Dúvidas Curso de Redes

Eu fui para o curso depois de sair do exército. Fiz o 9 no tempo do rvcc ou novas oportunidades. Eu quando fui para o curso já era um cota!LOL Tenho 32 anos agora.
 
A maioria ficou nos 16. Mas era tudo juventude que tinham desistido da escola.

Pois normalmente é pessoal q desiste da escola pq não tem bons resultados e então vão pra esses cursos q são mais fáceis q o ensino normal penso...
Mas mesmo assim 16 é boa nota... Sendo assim não houvo chumbos então?
 
Os cursos ministrados pelo IEFP no ramo das TI não são grande coisa, isto porque a forma como se estrutura esse tipo de estudos as condições e o todo em sí faz com que mesmo os bons formadores não cosigam fazer bom trabalho, não se pode dar cursos desses sem laboratórios dignos com Linux nas escolas e também há formadores que andam lá para passar tempo provavelemente motivados pela desorganização que reina.

Eu tb já andei nisso e fiquei mal impressionado , tinha formadores bons que queriam e tinham muita capacidade para passar bons conhecimentos mas faltava tudo pcs, lab, software livre, o tempo dos cursos em alguns casos é tão curto que é quase abrir a porta e fechar.

Nos míudos do ensino via profissional é o mesmo, daí que depois saiam desses cursos sem nada saber.

Eu aconselharia a procurarem na web hoje há plataformas de ensino com cursos muito bons dados pelos melhores como a EDX Miriada e outras.

Infelizmente é o que temos eu tb andei a aprender nessas coisas ligado a multimedia e dizer que sei algo disso a partir do que aprendi seria só uma autentica estupidez não sei nada.

No ramo pc físico hardware a festa é a mesma.

Depois eu fui para o tal curso já depois e ter tirado a licenciatura em turismo e sinceramente vi e notei uma falta de organização muito grande da parte de quem faz os cursos, eu tenho cap e sinceramente se quisesse dar formação ao ver tamanha desorganização acho que me recusaria é impossivel produzir algo bom.

Também dizer que há muito bons formadores o problema é as condições e a organização do ensino tanto nas escolas como nas vias profissionalizantes.

Aconselho a aproveitar esse curso adicionando outras certificações h que escolher bem as boas são pagas e pagam-se bem, mas se escolheres no ramo adequado pode haver emprego garantido , ramos como programação java e outras têm boas hipóteses de dar boa coisa.
 
Os cursos ministrados pelo IEFP no ramo das TI não são grande coisa, isto porque a forma como se estrutura esse tipo de estudos as condições e o todo em sí faz com que mesmo os bons formadores não cosigam fazer bom trabalho, não se pode dar cursos desses sem laboratórios dignos com Linux nas escolas e também há formadores que andam lá para passar tempo provavelemente motivados pela desorganização que reina.

Eu tb já andei nisso e fiquei mal impressionado , tinha formadores bons que queriam e tinham muita capacidade para passar bons conhecimentos mas faltava tudo pcs, lab, software livre, o tempo dos cursos em alguns casos é tão curto que é quase abrir a porta e fechar.

Nos míudos do ensino via profissional é o mesmo, daí que depois saiam desses cursos sem nada saber.

Eu aconselharia a procurarem na web hoje há plataformas de ensino com cursos muito bons dados pelos melhores como a EDX Miriada e outras.

Infelizmente é o que temos eu tb andei a aprender nessas coisas ligado a multimedia e dizer que sei algo disso a partir do que aprendi seria só uma autentica estupidez não sei nada.

No ramo pc físico hardware a festa é a mesma.

Depois eu fui para o tal curso já depois e ter tirado a licenciatura em turismo e sinceramente vi e notei uma falta de organização muito grande da parte de quem faz os cursos, eu tenho cap e sinceramente se quisesse dar formação ao ver tamanha desorganização acho que me recusaria é impossivel produzir algo bom.

Também dizer que há muito bons formadores o problema é as condições e a organização do ensino tanto nas escolas como nas vias profissionalizantes.

Aconselho a aproveitar esse curso adicionando outras certificações h que escolher bem as boas são pagas e pagam-se bem, mas se escolheres no ramo adequado pode haver emprego garantido , ramos como programação java e outras têm boas hipóteses de dar boa coisa.

tao tas a querer dizer q os contras desses cursos é a organizaçao e a falta do material e condiçoes de ensino das respectivas materias q precisam de determinados utensilios...

eu sinceramente vou fazer no IEFP do Seixal e nao viz uma visita as instalaçoes portanto nao sei q condiçoes aquilo tem...
 
Pois eu falo de um local diferente e não conheço as instalações em questão, o que te posso dizer é aquilo que eu já experimentei, não conheço nenhuma escola no país com um lab assente em SL e Linux e mesmo universidades temos apenas algumas.
Ora se a intenção dentro do ramo tecnologias interactivas é criar profissionais capazes de criar e não só fazer então tens aí a resposta, basta ver os requisitos para empregos bons para ver que não querem quem faça querem quem cria.

No meu caso nem havia laboratório, nem havia noção do que ele é dentro do ramo multimédia (que era o nome do curso) nem sequer havia computadores agora diz-me tu como é que se abrem cursos desses e qual vai ser o resultado final, (mais ainda juntavam pessoas com idades muito diferentes e niveis escolares diferentes o que é um óbvio absurdo tendo em conta a motivação co,o vais pedir a uma pessoa com idade a mesma capacidade que a um jovem no ramo tecnologia dificilmente encontras pessoas de idade (50 anos) com elevado interesse em pcs ou com uma fácil compreensão desse novo mundo), eu falo porque mesmo eu que sou de uma área diferente venho de humanidades fui vendo e aprendendo coisas sobre literacia digital, Linux etc e quando vi aquilo pensei (sou eu maluco ou são eles?), acho que quem pode melhor falar são os que são mesmo Engenheiros informáticos. Eu sempre fui muito critico do nosso sistema escolar, a escola não é para educar é para instruír.

Posto isso não conheço as instalações do teu local.

A organização à qual me refiro advém daquilo que está à vista - dão cursos tipo enchidos , à linhas europeias de crédito para tal curso toca a abrir recebem $ por andarem lá pagam-te umas ajudas de custo , sais das estatísticas de desemprego passas a ocupado dizem que aprendes (eu não sei bem o quê) e o pior é que sai gente de lá a pensar que aprendeu muito pobre da pessoa que depois vá para o mercado de trabalho e perceba que afinal não sabe é nada.

Mas a falta de organização do nosso ensino está à vista e não é só do IEFP, as escolas também , basta ver o volume de desemprego, as nossas capacidade ciêntificas e por aí, uma país em que há políticos agora a falar num grande emergir de economia digital e tecnológica a pergunta que fica é agora ? já levamos 10 anitos o comboio passou eheh, mais ainda põe-se a fazer parcerias Mocosoft como o activar Portugal dessa nova ONG com fins lucrativos , é por estas e outras que nunca vamos saír do que queremos ser .
 
Última edição:
Pois eu falo de um local diferente e não conheço as instalações em questão, o que te posso dizer é aquilo que eu já experimentei, não conheço nenhuma escola no país com um lab assente em SL e Linux e mesmo universidades temos apenas algumas.
Ora se a intenção dentro do ramo tecnologias interactivas é criar profissionais capazes de criar e não só fazer então tens aí a resposta, basta ver os requisitos para empregos bons para ver que não querem quem faça querem quem cria.

No meu caso nem havia laboratório, nem havia noção do que ele é dentro do ramo multimédia (que era o nome do curso) nem sequer havia computadores agora diz-me tu como é que se abrem cursos desses e qual vai ser o resultado final, eu falo porque mesmo eu que sou de uma área diferente venho de humanidades fui vendo e aprendendo coisas sobre literacia digital, Linux etc e quando vi aquilo pensei (sou eu maluco ou são eles?), acho que quem pode melhor falar são os que são mesmo Engenheiros informáticos. Eu sempre fui muito critico do nosso sistema escolar, a escola não é para educar é para instruír.

Posto isso não conheço as instalações do teu local.

A organização à qual me refiro advém daquilo que está à vista - dão cursos tipo enchidos , à linhas europeias de crédito para tal curso toca a abrir recebem $ por andarem lá pagam-te umas ajudas de custo , sais das estatísticas de desemprego passas a ocupado dizem que aprendes (eu não sei bem o quê) e o pior é que sai gente de lá a pensar que aprendeu muito pobre da pessoa que depois vá para o mercado de trabalho e perceba que afinal não sabe é nada.

Mas a falta de organização do nosso ensino está à vista e não é só do IEFP, as escolas também , basta ver o volume de desemprego, as nossas capacidade ciêntificas e por aí, uma país em que há políticos agora a falar num grande emergir de economia digital e tecnológica a pergunta que fica é agora ? já levamos 10 anitos o comboio passou eheh, mais ainda põe-se a fazer parcerias Mocosoft como o activar Portugal dessa nova ONG com fins lucrativos , é por estas e outras que nunca vamos saír do que queremos ser .

epa pelos menos computadores devem ter, o tamanho das instalaçoes parece me mais q suficiente pra ter as devidas condiçoes mas pronto sinceramente nao sei como sao as instalaçoes por dentro...
 
Hum tb não desesperes muito como assim é mesmo o geral do páis eheh.

Um conselho , por sorte há alguns bons formadores os quais coitados não podem fazer bom trabalho (temporalidade dos cursos, desorganização total etc) , quando te inscreveres e fores às sessões tenta ver qual é para ti o bom formador e tenta "beber" o mais possivel dele assim pelo menos até ajudas a que as sessões sejam mais proveitosas e quem sabe o formador até não promove melhores conteúdos.
É essa a boa coisa que não mencionei e devia também, se vires maus formadores não te chateies muito eu vi alguns e na maioria dos casos quero crer que é por verem tamanho desleixo institucional, o famosos "deixa andar".

Tenta aprender o mais possivel em casa com a net e se tiveres um amigo que sabe de tal pede a ver se te pode ensinar (desenho web, modelação, programação etc) e depois o melhor é podendo procurar cursos bons dentro de áreas como blender e tal, são pagos e caros mas valem a pena se forem de bom conteúdo.

Os cursos gestão de redes imagino sejam coisas tipo cisco, já é tarde há muito profissional nessa área e as empresas procuram certificações da marca e não do IEFP.
A área mais aberta das TI é a do design e é a única que pode dar para uma pessoa fora do mercado ti entrar se tiver talento com WEB dev. java, blender. Os servidores e essas coisas acho que já procuram certificação de marca empresarial.
 
Hum tb não desesperes muito como assim é mesmo o geral do páis eheh.

Um conselho , por sorte há alguns bons formadores os quais coitados não podem fazer bom trabalho (temporalidade dos cursos, desorganização total etc) , quando te inscreveres e fores às sessões tenta ver qual é para ti o bom formador e tenta "beber" o mais possivel dele assim pelo menos até ajudas a que as sessões sejam mais proveitosas e quem sabe o formador até não promove melhores conteúdos.
É essa a boa coisa que não mencionei e devia também, se vires maus formadores não te chateies muito eu vi alguns e na maioria dos casos quero crer que é por verem tamanho desleixo institucional, o famosos "deixa andar".

Tenta aprender o mais possivel em casa com a net e se tiveres um amigo que sabe de tal pede a ver se te pode ensinar (desenho web, modelação, programação etc) e depois o melhor é podendo procurar cursos bons dentro de áreas como blender e tal, são pagos e caros mas valem a pena se forem de bom conteúdo.

Os cursos gestão de redes imagino sejam coisas tipo cisco, já é tarde há muito profissional nessa área e as empresas procuram certificações da marca e não do IEFP.
A área mais aberta das TI é a do design e é a única que pode dar para uma pessoa fora do mercado ti entrar se tiver talento com WEB dev. java, blender. Os servidores e essas coisas acho que já procuram certificação de marca empresarial.

Aprender em casa? Quero ir pro curso pra aprender e em casa estudo o q aprendo... Eles têm de fazer o trabalho deles q é ensinar e avaliar... Eu quero andar lá a aprender e não pra marcar só presença...
 
Por melhor que seja o formador é muito difícil conseguir absorver algo de proveitoso. Os jovens que lá andam não querem aprender. De todos os que acabaram o curso comigo só 2 ou 3 é que realmente se esforçou porque o resto só se limitavam a jogar cs ou gta.

E os formadores obviamente não se importavam. Quem aprendeu aprendeu, quem não aprendeu paciência. Por isso é que cada vez que havia testes eu tirava 20 e o resto achava que eu era sobre dotado! Quando na verdade aquilo era matéria super simples.

E as provas finais foram uma anedota. Mas enfim.

Nem nos estágios tiras algo de positivo! És uma espécie de moço de recados/limpeza/tudo o que mais ninguém quer fazer.
 
Por melhor que seja o formador é muito difícil conseguir absorver algo de proveitoso. Os jovens que lá andam não querem aprender. De todos os que acabaram o curso comigo só 2 ou 3 é que realmente se esforçou porque o resto só se limitavam a jogar cs ou gta.

E os formadores obviamente não se importavam. Quem aprendeu aprendeu, quem não aprendeu paciência. Por isso é que cada vez que havia testes eu tirava 20 e o resto achava que eu era sobre dotado! Quando na verdade aquilo era matéria super simples.

E as provas finais foram uma anedota. Mas enfim.

Nem nos estágios tiras algo de positivo! És uma espécie de moço de recados/limpeza/tudo o que mais ninguém quer fazer.

Jogar CS ou GTA ahahahahahahahahahaha

Compreendo o q dizes mas pela duração dos cursos tem de haver um esforço dos formadores e dos formandos para que se adquira os conhecimentos do curso

Eu vou levar o curso a serio e espero q principalmente os formadores não andem lá a brincar
 
Por melhor que seja o formador é muito difícil conseguir absorver algo de proveitoso. Os jovens que lá andam não querem aprender. De todos os que acabaram o curso comigo só 2 ou 3 é que realmente se esforçou porque o resto só se limitavam a jogar cs ou gta.

E os formadores obviamente não se importavam. Quem aprendeu aprendeu, quem não aprendeu paciência. Por isso é que cada vez que havia testes eu tirava 20 e o resto achava que eu era sobre dotado! Quando na verdade aquilo era matéria super simples.

E as provas finais foram uma anedota. Mas enfim.

Nem nos estágios tiras algo de positivo! És uma espécie de moço de recados/limpeza/tudo o que mais ninguém quer fazer.

O sistema a estrutura que eu falo também causa desmotivação aos alunos / formandos, por isso como vêem que é óbvio que é encher chouriços borrifam-se, Einstein também se portava mal e simplesmente abandonava as aulas que não gostava e diziam ah é mal comportado mal educado, ele queria aprender o que gostava , o bom sistema motiva e cativa.

Mas eu também sei que há gente que vai só para andar "à batatada" por isso havia de haver seriação ou algo que permitisse escalar motivações e dar aos cursos o tempo que necessitam por exemplo só por citar tu para saberes Blender a fundo precisas de pelo menos meio ano a bater só nele e depois é fazer dinheiro.

Como vais aprender Blender em 50 horas? é saber o básico? isso já está na web e o básico é pouco se a intenção é saber trabalhar com a ferramenta para criar algo.

A mim isso de que há muita gente que não quer saber , não me convence , há alguns que sim que é só destruir mas há uma maioria de pessoas que quer saber o problema é o como fazemos para que saiba e temos uma sociedade que me parece gosta de aborregar as pessoas dá jeito a muita gente então desmotiva-se, qualquer pessoa com dois dedos de testa se desmotiva com o esta falta de organização e aqueles que só andam bem a evitar que outros aprendam têm de ser escalados para nova reciclagem de saber.

Esses curso são realizados com dinheiros europeus e eu não sei quem faz a real prospecção sobre a organização deles e as condições mas vos digo que se quem de direito o fizesse como deve ser não passavam muitos
.

Bem também dá jeito aos Alemães e outros manter-nos no nivel underground em que estamos parecendo que não, é como deitar adubo a erva, assim sabes que as flores crescem pouco e não se espalham. Se estas formações e esta organização fosse nos países do norte pura e simplesmente não existiam, por má prática e indecente figura.

E nas escolas públicas também há disso desmotivação e más práticas , aliás chegamos à Univ. com deficiências de estudo básicas.
 
Última edição:
Sem dúvida que este tipo de cursos da maneira que está estruturado não permite que alguém realmente interessado, aprenda. E rapidamente desmotiva, excepto àqueles que apenas andam lá a passar o tempo. Eu rapidamente desmotivei e estive mesmo para desistir mas já tinha meio curso feito e era deitar por terra o tempo que já tinha investido.

No entanto foi muito difícil aturar certas cenas até ao fim.

O formador de programação era dos que mais se esforçava para ensinar mas era também o mais ostracizado pelos formandos. E porquê? Porque insistia em ensinar quem não queria aprender! Várias aulas foram boicotadas e no fim de contas quase todos passaram.

Posso dizer que apesar das excelentes notas que tive, não tenho sequer a mínima competência para me candidatar a um emprego na área! Porque aquilo que aprendi foi tão curto e tão vago que ainda se riam de mim ao ver o meu certificado do curso!

Eu estive na alemanha e o sistema de ensino lá é completamente diferente! Logo após a primária há uma selecção dos mais inteligentes para um lado e dos outros para outro. Seguem assim escolas e tipos de ensino diferentes. Há mais informação sobre isto na net para quem tiver curiosidade.
 
Bateste no alvo!.

Cá complicamos a vida aos alunos desde que vão para a escola até ao professor/formador, as crianças têm que brincar e aprender a brincar com 9 anos jás são as mulherzinhas e os homenzinhos e tal. Daí estarmos como estamos.

Mas isto que temos dá jeito àqueles que depois têm as bases para se apoderar da ignorância de outros. Esse formador era bom formador , o bom tutor é aquele que motiva o pior aluno.
 
Estes cursos são vistos, pelos jovens que lá andam, como escapatória ao ensino regular. Tipo ali podem brincar e andar na ronha sem qualquer prejuízo real para eles. Alguns ainda os tenho no Facebook e nenhum está na área e nem em nada que se pareça!

Bolas, um curso destes que é pintado pelos formadores como um curso difícil e exigente e quem não se esforça não é recompensado, tornou-se em pouco tempo uma anedota! E tendo em conta que é financiado por fundos comunitários, faz-me confusão como chegam ao ponto em que estão.

Mas eu como sou um tipo muito positivo e que acredito que as coisas podem sempre ser melhores, tenho confiança que hoje em dia já poderá estar melhor!
 
Back
Topo