Novidades no Steam para Linux

*biblioteca....
quanto a ports de jogos pra linux, a valve apenas pode assegurar o port dos jogos que produzem, e nem todos devem ser portados (um que será quase de certeza, é o DotA2)

ainda bem que o CS:GO está a ser portado.. é dos poucos jogos q uso diariamente já há uns anitos..
tenho de ver como esta o steamOS, ainda nao me aventurei a instalar outro SO neste pc, visto q funciona com EFI e já li montes de artigos a mencionar problemas entre instalacao de linux+windows 8.1... e ainda é algo com que nao estou familiarizado (u/efi, claro)

Acredito que todos os jogos da valve irão ser portados para linux. 1º porque usam o motor source e depois porque assim vendem muitos mais os próprios jogos.
 
Não é só por vender, a Valve tem todo o interesse em portar todos os jogos deles para Linux para correrem na SteamBox/SteamOS, e assim puxar outros developers a fazer o mesmo como já começou a acontecer.

Eu comprei o CS:GO na summer sale do ano passado porque era óbvio que ia ser portando, era apenas uma questão de tempo.
 
Também acredito que todos os jogos deles vão ser portados. Foi graças a aposta deles que houve e continua a haver este aumento de jogos para linux, e andarem a convencer os developers a desenvolver para SteamOS e depois eles próprios não portarem os jogos deles era um bocado mau
 
Mas o dota 2 está a ser portado
Um.... excuse me?!? What?
O DotA2 já foi portado á muito. Dês de que foi lançado.
Wikipedia:
Release date(s):
Microsoft Windows July 9, 2013
OS X & Linux July 18, 2013

Source: As minhas 130horas...


Já nem me lembrava do SteamBox/SteamOS, está muito morto a meu ver.
Não está de todo. Eles estão a acumular ports, a acabar de portar o CS:GO (que acho que é o ultimo jogo deles sem port), e ainda a trabalhar no controlador.
 
Counter-Strike: Global Offensive Starts Rolling Out To Linux Users

Counter-Strike: Global Offensive is now appearing on Steam for Linux!

One of the most sought after Valve titles by Linux gamers is finally making its way over... Counter-Strike: Global Offensive, the first person shooter update to Counter-Strike: Source that was released for Windows back in 2012. The port has been in the works for Linux for quite some time with Linux driver developers testing against it for months.

Posted earlier this month to the Counter-Strike site was a notice of an update that was preparing the Linux client support. Via SteamDB is now Linux being listed alongside OS X and Windows for supporting the game. There's also aCounter-Strike: Global Offensive Beta Linux Bin.

I just fired up my Steam Linux client on Ubuntu 14.04 LTS and CS: GO is indeed installable!

Though it hasn't yet downloaded fully to know if it's playable or not with this current revision.

Once Counter-Strike: Global Offensive is fully working on Linux, I intend to run a full open-source vs. closed-source driver comparison with Intel HD Graphics / AMD Radeon / NVIDIA GeForce hardware to see how this triple-A game is running and what the graphics requirements look like for this great game. If you want to see this comparison made even larger, please consider subscribing to Phoronix Premium or making a PayPal tip to help support these time-consuming tests.

Counter-Strike: Global Offensive is currently selling in the Steam Store for $15 USD.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTc5NDM


Aí está ele!
 
Agora a % de gamers com linux é capaz de subir um bocado. :)

Edit: e já há benchmark em linux.

embed.php


Fonte
 
Agora a % de gamers com linux é capaz de subir um bocado. :)
Eu não sei porquê mas não estou lá muito confiante nisso. Acho que vamos continuar os mesmos, apenas com mais jogos.
Nos últimos meses os números tem-se mantido os mesmos(até com tendência a diminuir na steam).

Supondo que sou um utilizador de Windows:
Hmm... olha, uma publicidade/artigo/... ao linux que o pessoal diz que é para nerds. Parece nem ser muito mau...
Opção A) Mas pode ser um virus/queimar o computador/ o pessoal diz que é mau e vou para o inferno por experimentar
Opção B) Não sei instalar
Opção C) Yay, consegui instalar. De caminho sem querer apaguei a partição do Windows e a pornografia toda que lá estava.

Supondo que o nosso caro utilizador de Windows, segue o caminho C...
Ok... esta coisa que diz *buntu por todo o lado até nem parece se muito má. Parece até mais simples que o Windows 8.
Vou experimentar jogar um jogo. [Abre-se a rede social de eleição]
Opção A) Carregue aqui e instale o Flashplayer
Opção B) Carregue aqui e instale o Unity3D

Qualquer uma das opções: "O seu OS [já] não é suportado".
Que bela porcaria... bem, ao menos tem steam!
[5 minutos depois]
Nenhum dos meus jogos favoritos dá aqui... eu queria jogar [inserir nome de titulo AAA] e não dá!
Bem, ao menos tenho aqui o Counter Strike:GO... posso experimentar!
[a while later]
Opção A) Nouveau - 0.1fps
Opção B) Intel - 10fps
Opção C) Radeon - 30fps

Supondo a opção C:
Epá, isto é muito mais lento do que no Windows.
Mas que grande porcaria de SO!
Vou espalhar flame nele para sempre, até porque me apagou o Windows. >(

Eis 90% da população. Aos outros 8% não convém/deixam de ser hipsters se mudarem/detestam usar motores de busca/não tem software que precisam para trabalhar, tal como a suite de veneno da Adobe ou o Estúdio Visual da amiga do costume.
 
A respeito destas situações, o projecto SteamOS devia ter integrado o Wine e/ou Pipelight para estes casos, pois não seria por ter uma biblioteca de compatibilidade que deixaria de ter jogos nativos. (Mas eliminava metade das frustações num primeiro nível)
A nível não oficial (o que pode provocar problemas) é possível criar um pipe entre jogos do Windows e o cliente Steam Linux nativo, pois alguém já implementou a ideia:
https://github.com/sirnuke/steambridge

Por experiência minha, a única falha deste wrapper era a falta de suporte de multithreading gráfico, embora exista um patch (extremamente complexo que denomina por CSMT) que mostrou como a emulação Direct3D/OpenGL podia ter um desempenho quase idêntico ao sistema Windows. (E até jogos OpenGL nativos beneficiam deste patch, pois o multithreading gráfico está mal implementado nos drivers OpenGL).
 
Já há comparações sérias sobre rendimento dos jogos em linux vs windows ?
Largas centenas delas. Resume-se a:
Drivers proprietárias:
Nvidia 95-105% da velocidade do windows (AKA, mesma coisa).
AMD 40-80% da velocidade do windows.

Drivers FOSS:
Nvidia 5-20% da velocidade do windows.
AMD 30-90% da velocidade do windows.
Intel 70-95% da velocidade do windows.

Isto assim de cabeça e também com experiência própria. É procurar e encontram-se comparações.

Dada a discrepância absurda de developers nas drivers do Windows, e nas de Linux, tem vindo a melhorar e muito.
Mais uns 5 anos e já está tudo (talvez a nouveau não) à velocidade do Windows ou melhor ainda com o OGL-Next.

Eu detesto ter de dizer isto (dada a natureza proprietária deles) mas Nvidia FTW.
Sem jogos, Intel.

Cumps
 
Largas centenas delas. Resume-se a:
Drivers proprietárias:
Nvidia 95-105% da velocidade do windows (AKA, mesma coisa).
AMD 40-80% da velocidade do windows.

Drivers FOSS:
Nvidia 5-20% da velocidade do windows.
AMD 30-90% da velocidade do windows.
Intel 70-95% da velocidade do windows.

Isto assim de cabeça e também com experiência própria. É procurar e encontram-se comparações.

Tinha a sensação que o Nouveau estava bem melhor. Que o da AMD teve um impulso inicial quando abriram algumas specs, mas que entretanto o nouveau já o tinha ultrapassado. Mas não tenho acompanhado. Não sou muito fundamentalista e uso NVidia com o driver closed source sem problemas.
 
Tinha a sensação que o Nouveau estava bem melhor. Que o da AMD teve um impulso inicial quando abriram algumas specs, mas que entretanto o nouveau já o tinha ultrapassado. Mas não tenho acompanhado. Não sou muito fundamentalista e uso NVidia com o driver closed source sem problemas.
Com a exceção do TK1 (ARM), a Nvidia não contribui nicles para a driver. Quem contribui é maior parte pessoal estilo RH a fazer reverse engineering nas placas. As placas mais velhas e as mais novas tem problemas sérios.
Se eles conseguem +- seguir os progressos do OpenGL é maioritariamente pelas contribuições da Intel(entre outros) para o Mesa.
Tenho ideia que nem o reclocking ainda funciona decentemente.

Pode ser que a Nvidia mude de atitude quando chegarem os Denver, e assim espero. Se não o fizerem, será provavelmente um flop fora do mercado dos telemóveis/tablets quando há tanta alternativa. A ambição deles é meter AArch64 no desktop, vamos ver.
 
A Future Catalyst Update Will Improve CS:GO's Linux Performance

AMD is expected to release an updated Catalyst Linux driver in due time that will improve the frame rates for Counter-Strike: Global Offensive.

While I wrote yesterday about the next Catalyst Linux update having some improvements, a Valve Linux employee shared via a bug report that an updated Catalyst driver due out in the future is expected to enhance Catalyst for Counter-Strike: Global Offensive.

AMD is expected to add an application/game profile to a future Catalyst Linux release that will then enable multi-threading on the driver side to hopefully improve frame-rates and overall performance.

Pierre-Loup A. Griffais of Valve wrote, "We expect performance with the AMD driver will go up when they release an updated driver that has an application profile for CS:GO to enable multi-threading on the driver side."

Counter-Strike: Global Offensive premiered for Linux earlier this week and immediately following that we published the first CS:GO Linux AMD/NVIDIA benchmarks. When AMD has out a significantly updated driver, we'll be sure to run some more CS:GO tests -- I'm also running some more this weekend for the GeForce GTX 980 Linux review that's in progress.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTc5ODQ
 
A future catalyst isto, a future catalyst aquilo...
Eu tenho ideia de ter visto uma quote algures de um funcionário da AMD a dizer que iam mais cedo ou mais tarde (daqui a uns anos) deixar a catalyst de lado (pelo menos em linux). Não sei se vão pegar na atual OSS e dedicar a full-time ou re-escrever uma nova, ainda para mais com o OGL-Next.
A AMD tem menos gente que a Nvidia a trabalhar em drivers. É justificado, estão financeiramente apertados, a divisão de CPU's está a dar para o torto enquanto que as gráficas são mais balanceadas no preço que as Nvidia.
Eu não percebo nada de gestão, mas não faria sentido moverem o pessoal da Catalyst em linux para a OSS? Em vez de ficarem com duas drivers, ficavam só com uma, mas simplesmente funcionaria...
 
A ideia não é ter um ou outro, o Alex Deucher disse várias vezes no fóruns que as Catalyst para Linux são mantidas tendo em vista o suporte para o mercado profissional, enquanto que para o mercado embedded faz mais sentido o uso das open-source, dito isto a intenção creio que seja ter uma "base" cumum a ambos, até porque haverá parte do código das Catalyst que será proprietário.

O artigo inicial que fala da intenção da AMD é este:

Having only one Linux kernel driver for both the Mesa/Gallium3D and Catalyst drivers would in the end also lead to more centralized collaboration and improvements on the driver, less code duplication, and overall a more open-source driver. The user-space Catalyst code would remain closed-source with no indications of that code being opened up, at least not in the foreseeable future. New hardware enablement, features, and other improvements should land much faster too then in the Radeon Direct Rendering Manager kernel driver should there only be this one kernel driver.

In fact, upon hearing about this proposal I immediately had reservations about whether this approach would be technically possible without major changes to both the open and closed-source drivers and whether this work will be accepted to the mainline Linux kernel. While a novel approach and AMD should be applauded for their continued open-source/Linux friendliness, it's probably unlikely that - everything - will pan out as currently planned. It's also not clear whether the existing DRM driver will be used or a new kernel driver written or large modifications to the existing open-source code-base. AMD's Graham Sellers had said, "Whatever happens, we’re hoping that the open source components of both driver stacks (Catalyst and open source) are one and treated as a first-class citizen."
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_catalyst_kernel&num=1

Mas em breve teremos novidades, pois daqui a uma semana haverá uma conferência, XDC 2014 Bordeaux, que contará com a presença do Deucher, e o tema que ele leva à conferência é precisamente o novo open source driver unificado:
AMD's New Unified Open Source Driver
AMD is moving to unify it's current open and closed source Linux drivers over a common, shared, open source kernel driver.

This talk will provide an overview of our plans for the future and the challenges we face as we move forward.

Author: Alex Deucher
http://www.x.org/wiki/Events/XDC2014/Program/
 
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