Que NAS comprar? Synology vs QNAP

a utilização do synology é sempre feita atraves de browser?, não dá para usar nativamente no SO do computador.
não há aplicação nativa?
isto para mac.

estava a pensar no ds415 play, o ideal era sair um 215 play

Tens de te explicar melhor...ela configura-se pelo browser, e usa-se como necessario..

queria ter acesso aos discos do NAS como se fossem discos locais. como é que envio ficheiros para o NAS? através do browser? ou basta ir ao menu de rede e aparecem-me como se fossem discos partilhados?
queria que o NAS funcionasse como se fosse uma central de ficheiros.
estava ali tipo uma pasta de rede, e acedia aos ficheiros normalmente sem ser via browser
 
Ola, sabem me dizer se alojar um ou 2 sites wordpress num Nas da synology vai oferecer boa performance?

Nao tenho nenhum modelo em vista, ando a pensar em adquirir um Nas, mas para rentabilizar o dinheiro queria saber se podia abdicar dos meus alojamentos na web.

Ja procurei na net, mas nao encontro mts sites alojados em Nas, nao consigo chegar a uma conclusao e nao conheco ninguem a quem perguntar.
 
Olá!

Quero adquirir uma NAS para armazenar a minha coleção de vídeos para que os possa aceder e tocar maioritariamente num Raspberry Pi que estará ligado à rede por Powerline. Também preciso que funcione como Download Server para torrents e tenciono ligar discos externos por USB para expandir o armazenamento além das drives internas (possivelmente através de uma hub ligada à NAS)

Pela imensa pesquisa que efetuei, decidi por várias razões que quero uma Synology. No entanto, o meu orçamento é curto e já vou ter de gastar substancialmente mais do que o que originalmente pensei quando iniciei a pesquisa, pelo que quero o modelo mais barato possível que consiga cumprir decentemente com o que pretendo.

Assim sendo, estou indecisa entre o DS213j e o DS214. O DS213j é substancialmente mais barato e tem um consumo energético menor, para além de que, pelo que estive a ler, desliga a ventoinha quando os discos hibernam, coisa que o 214 não faz (tem alguma importância uma vez que a NAS irá ficar no meu quarto)
No entanto, o DS214 tem um melhor processador e USB 3.0, duas coisas que não sei se no meu caso são tão essenciais que justifiquem a diferença de preço.

As minhas questões:
-A diferença de processador terá relevância no tipo de uso que lhe quero dar?
-Ao ligar um disco externo de 1Tb da Toshiba (que tem USB 3.0) com vídeos lá dentro, a ligação USB 2.0 será capaz de fazer o streaming dos vídeos para o Raspi sem problemas, sem lags nem stutters, ou necessitarei de apostar no DS214 para fazer uso do USB 3.0 para que possa fazer o streaming sem problemas? Ou, por outro lado, será que optar por ter as ligações 3.0 seria um desperdício no meu tipo de setup?
-Ao ter um disco externo ligado por USB e quiser fazer download de torrents para lá, o USB 2.0 será um bottleneck significativo na velocidade de download?

Como possuidor de uma DS213j posso-te dizer que consegues fazer tudo o que dizes sem problemas. A diferença do USB não é um factor decisivo ; a do cpu poderá ser em alguns casos , mas só implica teres que esperar mais algum tempo. Por exemplo , se tiveres uma coleção grande e na indexação demora um bocado ( a primeira vez, depois é rápido) ou na criação de volumes. Mas são tarefas que podem ser feitas fora de horas, de modo que acabas por nem reparar nisso.

Não percebo porque queres o disco ligado por USB em vez de teres tudo no NAS. O download center funciona bem, mas tem que existir o profile na synology do(s) tracker que usas. (por exemplo, btnext não funciona). Há uma página com profiles, é só procurar.

Até hoje estou deveras contente com a Synology, as apps para os dispositivos móveis, criar uma cloud minha, aceder aos meus conteúdos, controlar os downloads a partir do telemovel (útil quando nos lembramos de um filme ou série e estamos fora de casa), ou mesmo veres o filme / série no tlm, etc. Aliás , só estou a vender a minha porque quero outra Synology, mas de 4 discos. Isto sim, foi o meu erro na altura da compra, mas os €€ abundam.
 
Os discos USB, se calhar está como eu, tenho vários e numa fase inicial queria usá-los até ter espaço dentro do NAS para copiar tudo para lá.
 
Muito obrigada :) Realmente estou muito interessada na Synology por tudo isso (apps móveis e a questão da cloud pessoal), é bom saber que este interesse é válido.

E a questão dos discos USB é mais ou menos o que disse o Rjckarddo, já possuo discos com conteúdo que não queria que ficassem inutilozados... Mas para além disso, é também a questão de que a quantidade de conteúdos que prentendo armazenar é significativa, e tem tendência a crescer com alguma velocidade, mas neste momento não tenho possibilidade de adquirir 2 discos internos com elevada capacidade (ou seja, de 3 ou 4tb), pelo que, quando enchesse os dois discos internos (de 2tb cada, em princípio), a minha ideia era usar discos externos por USB... Sei que não é o ideal, mas até o meu orçamento ser um pouco maior, esta é a opção que me é viável pelo que tenho visto...
 
Os discos USB, se calhar está como eu, tenho vários e numa fase inicial queria usá-los até ter espaço dentro do NAS para copiar tudo para lá.

Não sei qual é o objetivo principal, mas porque não copiar o que se quer para o Synology o que é necessário no imediato ? Assim tiras mais proveitos das listas de reprodução e das apps de video e imagens.

Muito obrigada :) Realmente estou muito interessada na Synology por tudo isso (apps móveis e a questão da cloud pessoal), é bom saber que este interesse é válido.

E a questão dos discos USB é mais ou menos o que disse o Rjckarddo, já possuo discos com conteúdo que não queria que ficassem inutilozados... Mas para além disso, é também a questão de que a quantidade de conteúdos que prentendo armazenar é significativa, e tem tendência a crescer com alguma velocidade, mas neste momento não tenho possibilidade de adquirir 2 discos internos com elevada capacidade (ou seja, de 3 ou 4tb), pelo que, quando enchesse os dois discos internos (de 2tb cada, em princípio), a minha ideia era usar discos externos por USB... Sei que não é o ideal, mas até o meu orçamento ser um pouco maior, esta é a opção que me é viável pelo que tenho visto...

Como disse acima, o ideal é começar por um objetivo. Seja fonte multimédia, fotos só como repositório.

Isto dá para dar um VPN a cada VM?

Bem não deve dar para correr um jogo de qualquer forma :\

VMs ? jogos ? Não é com NAS, deves ter trocados os tópicos.
 
Boas

Preciso de ajuda na escolha de um NAS para uma rede 5 a 10 utilizadores. A ideia principal é utilizar o NAS como sistema de partilha de ficheiros e pastas. Vi o Synology DS214+ será o mais indicado para o que pretendo?

Se alguém poder dar uma ideia agradeço.
 
Tinha pensado no ds214+ porque vai existir sempre utlilzadores a aceder as pastas e ficheiros e pelas spces foi que me parece mais adequado para isso.

E aquilo para configurar para partilhar as pasta é simples?
 
Boa tarde a todos.

Estou actualmente comprador de um NAS.
Do ponto de vista da funcionalidade agradam-me bastante os da Synology pela sua flexibilidade, apps mobile, compatibilidade com vários sistemas, instalação de apps, private cloud, link agregattion, scheduled tasks, etc.

No entanto não gosto nada do aspecto das caixas, preferindo neste caso as soluções da Iomega (invólucros de alumínio). Também gostaria de ter um ecrã LCD que me desse o status do comportamente, tal como a Iomega ou Netgear.

Posto isto será que a Synology está para lançar alguma coisa deste género?

Os requisitos do NAS são para funcionar de modo caseiro e para servir vários devices:
  • Uma Apple TV para streamming de conteúdos;
  • Fazer backups, com quotas, a 5 utilizadores;
  • Disponibilizar conteúdos media para streamming nos Telefones/PCs/Tablets;
  • Possivelmente servir de time-machine a algum user;
  • Fazer umas brincadeiras com umas apps internas :D;
  • Ter um total de 6TB distribuídos em 2x3TB+2x3TB (ou seja dois raid 0).
Tenho também uma questão, será que é possível haver sincronização entre dois Synology ao género de Dropbox? Isto é fazerem sincronização dupla dos ficheiros... É que assim poderia criar um mecanismo de redundância em DR :berlusca:
 
Ter um total de 6TB distribuídos em 2x3TB+2x3TB (ou seja dois raid 0).

Nunca gosto de duvidar dos requisitos dos outros mas... algum motivo para não confiares no RAID5? Poupas em espaço.

Tenho também uma questão, será que é possível haver sincronização entre dois Synology ao género de Dropbox? Isto é fazerem sincronização dupla dos ficheiros... É que assim poderia criar um mecanismo de redundância em DR :berlusca:
btsync ?
 
Concordo com o z0mbi3, não além de que raid0 é tudo menos um RAID adequado para backup, uma vez que falhando um disco, perdes tudo.
Perde tudo que esteja naquele volume. Eu confio o suficiente no modo RAID que a synology implementa em que parte um disco em unidades mais pequenas e vai usando blocos do tamanho mais pequeno que tens. Optimiza ao máximo o storage disponível e minimiza o espaço desperdiçado por usares discos "diferentes".
 
O DS214SE não é boa opção para fazer backups de fotos e vídeos importantes via wireless, e colocar talvez 2x2tbs a fazer mirror um do outro?
Ou este modelo é assim tão limitado?
 
Nunca gosto de duvidar dos requisitos dos outros mas... algum motivo para não confiares no RAID5? Poupas em espaço.


btsync ?

Nada contra Raid 5. Apenas velocidade de acesso pois irão existir acessos simultâneos ao NAS. Pensando bem o que fará mais sentido é até RAID 10.

Quanto ao backup da solução inicialmente passará por dois discos externos USB que já possuo (um de 1TB e outro de 4TB). Um deles é USB 2 e o outro é USB 3. Obviamente que esta não é a solução ideal, até porque se quiser redundância geográfica da coisa isso obriga-me a levar os discos externos para outro lado e a trazê-los de volta sempre que queira fazer um snapshot :D

Portanto o objectivo seria ter um Synology principal (o que leva 4 discos) numa casa e outro Synology mais simples (de 1 disco, com 8TB, por exemplo) noutra casa. Se bem que a solução "simples" nem precisa de ser outro Synology, se calhar aquele simples da Lenovo serve o propósito e fica substancialmente mais barato. Três vezes por semana, de madrugada, sincronizariam os dados um com o outro. Não me parece nada demais e até é bastante exequível. A parte "chata" seria apenas o nec€ssário para os 4x3TB WD Red e o DS4XX (ainda não sei bem qual). Mas como será um investimento partilhado por várias pessoas...

Quanto ao BTSync como é que isso funcionaria entre dois NAS?
 
Última edição:
Nada contra Raid 5. Apenas velocidade de acesso pois irão existir acessos simultâneos ao NAS. Pensando bem o que fará mais sentido é até RAID 10.

Duvido que haja ganhos significativos porque me cheira que o bottleneck nestes dispositivos é o ethernet+overhead do protocolo... mas aí só testando e cada um faz as assumpções que quiser :)

Quanto ao BTSync como é que isso funcionaria entre dois NAS?
Instalas nos dois lados, num deles dizes que queres partilhar uma determinada directoria, ele gera uma secret key, vais ao outro lado, metes a secret key e puffff.... fez-se o chocapic :) It is THAT simple :)

Procura mais na net mas:
https://en.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_Sync
https://www.altamiracorp.com/blog/employee-posts/btsync-a-dropbox-alternative

e claro, o oficial http://www.bittorrent.com/sync
 
Back
Topo