Instalar Linux num disco com um so

TiagoRafaelCodi

Power Member
Pessoal basicamente precisava aqui dumas informações.
Primeiro queria saber se há algum problema em instalar Linux num hd já com Windows, isto porque estou a começar a programar e o Linux e melhor e também queria começar a mexer também em Linux.
Segundo se fizer a instalação, queria saber se acham que devia particionar o disco para cada so ou se eu ao particionar o disco através do Windows não impede a instalação do Linux na mesma partição ( li algures que se particionar para o Windows apenas o Windows reconhece como partições (estranho)
E basicamente é isto se o pessoal me puder ajudar e der algumas dicas são sempre bem vindas!!
Edit: esquecime de perguntar se para este fim correr na vbox não chega?
 
Última edição:
tens de ter uma partição para linux e outra para o windows, pois são partições em formatos diferentes, eu tnh ubuntu e windows 8 em dual boot, o windows não reconhece as partições linux mas o contrário já não é verdade, ou seja todas as partições windows são reconhecidas pelo linux.
 
penso que na maioria das distribuições vem o gparted instalado à partida, portanto se tiveres só uma partição do disco para o windows podes facilmente com o gparted criar outra e proceder a instalação da distribuição nessa partição criada

podes sempre experimentar uma distribuição numa maquina virtual no windows sim, claro que em termos de performance não é igual mas se for coisas basicas como escrever codigo serve
 
Aconselhava-te teres apenas em VM se for para uso básico.

Dual boot com Windows 8 + Linux + UEFI tem uns manias muito esquisitas.
 
Uso básico podes usar a VM.

Se queres instalar com Windows convém dizer que versão do S.O. tens de modo a facultar a melhor maneira.

Podes fazer assim: No Windows diminuis a partição para o tamanho que queres e depois instalas nessa partição o Linux, no meu caso, uso Ubuntu utilizo as «mais uma coisa» e instalo na partição que criei no Windows.
Ou, usas o Gparted e particionas ai e dps instalas...

UEFI e Windows 8.1 (o Win 8 já não recomendo) funcionam bem... Pelo menos no meu caso.
 
Back
Topo