Ozon OS: Distribuição criada por Numix Project e Nitrux SA

Crow-

Power Member
Foi ontem liberada para download a Alfa da primeira versão da nova distribuição (Linux), Ozon Os. Esta distro, cuja primeira versão foi baptizada por “Hydrogen”, nasceu da junção de esforços dos Numix Project e Nitrux SA.

Inicialmente anunciada como uma distribuição orientada para os jogos, o facto é que na Alfa não há sinal deles. O que não é propriamente mau, atendendo acima de tudo que Ozon Os está a dar os primeiros passos.

Para já há a reter algumas características interessantes em Ozon Os:

  • Sendo uma distribuição com base no ambiente Gnome os desenvolvedores da distro optaram peloFedora, o que levou em conta o facto da destruição da Red Hat ser particularmente orientada para este ambiente gráfico. No Alfa temos o Fedora 20 com o Gnome 3.12 mas na seu estado final “Hydrogen” virá com o Fedora 21 e com o Gnome 3.14. Com o Fedora vem já o repositório RPM Fusion que permite instalar um considerável naipe de software que não é abrangido pelos repositórios oficiais do Fedora.
  • Apesar de ter como ambiente Gnome, Ozon Os vem com algumas adaptações próprias como a Atom Dock (uma dock colocada abaixo do ecrã que permite o lançamento das aplicações), Atom Panel(uma adaptação ao painel do Gnome que permite aparecer os ícones no painel superior), Atom Launcher (uma variação do lançador padrão do Gnome, com as aplicações recentemente usadas a surgirem primeiro). Outras funcionalidades serão adicionadas em breve.
  • Uma das grandes apostas desta distro é o facto de vir com um “Look and Feel” muito próprio, baseada nas alterações anteriormente referidas bem como num conjunto de pacotes que inclui temas, plymouth e wallpapers. Estas novidades já estarão disponíveis no Beta de “Hydrogen”.

http://philosocial.info/blog/2014/09/18/ozon-os-distribuicao-criada-por-numix-project-e-nitrux-sa/

https://plus.google.com/114059589828649263886/posts



Projeto interessante, especialmente para adeptos de Fedora.
 
Back
Topo