Macbook para Engenharia Informátca

Eu tenho um de 15'' e acho que o tamanho é suficiente, digo isto tendo um monitor de 27' em casa e aproveitar na mesma um externo de 22' para programar.
Mas quando estou no portátil (na faculdade) não me faz assim tanta confusão, uso bastante os desktop extras que com um swipe no touchpad se muda facilmente de um lado para o outro.
 
Boas,

Também estou em dúvida entre o

Air de i5 dual-core a 1,4 GHz | 8 GB | 128 GB e o
Pro i5 Dual-core a 2,6 GHz, | 8 GB | 128 GB

As diferenças de processamento são muito diferentes?

Preciso para alguma programação e processamento de texto. Neste momento o meu velho macbook branco já não se aguenta e queria compra um pela appstore educação ou na black friday que ai vem.

Thanks!
 
Para quem vai passar o dia a programar o ecrã retina é um must. É no texto em que se nota mais a diferença do ecrã retina para um normal, portanto se houver dinheiro, acho que nem deviam pensar duas vezes.
 
Já decidi e vou para o Pro i5 Dual-core a 2,6 GHz, | 8 GB | 128 GB

estava a pensar em comprar na loja da educação.
Acham que é possível comprar mais barato até ao fim do ano? Tipo numa black friday ou não vale a pena esperar?

Soube agora que a ***** de coimbra está com 10% desconto
 
Última edição:
Já decidi e vou para o Pro i5 Dual-core a 2,6 GHz, | 8 GB | 128 GB

estava a pensar em comprar na loja da educação.
Acham que é possível comprar mais barato até ao fim do ano? Tipo numa black friday ou não vale a pena esperar?

Soube agora que a ***** de coimbra está com 10% desconto

A esses 10% dará para somar os 10% de desconto para educação?
 
Boa tarde!

Estou no ensino secundário (10º ano) num curso tecnológico de informática. Pretendo ingressar na universidade em Engenharia de Informática. Tenho um Toshiba A300 que já tem 6 anos que já apresenta sinais de desgaste. Estou a pensar em comprar um Macbook Pro 13" com 128GB SSD e 8 Gb de ram e um I5 dual-core de 2.6 GHz. Fiquei rendido à qualidade dos materiais e pormenores do MBP, ao design e ao OS X. A pergunta é: será uma boa escolha o MBP?

Vamos por partes:

-Não gosto de jogar no computador, exceto CS GO. Sempre fui da opinião que jogar era na PS3 ou IPAD;
-Tenho medo de comprar o MBP e na universidade e no Curso Tecnológico passar mais de 60% em parallels/boot camp a usar o Windows (?)
-O Windows corre bem em boot camp? É estável? Ganha vírus lá?
-Em parallels o Windows ganha vírus?
-A suíte da apple (Iwork) é tão boa quanto o Office? Digam a vossa justiça...
-Atualmente há muito software para Macintosh na área que quero seguir? Sempre há MUITO MAIS que para o Linux certo?
-E por fim: consideram o MBP adequado para a área que eu quero? Sei que não é muito indicado para arquitetura e engenharia civil...

E é tudo pessoal, se não fosse pedir muito gostava que me elucidassem à cerca das minhas perguntas.

Cumps
 
-Não gosto de jogar no computador, exceto CS GO. Sempre fui da opinião que jogar era na PS3 ou IPAD;
-Tenho medo de comprar o MBP e na universidade e no Curso Tecnológico passar mais de 60% em parallels/boot camp a usar o Windows (?)
-O Windows corre bem em boot camp? É estável? Ganha vírus lá?
-Em parallels o Windows ganha vírus?
-A suíte da apple (Iwork) é tão boa quanto o Office? Digam a vossa justiça...
-Atualmente há muito software para Macintosh na área que quero seguir? Sempre há MUITO MAIS que para o Linux certo?
-E por fim: consideram o MBP adequado para a área que eu quero? Sei que não é muito indicado para arquitetura e engenharia civil...

E é tudo pessoal, se não fosse pedir muito gostava que me elucidassem à cerca das minhas perguntas.

Cumps

-Tenho medo de comprar o MBP e na universidade e no Curso Tecnológico passar mais de 60% em parallels/boot camp a usar o Windows (?)

Não sei como funciona em informática mas tenho a impressão que grande parte dos programas usados existem para Mac OS.

-O Windows corre bem em boot camp? É estável? Ganha vírus lá?

Sim, corre bem e é estável. Então com um SSD não tens com que te preocupar. Em relação aos vírus, é como se estivesses a usar windows num pc nativo, portanto existe sempre essa possibilidade. Mas nada como ter um bom antivirus. No Windows, claro, que Mac OS não precisa nada disso!

-Em parallels o Windows ganha vírus?

Respondido

-A suíte da apple (Iwork) é tão boa quanto o Office? Digam a vossa justiça...

É diferente. Se queres fazer documentos mais profissionais é melhor usar o Office. Se precisas de apresentar uma apresentation simples mas bonita, p.ex, então o iWork é o ideal. Mas não te preocupes que tens Office 2011 para Mac.

-Atualmente há muito software para Macintosh na área que quero seguir? Sempre há MUITO MAIS que para o Linux certo?

Vou deixar um "informático" responder

-E por fim: consideram o MBP adequado para a área que eu quero? Sei que não é muito indicado para arquitetura e engenharia civil...

Estudo numa faculdade de Engenharia (a melhor, imo xD) e vejo os alunos de informática cada vez mais a usar Mac's. Também trabalho numa startup onde 90% dos computadores são mac's, então os informáticos só têm imac's e macbook's. Portanto acredito que seja muito melhor que windows-based. Ganha em bateria, estabilidade (.unix based) e no geral acho que o sistema está mais construído.

Nota final: Se conseguires dar a diferença para um Retina de 8GB e 256GB de Ram acho que é o ideal. O ecrã retina é o melhor que há e é perfeito para quem programa e lê muito ao computador. Em relação ao SSD, acho que 128 GB pode limitar e 256 GB é mais future-proof
 
@antilock

Estando no mestrado de Engenharia Informática, deixa só acrescentar ao que o @PES6_fan disse:

A nível de ferramentas de desenvolvimento, aliás, há muito mais em Linux do que pensas. Até mais do que para Windows (dependendo da área em informática que queiras depois seguir). Se for para coisas low-level, nem olhes mais, é Linux (mexer em kernels, device drivers, assembly, etc...). Se for para usar IDEs tipo Xcode ou Visual Studio, isso é melhor usar cada um na sua plataforma (VS em Windows, Xcode em OS X). Por exemplo, programar para iOS/OS X só podes fazer em OS X. Quanto a .net podes usar o Mono framework em OS X para criar aplicações tal como no Visual Studio, se bem que se tiveres uma instalação bootcamp é sempre melhor usar as ferramentas da MS (na minha opinião).

Para coisas simples, tipo programar C, Java, etc...isso é multiplataforma, por isso não te preocupes. Um bom editor de texto para linguagens mais leves (C, C++, Javascript, XML) - tipo Sublime Text 3 e talvez o Netbeans ou Eclipse para Java, todos que são multiplataforma. Isso fica ao critério de cada um (e.g. podes programar C++ no Xcode, mas é overkill).

Quando a esse Mac, não tenhas dúvidas: é excelente. Eu tenho o modelo que estás a pensar adquirir e é muito rápido e a bateria dura bastante. Já uso Macs há 5 anos: o meu primeiro Macbook Pro (de mid-2009) durou-me 5 anos de uso e agora está aqui em casa (ainda totalmente funcional). Não necessito de mais de 128 GB SSD porque tenho um disco de 1 TB externo onde guardo lá música, fotos, e outros documentos não importantes para os projetos em que trabalho (se não tiveres um, aconselho um SSD de 256 GB, ou a adquirir um 2.5" externo já que fica mais barato).
 
Pelo que percebi no curso tecnológico o Mac vai servir perfeitamente, usa-se o netbeans, notepad++ (este não há para mac, mas há alternativas) e faz-se páginas web (muitas), por falar em fazer páginas web, o mac é bom nisso?
Quanto à universidade, a minha preocupação é se vou gastar 1400€ num mac e passo mais de 60% em boot camp / parallels com o windows, não aproveitando a alma do mac, o OS X. Quem tem experiências nestas andanças que me elucide.
Não vou ser discriminado pelos professores por usar mac? Por exemplo, agora tive de comprar calculadora gráfica, queria a Texas nspire e o professor avisou-me que como so trabalhava com a casio, só me explicava a fazer as coisas na casio, se comprasse a texas tinha que me desenrascar. Não acontece isto na universidade com o mac?
Quanto à suite da apple, pelo menos no site da apple, parece ser fantástica, até é mais simples que o word e mais intuitiva; o PES6-fan disse que para fazer documentos mais profissionais era melhor o office, mas nota-se assim tanta diferença? Mas o iwork é superior ao openoffice e libreoffice, certo?
 
Pá, essa discussão nem devia existir. O Mac dá-te a possibilidade única de correres os 3 SOs, qual é o problema mesmo? Não estás limitado a nenhum sistema, antes pelo contrário. Então com 8GB, corres várias VMs sem qualquer problema. ;)
 
Tenho quase a certeza que não há descriminação entre Mac e Windows na faculdade, se bem que é mais provável teres de dar umas quantas voltas com os programas no Mac. Entrei este ano para a FEUP e um dos programas usados já tem uns anitos e tem de ser instalado de forma diferente em Mac OS.

Dito isto, eu julgo que entre Mac e Windows só decide o gosto de cada um. Por um lado, tens um sistema que te vai dar para tudo e que agora com os portáteis da Clevo te deixa fazer um sistema à medida e mais barato. No outro tem um SO que está desenhado especificamente para aquela máquina, pelo que dos mesmos componentes tiras mais proveito.

Correr 3 SO's dá tanto em Windows como em Mac OS (tens de "pesquisar" bem =P) através do VMWare.
 
Pelo que percebi no curso tecnológico o Mac vai servir perfeitamente, usa-se o netbeans, notepad++ (este não há para mac, mas há alternativas) e faz-se páginas web (muitas), por falar em fazer páginas web, o mac é bom nisso?

É muito bom para programação web. Notepad++ é fraquito comparado com o Sublime Text.

Quanto à universidade, a minha preocupação é se vou gastar 1400€ num mac e passo mais de 60% em boot camp / parallels com o windows, não aproveitando a alma do mac, o OS X. Quem tem experiências nestas andanças que me elucide.

Se correres o Parallels ou VMWare, podes correr Windows/Linux distros sem sair do OS X. Se quiseres jogar, aí já convém bootcamp.

Não vou ser discriminado pelos professores por usar mac? Por exemplo, agora tive de comprar calculadora gráfica, queria a Texas nspire e o professor avisou-me que como so trabalhava com a casio, só me explicava a fazer as coisas na casio, se comprasse a texas tinha que me desenrascar. Não acontece isto na universidade com o mac?

Nem por isso, mas lá está, depende do professor. Se o software específico só existir mesmo para Windows, abres a VM que tens e está feito. :) Até admira que os profs agora usam casio, os meus de matemática no secundário usavam a TI-83/84 (antes da nspire ficar popular).

Quanto à suite da apple, pelo menos no site da apple, parece ser fantástica, até é mais simples que o word e mais intuitiva; o PES6-fan disse que para fazer documentos mais profissionais era melhor o office, mas nota-se assim tanta diferença? Mas o iwork é superior ao openoffice e libreoffice, certo?

Sim, iWork é bem melhor que esses dois, e é grátis para quem compra um novo Mac.
 
Back
Topo