AMD Wants To Know What's Wrong With Catalyst

Crow-

Power Member
AMD Wants To Know What's Wrong With Catalyst

AMD is soliciting feedback on the Catalyst driver.

John Byrne, AMD's SVP & GM of Computing & Graphics, issued a personal plea for feedback on their Catalyst driver (not an OS specific request). As many Phoronix readers likely have a few words for AMD about the quality of the Catalyst Linux driver, the performance, the ease of installation, and other matters regarding the closed-source Linux driver, you can participate in the Catalysty Satisfaction Feedback survey. Also be sure to comment and let them know you appreciate the open/closed-source AMD Linux news and coverage found on Phoronix.


http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTc5Nzc


LINK para o feedback:
http://www.amdsurveys.com/se.ashx?s...1&spJobID=401628065&spReportId=NDAxNjI4MDY1S0


O inquérito é genérico para qualquer SO, mas é uma boa oportunidade para os utilizadores de Linux dizerem os problemas que têm e o que pode ser melhorado diretamente à AMD.
 
Nota: Eu não uso AMD em Linux à muito tempo, porque tento ter algum cuidado com a minha sanidade mental.

Eu gostava que os drivers da AMD lessem a EDID do meu monitor de uma forma normal, como os fabricantes de outras marcas e não pensasse que a resolução nativa é 800x600 num monitor de 28,5 polegadas.
Também gostava que houvesse paridade entre os drivers Windows e Linux. Por exemplo Mantle e Trueaudio.
E já agora que fossem open source.
E que não "suckassem" em 2D.

Bem, a minha opinião é que a AMD trata linux como um cidadão de segunda classe. Eu até percebo. Em desktop linux representa uma percentagem muito pequena de utilizadores.
Não me peçam é para comprar placas AMD para usar em Linux.
 
Nota: Eu não uso AMD em Linux à muito tempo, porque tento ter algum cuidado com a minha sanidade mental.

Eu gostava que os drivers da AMD lessem a EDID do meu monitor de uma forma normal, como os fabricantes de outras marcas e não pensasse que a resolução nativa é 800x600 num monitor de 28,5 polegadas.
Também gostava que houvesse paridade entre os drivers Windows e Linux. Por exemplo Mantle e Trueaudio.
E já agora que fossem open source.
E que não "suckassem" em 2D.

Bem, a minha opinião é que a AMD trata linux como um cidadão de segunda classe. Eu até percebo. Em desktop linux representa uma percentagem muito pequena de utilizadores.
Não me peçam é para comprar placas AMD para usar em Linux.
A radeon está muito bem. Funciona muito razoavelmente, mas "sucka" em 3D e não tem suporte para um bazilião de coisas mais atuais.
Se não for para nada intensivo de graficos, uma AMD de 20/30€ fica muito bem a par do trabalho necessario.
 
Entao mas os tipos nao sabem instalar e ver o que esta mal !!! Faz-me confusao estes pedidos, e mais atirar areia para os olhos.
Eles que comparem a performance com drivers windows e com drivers linux, numa manha tem a informacao toda que precisam.
 
No meu portátil nem sequer consigo meter o hdmi a funcionar em condições. Já tentei n drivers, vai tudo ao mesmo. Mete uma resolução completamente estúpida e não passa o som para a tv. :/
 
Entao mas os tipos nao sabem instalar e ver o que esta mal !!! Faz-me confusao estes pedidos, e mais atirar areia para os olhos.
Eles que comparem a performance com drivers windows e com drivers linux, numa manha tem a informacao toda que precisam.

Tens razão, é contenção de custos que a coisa não deve estar muito boa para aqueles lados :P
Pelo menos agora já têm os gajos da VALVE a reportar os problemas em Linux.
 
Se não for para nada intensivo de graficos, uma AMD de 20/30€ fica muito bem a par do trabalho necessario.

Porquê comprar AMD para usar em Linux, quando há melhores alternativas?
É que se fosse a única marca de gráficas, uma pessoa tinha que aguentar, agora havendo Intel e nVidia....
 
Porquê comprar AMD para usar em Linux, quando há melhores alternativas?
É que se fosse a única marca de gráficas, uma pessoa tinha que aguentar, agora havendo Intel e nVidia....
Porque Intel, só nos cpu's deles, e nvidia é cara.
Para um orçamento curto, um APU da AMD encaixa muito bem. Não dá é para jogar nada por ai alem.
Eu tenho um portatil com um APU da AMD, e aquilo é estável, não tem é grande performance but works.
 
Porque Intel, só nos cpu's deles, e nvidia é cara.
Para um orçamento curto, um APU da AMD encaixa muito bem. Não dá é para jogar nada por ai alem.
Eu tenho um portatil com um APU da AMD, e aquilo é estável, não tem é grande performance but works.

Atom (o novo, sem Powervr), Celeron, Pentium

Nvidia tem placas baratas também.
 
Atom (o novo, sem Powervr), Celeron, Pentium

Nvidia tem placas baratas também.
Na gama de preços que mencionei, o que a nvidia tem (numa pesquisa rapida no *****, filtro limite 30€) é velho(gt210), já está em legacy e está ao mesmo preço de uma AMD 5450.
Mesmo na driver OSS a 5450 deve de dar uma boa tareia á 210. Arrisco dizer que já dá para jogar alguma coisa enquanto que a 210 nada.

Quanto á Intel, esses casos que deste implicam ter uma plataforma Intel. Nesse caso sim, sem duvida que é preferível. Ainda assim ficam piores que a 5450. Não estou a imaginar nenhuma Iris Pro, ou seja, das únicas gráficas da Intel com performance para garantir que correm o que calhar(mainstream, fora AAA's), mesmo que no minimo) num atom ou num Celeron.

Na gama muito baixa, a AMD continua rentavel. Aumentando um bocadinho a escala, estragam tudo.
É claro que alguem que pouco se rale para jogos pode bem optar por Intel. Usar uma gt210 já é desespero
 
Não me vejas como um anti-AMD.

A nível de processadores tenho alguma estima por eles na gama de Opterons. Basicamente são Dual Processors no mesmo package a baixos preços (comparados com o Xeons E5) e com uma board Quad socket (não são tão caras como muitos imaginam) fica-se com 64 cores por preços baixos.

A nível de APUs, tanto a gama baixa como a gama media são interessantes (a meu ver só em windows se for para usar a gráfica). A ideia de "juntar" o processamento do cpu com gpu num sistema de memória unificado é boa ideia e julgo que a Intel futuramente também seguirá esse caminho.
O problema é que enquanto for só a AMD a puxar por essa ideia, não consegue atrair suficientes developpers para killer apps.

O Bulldozer consumidor é para esquecer, mas lembro-me de quando tive um phenom II hexa core e tenho muitas boas recordações desse sistema.

Eles preparam novas arquitecturas ARM e x86 para 2016. Foram buscar pessoas com curriculum e com provas dadas. É aguentar e esperar.

A AMD herdou o que comprou da ATI e simplesmente acho que não servem para quem usa Linux. Nada contra gráficas AMD em Windows, mas venho recordar que até às antigas 8500 (depois das Rage) os drivers ATI para Windows eram um monte de bosta.

Se é para jogar em Linux, Intel de pouco serve, não pelo software, mas por causa do hardware.
nVidia pode ser mais cara, mas pelos drivers closed source, vale a pena dar mais por nVidias do que por AMD, em gráficas.

Há anos que a ATI/AMD promete melhores drivers linux. De X em X tempo alguem da AMD lança iniciativas para melhorar os drivers em Linux, mas na prática pouco se vê.

O normal é sairem noticias destas:
http://news.softpedia.com/news/AMD-...Out-Release-Disappoints-as-Usual-460401.shtml
 
Sim, eu entendi a ideia. Também não tive que pensar muito para soltar dinheiro por uma 660 quando haviam "equivalentes" da AMD muito mais baratas.

Acho que é triste ter que se andar duas gerações para traz para corresponder ás placas no Windows, mas nem que tivesse uma R295* haveria de utilizar a Catalyst.
*acho que é a alta gama deles assim de memoria, não sei nem vou procurar

Pergunto-me se será só falta de orçamento, ou se será também teimosia dos coordenadores para continuar o trabalho em algo que há anos que é problemático.
Não sei, quando desenvolvo um produto que não importa a passagem do tempo, continua cheio de defeitos por todo o lado e mais algum, é porque talvez tenha defeitos por design. Mesmo num buraco financeiro, duvido que a AMD tenha só um ou dois indivíduos a trabalhar nisto.
 
Eu sempre usei placas amd em linux e nunca tive problemas.

Apenas aconteceu foi na busca das drivers haver os novos feitos pela comunidade que deram alguns problemas.
Por isso instalo sempre os da marca.
 
Eu nunca consegui instalar o driver que se saca do site da AMD no meu Debian. Fico sempre sem imagem quando reinicio o PC para alem de que a aplicação CCC nunca arranca. Dá sempre um erro qualquer.

Eu tenho um Clevo com o i7 que tem uma Intel no cpu e depois tenho a 7970. Nunca consegui nem no portátil nem no desktop que tinha uma HD6870...
 
Eu sempre usei placas amd em linux e nunca tive problemas.

Apenas aconteceu foi na busca das drivers haver os novos feitos pela comunidade que deram alguns problemas.
Por isso instalo sempre os da marca.
Os maiores problemas dos drivers da comunidade (oss) é que demoram algum tempo a suportar as placas quando acabadas de sair, e dai até serem integrados numa distro stable são uns meses, também com o fato de estarem sempre atraz umas versões no OpenGL, não suportarem OpenCL e de terem uma performance pior em 3D.

No geral considero-os muito mais estáveis e funcionais que os da marca, quando dados mais que uns meses de vida á placa.

Eu nunca consegui instalar o driver que se saca do site da AMD no meu Debian. Fico sempre sem imagem quando reinicio o PC para alem de que a aplicação CCC nunca arranca. Dá sempre um erro qualquer.

Eu tenho um Clevo com o i7 que tem uma Intel no cpu e depois tenho a 7970. Nunca consegui nem no portátil nem no desktop que tinha uma HD6870...
Já no tempo que utilizava OpenSUSE também tive o desprazer de instalar o oficial do site da marca.
Entretanto a vez seguinte que experimentei, uns anos depois, já foi em Arch e realmente há umas coisas que se tem que fazer para não rebentar com nada, tais como fazer blacklist da radeon e mais qualquer coisa.

No debian não há nenhum repo (não official) com isso? Acho que ajuda, quanto muito não seja porque não deixa rastos no sistema.
 
Mas isso é o driver que vem nas respos, certo? Não é o file que se saca do site da AMD. Eu tenho problemas é quando saco o file .run do site da AMD!

É o driver dos repositórios, mas é o driver closed source. O mesmo (a versão pode não ser a última) que se saca do site da AMD.
Penso não estar a dizer nenhuma asneira.
 
Back
Topo