Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Pode ser que sim, já estou a ver a SIC a mudar para 16:9 depois dos 14:9 da TVI, e a TVI a mudar imediatamente para os 16:9:

...
. TVI: 4:3 > 14:9
...
. SIC: 4:3 > 16:9
. TVI: 14:9 > 16:9
 
Se o 14:9 que a TVI se refere ainda fosse 16:9 com duas pillarbox finas da cada lado ainda não era mau de todo, agora tenho a certeza que a ser verdade o 14:9 vai ser um 4:3 com barras finas em cima e em baixo.
 
Se o 14:9 que a TVI se refere ainda fosse 16:9 com duas pillarbox finas da cada lado ainda não era mau de todo, agora tenho a certeza que a ser verdade o 14:9 vai ser um 4:3 com barras finas em cima e em baixo.

Para a TVI 16:9 é igual a 4:3 com barras pretas grandes em cima e em baixo, como eles acham que isso ia ser desconfortável para as pessoas vão passar a emitir em 14:9 que é 4:3 com barras pretas mais pequenas em cima e em baixo, assim as pessoas vão-se habituando a ter as barras e não deixam de ver o canal quando eles mudarem para as barras grandes, o tal 16:9.

Cada vez mais tenho a certeza que quem trabalha na televisão, não vê televisão, acho que o problema é mesmo esse, senão iam ver que a RTP já transmite quase tudo em 16:9 à mais de um ano e que quase todos os canais de cabo já mudaram para 16:9.
Que eu saiba nem as audiências da RTP, nem as audiências do cabo diminuiram, muito pelo contrário, pelo que sei as audiências da RTP até subiram um pouco e as dos canais de cabo ainda mais.

Depois queixam-se que as pessoas cada vez mais vêm os canais da tv paga...
 
E qual é a ideia de transmitir o programa Factor X em 4:3 com barras pretas em cima e em baixo? E aposto que hoje o futebol também vai ser assim. É que eu não percebo, por um lado acham que as barras pretas são desconfortáveis para o telespectador, mas mesmo assim emitem em 4:3 com as barras lá, ou seja, se transmitissem em 16:9, as barras iam aparecer praticamente da mesma forma (nos aparelhos 4:3) que aparecem actualmente, no entanto para as pessoas com aparelhos modernos em 16:9, iam ter um ecrã cheio, não percebo qual é a dificuldade de perceber isto.
 
, se transmitissem em 16:9, as barras iam aparecer praticamente da mesma forma (nos aparelhos 4:3) que aparecem actualmente

Ou então podiam escolher nos recetores / box a opção 4:3 pan & scan para fazerem zoom à imagem e cortarem as laterais. Nesse caso sim, continuariam a ver como até aqui. Ver mais acima a questão dos grafismos 4:3 safe.
 
Isso era má ideia....porque eles iriam aproveitá-la para as chamadas dos 760
mas mudavam a pergunta e colocariam:
"Gosta de assistir a TV com barras pretas em cima em baixo"?
E ira ficar tudo na mesma como vai de certeza....
 
O que fazia sentido era usar as redes sociais e pedir ao pessoal para fotografar a sua tv.
SIC e TVI adoram Face e Twitter. Com isso já não se preocupam se os velhores tem ou não ;-)

Mas a coisa era capaz de ter impacto, uma foto da tv a ver-se a mão com o comando.
Algo do genero: #comovejoatvi #comovejoasic

Seria bastante obvio o tipo de tvs efectivamente usadas pelo publico que lhes interessa.
 
e para nós tirarmos uma estatística de % de tvs bem configuradas :D em que esperava que chegasse aos dois dígitos

A percentagem de televisões bem configuradas é relativo, porque o que é bem configurado para mim, pode não ser bem configurado para ti.

Para mim, mal configurado é ver transmissões 16:9 em aparelhos 16:9 com barras pretas, quanto a ver 4:3 esticado para 16:9, para mim não é mal configurado, é uma questão de gostos, eu por exemplo prefiro ver o ecrã cheio, logo não podes dizer que a minha televisão está mal configurada por estar esticada, pois eu sei configurar a imagem ao meu gosto.

Já agora, existem muitos modelos de televisões que não permitem o visionamento de canais 4:3 sem ser com a imagem esticada, pelo menos de forma automática, ou seja só permitem ver com o A.R. correcto, se for forçado o 4:3, o que é muito chato estar a mudar sempre que se muda de canal. Em minha casa tenho 4 televisões, todas elas LCD 16:9, duas LG, uma Samsung e uma Blaupunkt. E apenas a Blaupunkt permite alternar entre 16:9 e 4:3 automaticamente mantendo o A.R. correcto. Todas as outras, enchem sempre o ecrã, ou seja, nos canais 4:3 esticam a imagem na horizontal para encher o ecrã e nos canais 16:9, fazem exactamente o mesmo só que na vertical, cortando as barras pretas e enchendo o ecrã, mas desta vez nas proporções correctas.

Logo pelas televisões terem a imagem esticada, não quer dizer que estas estejam mal configuradas.
 
Logo pelas televisões terem a imagem esticada, não quer dizer que estas estejam mal configuradas.

Se calhar é melhor escrever que não estão no formato original ;-) por opção. Porque bem também não estão.


Mas acho que não devemos ser puristas nestas coisas.

É que se levarmos tudo ao extremo do rigor, então o som mono deve ser tocado apenas por uma coluna! **
Alguma vez viram um radio ou uma tv estereo, ao sintonizar um canal mono, tocar só por uma coluna ? E que isso é que seria o bem configurado ;-) (igual aos equipamentos mono)

Para a imagem a lógica é semelhante. Os canais é que tem que se adaptar aos equipamentos e configurações normais dos utilizadores e mais nada. Satisfazer o cliente :-)


** Isto acontece nos sistemas Surround Prologic analógico, no caso de som mono apenas funciona a coluna central!
 
Tenho reparado tanto na sic como na sic notícias a tv do lado esquerdo falta sempre um pouco de imagem com cada vez mais frequência. Alguém sabe o porque?
 
Back
Topo