programas generalistas como Blender, Cinema 4d e Modo ser os melhores numa area especializada.
Ter diversas ferramentas integradas num so programa pode cobrir e trazer rapidez no workflow para quem não tem tempo e custos sufecientes para cobrir uma grande equipa de pessoal especializado.

Comprei o meu pc a um ano por menos de 500 e tal euros, consigo chagar aos 10 milhoes de poligonos e continuar a esculpir sem ter muito lag, já exprimentei esculpir com 50 milhoes e o blender ainda apresenta sinais de vida.:cwm3:
Já no Zbrush consigo chegar a niveis muito superiores e continuar a esculpir numa boa.:victory:
 
Última edição:
Eu não disse que o blender e o cinema 4d iguala o zbrush em termos de escultura.:lol:
Sim, queria dizer mudbox. Desculpa.


Gostei da analogia do paint igualar o photoshop, eu tenho mudbox instalado no meu pc, acho que é muito parecido com photoshop, gostei muito da facilidade de aprendizagem, no entanto prefiro criar objectos com presisão, base mesh no blender para depois e inserir directamente na escultura, é claro que o mudbox tem algumas ferramentas muito boas na retopologia e curvas entre outras, mas o blender tambem tem (de forma diferente), e para quem quer pagar por um software de escultura vale mais usar o zbrush.
Ter um programa instalado e saber usa-lo, vai um passo muito grande. Tou no telemóvel agora, mas mais logo mostro aqui trabalho com o mudbox, que duvido um bocado que se consiga o mesmo detalhe que no sculpt do blender.

No reply anterior, escrevi zbrush erradamente.


Acho que não é intensão de programas generalistas como Blender, Cinema 4d e Modo ser os melhores numa area especializada.
Ter diversas ferramentas integradas num so programa pode cobrir e trazer rapidez no workflow para quem não tem tempo e custos sufecientes para cobrir uma grande equipa de pessoal especializado.

Estamos a falar do nível que os softwares permitem atingir num trabalho, não te budgets ou tempos.



Comprei o meu pc a um ano por menos de 500 e tal euros, consigo chagar aos 10 milhoes de poligonos e continuar a esculpir sem ter muito lag, já exprimentei esculpir com 50 milhoes e o blender ainda apresenta sinais de vida.:cwm3:
Já no Zbrush consigo chegar a niveis muito superiores e continuar a esculpir numa boa.:victory:
Conclusão, o zbrush é melhor para esculpir. Chegámos à mesma conclusão.
Agora aproveita o mudbox que aí tens e vais ver que a esculpir é muito superior que qualquer aplicação generalista.

O cerne da questão era o mudbox estar ao nível do sculpt do blender e do c4d, se bem que o sculpt do c4d, eu não conheço. Mas o único concorrente ao zbrush é o mudbox. Não é o blender ou o c4d. Por isso nem faz sentido igualar o sculpt deles ao mudbox.
 
Muito interessante!
Neste momento já estou meio "parado"...
Voltei aquela fase do "estou aborrecido, não me apetece fazer nada"...

É lixado mas se alguém souber da cura, digam-me!
 
Última edição:
Fácil, cria uma historia para um novo projecto/objecto/personagem. Ou pegas na alguma que já existe, como criar personagens de jogos (de preferência personagens de jogos antigos).
 
Ya, projecto novo.
Mais tarde, ao fim de 5 ou 6 começos de novos projectos, podes voltar a esse... e melhorar, ou ver que mais vale não tocar mais nele lol

Tive montes de projectos assim lol
Quando passados uns meses voltava a pegar neles, via a tonelada de asneiras que tinha feito lol
 
Back
Topo