Teste para o Browser mais leve para Windows 8.1

ruca1973

Power Member
Boas

Por necessidade de ter um portátil com apenas 1 Gb de RAM, com Windows 8.1 instalado, tive que ter a paciência de escolher um browser que fosse o mais leve possível em termos de uso de RAM (nada de browsers de texto, como o Links ou Linx), já que as opções mais conhecidas (Chrome, Firefox, Opera, IE) não me satisfazem. Ao abrir mais do que uma aba começo a ter problemas de lentidão do SO, derivado a um uso significativo de memória RAM.

Uns aguentam-se mais, outros menos mas todos os browsers que referi são browsers mais pesados que não conseguem satisfazer uma pessoa que tenha que abrir pelo menos 4 ou 5 abas sem receio de vir a ter problemas com o desempenho do SO (neste caso o Windows 8.1).

Então que fiz eu?

Usei um dos melhores softwares de manutenção de RAM que conheço, o Wise Memory Optimizer e entretive-me a experimentar muitos browsers alternativos para Windows.

O que fiz para este Mega teste de Browsers foi tentar colocar todos em pés de igualdade, pondo a RAM, com a ajuda do Wise Memory Optimizer, a cerca de 30% do uso de RAM do SO, e abrir em todos os browsers testados 4 páginas/abas com os seguintes sites:

- abola.pt
- record.pt
- ojogo.pt
- maisfutebol.iol.pt

E os browsers foram:

Pale Moon (baseado no Firefox e motor de renderização Gecko)
Light Browser (baseado tb no Firefox)
Green Browser (baseado no IE com motor de renderização Trident)
The World Browser
Slim Browser (baseado no IE, Trident)
Torch Browser (baseado no Chrome/Safari e no motor de renderização Webkit)
Slim Jet (baseado no Chrome/Chromium)
Comodo Web Browser (baseado no Chrome/Safari)
Spark Web Browser (baseado no Chrome)
Avant Browser (baseado no IE, embora a versão Ultimate use os 3 motores de renderização)
SlimBoat Browser (beaseado no IE)
Chromium (é onde se baseia o Chrome/Safari, usa o motor Webkit)
Qtweb Browser (usa o motor Webkit)
Opera (usava o motor Presto mas alterou para o motor de renderização do Chromium)


Notas: tentei instalar o Midori, que também tem fama de ser bastante leve mas não funcionou no meu portátil. Não faço ideia porquê. Experimentei instalá-lo duas vezes e nas duas vezes crashou. Tive que metê-lo de lado.


Já dá para perceber que quem disser que o Firefox (oficial), o Chrome (oficial), ou mesmo Chromium, ou até o Opera (que agora se baseia no Chrome) são browsers com pouco consumo de memória RAM está-vos a mentir. Existiram browsers acima referidos que me chegaram quase a bloquear o SO, isto abrindo sempre as tais 4 abas/sites com a mesma RAM disponível (1 Gb de RAM, 30% de uso) ao abrir de cada browser. Houve resultados para todos os gostos.

Antes de anunciar os resultados que obtive, não de uma forma detalhada, mas dando-vos uma ideia de qual foi o browser que melhor se portou em termos de uso de RAM, lanço-vos um desafio.

Conseguem-me dizer de todos os browsers por mim anunciados qual será aquele que ganhou a todos os outros? E digo-vos já que este browser existe, está na lista, e os resultados obtidos deixaram-me bastante satisfeito. :)

Quais as vossas apostas?
 
Última edição:
Testa a versão portable do Midori, pode ser que dê ;) É um excelente browser. Tens também o K-meleon, que também é considerado leve (baseado no Gecko).
 
Sim, tb já testei o K-Meleon mas por acaso nem o meti nessa lista mas não é de todo o browser mais leve na gestão de RAM.
Aliás, o próprio Light (que tb é baseado no motor Gecko, e no Firefox) tb está longe de ser dos mais leves. Não sei se a culpa será do próprio motor Gecko.

Em relação ao Midori, apesar de ter a fama de ser leve, já li pessoas a dizer que não é tão leve quanto isso, e o browser que ganhou este teste apresenta valores que eu diria surpreentes, que eu duvido muito que o Midori pudesse atingir. Mas como não o pude testar posso dar-lhe o beneficio da dúvida para outras "núpcias". :)
 
Última edição pelo moderador:
Tenho 8 gigas de ram por isso não me interessa lol.

Um portátil com apenas 1 gb e o windows 8.1 não me parece a escolha acertada na minha opinião .
 
Aposto no Qtweb apenas porque tirando os mais usados e dessa lista longa só experimentei o Avant Browser à uns bons anitos e o Qtweb. Pareceu-me ser levezinho. Agora se foi o que teve melhor desempenho... Aguardo o teu veredicto :)
 
Em PC's com 1GB -> Internet Explorer + Listas de Protecção de Controlo ou bloqueio de publicidade através de lista de Hosts é mais que suficiente.

E então o IE versão Metro é o browser mais rápido que conheço.
 
Aproveito esta thread para perguntar se por experiencia própria recomendam alguma alternativa ao chrome. Desde as ultimas actualizações que tem ficado bastante lento e começa-se a borrar todo a partir de 4/5 abas abertas :facepalm:
 
boas

depois de ler isto decidi experimentar um dos browsers da lista e comparar com o chrome que é o que uso actualmente
escolhi o pale moon apenas por ser baseado no motor do FF para ser diferente do chrome e abri em ambos exactamente as mesmas tabs
ora o chrome esta a consumir 2593Mb de mem enquanto o pale moon consome 1147Mb + 53.5Mb do plugin container
devo dizer que tenho 16 tabs abertas

é realmente uma diferença abismal em termos de consumo
 
Última edição:
Back
Topo