Ubuntu MATE

Crow-

Power Member
Ubuntu MATE On Track To Become An Official Spin

Ubuntu MATE is making progress as becoming an official Ubuntu derivative using the GNOME2-forked desktop environment.

Ubuntu MATE is reaching its first beta stage as being an official flavor of Ubuntu Linux. The Ubuntu MATE team has been working with the Ubuntu Technical Board to achieve an official status this cycle and the involved developers are currently working on new artwork and other MATE-themed integration.

There is currently an Ubuntu MATE Beta 1 release planned for 28 August as part of the Ubuntu 14.10 development cycle. Those wishing to learn more about the Ubuntu MATE work can find out more via the Ubuntu MATE blog.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTc2NjM

Boas notícias para os fans do desktop environment MATE. Para não dizerem que a Canonical quer obrigar os users de Ubuntu ao seu Unity, mais um flavour oficial em breve a juntar-se ao já existentes KDE, LXDE, XFCE e GNOME.
 
O que vem a seguir, cinnamobuntu?
Esta jogada não faz sentido, quem quer MATE utiliza Mint. Mint é Ubuntu, e os developers são developers do próprio MATE.
Lá está o raio da redundancia...
 
O que vem a seguir, cinnamobuntu?

Porque não?

Esta jogada não faz sentido, quem quer MATE utiliza Mint. Mint é Ubuntu, e os developers são developers do próprio MATE.
Lá está o raio da redundancia...

Quem quer MATE não tem de utilizar Mint, utiliza o que quiser. Seja Mint, Ubuntu, Arch ou o que quer que seja.
Mint não é Ubuntu - é Mint, independentemente de ser baseado em Ubuntu.
Quem quer Ubuntu "puro" com MATE passa a ter este flavour oficial.
Se reparares os responsáveis pelo Ubuntu MATE são muitos dos developers do próprio MATE, entre eles o Stefano Karapetsas que é o lead developer do MATE project. Por isso não tem nem mais nem menos valor que o Mint MATE.
 
Porque não?



Quem quer MATE não tem de utilizar Mint, utiliza o que quiser. Seja Mint, Ubuntu, Arch ou o que quer que seja.
Mint não é Ubuntu - é Mint, independentemente de ser baseado em Ubuntu.
Quem quer Ubuntu "puro" com MATE passa a ter este flavour oficial.
Se reparares os responsáveis pelo Ubuntu MATE são muitos dos developers do próprio MATE, entre eles o Stefano Karapetsas que é o lead developer do MATE project. Por isso não tem nem mais nem menos valor que o Mint MATE.
Porque faz com que haja milhares de horas de trabalho duplicadas?

Mas de bases diferentes faz algum sentido (RHEL, Suse, Arch), agora um porte Oficial entre dois sistemas basicamente iguais... não seria mais fácil do ponto de vista de trabalho/beneficio utilizar uma PPA (ou lá como se chamam os repos não oficiais no mundo *buntu) com os packages do Mint?
 
O MATE já tem repos de Ubuntu, assim como tem para Debian e Mint, fora as outras distribuições todas.

O MATE ser um flavour oficial de Ubuntu é mais um esforço da team do MATE do que da Canonical. O interesse maior é deles e o trabalho maior é deles. Para quê questionar isso?

O MATE é um projeto "distro-independente". Apesar de ter também o Clement (clem) como dev, não está tão ligada ao Mint como o Cinnamon.
 
O MATE já tem repos de Ubuntu, assim como tem para Debian e Mint, fora as outras distribuições todas.

O MATE ser um flavour oficial de Ubuntu é mais um esforço da team do MATE do que da Canonical. O interesse maior é deles e o trabalho maior é deles. Para quê questionar isso?

O MATE é um projeto "distro-independente". Apesar de ter também o Clement (clem) como dev, não está tão ligada ao Mint como o Cinnamon.
Não sabia que tinham repos.
Isso faz sentido mas não faz sentido. Então quem desenvolve o software é que tem de o manter nas distros?
Não é intresse da canonical ter os softwares, e por consequencia, ter os utilizadores que os querem?

Já estou no misto de opinião. Enfim, mal não vai fazer.
 
Mais uma distro? Porque é que um DE tem que dar origem a uma distro?

Quem tem Ubuntu ou Debian ou o que for, pode instalar o DE que quiser
 
UBUNTU MATE SEES ITS FIRST RELEASE (14.10)

Along with the other flavors, Ubuntu MATE 14.10 was released today. This is an unofficial (it will most probably become an official Ubuntu flavor in the near future) MATE-based Ubuntu flavor, "ideal for those who want the most out of their desktops, laptops and netbooks and prefer a traditional desktop metaphor", which had its very first stable release today.

MATE is a GNOME 2 fork which lets you use the old GNOME 2 desktop interface and applications but it also allows you to use new applications so for instance, you can use Gedit 3 if you want, etc.

Like the old GNOME 2, MATE (and thus, Ubuntu MATE) offers a traditional desktop layout with two panels and is highly customizable: themes can be installed or changed from the Appearance dialog (and there are quite a few themes available by default), the panels can be resized and they support autohide and a multitude of applets, the notifications position can be changed and so on.

Ubuntu MATE 14.10 includes the latest MATE 1.8 which, compared to MATE 1.6 (available in the Ubuntu 14.04 repositories) includes support for Metacity as window manager, side-by-side tiling andmore.

While it includes the default MATE applications such as Caja (file manager), Pluma (text editor) and so on, Ubuntu MATE 14.10 ships with some applications you'll also find in other Ubuntu flavors, like Firefox, Pidgin, Thunderbird, Transmission, LibreOffice, Totem or Rhythmbox, so users coming from Ubuntu w/ Unity should feel at home from this point of view.Also, for the display manager, LightDM is used by default, with the GTK greeter.

Furthermore, Ubuntu MATE uses the default Ubuntu icons and a GTK theme based on Ubuntu's Ambiance so besides the traditional desktop layout, things should look pretty close to Ubuntu's defaults.

It's important to note that because this is the first Ubuntu MATE release and it's not a LTS, the Ubuntu MATE team is going to make Ubuntu MATE 14.04 LTS ISOs available "shortly after Ubuntu MATE 14.10 is released", mentions the Ubuntu MATE FAQ.

ubuntumate1410-desktop.png


http://www.webupd8.org/2014/10/ubuntu-mate-sees-its-first-release-1410.html


Tal como a notícia indica brevemente estará também disponível uma versão 14.04 LTS do Ubuntu MATE :)
 
Mais uma distro? Porque é que um DE tem que dar origem a uma distro?

Quem tem Ubuntu ou Debian ou o que for, pode instalar o DE que quiser

POde instalar mas não ficará ao ponto, ou seja à medida que vais metendo DEs na verdade metes é lixo que vai acumular, lentidão. Daí ser bom existir uma distro por DE , ou quantas mais distros melhor.

O que a mim me faz espécie é esta gente andar a preocupar-se com isto e ninguém se preocupar com a muito má compatibilidade para 32 Bits do linuxito nos ultimos Kernels.

Mas pronto é o que temos e vai dar barraca.
 
POde instalar mas não ficará ao ponto, ou seja à medida que vais metendo DEs na verdade metes é lixo que vai acumular, lentidão. Daí ser bom existir uma distro por DE , ou quantas mais distros melhor.

O que a mim me faz espécie é esta gente andar a preocupar-se com isto e ninguém se preocupar com a muito má compatibilidade para 32 Bits do linuxito nos ultimos Kernels.

Mas pronto é o que temos e vai dar barraca.

Lixo? Lixo tens tu quando instalas essas distros "customizadas", se queres uma DE limpo instalas de raiz.
 
Lixo? Lixo tens tu quando instalas essas distros "customizadas", se queres uma DE limpo instalas de raiz.

Vamos lá ver se nos entendemos então se dizes o mesmo que eu , eu não tenho razão no que escrevi ou entendes ao contrário artista.

Já usei Slackware também era lixo na tua concepção da coisa né e sem eapetecer uso Gentoo que também é lixo nessa perspectiva é tudo lixo salvo que seja de raíz, que curiosamente é precisamente o que fazem distros derivadas tipo MATE-Ubuntu oferecer um desktop polido não poluido com bibliotecas dispensaveis...

Um pc em que vais metendo vários tipos de escritório ganha certas pré-definições e às vezes inicios de serviço que tendem a "poluir" o desempenho. A ver se assim a coisa já vai.

Por certo Slack é do melhorzinho que há eu uso Debian ou BUntu por questão de usar certas ferramentas multimédia (que são tb poluidores de distros e daí só estarem no Buntu).
 
Vamos lá ver se nos entendemos então se dizes o mesmo que eu , eu não tenho razão no que escrevi ou entendes ao contrário artista.

Já usei Slackware também era lixo na tua concepção da coisa né e sem eapetecer uso Gentoo que também é lixo nessa perspectiva é tudo lixo salvo que seja de raíz, que curiosamente é precisamente o que fazem distros derivadas tipo MATE-Ubuntu oferecer um desktop polido não poluido com bibliotecas dispensaveis...

Um pc em que vais metendo vários tipos de escritório ganha certas pré-definições e às vezes inicios de serviço que tendem a "poluir" o desempenho. A ver se assim a coisa já vai.

Por certo Slack é do melhorzinho que há eu uso Debian ou BUntu por questão de usar certas ferramentas multimédia (que são tb poluidores de distros e daí só estarem no Buntu).

Slackware não é uma distro derivada (e não vale a pena falar do SLS), Gentoo também não. O software que tu encontras no Slackware como o KDE por exemplo ou XFCE é vanilla, não tem customizações.

Simples quanto sabemos do que falamos
 
Ubuntu MATE 14.04 LTS Available For Download

Because Ubuntu MATE 14.10 was the first Ubuntu MATE release and it's supported for only 9 months, the Ubuntu MATE team released Ubuntu MATE 14.04 LTS yesterday, which is supported until 2019.



MATE as the default desktop environment. MATE is a GNOME 2 fork introduced after GNOME 3 and GNOME Shell replaced the classic desktop metaphor, which led to some criticism from the Linux community. Currently, MATE only supports GTK2, but the plan is to add GTK3 support with MATE 1.12.
Ubuntu MATE 14.04 ships with MATE 1.8 by default, and not MATE 1.6, which is available in the official Ubuntu 14.04 repositories. This was possible because Ubuntu MATE is not yet an official Ubuntu flavor and that allowed using the Ubuntu MATE PPAs by default.
Compared to Ubuntu MATE 14.10, Ubuntu MATE 14.04 LTS comes with quite a few changes, although many of these changes have already been released as updates for Ubuntu MATE 14.10. For instance, Ubuntu MATE 14.04 supports Ubuntu AppIndicators out of the box:


An AppIndicator (Variety) running under Ubuntu MATE 14.04 LTS

Note that the AppMenu / global menu applet is available but it didn't work in my test.
Also, Ubuntu MATE 14.04 ships with some new packages installed by default:
  • MATE Tweak (a MintDesktop fork) - a tool which lets you configure which icons to show on the desktop, enable/disable compositing, change the window buttons layout, show/hide icons in menus and buttons and more;
  • MATE Menu (a MintMenu fork) - a searchable menu for the MATE panel. This is not the default menu, but you can add it to the panel by right clicking the panel, selecting Add to Panel and then adding "MATE Menu";
  • Totem has been replaced with VLC as per a community poll;


MATE Menu


MATE Tweak


Other changes in Ubuntu MATE 14.04 include:
  • updated Ambiant-MATE and Radiant-MATE themes;
  • new community wallpapers;
  • enabled the Accessibility PPA to add Orca 3.14 which improves the accessibility of Firefox;
  • enabled screen reader activation via LightDM indicators and LightDM key bindings;
  • updated various MATE packages with the latest version from Debian;
  • various bug fixes, including: fixed Plymouth not displaying boot up splash screens, fixed GRUB theme activation, fixed Calculator media keys, fixed conflicts with gnome-applets and more.

http://www.webupd8.org/2014/11/ubuntu-mate-1404-lts-available-for.html


Aí está a LTS do Ubuntu MATE.
Poem fazer download do Ubuntu MATE 14.04.1 LTS aqui:
https://ubuntu-mate.org/longterm/
 
Slackware não é uma distro derivada (e não vale a pena falar do SLS), Gentoo também não. O software que tu encontras no Slackware como o KDE por exemplo ou XFCE é vanilla, não tem customizações.

Simples quanto sabemos do que falamos

Tu vai-lhe dando. Não é por não ir , se há que ir vai-se , mas com tempo.

Já agora o Ultimate edition vem com Mate na versão 4.2 com gamer edition, é bom que assim seja. Eu testei o Mate em Buntus e ele consome em redor de 300 MB o que não é nada mau a meu ver.
 
O que vem a seguir, cinnamobuntu?
Esta jogada não faz sentido, quem quer MATE utiliza Mint. Mint é Ubuntu, e os developers são developers do próprio MATE.
Lá está o raio da redundancia...


Eu uso ubunto e não gosto de mint, logo mint para mim não é ubuntu, acho bem a cannonical dar a escolher e suportar as várias alternativas.
 
Eu uso ubunto e não gosto de mint, logo mint para mim não é ubuntu, acho bem a cannonical dar a escolher e suportar as várias alternativas.
Eu quando utilizei a ultima vez há uns anos eram praticamente a mesma coisa. Pouco mudava.
My point is: https://plus.google.com/+WorldofGnomeOrg/posts/9yBXmbCL8jW
Acho que posso estar de acordo com essa opinião. Uma coisa são as distros "do it yourself", como o Arch, Gentoo, etc... em que todos os DE's convém estar disponíveis. Mas numa distro stable será que compensa em termos de mão-de-obra fazer uma variante por cada mudança?
Há demasiadas combinações que agradariam a alguém para ser eficiente fazelas a todas.
 
Back
Topo