Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]

Bem tenho um Toshiba A300 e um amigo me recomendou a fazer isto, fiz e eis os resultados. Esqueci-me foi de tirar uma print antes de usar o programa.

Lado direito é sem jogar, lado esquerdo é com o jogo correr.

wr9wjPn.png
 
Vou dar o meu feedback.
O meu portátil estava sempre a 90ºC / GPU a 100ºC.
Fiz undervolting até ao mínimo (1.05v), e sem BS nem erros. Baixou 10ºC.
Não foi muito, mas sempre foi menos.

Peguei numa bisnaga de Noctua NT-H1 e baixou de 80ºC a 45ºC, como estou agora com várias tabs abertas.

Em Gaming já tenho os FPS sempre acima de 60 no LoL.
 
Boas pessoal

Desde já venho aqui agradecer este tópico, visto ter sido de grande utilidade. Tenho um Insys Gameforce M761su do eescolas e este tutorial ajudou-me a reduzir a temperatura entre 10 a 15ºC.

muito bom, vou testar no meu i7 hoje quando chegar a casa

Não sei se é tão eficaz, mas eu fiz o undervolting indo às definições de energia do Windows e ajustando a energia do processador.
gerir_energia.bmp



E obtive os seguintes resultados ao executar o Prime95
quadro.bmp

Nota: O equilibrado é o que já vinha por defeito no pc, os outros fui eu que ajustei.

Digam o que acham da ideia, não sei se é tão eficaz como o Rmclock, pois não me lembro das temps que tinha no Windows 7 (x64) com o Rmclock. Infelizmente o Rmclock não funciona no windows 8 64bit, então tive de fazer isto.

Normalmente utilizo o perfil dos 75% de energia do cpu, quando jogo uso o perfil Elevado Desempenho com as configurações mostradas acima.
 
Isso não é undervolt, isso é basicamente o que eu disse à uns posts atrás quando falei do Throttlestop.
Isso faz com que o processador não se sobrecarregue desnecessariamente, ou seja, em vez de usar 2.5Ghz usas 2.00Ghz. ( Exemplo )
Enquanto o undervolt tens 2.5Ghz e USAS os 2.5Ghz, só que aquecem menos porque não recebe tanta energia vinda da corrente ou da bateria.
 
Isso não é undervolt, isso é basicamente o que eu disse à uns posts atrás quando falei do Throttlestop.
Isso faz com que o processador não se sobrecarregue desnecessariamente, ou seja, em vez de usar 2.5Ghz usas 2.00Ghz. ( Exemplo )
Enquanto o undervolt tens 2.5Ghz e USAS os 2.5Ghz, só que aquecem menos porque não recebe tanta energia vinda da corrente ou da bateria.
Ok, pois em termos de performance não é tão eficaz.
 
e undervolting para i7 3630qm não há ? no cpugenie, qualquer opção dá-me bsod.

Não há undervolt, podes é tentar fazer aquilo que eu disse há uns topicos atrás sobre o throttlestop

@Nismo90 e @matraquilho24,
Não consigo garantir que funcione nesse CPU em específico, mas tenho o i7-4700HQ e andei a testar com o Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU) e consegui fazer sem dificuldade Undervolt e Underclock ao meu processador. Por coincidência, o tutorial que tinha encontrado na net noutro forum também era num processador igual, mas penso que a ferramenta deve funcionar noutros modelos.
Se quiserem posso postar os resultados e como o fiz.

Se fizer um undervolting no meu i3 3217U 1.8 Ghz irá afetar a minha performance in game?

Em princípio não vai afectar, a não ser que cause BlueScreen por má afinação :p
No entanto, não sei como será fazer undervolt a um CPU que já é ULV (Ultra Low Voltage) mas, em princípio deve dar para fazer uma afinação mais precisa do que o que vem de origem.
 
Boas pessoal, resolvi fazer o tutorial para melhorar as temps do meu portatil porem quando chego ao separador dos profiles nao me aparece nada como é descrito nas imagens, eu meto as opçoes de maximal performance e power saving mas em baixo onde aparece as cenas todas das voltagens a mim nao me aprarece nada...
Sera do meu pc??!
Acabei de ver agora que na secção da informação do cpu no RMclock aparece tudo como unknow...

O meu portatil é um asus k550jk DM013
Processador i7 4010HQ

obg
 
Última edição:
Referes-te ao i7-4710HQ certo?
Estas a usar que software? RighMark CPU?


Sim i7 4710 HQ.
Desculpa mas sou um bocado inculto nessas materias...´Nao uso RughtMark CPU,serve para que?
Saquei o programa e é a mesma coisa que me aparece no RMClock a maioria dos espaços se nao todos aparecem N/A...
Sera que a Asus bloqueou as opçoes para evitar alteraçoes...?
 
Última edição:
@hugostoso
O RMClock é o mesmo programa que o RightMark CPU, se não estou em erro.
Tanto quanto sei, esse programa deixou de ter updates já à vários anos e os processadores core 2 duo/quad/extreme foram os últimos a ser suportados, por isso todos os i3, i5 e i7 não funcionam com esse programa.
Eu tenho um i7-4700QM e fiz com outro programa, sendo que já postei em dois locais diferentes o que fiz e os resultados. Vê este tópico:
http://forum.zwame.pt/threads/undervolting-i7-4700mq.868271/#post-12099538

O que está ai é feito no i7-4700QM a usar o Intel Extreme Tuning Utility, mas uma vez que o 4710 é, a meu ver, o mesmo cpu mas apenas com um clock diferente, deve funcionar igual. Aviso também que por ter funcionado neste i7, não garante que funcione em todos, por exemplo nesse tópico o @926 não o conseguiu fazer num i7-3610QM (arquitectura anterior).

Se um número de pessoas significativo quiser um tutorial mais completo de como usar o programa, posso fazer um tópico específico para isso.

Abraço
 
Back
Topo