Tablet Microsoft Surface Pro 3

Viva,

Estou a pensar hipoteticamente adquirir um Surface PRO.

Eu já tive um surface de primeira geração mas RT, e devolvi-o no dia seguinte, não consigo perceber se o problema era meu ou do equipamento mas basicamente o touch não respondia ao meu toque, não consegui dispor os ícones onde queria com a mesma falicidade de um iPad por exemplo (é a única coisa que tive +/- do género desse Surface) simplesmente não dava comigo, aquilo. Um colega meu tentou mudar um ícone ao acaso e nas mãos dele já dava bem :) Mesmo antes de o devolver fui a loja e tentei o modelo de exposição e com o meu toque continuava a não funcionar bem, enfim :S

Devolvi também pelo facto de ser RT, basicamente pelo software que podia instalar (na altura aquilo era uma novidade para mim, entendi o Surface como "mais" um tablet no mercado, mas hoje já não vejo as coisas dessa maneira.

Enfim, prosseguindo, para quem tem um Surface 2/3 PRO, ele consegue efetivamente substituir o vosso portátil? Isto é, com o teclado que se compra à parte a junção funciona bem do ponto de vista de um portátil? Conseguem usar bem o conjunto numa mesa, no colo na cama até?

Eu uso um MacBook Air como portátil, tenho outro aqui por casa (Windows) mas como aquele PC em si não dá jeito nenhum para estar num local que não seja uma mesa, está exactamente lá, na secretária.

Se sim, consegue substituir um portátil Windows, acham que devo optar por um Surface 2 ou um 3? A nível da versatilidade de uso há muita diferença entre os dois? E em relação aos "teclados" que se alocam ao Surface também há diferenças notáveis entre o 2 e o 3?

Desde já obrigado pela ajuda :)

Cumprimentos!
 
Eu tenho exatamente a mesma questão que o cs.oyen, se o Surface Pro 3 consegue substituir o meu computador portátil. Ando a recolher informação acerca de tablets que tenham ecrã grandote mas para comprar queria algo que substituísse o meu pc.

Nunca comprei um tablet para mim porque sinceramente acho que já é demais andar com um portátil e um telemóvel atrás, acho que se junta-se um tablet a isto ia-me sentir um tótó. No entanto se conseguisse um tablet que substituísse por completo o portátil acho que ia por aí.

E digam-me também se o Surface Pro 3 tem NFC, rádio FM e GPS. E se tem função de telemóvel (gsm?) ou seja se dá para meter um cartão SIM e fazer chamadas. Não encontrei ainda esta informação na net e estas características são algo que pretendo.
 
Coisa estranha... têm uma versão que chega aos 2.000 Euros e nem gps metem na coisa?! O meu telemóvel LG L5 comprado por 150 Euritos há 2 anos atrás tem isto tudo, se não meteram estas coisas no Surface deve ter sido mais por burrice do que pelo custo de produção. Estou a ver que só quiseram concorrer mesmo no mercado com o Mac Air e não ligaram a mais nada... :(

É pena, ainda não vai ser desta que compro um tablet. Mas vou mandar a sugestão à Microsoft para incorporar estas coisas numa versão do Surface, pode ser que por milagre alguém leia a minha sugestão e que por milagre maior ainda façam uma versão com estas coisas.

ps- o tamanho do tablet não é problema para fazer chamadas, com um auricular Bluetooth o tablet fica do mesmo tamanho do telemóvel! :D
 
É verdade, é uma grande falha nem GPS ter, dado que tem os restantes sensores inerciais. Versões com modem 4G com SIM como extra opcional não faziam mal nenhum nas versões Pro também: fui recentemente de férias e tive que andar com o meu telemóvel a fazer de ponto de acesso (detesto a experiência de pens ligadas ao PC, sempre instáveis, stresses com instalações e um enorme pingarelho a sair para fora do meu belo tablet).
 
Eu por vezes não entendo certos produtos de certas marcas, sendo este um exemplo disso. Como é que se lança um produto supostamente revolucionador de mercado que junta pc portátil e tablet quando à partida se deixam coisas de fora do mais básico? Que raio de estudos de mercado é que foram feitos para determinar que o produto final não incluiria NFC, rádio FM, GPS ou modem 4G com SIM?
É que tablets e telemóveis de gama baixa têm isto, nem é nada do outro mundo nem de preços astronómicos... Se querem competir num mercado têm que pelo menos oferecer o mesmo que os outros oferecem.

A intenção de juntar tablet e pc portátil fica assim um pouco gorada pelo menos para a mim pessoalmente na minha perspetiva de utilização pessoal, fica mais a ser um pc portátil em que se pode tirar o teclado... e que custa até 2.000 Euros. Isto porque ecrãs touch acho que todos os portáteis (ou quase) que se vendem agora têm.
Mas mesmo para o nicho de mercado que aparentemente a Microsoft procurou atingir, não será mais indicado comprar um ultrabook qualquer, que sairá mais barato e talvez até com melhores especificações?
Fiquei com um melãozito porque tinha ficado fascinado com o design do Surface Pro 3, já estava mesmo a ver qual seria a minha prenda de Natal para mim próprio, mas para comprar algo que é apenas um portátil diferente (entenda-se para o meu uso pessoalmente) não vale a pena porque portátil já eu tenho.
 
Quantos portáteis é que conhecem que tenham GPS, rádio ou 4G? Tal como a Microsoft anunciou, isto é suposto ser um portátil com um form factor diferente (em que todo o hardware está no ecrã, num formato de design tablet e o teclado é uma capa complementar). Ver isto como um tablet é colocá-lo ao nível de iPad, Androids e WinRTs e isso é coisa que o SP3 não é.

Sim, eu também gostava de ter GPS e acho que até seria possível, mas imagino que não seja esse o objectivo do equipamento. Eu vejo isto como uma alternativa premium a um netbook que era o que eu precisava para complementar o meu desktop (o meu portátil já havia falecido há uns anos). É rápido, surpreendentemente rápido. É leve, fácil de transportar e com uma bateria bem razoável. É fiável, tem pormenores muito interessantes (colunas fenomenais, caneta impecável e ecrã de excelente qualidade) mas, como tudo o que é x86, aquece um bocado quando se puxa por ele, mas nada de extraordinário. De resto, não podia estar mais feliz com a compra. E até o tenho usado sem teclado (ainda não consegui arranjar em preto).

Agora é assim: há ultrabooks no mercado ao mesmo preço (no meu caso, 1000€ c/i5 128gb) e com melhor hardware? Sim. Mas eu preferi um equipamento mais pequeno, com boa qualidade em praticamente tudo do que um de 14'' ou mesmo 15.6'' que seria a minha opção caso fosse para um ultrabook (ou até mesmo portátil em geral c/ gráfica dedicada). É uma questão de necessidade...
 
Quantos portáteis é que conhecem que tenham GPS, rádio ou 4G? Tal como a Microsoft anunciou, isto é suposto ser um portátil com um form factor diferente (em que todo o hardware está no ecrã, num formato de design tablet e o teclado é uma capa complementar). Ver isto como um tablet é colocá-lo ao nível de iPad, Androids e WinRTs e isso é coisa que o SP3 não é.

Sim, eu também gostava de ter GPS e acho que até seria possível, mas imagino que não seja esse o objectivo do equipamento. Eu vejo isto como uma alternativa premium a um netbook que era o que eu precisava para complementar o meu desktop (o meu portátil já havia falecido há uns anos). É rápido, surpreendentemente rápido. É leve, fácil de transportar e com uma bateria bem razoável. É fiável, tem pormenores muito interessantes (colunas fenomenais, caneta impecável e ecrã de excelente qualidade) mas, como tudo o que é x86, aquece um bocado quando se puxa por ele, mas nada de extraordinário. De resto, não podia estar mais feliz com a compra. E até o tenho usado sem teclado (ainda não consegui arranjar em preto).

Agora é assim: há ultrabooks no mercado ao mesmo preço (no meu caso, 1000€ c/i5 128gb) e com melhor hardware? Sim. Mas eu preferi um equipamento mais pequeno, com boa qualidade em praticamente tudo do que um de 14'' ou mesmo 15.6'' que seria a minha opção caso fosse para um ultrabook (ou até mesmo portátil em geral c/ gráfica dedicada). É uma questão de necessidade...

O meu Vaio de 13,3" tem GPS e 3G.
Nao vejo a dificuldade.

Aliás, vejo mesmo como um erro crasso um portátil deste preço e posicionamento não ter essas coisas.
 
PSH fui espreitar um Vaio Duo 13, vi mais detalhadamente o SVD1323Y9EB e adapta-se às minhas necessidades pessoais sem dúvida, parece que é mesmo algo parecido com isso que eu tinha em mente, aparentemente só lhe falta rádio FM mas parece que com isto não se arranja nada. Nestas características como é que eu consigo saber se dá para cartão SIM ou não? Desculpem-me mas não sei os termos corretos para isto, pergunto isto porque nesta review a senhora diz que existem duas versões, uma que dá para levar cartão e a outra não (e claro que dê para funcionar na Europa).
Há tópico para este aparelho aqui no fórum? Fiz busca mas não consegui encontrar e não queria estar aqui a fazer off-topic.
 
PSH fui espreitar um Vaio Duo 13, vi mais detalhadamente o SVD1323Y9EB e adapta-se às minhas necessidades pessoais sem dúvida, parece que é mesmo algo parecido com isso que eu tinha em mente, aparentemente só lhe falta rádio FM mas parece que com isto não se arranja nada. Nestas características como é que eu consigo saber se dá para cartão SIM ou não? Desculpem-me mas não sei os termos corretos para isto, pergunto isto porque nesta review a senhora diz que existem duas versões, uma que dá para levar cartão e a outra não (e claro que dê para funcionar na Europa).
Há tópico para este aparelho aqui no fórum? Fiz busca mas não consegui encontrar e não queria estar aqui a fazer off-topic.

O que eu tenho é o Vaio Duo 13.
Leva cartão SIM.
É a versão i7/8/256.
Mas não sei todas as versões levam. Radio FM não tem, de facto.

Estive a ver esse da ***** e é a nova versão que vai substituir o meu.
Eles na página não referem o 4G,por isso não sei.
O meu tem, mas não sei se terão retirado. Tens que procurar em mais sites.
 
Venha o SP4 com GPS, 4G, core M, i3 com 128GB de SSD, melhoramentos no digitizer da N-trig e no vidro Gorilla, e sem bugs.

O SP3 desilude em vários aspetos, não é carne nem é peixe, e passado o encanto inicial não passa de um tablet/ultrabook grande para ficar em casa.

/rant mode off
 
O que eu tenho é o Vaio Duo 13.
Leva cartão SIM.
É a versão i7/8/256.
Mas não sei todas as versões levam. Radio FM não tem, de facto.

Estive a ver esse da ***** e é a nova versão que vai substituir o meu.
Eles na página não referem o 4G,por isso não sei.
O meu tem, mas não sei se terão retirado. Tens que procurar em mais sites.

Fui à procura de preços e onde comprar e achei estranho não ver o raio da coisa à venda em lado nenhum. Fui depois ao site da Sony e descobri que a Sony deixou de fazer portáteis desde a Primavera deste ano!... :n1qshok:
E lá fiquei eu com outro melãozito valente... este Vaio Duo 13 enchia-me as medidas mas já não há. Lá vou ter que continuar a procurar.
 
Fui à procura de preços e onde comprar e achei estranho não ver o raio da coisa à venda em lado nenhum. Fui depois ao site da Sony e descobri que a Sony deixou de fazer portáteis desde a Primavera deste ano!... :n1qshok:
E lá fiquei eu com outro melãozito valente... este Vaio Duo 13 enchia-me as medidas mas já não há. Lá vou ter que continuar a procurar.

O problema é que não há muitas alternativas, se é que há alguma.
 
Com smartphones na algibeira nao faz muito sentido estes tablets deste tamanho terem SIMs para dados. Também devido ao tamanho não faz sentido ter GPS. Não estou a ver andar com o meu acoplado ao carro.

Agora o que faz sentido é poder ativar a partilha da internet do telemovel sem o ter que tirar do bolso ou mala. Assim como tem o iOS8 quando emparelhado com um MAC OSX (ultima versão).
 
Com smartphones na algibeira nao faz muito sentido estes tablets deste tamanho terem SIMs para dados. Também devido ao tamanho não faz sentido ter GPS. Não estou a ver andar com o meu acoplado ao carro.

Agora o que faz sentido é poder ativar a partilha da internet do telemovel sem o ter que tirar do bolso ou mala. Assim como tem o iOS8 quando emparelhado com um MAC OSX (ultima versão).

Faz todo o sentido.

Tenho um note3 que desenrasca, mas que não serve para trabalhar.
Por outro lado tenho 1gb de plafond de net, que é insuficiente.

Por isso faz todo o sentido, poder colocar um cartão de dados num equipamento destes, para eu poder trabalhar onde precisar.
 
GPS e dados móveis têm milhentas utilidades quer a nível pessoal quer a nível profissional, muito para além das básicas que se usam tradicionalmente. Se já para o básico tradicional é quase indispensável, para o resto então nem vale a pena mencionar a importância das funcionalidades. Assim como o NFC.
Eu concordo com o PSH e até estou no outro extremo, para mim o que não faz qualquer sentido é comprar um aparelho que não tenha estas características. Realço para mim pessoalmente, não falo em geral pois cada qual saberá as suas necessidades.
 
É uma questão de meter mais plafond no telemóvel. O que não faz sentido é a MEO fazer uma oferta com 200Megas de trafego de dados mais um cartão de dados com 5GB e dizer ao cliente que não pode alocar esses 5GB ao telemóvel em vez de ter no cartão.

Ter os dados no telemóvel tem algumas vantagens. Por exemplo podes partilhar a mesma ligação com mais que um dispositivo em simultâneo. E mesmo que não seja em simultâneo não tens que andar a trocar de cartão entre dispositivos. Por exemplo, se tiver também um tablete mais pequeno, iPad ou iPad MNI.

Bom, mas percebo a atração do cartão no portátil. Colocar la esquecer, mas esse tipo de experiencia também pode ter desta forma, é uma questão de software que a MS tem resolver, pelo menos quando emparelhado com o Windows Phone.

Diria mesmo, que os iPads com suporte para cartões de dados é capaz de ter os dias contados a julgar pelos avanços que a Apple esta a fazer ao nível da interoperabilidade entre dispositivos. Falo nestes porque foram os primeiros a fazê-lo

Quanto a GPS, digam-me estão a pensar em andar com isto na rua ou montanha para orientação ou colocar no tablier do carro? É que se for para usar o SP3 para isso era mesmo uma das piores soluções possíveis.

Quanto ao NFC ... para quê mesmo? Um exemplo era interessante.

Não estou a dizer que não têm razão, mas não estou mesmo a perceber. Principalmente quando diz que não faz sentido comprar um aparelho sem GPS e suporte para cartão de dados.

Bom, mas estou a elaborar uma review que podera dissipar algumas duvidas que tenham sobre o SP3 e para que serve.
 
Do NFC há muitos exemplos da utilidade.
Tenho NFC no telefone, no portátil e na máquina fotográfica, por isso a interligação entre os 3 é muito simples. Basta encosta-los.

O cartão de dados já expliquei.
E adicionar plafond de dados ao cartão do telefone, sai muito mais caro. Mais vale ter um cartão de dados adicional no PC.
 
Back
Topo