garantia e arranjo pc 30dias

Boas pessoal
No dia 30de agosto levei o meu pc à box do jumbo para o arranjarem, estando dentro da garantia apenas com um ano. Dia 30 de setembro ligaram a dizer que fizeram o diagnostico e que nao seria possivel arranjar porque houve um derrame de liquido sendo essa a causa dos problemas (sabendo eu que nao tinha sido essa causa la deixei passar). Deram um custo de arranjo ao qual neguei e disseram que o iriam mandar de volta para a loja, sem qualquer arranjo.
Ha duas semanas atras voltei la e o sr reforçou o pedido de envio.
Ate hoje ainda nao me disseram nada. Ha alguma coisa que possa fazer? Agradeco ajuda!!
 
Qual foi a causa da avaria? se dentro de um mês não te derem o portatil a quando da tua entrega tem que dar outro ou o valor monetário, no entanto o prazo foi exatamente 30 dias, agora ainda não o teres não é normal!!! pede o livro de reclamações por causa do atraso da entrega do portatil e da avaria (se dizes que não foi liquido, deve ter ficado escrito qual a razão da avaria) e fazeres valer a tua palavra.

Cumps.
 
O computador apenas tinha uma tecla que chiava, a coluna direita que dava mais som que a esquerda e um apito na base quando em funcionamento. A causa nunca soube, talvez do funcionamento. O problema foi que reparei nessas coisas, só depois houve um derrame de um liquido em que nada interferiu, e eles usaram isso como desculpa para nao arranjar.
 
Uma coisa é não o arranjarem, outra é não lhe devolverem o portatil...

Exato...

Aqui os dois lados estão em posições extremadas, sendo que um não repara por líquidos no aparelho e o outro diz que têm que reparar pois os líquidos nada têm a ver com os defeitos verificados no aparelho. O que vou fazer é aconselhar quem pediu ajuda baseado no que ele diz, não tentando eu minimamente saber quem terá mais ou menos razão.

O vendedor deveria ter devolvido o aparelho dentro do prazo legal de 30 dias para reparação ao abrigo da garantia legal. Se a avaria do aparelho não estava coberta pela garantia, o mínimo que deveria ter feito era devolver o aparelho ao consumidor dentro desse prazo e não apenas fazer-lhe (ele ou o reparador) um telefonema a dizer que não repunha a conformidade do bem ao abrigo da garantia legal.
Existem prazos e o vendedor fez uma aceitação tácita do aparelho para reparação ao abrigo da garantia legal quando o recebeu para reparação nestas condições, não será com um telefonema no última dia de prazo de reparação (30 dias após ter recebido o aparelho) que se poderá livrar desta responsabilidade. No mínimo era obrigação do vendedor ter o aparelho disponível para o devolver ao consumidor dentro do prazo e informando-o que haveria um custo a suportar por este se fosse caso disso (da intervenção técnica do diagnóstico). Facilmente se presume que o consumidor nunca teria o aparelho reparado dentro do prazo, mesmo que não houvessem quaisquer vestígios de líquidos, pelo que é fácil de presumir que o vendedor falhou na sua obrigação legal.
d7fernandes atenção que isto não é taxativo nem é escrito em pedra, apenas se tratam de argumentos para te defenderes e reivindicares os teus direitos na situação específica. É lógico que tudo isto pode ser argumentado em contrário pela outra parte.

Seguindo esta linha de raciocínio, o que poderás fazer é o que tenho aqui:
- Clica aqui para saberes o que fazer caso um artigo tenha ido para reparação ao abrigo da garantia legal e tenham passado os 30 dias de limite máximo previstos na lei para a reparação. E clica aqui para informações adicionais. E clica aqui para uma minuta do que escrever no Livro de Reclamações.

E pedires a resolução do contrato de compra:
- Clica aqui para uma minuta para as situações em que o vendedor deixa passar o prazo limite de reparação, em que o consumidor pede a resolução do contrato de compra e venda do bem e exige que lhe restituam o montante pago em dinheiro.

Testas depois chegar a um acordo com o vendedor, sendo que o que aconselho é que cheguem ao acordo de te devolverem o aparelho mas reparado nas avarias que referes.

d7fernandes no entanto não posso deixar de te pedir que só avances com isto se realmente tiveres plena consciência de que o líquido derramado nada tem a ver com o mau funcionamento do aparelho e com as avarias indicadas.
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EDIT: Há pouco veio-me esta situação à ideia porque me veio à ideia que Agosto tem 31 dias. O prazo começa a contar no dia seguinte ao acto, pelo que se entregaste o aparelho dia 30, dia 31 é o primeiro dia de contagem do prazo. Tens então 1 dia no mês de Agosto.
Acrescentas os primeiros 29 dias do mês de Setembro, o que faz com que no dia 29 de Setembro seja o trigésimo dia do prazo... o que quer dizer que, contas feitas aos dias, nem tem ligaram no último dia do prazo, como te ligaram dia 30 de Setembro ligaram-te sim já fora do prazo legal máximo para reparação.
Não que um telefonema faça parar prazos e até pouco importava, isto é só mesmo para confirmar que realmente o vendedor falhou com a sua obrigação legal.
 
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