spintox
Power Member
É normal ser-se melhor numa área. Eu estou/estava mais confortavel a modelar do que qualquer outra das áreas do 3d e talvez a seguir a texturizar e depois esculpir. Por exemplo de animação sei muito pouco.
Quanto mais fores evoluindo, mesmo na modelação, mais vais perceber que ainda falta muito para aprender. Saber modelar tem também a ver com ter uma malha limpa, sem triângulos, só com quadrados, entre outras cenas.
A menos que o c4d tenha mudado muito, os únicos programas para esculpir, são o zbrush e o mudbox. O resto é palha. O maya, o 3d max e o blender também têm sculpt. Ninguém o usa. Para quê andar de triciclo, quando podes andar
De Ferrari?.. o zbrush aguenta com milhões de polígonos com fluidez e podes esculpir ao nível dos poros da pele. E tem altas ferramentas para manipulação de grupos de polys.
Gostei muito de ver o trabalho do Mike Andrew Nash
Em termos de escultura não coloques o Blender e o Cinema 4d dentro do mesmo saco do maya e o 3d max, sou utilizador do Blender, Maya e Zbrush.
O Maya e o 3d Max não dão para fazer escultura, o Cinema 4D e Blender dão.
Acho que o Blender consegue atingir o nivel do Mudbox em termos de escultura e tem muitas ferramentas identicas ao Zbrush.
Hoje em dia se comprares um pc acima dos 500 euros consegues fazer poros muito detalhados em qualquer programa de escultura incluindo o blender.
Apesar do mudbox fazer o seu dever e ter uma interface muito familear, vejo muitos artistas que só usam o Mudbox para pintar e texturizar.
Para mim Zbrush é o melhor software para esculpir, tem ferramentas muito boas, e a nova versão esta sem palavras, recomendo a experiência.