Canon 100d ou Canon 700d?

cyber

Power Member
Boas,
Tenho visto umas promoções interessantes e fiquei indeciso entre duas : canon 700d e 100d.
A 100d é mais compacta e 100€ mais barata e tem 1fps a menos (4 contra 5) que a 700d e tenho visto referencia a que na 100d apesar de ter tambem 9 pontos de focagem,apenas tem um tipo cruz centrado (não percebi isto ainda muito bem), e por isso a 700d deve ser mais rapida e precisa a focar segundo as reviews.

A minha duvida é, acham que o 1fps a mais, a "situação" do AF e ecrã rotativo valem os 100€ extra? Gosto do facto de a 100d ser mais portatil, mas aquele ecrã rotativo poderia a dar algum jeito (mas para quem vem de uma com 10 anos sem live view, tudo é um upgrade), só não sei é se de facto justifica os 100€ a mais

Opiniões são bem vindas :D Defeitos, virtudes, qual escolheriam, etc

Obrigado!
 
Pondo tudo em perspetiva material fotográfico é sempre caro.. Se for um longo invesrimento acho que por 100€ justifica.. Dps ficas a pensar " bolas vou gastar 500€ nesta lente bem que podia ter dado mais 100 para a 700d" lol :D
 
É verdade lol A ideia é ser um investimento a longo prazo mesmo, até tenho agora estado a pensar se não devia de esticar o meu orçamento e ir para uma lente de 18-135mm em vez da 18-55, mas já começa a ficar puxado. Eu estou a usar uma pentax com cerca de 10 anos, lentes com ainda uns anitos mais e portanto qualquer uma destas seria um upgrade, mas queria de facto algo para durar e não ter que pensar em abrir a bolsa de forma tão grande numa maquina nos proximos tempos.
Ainda não sei é se deva de ir para a 135 porque na pentax uso mais a 18-55 que a 28-200mm que tambem tenho. A minha ideia era comprar com 18-55 agora e para o ocasional zoom maior usar um adaptador para pentax-canon, se bem que perco auto-focus e as lentes actuais são claro mais avançadas.

A vantagem que vejo mais na 700d é o ecrã rotativo, que pode dar jeito em algumas perspectivas mais complicadas e pelo que li tem pontos de focagem em cruz ao contrario da 100d e isso torna o focus mais rapido( sou noob, corrijam-me se estiver errado), agora se isso faz muita diferença na pratica é que não sei.
A 100d no entanto por ser mais leve e pequena é capaz de não ficar com um peso tão bem distribuido com lentes maiorzitas.
 
eu era pra ir pra 18-55.. mas depois acabei por ir pra 18-105 (nikon) mas a unica maquina que tinha era uma compacta...

sao escolhas complicadas :)
 
eu era pra ir pra 18-55.. mas depois acabei por ir pra 18-105 (nikon) mas a unica maquina que tinha era uma compacta...

sao escolhas complicadas :)

Pois, de facto são. Quanto as lentes esta a complicar porque tenho uma que vai até 200mm, que pode ser antiga e provavelmente não tão boa como as actuais, mas da para fazer os zooms ocasionais caso necessário. No entanto a qualidade da lente não e tão boa e esta 135 apesar de ser um pouco maior que a kit tradicional, acaba por ser ta,bem mais prática porque evito andar tanto com a outra atrás.

São mesmo,decisões complicadas lol
Já agora, o que achas dessa lente nikon? Eu estou mais inclinado para canon, mas fui espreitar nikon e vi um kit d3200 + 18-105 vr por um preço interessante (não me lembro ao certo, mas era pouco mais que a 100d+18-55)
 
eu acho fantastica... mas nao comparei lado a lado..

o que sei das duas marcas, é que a Nikon está ligeiramente à frente na qualidade de imagem.. A Canon fica na frente em video por causa da focagem...

Depois a Canon tem lentes mais baratas... a Nikon ja puxa mais um bocado..

A minha é uma Nikon D5300 com 18-105... A lente foi esta porque a 55 era muito curta, e é pouco pratico andar sempre a mudar lentes..

Se fores para Nikon, ve as D5100... consegue-se bons preços
 
Obrigado pela ajuda e dicas!
Uma pergunta : a diferença entre os MP da canon (18) para a nikon (24) é algo que deva de ter em conta ou faça diferença ? Tenho estado a ignorar um pouco isso porque MP não são tudo e os 18 pareciam suficientes, mas sempre pode ser um ponto extra para nikon.
Algumas coisa que algumas nikon não tem é brackting e isso da jeito para fazer hdr em software e controlar melhor o efeito do que algo feito na máquina , por isso vou ter que ter isso em atenção e ver a que preços estão essa d5100 ou mesmo os modelos mais recentes. Eu ainda continuo um pouco na onda da canon porque gostei de fotos que vi tiradas com ela e as lentes acabam por ser mais baratas depois.
 
os MP nao deverao notar.. do meu parco conhecimento, penso que so com revelaçoes em grandes formatos, e se a lente for topb senao nao será um argumento.. é mais markting..

quanto à Canon, os pontos mais fortes na minha opiniao, sao as lentes mais baratas, e mais oferta nos usados...
 
isso de 18 ou 24mp pouca diferença faz pq as lentes não chegam bem a aproveitar esses mp todos.. nem as de FF aproveitam quanto mais as crop sensor..

uma boa máquina para o preço é a D3300 o unico senão, é o não ter o ecran amovivel nem fazer bracketing, mas isso tmb podes fazer tu próprio manualmente dá um pouco mais trabalho..

a D5100 ja é um bocado desactualizada tmb.. se fores para essa gama tenta pelo menos a D5200, eu tenho uma que nem dois meses tem e é optima, mas por acaso gostava de trocar pela D5300 por causa do wifi e do low pass filter
 
Obrigado pelas opiniões e ajuda!
Tenho estado a "estudar" os preços e as nikon acabam por ficar mais caras. O melhor negocio era um nikon d3200 18-105 vr por 437€ ou uma d3300 18-55 vr por 458€ e ainda uma d5200 18-105 por 656€.
Estão ai lentes com distancias focais diferentes porque a1inda estou indeciso se compro 18-55mm e para maior zoom uso um adaptador com a lente 200mm pentax que tenho (para isto teria que ir para canon) ou se compro logo algo com mais zoom e ando sempre com a mesma lente. Fica um pouco mais caro, mas ao menos só ando com uma lente, agora tenho que andar com ela quer precise de mais zoom ou não.

Agora Canon, encontrei com 18-135 is stm: Canon 100d por 594€ e 700d por 662€ (e a estes preços posso deduzir o iva, por isso ficam com 56€ de diferença).
Depois com kit 18-55 tenho a canon 100d por 360€ e a 700d por 446€ (isto são preços ja sem o iva).

Não sei bem o que escolher. Se optar por 135mm, os 56€ de diferença compensam o ecrã rotativo e +1fps, assim como autofocus mais rapido. Agora não sei é se deva de optar por 18-55 e usar a lente zoom antiga e poupar € que é sempre bom, ou visto que é algo a longo prazo, ir logo para a 135mm. No caso da 100d, a diferença entre 18-55 e 18-135 são 122€, se bem que é algum dinheiro, a lente 135mm custa mais que isto.
 
Bem, a minha dúvida maior agora prende-se com a lente do kit a escolher.
18-55 stm(fica mais em conta,uns 130e a menos e é um pouco mais pequena,não muito na verdade) ou 18-135 stm (mais cara, mas fico com uma distância focal/zoom maior e possivelmente não preciso andar com outras lentes atrás). Qual escolheriam?

A 18-135 stm comprada só mesmo a lente são 390€ e a única lente que me vejo a comprar no futuro é a 50mm 1.8 que tenho lido boas coisas sobre ela e não é muito cara comparando a outras lentes.
De referir ainda que tenho uma lente pentax 28-200 que já é antiga mas penso que funciona com um adaptador(mas acho que perco autofocus, que não é bom mas não é totalmente grave)
 
Olá Cyber,

Pessoalmente nunca usei a 18-135. Se fosse eu optaria pela 18-55 depois compraria a 50-250 e uma prima (possivelmente 50 1.8). Com isso ficarias com um grande set extremamente bom.
 
Olá Cyber,

Pessoalmente nunca usei a 18-135. Se fosse eu optaria pela 18-55 depois compraria a 50-250 e uma prima (possivelmente 50 1.8). Com isso ficarias com um grande set extremamente bom.

Tambem é uma opção. Não sei bem a que preços andam as 50-250mm, teria que ver. A vantagem maior para mim da 135mm seria que não tinha que andar com muitas mais lentes atrás, aquela já me dava um bom zoom. Depois disso seria então adquiri a 50 1.8.
Mas vou considerar essa opção e tenho que fazer contas para ver em quanto ficaria isso.

Edit: Já estive a ver e uma 100d com 18-55 stm + 55-250 IS ii (stm já ficam mais puxadas) fica a volta do preço preço de um 700d com lente 18-135mm cá. Acham isto uma boa combinação? Tenho uma distancia focal maior para escolher, mas tenho que andar com mais lentes para um pouco mais zoom e depois a 250mm não é stm que pelo que vi são melhores em video e foto, mas não sei se esta 250mm se fica mais atrás. Seria este um caminho melhor por onde se escolher?
Ainda vou a tempo destas promoções de fim de semana, mas estou a adiar um pouco porque não me quero precipitar só porque estão com desconto.
 
Última edição:
Obrigado!
Acho que a 18-135 acaba por ser mais versatil para mim e posso sempre mais para a frente comprar a 250mm se vir que me começa a fazer falta, mas duvido porque é raro usar essas distancias tão grandes. Alias, no que tenho agora (18-55 e 28-200) ando 90% com a 18-55, por isso tenho esta distancia e ainda mais até 135mm.
 
a que eu estava a falar é Nikon..

foi so para dar o meu exemplo de escolha... um bocado mais de zoom que a tipica 18-55... sem ter de andar com uma lente extra, que por vezes acaba por ficar encostada... ;)
 
Back
Topo