Instalar W8 em novo disco apos avaria.

ff1esta

Power Member
Boas.
Tenho aqui um portátil da Asus com o disco avariado de tal maneira que nem é reconhecido quando faço boot por uma versão Ubuntu live. É como se nao existisse,só sou pela presença dele porque aparece na Bios.
Como a partição de recuperação foi-se, quando voltar a por um disco novo, como vou conseguir reinstalar o W8? Já revirei o Google de tras pra frente, e tou a ver que é um bicho de 7 cabeças. Enviei um email pra assistência da Asus que me responderam prontamente,dizendo que nao teem acesso as keys do W8,mas deram-me um link para fazer uma pen de recuperação,que ainda não testei. tentei com software ,achar ou recuperar a key,mas sem Windows, parece-me dificl.Achei um programa free chamado LAzesoft recovery home edition que me parece excelente,mas como não reconhece nenhuma instalação de Windows,nao recupera nada.

Deve haver posts por aqui sobre o assunto, mas assim de repende nao achei nada.
 
Já passei programas de teste do disco. o HD Sentinel dá 0% de health e mais de 2000 bad sectors. O Ubuntu live, deteta que o disco está a falhar,e nem consegue detetar a partição do disco.deteta-o fisicamente como vazio,ou a dar erro de leitura. Duvido que haja aqui alguma recuperação possível.
 
Pois sendo assim não á mesmo nada a fazer. Se te deram uma pen de recuperação vais conseguir lá por o Windows 8 novamente (isto se o Windows que veio com o PC foi o W8).
 
O programa que me deram foi para fazer a pen de recuperaçao,mas com o windows a funcionar,ou seja,nao me serve de nada. Voltei a dizer que nao era possivel fazer por esse processo por o disco estar avariado e responderam-me com este mail:

Estimado cliente,

No seguimento do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que será necessário o envio do seu equipamento ao centro técnico para que seja efectuado um diagnóstico à anomalia reportada e futura reparação, com reposição do sistema operativo e partição de recuperação.

Informamos que o envio do produto ao Serviço Técnico Oficial da ASUS durante o periodo de garantia não significa que automaticamente seja reparado sem custos. Após a recepcção do produto no Serviço Técnico Oficial da ASUS, comprovar-se-à a validade da garantia e se cumpre os requisitos da mesma.

Caso o Serviço Técnico Oficial da ASUS considere que a anomalia reportada tenha de ser reparada fora de garantia, será emitido um orçamento que incluirá custos de transporte, custos de diagnóstico e de mão-de-obra e custo da(s) peça(s).

A não aceitação do orçamento poderá implicar o pagamento dos custos de transporte e de diagnóstico (cerca de 50€ / 60€, caso resida em Portugal Continental) para que seja feita a devolução do equipamento.

Solicitamos que nos informe, respondendo a este e-mail, se deseja enviar o seu equipamento ao centro técnico.


Atentamente,
ASUS Ibérica TSD


Ou seja,bla bla bla.

Ando a tentar por outros meios,LEGAIS, que se der certo,ponho aqui um tuturial de como fiz(atençao,nao tem nada de pirataria no processo).
 
Diz umas coisas:
1º O portatil vinha com Windows 8 de origem?
2º Com uma segundo computador, não consegues fazer essa pen de recuperação?
3º Ainda está o PC na garantia? Se sim, já alguma vez foi mexido fora da marca?
 
1º sim,vinha com W8 de origem
2º Nao tenho nenhum pc com W8,eu uso no meu o W7.A nao ser se com uma VM com W8 instalado consiga.Ainda nao me tinha lembrado dessa hipotese.
3º ainda está na garantia,só que já foi reparado fora da marca. O pc teve o dc jack partido e a marca alegou má utilizaçao e negou-lhe a garantia, e pediu mais de 200€ de arranjo. A dona arranjou por fora,mas o pedido/orçamento deve ter ficado registrado e duvido que passe. Afinal,se o portatil tinha determinada avaria e aparece lá reparado, é porque foi reparado por fora.
 
Ok, compreendo essa situação, e nisso tens razão, agora a marca vai te negar reparação pois vai saber que reparaste por fora.
Acerca da recuperação, tu não precisas que o outro computador tenha windows 8. O teu outro pc com W7 dá, pelo menos normalmente essa recuperação que tão dão é um ficheiro que tens de inserir numa pen bootavel. Basicamente é uma forma de formatares do PC só que essa formatação já lá tem dentro o registo do PC. Isto penso eu, porque normalmente é assim...

Já tentaste sacar o ficheiro que a Asus te enviou? É que tipo de ficheiro?
 
Já tentei. É um programinha para fazer a pen de recuperaçao.Em vez de fazer pelo windows,faz-se por aquele programa.Vai dar ao mesmo. E no W7 nao dá,porque tentei abrir no meu pc e diz logo que o sistema operativo nao é compativel.
Nas minhas pesquizas, encontrei que nao é possivel restaurar o W8 para um disco vazio,terá que ter lá um W8 instalado. Epa,que salsada.
Outra coisa,se instalar uma versa do W8 Enterprise e depois apagar a chave de registro e colocar a chave OEM ,será que dá? Ao menos,a chave OEM já recuperei: Pen de Ubuntu live, comand prompt e digitar: sudo cat /sys/firmware/acpi/tables/MSDM e vai aparecer a chave OEM. Faz o mesmo serviço que um programinha que anda por aí que é o RW everything.
 
A unica vez que mexi no pc,quero-me parecer que ainda nao tinha a atualizaçao do 8.1 feita,logo terá o w8 ainda. É um portatil,logo tras a key OEM na bios. Ah meu windows 7,volta...
 
Nao tenho a key,os portateis com W8 ja nao trazem o autocolante com a key,esta vem encriptada na bios. Com o comando linux que escrevi no post acima,já tenho a key,mas o problema é arranjar um W8 que consiga instalar e depois ativar.
 
Já tinha visto esse link.Alias, já revirei o Google de uma ponta a outra e tou a ver que isto é um pincel.Tou a ver que ainda tenho que recorrer a meios menos legais pra resolver o assunto.
 
Já tinha visto esse link.

Não conheço esse link, mas faz isto:

-Escolhe o Windows 8;

-Grava o ficheiro de setup e corre-o num computador com a arquitetura do teu (32 ou 64 bit);

-Deve haver uma opção de instalar depois, que irá gravar o ficheiro ISO do Windows 8;

-Usa esse ISO com a tua chave e tenta ativar o Windows 8 no teu computador.

Se a ativação através da Internet falhar, telefona para a Microsoft e tenta a ativação por telefone.
 
Última edição:
Já fiz esses passos todos,obrigado na mesma. O problema é que quando pede para instalar,pede logo a key. Se eu por a OEM do portatil,diz que nao dá,se pôr uma generica que há por aí pela net,diz que dá,mas depois nao deixa fazer o download. Entretanto, depois de tanta pesquiza,mais um mail pra Asus:

"Mais uma vez,grato pela atençao.
Está-me a dizer,que em caso de avaria ou upgrade do disco,ou outra avaria que seja nessessario a reinstalaçao do Windows 8 num Pc /Laptop com Windows 8 OEM,a unica opçao é enviar a maquina para os vossos serviços tecnicos???Isto ,independentemente de estar ou nao na garantia. O programa que me deu o link,nao serve para nada,já que só teria utilidade se o Windows estivesse a funcionar,coisa que nao acontece. Nem todas as pessoas teem conhecimentos informaticos para ao comprar um pc,fazer o disco de recuperaçao, e depois quando ha avarias, mesmo que recorram a pessoas especializadas,é uma complicaçao para repor o sistema.Alias, eu acredito que pedidos destes devem ter voces todos os dias,porque isto é um assunto recorrente nos foruns e sites da especialidade,pela complicaçao que é. E nao acredito que noa haja uma maneira de o resolver sem ser enviando o portatil para assistencia tecnica.
Obrigado."

Que duvido que dê em alguma coisa a nao ser mais uma resposta pre formatada.
Infelizmente,vejo-me obrigado a recorrer a meios menos legais para arranjar um windows,que depois vou tentar ativar com a key Oem. Já retirei o disco e fiz testes fora do portatil,ligado por usb ao meu pc. Corri 3 programas,em 2 deles nem sequer o reconhece,no meu windows7 nem sequer é reconhecido, instalou os drivers,mas só aparece como um dispositivo atapi/usb(qualquer coisa do genero). E nos programas aparece com bad sectors e com estado critico. Acho que ja nem preciso de mais despiste do problema.
 
Tens a key, saca o Windows num site qualquer e instala por ti. Se já perdeste a garantia para que é que vais pagar um dinheirão para ires lá?
 
Claro que não vou enviar o portátil para a garantia. Pediram logo 50€ à partida ,mesmo que eu não aceitasse o orçamento. Com esse dinheiro ,compro o disco, e instalo eu. Windows já tenho,pedi ao Capitao Jack Sparrow,já testei no Virtual Box,e está ótimo.

Mas voltei a questiona-los, se não há outra opção sem ser enviar o portátil para os serviços técnicos deles, independentemente da garantia.
 
Back
Topo