Multi Opiniões para criação de jogo

PeterAS17

Membro
Boas a todos,
Eu sou um developper e estou a criar um jogo, mas para seguir em frente, preciso de saber até que ponto ele será interessante, a nivel comercial, visto que não posso pedir esse tipo de opiniões à minha Staff e como teremos despesas, no mínimo incrívelmente grandes, cuja verba não dispomos, precisamos de saber se vale a pena levar o projeto adiante ou não.
Gostariamos de ter a vossa opinião, a qual, desde já agradecemos.
O jogo tem um mundo-livre, missões, ação, etc. Alguns até o podem tentar associar à série do GTA, dependendo do ponto de vista do jogador em si.
Sendo este jogo do tipo Indie, este só estará disponível, se lançado, em meios digitais. (Muito pouco provavelmente, em CDs)
Estando este projeto em desenvolvimento, ainda não há screenshots (imagens do jogo) públicas disponíveis.
No entanto, já temos uma parte da história.
Aqui vos deixo um trecho da história:

Eu sou o Adam e sou um jovem suiço de 24 anos.

Vim até aqui passar uns dias de férias com o meu primo Derek, que já vive aqui há alguns anos.

Nos primeiros dias divertimo-nos à grande. Fomos a bares, exploramos a cidade, enfim. Fizemos tudo o que tínhamos vontade de fazer. Chega a um dia em que tive um problema.

Numa noite, vindos de um bar e no regresso a casa, apercebi-me que tinha sido roubado. Todos os meus documentos, como cartão de identidade, passaporte, enfim. Tudo o que eu tinha haveria desaparecido.

Fico a aguardar opiniões da vossa parte.
Obrigado, desde já.
 
@PeterAS17 Com os dados que revelaste é complicado conseguirmos dar-te uma opinião fundamentada. De um ponto de vista de negócio, o melhor que tens a fazer é desenvolver (caso ainda não o tenhas feito) um plano de negócios e uma matriz Swot. Com isso, consegues ter um overview das fraquezas e forças do teu negócio, qual a viabilidade económico-financeira e se há espaço, na industria, para mais um jogo deste género.

Tenta ser um pouco mais específico em relação ao jogo, achei as informações disponibilizadas demasiado genéricas e torna-se impossível ser rigoroso.
 
Realmente com o que deste é pouco mas competir no mercado directamente com GTA nunca vais conseguir mas depende de como estares a pensar abordar o jogo.
nao sei que aspecto estao a tentar dar ao jogo mas podiam dar uma olhada no Retro city Rampage
Como jogo foi o que mais sucesso teve provavelmente fora dos jogos AAA apesar de ser mais arcadish.
Nao sei em que te posso ajudar mas boa sorte :)
 
@PeterAS17 ... o melhor que tens a fazer é desenvolver (caso ainda não o tenhas feito) um plano de negócios e uma matriz Swot. Com isso, consegues ter um overview das fraquezas e forças do teu negócio, qual a viabilidade económico-financeira e se há espaço, na industria, para mais um jogo deste género.

Já estávamos a fazer um plano de negócios, mas desconhecia-mos a matriz SWOT... Obrigado pela sugestão!

Realmente com o que deste é pouco mas competir no mercado directamente com GTA nunca vais conseguir mas depende de como estares a pensar abordar o jogo.

Tecnicamente, ele não vai ser como o GTA. O que foi informado foi que algumas pessoas o podem confundir com o GTA, dado o tipo de jogo.

Tenta ser um pouco mais específico em relação ao jogo, achei as informações disponibilizadas demasiado genéricas e torna-se impossível ser rigoroso.
Realmente com o que deste é pouco

Peço desculpa se não dei informações concretas do jogo, mas neste momento, não sabemos bem o que dizer dele, visto que uma parte do jogo está por fragmentos, ou partes ainda incompletas, e outras partes já estão completas. Podem perguntar o que quiserem, e vamos tentar responder às vossas questões! :)
 
Peço desculpa se não dei informações concretas do jogo, mas neste momento, não sabemos bem o que dizer dele, visto que uma parte do jogo está por fragmentos, ou partes ainda incompletas, e outras partes já estão completas. Podem perguntar o que quiserem, e vamos tentar responder às vossas questões! :)

O que me é dado a parecer é que vocês são um grupo com conhecimento técnico para conseguir produzir um jogo, mas sem qualquer tipo de bases/conhecimentos sobre financiamento, investimento, plano e modelo de negócio.

Se tivesse que arriscar, diria que nem estão constituídos como uma sociedade comercial.

Parece-me que têm que procurar aconselhamento especializado para tratar destes primeiros passos, mas só o façam se já tiverem a vossa ideia muito bem definida, em termos de projecto técnico.
 
O que me é dado a parecer é que vocês são um grupo com conhecimento técnico para conseguir produzir um jogo, mas sem qualquer tipo de bases/conhecimentos sobre financiamento, investimento, plano e modelo de negócio.

Se tivesse que arriscar, diria que nem estão constituídos como uma sociedade comercial.

Parece-me que têm que procurar aconselhamento especializado para tratar destes primeiros passos, mas só o façam se já tiverem a vossa ideia muito bem definida, em termos de projecto técnico.

Na verdade, como é o nosso primeiro jogo a ser feito, nós ainda só temos uma ideia muito básica nesses assuntos. Ainda nem se quer pensamos em construir uma sociedade comercial.
Mas caso o jogo seja viável, onde podemos ter esses aconselhamentos especializados?
 
Na verdade, como é o nosso primeiro jogo a ser feito, nós ainda só temos uma ideia muito básica nesses assuntos. Ainda nem se quer pensamos em construir uma sociedade comercial.
Mas caso o jogo seja viável, onde podemos ter esses aconselhamentos especializados?

Haverá outras pessoas mais capacitadas para dar uma opinião válida a respeito desse assunto. Assim de repente, o @TosteX e o @Salvador_ são dois utilizadores que me vêm à cabeça.

No entanto, antes de pensarem sequer em falar com um advogado, com um contabilista, com um investidor ("business angel"), ou com um daqueles "ninhos" de startups, seria da maior importância que tivessem já um produto totalmente idealizado. Não digo já pronto para ser exibido, mas pelo menos que esteja conceptualizado no seu todo, mesmo que possa haver alterações durante o período de desenvolvimento. O design principal do videojogo tem que estar finalizado. Alguma arte seria importante também.

É que um videojogo tanto pode estar nas redes sociais e smartphones, como ser lançado em PCs através do Steam ou em consolas. Pode ser um jogo de acção/aventura, um RPG, um shooter. Em mundo aberto ou com estrutura de níveis. Com um preço ou F2P com microtransacções. A própria direcção artística pode ir da pixel-art ao cel-shading, passando por uma identidade gráfica mais original criada por vocês. Há muita, mas mesmo muita coisa envolvida no design de um videojogo. Eventualmente até podem pegar naquilo que já fizeram e criar o documento de design do jogo através da expansão e aperfeiçoamento do vosso conceito inicial.
 
As informações são demasiado vagas para eu poder dar uma opinião. Há inúmeras coisas que precisaria de saber para, essencialmente, despistar a viabilidade disto. Há certamente questões de ordem técnica que não saberei fazer.

Mas assim de repente meia dúzia de questões: quantos membros tem a equipa, idades, qual a formação, o que vos leva a crer que isto poderá ter sucesso, se têm algo que possam mostrar, qual a língua do jogo, qual o motor de jogo, outras coisas que entendam relevantes expor.
 
Lançar um negócio e não saber o que é uma análise SWOT :facepalm:

Da pouca informação que deste, acho que deviam tentar criar uma história mais criativa. Ok, roubaram-lhe os documentos e então? O jogo vai-se passar na loja do cidadão?
 
No entanto, antes de pensarem sequer em falar com um advogado, com um contabilista, com um investidor ("business angel"), ou com um daqueles "ninhos" de startups, seria da maior importância que tivessem já um produto totalmente idealizado. Não digo já pronto para ser exibido, mas pelo menos que esteja conceptualizado no seu todo, mesmo que possa haver alterações durante o período de desenvolvimento. O design principal do videojogo tem que estar finalizado. Alguma arte seria importante também.
Agradecemos a sua opinião, e vamos então tentar por os concepts em alta prioridade, para depois, escolhermos uma dessas vias.

As informações são demasiado vagas para eu poder dar uma opinião. Há inúmeras coisas que precisaria de saber para, essencialmente, despistar a viabilidade disto. Há certamente questões de ordem técnica que não saberei fazer.

Mas assim de repente meia dúzia de questões: quantos membros tem a equipa, idades, qual a formação, o que vos leva a crer que isto poderá ter sucesso, se têm algo que possam mostrar, qual a língua do jogo, qual o motor de jogo, outras coisas que entendam relevantes expor.
Como foi dito, é verdade que divulgámos pouca informação so sobre o jogo. Mas neste momento, estamos a ajustar muitas ideias para criar uma história sólida e que não salte de um momento para outro completamente diferente.
Podemos informar que somos, neste momento, 9 pessoas a trabalhar em equipa. Não vamos divulgar as idades por causa da privacidade das pessoas (esperemos que compreenda). O jogo será em Francês (as vozes). No entanto, vai haver traduções para várias línguas, incluíndo Português, Inglês, Alemão, etc.
Nós utilizamos o Unity3D neste momento, sendo que suporta C# e JS para scripting. E sendo que a nossa equipa de scripters percebe C# e/ou JS, é perfeito para nós.

Lançar um negócio e não saber o que é uma análise SWOT :facepalm:

Da pouca informação que deste, acho que deviam tentar criar uma história mais criativa. Ok, roubaram-lhe os documentos e então? O jogo vai-se passar na loja do cidadão?
Podíamos não saber o que era uma análise SWOT, mas graças ao matadordacolina, ficámos a conhecer o que era.
Como citámos a mensagem do TosteX, estamos ainda a ajustar vários aspetos e partes da história para que fique uma história sólida, e não uma história como por exemplo, estar em Lisboa a ir apanhar um voo, e a missão seguinte ser em Lisboa, sem ter apanhado voo nenhum de volta.
 
Última edição:
@II AndrePT II o importante é terem ideias. Já é um bom começo. Agora vão aprimorar as ideias e analisar todas essas vertentes. Nota-se que precisam de algum guidance em relação a temas fulcrais (parte legal/negócio), mas já é bom terem esta atitude de querer criar algo e terem criatividade para tal.

Vejo que somos muitos os advogados neste fórum :p
 
@II AndrePT II o importante é terem ideias. Já é um bom começo. Agora vão aprimorar as ideias e analisar todas essas vertentes. Nota-se que precisam de algum guidance em relação a temas fulcrais (parte legal/negócio), mas já é bom terem esta atitude de querer criar algo e terem criatividade para tal.

Vejo que somos muitos os advogados neste fórum :p

Exatamente, o que você disse é verdadeiro. Agora a parte dos advogados já não sabemos :p
 
Só uma achega: não fui eu que expliquei o que era uma análise/matriz SWOT.

Volto a dizer que, na minha opinião, antes de mais nada é necessário o documento de design do jogo. Não estou envolvido com a indústria dos videojogos, sou apenas consumidor e apaixonado pela mesma, mas se houve algo que fui aprendendo (através do Extra Credits, por exemplo), é que "a bíblia" daquilo que vai ser o jogo é sempre o primeiro passo. Vejam na Wikipedia a explicação do que é. Se tiverem algum trabalho já feito para o jogo, será óptimo para enriquecer o projecto.

Visto que a vossa experiência nestes assuntos é zero e o próprio jogo ainda é pouco mais que um protótipo, parece-me que só depois de terem o design finalizado é que devem pensar na vertente negocial/comercial da coisa.
 
Só uma achega: não fui eu que expliquei o que era uma análise/matriz SWOT.

Volto a dizer que, na minha opinião, antes de mais nada é necessário o documento de design do jogo. Não estou envolvido com a indústria dos videojogos, sou apenas consumidor e apaixonado pela mesma, mas se houve algo que fui aprendendo (através do Extra Credits, por exemplo), é que "a bíblia" daquilo que vai ser o jogo é sempre o primeiro passo. Vejam na Wikipedia a explicação do que é. Se tiverem algum trabalho já feito para o jogo, será óptimo para enriquecer o projecto.

Visto que a vossa experiência nestes assuntos é zero e o próprio jogo ainda é pouco mais que um protótipo, parece-me que só depois de terem o design finalizado é que devem pensar na vertente negocial/comercial da coisa.

Enganámos-nos na pessoa que nos deu a idea dessa análise. Pedimos desculpa...
E neste momento estamos a dar mais prioridade ao design, aos concepts, etc. Enfim, tudo o que seja necessário para passar-mos para o próximo nível. Agradecemos a indicação da página da Wikipédia, vai-nos ajudar. :)
 
Enganámos-nos na pessoa que nos deu a idea dessa análise. Pedimos desculpa...
E neste momento estamos a dar mais prioridade ao design, aos concepts, etc. Enfim, tudo o que seja necessário para passar-mos para o próximo nível. Agradecemos a indicação da página da Wikipédia, vai-nos ajudar. :)

Boa sorte! :)
 
Ó meus?

Então para um conjunto de maganos sacarem e instalarem o visual studio express/Unity/GameMaker ou o caraças e bater código...
Um conjunto de maganos instalar o Gimp/Paint.Net/DrawPlus e fazer uns rabiscos...
Um conjunto de maganos pegar num Fruity Loops e fazer umas melodias...
Para que esses maganos façam uma possível demo de um possível jogo...
É preciso uma sociedade comercial?

Mas o que é isto? Até para vender um jogo completo não é preciso uma sociedade comercial.

Este tópico é meio desprovido de sentido e posso garantir que com esta linha de pensamento, não vão a lado nenhum.
 
Back
Topo