Overclock Pentium K G3258

ineeve

Membro
Boas, eu sou novo no fórum e gostaria de ter uma ajudinha.
Eu ainda sou novo nisto do Overclock e estou a tentar fazer OC do cpu intel Pentium k g3258 que comprei agora, e só ainda o consegui por estável e com temperaturas razoáveis se tiver com as seguintes configurações:

O meu objetivo seria colocar o processador a 4.7GHz. Tenho feito testes com o prime95 e uso o AIDA 64 para ir vendo as temperaturas. O máximo que atingiu a 4.4Ghz foi de 68ºC, mas o meu problema é que parece-me que as voltagens estão um pouco altas comparadas com as voltagens que outras pessoas que têm este processador usaram para OC.
As configurações do meu pc são as seguintes :
CPU : Intel Pentium k g3258
Fonte : Corsair VS650
Gráfica: GTX 780
Motherboard : ASROCK Z97 EXTREME4
Cpu Cooler: Thermalright True Spirit 120M
 
4.4ghz e 1.3v não me parece que vás chegar aos 4.7 ... eu n subia mt mais a voltagem porque dai para cima vais comecar a degradar o chip
 
Está bem, eu coloquei a questão porque na altura do lançamento deste processador saíram dados como:
@4.4Ghz - 1.200V
@4.7Ghz - 1.325V
@4,8Ghz - 1.375V
E eu se utilizar estas voltagens tenho logo BSOD ou então freeze no boot.
Agora baixei o multiplicador para 42 porque 1.3V para multiplicador a x44 é muito alto.
De momento está assim:

Uma coisa que eu não percebo bem e que gostava que me ajudassem a perceber: O bus speed não deveria estar mais próximo dos 100Mhz? (Nas opções da BIOS o bus speed está a Default (100Mhz)
 
provavelmente esses benchmark's foram feitos com CPU's "melhores" que o teu ... e claro há outras opções que podes alterar que podem ajudar.

Não consegues 4.3 "estavel" com 1.3?
 
Se puser o multiplicador a X44 com vcore de 1.3V ele fica estável também, mas como o Bus Speed não está mesmo nos 100, a frequência do processador nem a @4,2Ghz fica.

E outro coisa que me acontece é sempre que eu aumento o bus speed tenho bsod...
 
Última edição:
Não deves mexer no BUS Speed, apenas no Core... No entanto verifica as outras settings, assim como o PCIe bus, aumenta ligeiramente de 100 para 102 ou 104...

É um bocado difícil ajudar neste tipo de casos visto que cada sistema é um sistema e tudo depende de todo o conjunto de hardware em si... Por exemplo, só o facto de as fontes terem diferentes débitos de voltagens influência o OC...

BTW: esse Pentium K é momentâneo ou é para ficar?!
 
overclocking é das coisas mais simples de fazer e ao mesmo das mais complexas porque envolve um assunto que a grande maioria das pessoas não tem, que é paciência e resiliência.

deves procurar mais casos pela net fora e ver como anda o teu. verifica outros parâmetros da BIOS que não apenas o vcore !
 
Bem, eu andei a ler mais um bocado sobre isto do overclock.
Quando eu me referia ao Bus Speed, eu queria dizer Base Clock (BCLK). Neste momento o BCLK está a 108 e o multiplicador a X41 o que dá @4.43 GHz e já estou satisfeito assim. Consegui um aumento de 40fps em relação ao stock e a voltagem está a 1.3, e o processador não passa dos 60 ºC.
Em princípio este processador ainda é para ficar algum tempo.
 
Sim esses processadores são autênticas bestas de OC e ainda por cima batem muitos quad cores do mercado... A AMD tem aqui um CPU para fazer frente aos seus processadores de média gama!!!
 
Back
Topo