Guia Fazer undervolting ao CPU do seu portátil [Actualizado]

@hugostoso
O RMClock é o mesmo programa que o RightMark CPU, se não estou em erro.
Tanto quanto sei, esse programa deixou de ter updates já à vários anos e os processadores core 2 duo/quad/extreme foram os últimos a ser suportados, por isso todos os i3, i5 e i7 não funcionam com esse programa.
Eu tenho um i7-4700QM e fiz com outro programa, sendo que já postei em dois locais diferentes o que fiz e os resultados. Vê este tópico:
http://forum.zwame.pt/threads/undervolting-i7-4700mq.868271/#post-12099538

O que está ai é feito no i7-4700QM a usar o Intel Extreme Tuning Utility, mas uma vez que o 4710 é, a meu ver, o mesmo cpu mas apenas com um clock diferente, deve funcionar igual. Aviso também que por ter funcionado neste i7, não garante que funcione em todos, por exemplo nesse tópico o @926 não o conseguiu fazer num i7-3610QM (arquitectura anterior).

Se um número de pessoas significativo quiser um tutorial mais completo de como usar o programa, posso fazer um tópico específico para isso.

Abraço

Acabei de instalar o intel extreme tuning só que não faço ideia de como mexer nisto.
Será que podes fazer um pequeno tuturial ou apenas uma lista simplificada de passos para ajudar a usar este programa?
Não me quero aventurar muito nisto se não como disseste nesse topico posso provocar danos permanentes ao meu pc.
Como fizeste num 4700, talvez seja mais facil e os valores a alterar sejam mais proximos, porque eu nao sei quais alterar nem quanto...


Cumps
 
Última edição:
Esse programa já tem uns anos...
Já não funciona com os Intel Core Ix xxx(x)
Hum :/
Estive a ver na pagina anterior, o BlackWolf que alterou as definições avançadas de energia de modo a nao utilizar todo o cpu.
Eu fiz isso e posso dizer que resultou até, a temp antes em modo idle era de 40-45, agora ta a 36-40 e em jogos era de 75-85 agora está nos 68-70.
Mas a minha dúvida é a seguinte, se eu alterar sempre as definiçoes por exemplo para jugar uso a definição de usar so 75% por exemplo e para coisas basicas uso outras definiçoes, isso não podera estragar de alguma maneira o processador por causa de alterar sempre as definiçoes???
 
@hugostoso
De uma maneira rápida, o que tens de mexer é no Dynamic CPU Voltage Offset, que fará a gestão de qual a tensão utilizada para o funcionamento do processador, sendo que o que pretendemos é ter um offset negativo (para baixar a tensão e consequentemente as temperaturas).
Não há outra forma de encontrar o valor certo sem ser por testes consecutivos. Vou-te dizer que valores usei, para teres referência, mas pode ser diferente no teu.
Começa por fazer 1 stress test com os valores stock para teres um registo de temperaturas, thermal throttling, etc. Como já tinha visto noutra página que tinham conseguido um Offset de -90mV, comecei por meter -50mV e fazer 1 Stess Test de 5 minutos. O cpu passou o teste, então baixei para -75mV e fiz outro teste de 5 minutos. Continuei e fiz -80mV, -90mV, -100mV, -105mV, -110mV e -115mV, e em todos os testes de 5 minutos, o CPU passou. Quando tentei fazer -120mV, o PC teve um BlueScreen, logo não podia descer tanto. A partir dai comecei a fazer testes de 15 minutos no sentido contrário, começando com -115mV, que a 15 minutos causava ainda BlueScreen (o que acontecia por volta dos 10 minutos de teste) então subi 1mV de cada vez até aos -110mV onde ele aguentou os 15m.
A partir dai, fiz testes com um jogo (no meu caso foi com o Grid 2, que esteve grátis na Steam no fim de semana em que fiz isto) e fui vendo se o PC tinha outro bluescreen. Fui outra vez subindo 1mV de cada vez até o PC não crashar, o que aconteceu aos -100mV.

Podes preferir e fazer logo testes de 30 minutos, para ter a certeza que não vais até aos -120mV como eu fui, e ter de voltar para trás, mas a meu ver esta maneira é mais rápida, pois se todos os testes fossem de 30 minutos, no tempo de fazer 1 teste conseguia fazer pelo menos 3 de 5 minutos. De qualquer das maneiras, depois de teres encontrado um ponto que aches estável, testa-o à exaustão. Eu não testei só em bateria (pois não estou a contar usar o portátil de forma intensiva sem estar ligado à corrente) mas é algo que também deve ser feito, pois se a bateria não conseguir fornecer a energia pedida num dado instante, pode causar novamente BlueScreens, porque já não tens a margem de (no meu caso) 100mV que tinhas antes.

Deixa sempre um intervalo entre os testes, para o pc estabilizar novamente as temperaturas. Eu deixava sempre o CPU chegar pelo menos aos 49ºC, para tentar que os testes tivessem alguma consistência.

Depois posso fazer 1 tutorial mais a sério, embora o post tenha ficado grande... Mas basicamente é este o processo.

Abraço

--Edit

Quando houver um BlueScreen, o programa da Intel coloca os valores de Offset novamente a 0mV e quando abrires o programa vai aparecer uma mensagem pop-up a avisar-te disso, por isso não irás correr o risco de ficar permanentemente num estado em que o pc não funcione.
 
@hugostoso
De uma maneira rápida, o que tens de mexer é no Dynamic CPU Voltage Offset, que fará a gestão de qual a tensão utilizada para o funcionamento do processador, sendo que o que pretendemos é ter um offset negativo (para baixar a tensão e consequentemente as temperaturas).
Não há outra forma de encontrar o valor certo sem ser por testes consecutivos. Vou-te dizer que valores usei, para teres referência, mas pode ser diferente no teu.
Começa por fazer 1 stress test com os valores stock para teres um registo de temperaturas, thermal throttling, etc. Como já tinha visto noutra página que tinham conseguido um Offset de -90mV, comecei por meter -50mV e fazer 1 Stess Test de 5 minutos. O cpu passou o teste, então baixei para -75mV e fiz outro teste de 5 minutos. Continuei e fiz -80mV, -90mV, -100mV, -105mV, -110mV e -115mV, e em todos os testes de 5 minutos, o CPU passou. Quando tentei fazer -120mV, o PC teve um BlueScreen, logo não podia descer tanto. A partir dai comecei a fazer testes de 15 minutos no sentido contrário, começando com -115mV, que a 15 minutos causava ainda BlueScreen (o que acontecia por volta dos 10 minutos de teste) então subi 1mV de cada vez até aos -110mV onde ele aguentou os 15m.
A partir dai, fiz testes com um jogo (no meu caso foi com o Grid 2, que esteve grátis na Steam no fim de semana em que fiz isto) e fui vendo se o PC tinha outro bluescreen. Fui outra vez subindo 1mV de cada vez até o PC não crashar, o que aconteceu aos -100mV.

Podes preferir e fazer logo testes de 30 minutos, para ter a certeza que não vais até aos -120mV como eu fui, e ter de voltar para trás, mas a meu ver esta maneira é mais rápida, pois se todos os testes fossem de 30 minutos, no tempo de fazer 1 teste conseguia fazer pelo menos 3 de 5 minutos. De qualquer das maneiras, depois de teres encontrado um ponto que aches estável, testa-o à exaustão. Eu não testei só em bateria (pois não estou a contar usar o portátil de forma intensiva sem estar ligado à corrente) mas é algo que também deve ser feito, pois se a bateria não conseguir fornecer a energia pedida num dado instante, pode causar novamente BlueScreens, porque já não tens a margem de (no meu caso) 100mV que tinhas antes.

Deixa sempre um intervalo entre os testes, para o pc estabilizar novamente as temperaturas. Eu deixava sempre o CPU chegar pelo menos aos 49ºC, para tentar que os testes tivessem alguma consistência.

Depois posso fazer 1 tutorial mais a sério, embora o post tenha ficado grande... Mas basicamente é este o processo.

Abraço

--Edit

Quando houver um BlueScreen, o programa da Intel coloca os valores de Offset novamente a 0mV e quando abrires o programa vai aparecer uma mensagem pop-up a avisar-te disso, por isso não irás correr o risco de ficar permanentemente num estado em que o pc não funcione.
Muito bom! Obrigado :)
Acabei de fazer o meu undervolting e os resultados estao à quem do que eu esperava xD.
1- Tu conseguiste ir até -110mv, o meu aos -90mv num teste de 5 min foi abaixo quando faltavam 9s para o fim
2- Meti em -80mv, aguentou-se porem a temperatura nao sofreu um decrescimo que eu esperava.
Com as definiçoes de stock a temperatura variava entre 80-85 com a definiçao de -80mv as temperaturas ficaram entre 75-80.
3- Achas que as temperaturas estão boas ou estão um bocado altas, sendo que este portatil tem um mes...
PS Eu tambem lá para a epoca de natal estou a pensar comprar uma base de refrigeração para ele.



Actualização:

Com -80mv ele passou no teste porem fui jugar watch dogs para ver como se comportava e passando 1-2 min o pc desligava, entao passei para -70mv porem vou jugar watch dogs e o pc desligava...
Isto nao e estranho?! Tu consegues ir até 110 e eu nem nos 70 aguenta xD.
Meti tudo de origem e o jogo nao crashou mais...


Qual foi o decrescimo de temperatura que tu conseguiste ao fazer isto?

Cumps
 
Última edição:
@hugostoso
desculpa a demora na resposta.
Eu acho que as temperaturas que conseguiste são boas. Se fores a ver, baixaste 5ºC (6%) de temperatura e reduziste ligeiramente os consumos sem teres de fazer nada de especial ao pc. Não teres chegado aos -110 nem nada parecido é normal, pois cada CPU tem inúmeras variáveis que alteram o seu ponto de funcionamento, e essas alterações de exemplar para exemplar podem levar a que precise de tensões mais altas ou mais baixas. No teu caso, e talvez por ser também 1 processador mais potente, não conseguiste reduzir tanto, mas é algo normal.
Em relação a crashar com -70, no meu caso, se não estou em erro, consegui chegar aos -115 (passou no teste), e tive meter a -100 para não crashar nos jogos, por isso se tentares alterar, consegues encontrar um valor estável. No entanto, ainda esta semana tive de ter o pc em bateria, com o SolidWorks aberto, e quando me apercebi, o pc tinha reiniciado e as tensões voltado ao stock (deve ter crashado do undervolting) por isso também devo ter de meter algo tipo -95 para estar a salvo.

Como te digo, depende muito do modelo e também da sorte que tens. O mesmo modelo não se comporta sempre igual, por isso é que os fabricantes metem essa tensão a mais, para garantir que todos vão funcionar.

Abraço
 
Boas pessoal,
Desculpem o desenterranço, mas tou com uma dúvida. Fiz o tutorial step-by-step e o problema que tenho é q o Vcore efectivamente diminuiu para o valor que eu pretendia no máximo (1,25V em vez dos 1,35V do meu T7500) mas quando ele baixa o multiplicador o valor da tensão não está a alterar, não respeitando o profile definido. O que é que me está a falhar?

Cumps e obrigado desde já:)
 
Segui o tutorial num Insys de 2007 ou 2008 e até agora estou a gostar do resultado.

FID 15.0x - 1.0375V
FID 6.0x - 0.9500V (o mínimo, não consigo baixar mais).

Daqui a dias vou trocar a massa térmica a ver se consigo baixar isto mais um bocado :)
 
@DrEaMeR_BoY É difícil dizer o que pode ter falhado... Alteraste os valores para todos os multiplicadores, certo? E cada um deles com uma valor cada vez maior, como no passo 3?
Eu já não uso este método a coisa de 3 anos, por incompatibilidade com o CPU que uso, por isso não posso garantir isto, mas tenho a certeza que no passo 4 deves marcar todas as check-box no P-State transitions, e não só a de multiplicador maior. Se fizeres isso, só nesse caso é que ele vai usar o valor que definiste, usando o default no restante.

Se testares isso, depois dá feedback sff, para eu também saber se estou a dizer bem ou não, mas tenho a certeza que deves marcar todos
 
Boa tarde.

Já não se vê a muito uma boa Actualização deste tópico. Podiam fazer um Upgrade a este tópico para as pessoas entusiastas do tema. Por acaso precisava de uma ajuda, já li em alguns foruns que os novos processadores não dá para fazer undervolting, e no meu caso não consigo fazer ao meu Intel Core I3 3110M, nem com o Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU). Alguem já consegiu fazer undervolting a esta geração?
 
Ele não pode ser atualizado porque tanto quanto sei os novos processadores não deixam. Aliás o meu de 2008 já não podia ser mexido portanto.
 
Os novos é que têm mais opções!
Tanto quanto sei, só dos 4xxx para cima é que fazes alguma coisa com eles no XTU, antes teria de ser na BIOS porque são coisas que o cpu não controla nessas gerações.
 
Eu undervolting ainda consigo, mexer nos multiplicadores ja não, é pena, não percebo porque alguns processadores dão e outros não. i5-6440Hq
 
Uma pergunta de um noob. Para um cpu skylake unlocked, devo usar o xtu para controlar o undervolt e o oc?

Já andei a brincar com o xtu, mas quando faço restart ao windows volta tudo ao base. E tenho ideia que alguns programas não estão a aproveitar o que fiz no xtu.

Estarei a fazer algo errado? Como é que um profile que eu criei fica como uma base para tudo no windows?
 
Desinstala, e volta a instalar o XTU fazendo botão direito e executar como administrador, se não o processo não fica no arranque.
Mas OC deves fazer na BIOS, se bem que undervolt e oc pode ser feito no XTU.
Ou tens o TrottleStop8.x que faz isso tudo e crasha mil vezes menos.
 
Desinstala, e volta a instalar o XTU fazendo botão direito e executar como administrador, se não o processo não fica no arranque.
Mas OC deves fazer na BIOS, se bem que undervolt e oc pode ser feito no XTU.
Ou tens o TrottleStop8.x que faz isso tudo e crasha mil vezes menos.

O trottleStop dá para fazer undervolting e OC e mantem um profile para tudo no windows? é isso que eu queria, algo global. Sabes indicar-me algum guia bom de Trottlestop? Estive a olhar para o programa mas não compreendo bem como fazer o undervolting.
 
Boas! Ando a tentar fazer undervolt ao meu portatil que tem um i7 2630QM, no entanto não arranjo um software que me permita mexer na voltagem.
O XTU não me mostra core nenhum, estou a tentar fazer um update à BIOS (que não está a correr bem) a ver se ajuda.
O RMClock, não tem o botão que permite fazer isso (por ser um Sandy Bridge).

Alguma ideia?

cumps.
 
Back
Topo