CrystalDiskMark (HDD & SSD)

2 x SSD Kingston V300 em Raid 0 com controladora PCI-Express Sata 3 (6 Gbps) LogiLink com chipset Marvell 88SE9128 na motherboard de suporte sata 2 Asus P6T Deluxe

fny7.jpg


mtqs.jpg


Fiquei um pouco desiludido com o raid 2 x SSD em velocidade em ficheiros grandes uma vez que anunciam:

Sequential reads2: SATA Rev. 3.0 up to: 450MB/s
Sequential writes2: SATA Rev. 3.0 up to: 450MB/s
Maximum random 4k read/write2: up to 85,000 / up to 55,000 IOPS


Penso que não será da limitação da board em termos de sata 2 porque um teste na mesma board com 4 x 250GB WDC Raid 0 em discos mecânicos dá-me os seguintes resultados nos mesmos Sequential Reads:

sohx.jpg


6kjv.jpg


Cumps.
 
Última edição:
É sabido que essas controladores SATAIII não valem um chavo, deves ficar com melhor performance fazendo raid diretamente na board.
Embora raid0 de ssd nessa board ( e no geral) sejam completo desperdício.
 
Esta board Asus P6T Deluxe trás:

6 xSATA 3 Gb/s ports Intel Matrix Storage Technology Support RAID 0,1,5,10 (das quais estou a usar 4 portas com WDC em raid 0)

Só me sobra a Marvell 88SE6320 2 x SAS (RAID 0 ) que não me estava a detetar os discos daí ter comprado a controladora, será que ao por directamente um destes 2 discos SSD sozinhos iria obter melhor performance?
Bem... agora que já comprei a controladora só me resta usá-la.

Se a board fosse sata 3 nativo acho que já não era desperdício :)

Bem também acabei de me aperceber que comprei gato por lebre... não sabia que esta placa era single lane ou seja PCI Express x1
 
Última edição:
Precisas desses discos todos em raid0?

Tenho o pc só para jogos e performance, tenho o backup de dados importantes á parte num disco externo que faço trimestralmente.
Neste momento a ideia era ter um bom SSD em raid (porquê raid? já que posso abusar em velocidades e ter 2 porque não?) para o sistema operativo e dar-me ao luxo de ter armazenamento de filmes e musica em raid de discos mecânicos também.
Senão punha era os discos SSD na controladora intel das tais 6 portas (sata 2) não era? Calculo que a velocidade até pudesse ser superior a esta controladora da treta sata 3.
Penso que seja isso que me estejas a alertar correto?

Também já andei a ler algumas coisas sobre a versão do firmware dos SSD Kingston V300 120gb que a versão 505 vem da Tailândia (e que faz 400 mb/sec) e que a versão 506 vem da China (faz 200mb/sec) embora o anunciado seja 450 mb/sec, agora até que ponto isto é verdade ou boato não sei... tenho de levar os meus discos a serem testados em alguém que tenha sata 3 na motherboard... :)
 
Última edição:
É um completo desperdício ter raid0 apenas para armazenamento de filmes/musica.
Eu colocava os ssd com o O.S. nas portas Intel (em raid se assim o desejares) e o resto dos discos em modo normal, aproveitando a controladora Marvell para storage tambem
 
2x mSata samsung ssd 840 EVO de 120Gb cada em Raid0 num Portatil MSI GE60 2PE com tecnologia Super Raid.

Gostei do resultado :cool::cool::cool:

eothA2u.png
 
Última edição:
Aqui fica a minha mais recente aquisição para um pc secundário de testes com o Windows 10 Preview, por 68€ não se pode pedir muito mais.
SSD KINGSTON M.2 120 GB:
 
Crucial MX100 256GB Sata3
Disco de sistema, a correr Windows 8.1

PtgsMWS_1.png


Tenho a sensação que da primeira vez que corri, as escritas Seq e 512k deram-me mais próximas dos 400MB... Mas esqueci-me de tirar printscreen...
 
Back
Topo