Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Não percebo porque é há pessoal que pensa em raid0 para um NAS de uso doméstico ou para pequenas empresas. Um disco rígido hoje em dia atinge no mínimo 100MB/s o que é suficiente para saturar uma ligação de 1Gbit
 
Duvido que haja ganhos significativos porque me cheira que o bottleneck nestes dispositivos é o ethernet+overhead do protocolo... mas aí só testando e cada um faz as assumpções que quiser :)


Instalas nos dois lados, num deles dizes que queres partilhar uma determinada directoria, ele gera uma secret key, vais ao outro lado, metes a secret key e puffff.... fez-se o chocapic :) It is THAT simple :)

Procura mais na net mas:
https://en.wikipedia.org/wiki/BitTorrent_Sync
https://www.altamiracorp.com/blog/employee-posts/btsync-a-dropbox-alternative

e claro, o oficial http://www.bittorrent.com/sync

A minha questão é, preciso de ter um PC para isso acontecer... Ou estou errado?
O BitTorrent Sync não tem app para a Synology pois não?

Não percebo porque é há pessoal que pensa em raid0 para um NAS de uso doméstico ou para pequenas empresas. Um disco rígido hoje em dia atinge no mínimo 100MB/s o que é suficiente para saturar uma ligação de 1Gbit

Se tens link aggregation isso não é bem assim :) E a questão do raid 0 é que podes estar a aceder/escrever em diferentes partes do disco, o que te acaba por reduzir a performance.
Bom bom era uma coisa a la shared storage com ligação redundante em fibre channel e um array de SSDs. Mas isso custa mais que uma casa :D
 
A minha questão é, preciso de ter um PC para isso acontecer... Ou estou errado?
O BitTorrent Sync não tem app para a Synology pois não?

Eu use o btsync em duas situações distintas: uma pessoal e outra no contexto empresarial.
No contexto pessoal, uso para syncar o meu servidor da OVH com a minha synology. (não é um PC mas é um servidor Linux)
No contexto empresarial, usamos para syncar uma synology com outra que está offsite. (Sem PC nenhum no meio)

Se tens link aggregation isso não é bem assim :) E a questão do raid 0 é que podes estar a aceder/escrever em diferentes partes do disco, o que te acaba por reduzir a performance.
Bom bom era uma coisa a la shared storage com ligação redundante em fibre channel e um array de SSDs. Mas isso custa mais que uma casa :D
Tens razão... não é bem assim. Mas também não é MUITO melhor... estamos a falar de ganhos de performance minorcas e o teu bottleneck vai continuar a ser a tua rede. E acredita que o overhead do SMB vai ser o maior culpado, tenhas link aggregation com duas portas gigabit ou não... o SMB é um cancro!
 
Eu use o btsync em duas situações distintas: uma pessoal e outra no contexto empresarial.
No contexto pessoal, uso para syncar o meu servidor da OVH com a minha synology. (não é um PC mas é um servidor Linux)
No contexto empresarial, usamos para syncar uma synology com outra que está offsite. (Sem PC nenhum no meio)


Tens razão... não é bem assim. Mas também não é MUITO melhor... estamos a falar de ganhos de performance minorcas e o teu bottleneck vai continuar a ser a tua rede. E acredita que o overhead do SMB vai ser o maior culpado, tenhas link aggregation com duas portas gigabit ou não... o SMB é um cancro!

Obrigado, quanto aos testes de rapidez depois logo vejo e opto. Ou mais velocidade ou mais storage :D Vou avaliar e ler mais um pouco sobre a capacidade dos Synology's e procurar uns testes de performance deles.

Quanto ao BTSync ao nível empresarial, como fazes para configurar esse sync? E é de duplo sentido? Isto é o que acrescentas no synology ele replica na outra e vice versa?
 
Quanto ao BTSync ao nível empresarial, como fazes para configurar esse sync? E é de duplo sentido? Isto é o que acrescentas no synology ele replica na outra e vice versa?
Não percebi a tua questão de "como faço para configurar"... é exactamente como seria num PC: aponto para uma pasta que queira sincronizar, aquilo gera um secret, vou ao outro NAS, meto o secret e começa a sincronizar. Tem uma vantagem mesmo enorme: funciona pela internet e nem tenho de configurar NATs ou port forward ou IPs.

E é de duplo sentido? Isto é o que acrescentas no synology ele replica na outra e vice versa?
Não é duplo sentido porque o que se pretende é que um NAS seja uma cópia do outro. Como tal, foi configurado para "read-only" e quaisquer alterações feitas "no backup" não são propagadas para o NAS principal. Esta configuração é feita quando estás a decidir qual é a pasta que queres configurar.
No entanto, se o que pretendes é two-way sync, também funciona No meu hosted server, quando apago pastas/ficheiros no meu NAS, as alterações são reflectidas no servidor.

Imagina este cenário:
Por causa do teu trabalho, tens de fazer download de várias distribuições de Linux e outros Sistemas Operativos. No entanto, na tua casa é proibido usar torrents por limitações do teu ISP. Tens um servidor numa empresa de hosting!
O que eu tenho é os torrents a fazerem download para o servidor e a pasta de downloads dos torrents a sincronizar com uma pasta de Incoming no meu NAS.
Assim, quando eu faço download de um torrent (por exemplo, BlackArch Linux), vou ao Transmission instalado no servidor, meto o torrent lá, ele faz download e quando termina, o btsync entra em funcionamento e começa a enviar o ficheiro directamente para o meu NAS. Quando eu instalo o BlackArch no meu VMWare no meu portátil, já não preciso mais do ISO. Assim, apago-o da pasta de Incoming no NAS e automaticamente essa alteração é reflectida no meu servidor remoto (e o espaço é libertado).
Bom, mas já vamos em off-topic e aqui não gostam de discussões off-topic por mais interessantes que sejam.
 
Continuem. Estou a gostar da discussão.

Como sugestão adicional, podem tb usar RSync. Suportado nativamente no Synology e numa série de outras máquinas.

Uso-o para backup com máquinas pessoais e até com uma caixa velhinha da WD que felizmente deu para "martelar" e meter o protocolo.

funciona direitinho. E faz tb o acima descrito usando n Synologys.
 
Eu também equacionei usar o rsync. No entanto, o btsync dá-me outras funcionalidade com menos trabalho: tráfego cifrado, facilidade de configuração, possibilidade de FACILMENTE acrescentar mais endpoints, rapidez. No mundo no UNIX, existem 1001 maneiras de depenar um frango.
 
Não percebi a tua questão de "como faço para configurar"... é exactamente como seria num PC: aponto para uma pasta que queira sincronizar, aquilo gera um secret, vou ao outro NAS, meto o secret e começa a sincronizar. Tem uma vantagem mesmo enorme: funciona pela internet e nem tenho de configurar NATs ou port forward ou IPs.


Não é duplo sentido porque o que se pretende é que um NAS seja uma cópia do outro. Como tal, foi configurado para "read-only" e quaisquer alterações feitas "no backup" não são propagadas para o NAS principal. Esta configuração é feita quando estás a decidir qual é a pasta que queres configurar.
No entanto, se o que pretendes é two-way sync, também funciona No meu hosted server, quando apago pastas/ficheiros no meu NAS, as alterações são reflectidas no servidor.

Imagina este cenário:
Por causa do teu trabalho, tens de fazer download de várias distribuições de Linux e outros Sistemas Operativos. No entanto, na tua casa é proibido usar torrents por limitações do teu ISP. Tens um servidor numa empresa de hosting!
O que eu tenho é os torrents a fazerem download para o servidor e a pasta de downloads dos torrents a sincronizar com uma pasta de Incoming no meu NAS.
Assim, quando eu faço download de um torrent (por exemplo, BlackArch Linux), vou ao Transmission instalado no servidor, meto o torrent lá, ele faz download e quando termina, o btsync entra em funcionamento e começa a enviar o ficheiro directamente para o meu NAS. Quando eu instalo o BlackArch no meu VMWare no meu portátil, já não preciso mais do ISO. Assim, apago-o da pasta de Incoming no NAS e automaticamente essa alteração é reflectida no meu servidor remoto (e o espaço é libertado).
Bom, mas já vamos em off-topic e aqui não gostam de discussões off-topic por mais interessantes que sejam.

Apesar de não teres percebido a questão respondeste na mesma com o exemplo :D O meu ponto é, precisas sempre de 1 PC/Servidor quando eu, idealmente, quero operar e ter a inteligência alocada apenas aos NAS. Pelos vistos o BTSync não tem uma "app" para o DSM.

Continuem. Estou a gostar da discussão.

Como sugestão adicional, podem tb usar RSync. Suportado nativamente no Synology e numa série de outras máquinas.

Uso-o para backup com máquinas pessoais e até com uma caixa velhinha da WD que felizmente deu para "martelar" e meter o protocolo.

funciona direitinho. E faz tb o acima descrito usando n Synologys.

Era aqui que queria chegar, uma app interna que fizesse a tarefa. O RSync é uma app nativa para o Synology? Ou também necessita de um servidor/pc para funcionar?

Eu também equacionei usar o rsync. No entanto, o btsync dá-me outras funcionalidade com menos trabalho: tráfego cifrado, facilidade de configuração, possibilidade de FACILMENTE acrescentar mais endpoints, rapidez. No mundo no UNIX, existem 1001 maneiras de depenar um frango.

A questão da encriptação é bastante importante (pelo menos ao nível do tráfego entre dois NAS).
Isto também me leva a perguntar se o cliente de torrent do Synology permite forçar a encriptação?
 
Apesar de não teres percebido a questão respondeste na mesma com o exemplo :D O meu ponto é, precisas sempre de 1 PC/Servidor quando eu, idealmente, quero operar e ter a inteligência alocada apenas aos NAS. Pelos vistos o BTSync não tem uma "app" para o DSM.
?? Acho que não percebeste o que eu escrevi. Olha aqui um screenshot do BTSync a correr como serviço numa das synologies:
btsync_on_synology.png


O PC eu uso precisamente para não ter de me ir ligar à página de admin do NAS e apagar os ficheiros à mão usando o File Explorer no browser.

No caso do uso empresarial, nem sequer lá preciso de ir para nada :)

Btw, para o rsync não precisas de PC também.
 
RSync é nativo no Synology. Configuração Step by step :)

?? Acho que não percebeste o que eu escrevi. Olha aqui um screenshot do BTSync a correr como serviço numa das synologies:
btsync_on_synology.png


O PC eu uso precisamente para não ter de me ir ligar à página de admin do NAS e apagar os ficheiros à mão usando o File Explorer no browser.

No caso do uso empresarial, nem sequer lá preciso de ir para nada :)

Btw, para o rsync não precisas de PC também.

Obrigado pelas clarificações. Com a demo do site deles não conseguia encontrar essas apps, possivelmente por ser demo.
Será que está para breve o lançamento de algum modelo com uma enclosure nova? Algo assim mais estético e à base alumínio? :D
 
Bem estive a aprofundar a minha pesquisa e experimentei o Qnap.
Parece-me muito equivalente ao Synology, mas com a vantagem de ter uma enclosure do meu gosto e um ecrã LCD com o estado da coisa.
Experimentei a demo deles e, à semelhança da demo com a Synology, gostei bastante.
Pareceu-me ver apps que são comuns aos dois. Será que eles correm as mesmas apps (assumindo que aquilo tem uma distro unix por trás)?

Fiquei indeciso, não consigo avaliar qual deles o melhor, sendo que a minha maior preocupação é mesmo a capacidade de streamming de conteúdos HD sem lag.
 
Tens de escolher pelas prioridades. E se tens duas, que são o aspeto e a capacidade de streaming, não há nada mais fácil, é abrires o site da synology ou da Qnap, escolheres os mais bonitinhos para ti, veres as velocidades de leitura (questão de streaming) e avançar para a compra. Se tiveres mesmo receio de não atingires o que pretendes em velocidade de streaming, opta por um que tenha duas portas de rede e suporte link aggregation e ficas com a garantia de que não será nem o NAS a ligação a ele o bottleneck da tua rede.
 
Feedback das WD My Cloud Mirror há?
Já li em algumas reviews que será um tanto ou quanto lenta a escrever nos dois discos, mas também não sei as expectativas que as pessoas tinham.
Para o mesmo preço (cerca de 300€ já com 2x2TB) recomendam melhor alternativa? (a ideia é simplesmente ter backups em duplicado de várias pastas que, neste momento, tenho no PC (fotos, video footage, projectos de produção musical))
 
Tenho exactamente a mesma dúvida que tu, RedHeart..

Preciso de um NAS para backup de ficheiros pessoais (fotos, videos, etc) e ja estive a dar uma vista de olhos a esse tal WD de 4TB.

Não precido mesmo nada de especial, só que faça Raid para ter redundância.
 
Eu também olhei para os WD, e depois comprei um Synology! Foi a melhor escolha que podia ter feito!

Comprei um DS215j, o meu PC faz backup directo para lá através de file explorer com o Cobian Backup 11(gravity) e tenho backup to meu telemóvel e da minha namorada através de da cloud station.

Só tenho duas criticas a fazer: A cloud station só deixa escolher uma pasta de cada vez, logo se quiser fazer sync da pasta de fotos do telemóvel e do titanium backup tenho que criar 2 pastas no synology (é só mais pelo trabalho, vai dar ao mesmo :P ); e também pode ser de mim, mas queria fazer backup do PC da minha namorada, a única solução que encontrei foi também pela cloud station, dado o PC dela não estar na mesma rede!

O próximo investimento será comprar discos maiores e RED!
 
Back
Topo