Só Debian funciona na minha maquina.

Quinas009

Power Member
Ola boa noite.

Tenho um PC já velhinho (2004) que outrora tinha o XP e quero lher uma nova vida (é o chamado la em casa de PC de Combate)

O que se passa é que o objetivo era colocar-lhe uma distribuição Linux com um ambiente gráfico leve LXDE ou XFC, etc...

Acontece que todas as sitribuições que tento instalar dão problemas:
  • Antes de instalar no Live CD / USB
  • Durante a instalação
  • Depois de instalado, passado alguns instantes
O sitoma é sempre o mesmo à um freez do sistema que começa com o teclado e rato a deixar de responder... depois tem que ser mesmo desligado da corrente.

Ja testei:
  • Xubuntu 12.4
  • Lubuntu 12.4
  • Lubuntu 14.4
  • Lubuntu 14.4
  • Linux Mint 16 XFCE
  • Zorin 8
  • Debian 7.5
  • Ja testei inclusive versões destes ultimos normais (Sem XFCE ou LXDE)
E a unica que funciona é a Debian 7.5...delas todas a menos user friendly (Se fosse só eu a usar tava tudo bem :))

A minha questão é porque?
O kernel das versões 12.4 do Ubuntu é igual por isso nao to a ver o problema

Especificações:
  • Pentium 4 HT 3.0Ghz
  • 2.5 GB RAM DDR
  • ATI RADEON X1600 PRO 512MB DRR3, GPU a 500Mhz
  • Disco de 80GB
  • Motherboard Asus P4800D-X
Alguma sugestão do que possa ser?
 
Há alguma coisa nos logs? Só com esta informação é difícil dizer. Experimenta também iniciar o computador sem modo gráfico, ou então parar o X depois de iniciar, e usa um bocado o computador em modo de texto, para ver se acontece o mesmo.

Em relação a ser user friendly, nunca comparei, mas Debian com XFCE ou LXDE é assim tão diferente de Xubuntu ou Lubuntu?
 
Isso é estranho porque tenho um portátil de 2003 com Pentium 4 e uma Radeon bem antiguinha e corre o Lubuntu sem problema algum. Por acaso é o único que dá para usar, porque os outros têm um lag desgraçado. Poderá ter a ver com alguma coisa na board, alguma função, algumas têm um sítio onde pede para especificar o sistema operativo, Windows ou Linux. Basta a CPU no entanto não suportar PAE que já não arrancam as distros mais recentes.
 
NFK não consigo verificar os Logs pois à um freez... uma questão consigo usando um LIVE CD /USB entrar em modo de texto? Ou preciso primeiro entrar em modo gráfico para fazer isso

Em relação ao userfriendly, o debian requer que tenhas conhecimentos de Shell linux, pois meia volta tens que la ir. Enquanto nas ditros Debian Base, esses problemas que costumam surgir estão culmatados com a existencia de GUIs para isso, tornando o processo mais gáfico e fácil

Pois Spider-Vice o CPU já não suporta PAE, essa foi umas das razões porque não consegui instalar o Windows 8.1 para ver se ele se aguentava.

As versões mais recentes ainda aceito que não funcionem ( se bem que o Live CD arranca e inicia)
Agora a versão 12.04 do Ubunto tinha obrigação de dar, uma vez que esse requesito do CPU não existe.

O mais estranho tambem é que por exemplo o Linux Mint Debian (100% debian segundo eles, com base no Debian puro que tenho) tambem faz Freez.

Vou tentar testar essas Distros que me falaram
 
NFK não consigo verificar os Logs pois à um freez... uma questão consigo usando um LIVE CD /USB entrar em modo de texto? Ou preciso primeiro entrar em modo gráfico para fazer isso

Em relação ao userfriendly, o debian requer que tenhas conhecimentos de Shell linux, pois meia volta tens que la ir. Enquanto nas ditros Debian Base, esses problemas que costumam surgir estão culmatados com a existencia de GUIs para isso, tornando o processo mais gáfico e fácil

Bom, se entrares com um Live CD, uma coisa que podes fazer é ver os logs sem a preocupação dos freezes. Para entrar em modo de texto não é preciso um Live CD, pode-se passar uma opção ao kernel, ou mudar o runlevel. Vê se há a opção para entrar em Single User Mode no Grub, ou então procura na net, não sei como é mais fácil em Ubuntu.

Voltando ao user friendly... como disse antes, nunca comparei, por isso estou só a especular, mas que GUIs há no Lubuntu e no Xubuntu que não existam em Debian com LXDE ou XFCE? Eu uso Debian (com Gnome 3) e raramente vou à linha de comandos, e certamente não para as tarefas quotidianas que um utilizador normal deve querer fazer.
 
OLha o teu problema está na gráfica.

Não sei se o teu pcc tem fçag lm se tiver podias tentar a versão 64 a ver se funciona mas vais ter sempre muito mau renderizar.

Hum podes tentar tb aderir o pacote ppa (xorg edgers) a ver se te melhora o problema, instalar os pacotes mesa-utils e mesa utils extra.

Eu mesmo tive um problema semelhante, que resolvi instalando esses pacotes também sofria de freezes constantes.

Só que a tua gráfica é diferente da minha apesar de ser ATI.

O suporte a ATI é muito mau (inexistente) já o suporte a pcs antigos 32 only ,está depauperado entã o junta-se a sorte grande com a terminação.

Tenta slackel acho que te funciona bem nesse pc (versão openbox)
 
Todos os Pentium 4 tem PAE...

O LMDE é Debian testing por isso se o Debian funciona, também o LMDE com o mesmo kernel e X11 devia funcionar. Parece um problema com o hardware, provavelmente com a grafica.

Experimenta instalar Ubuntu minimal e vê se assim já funciona, se funcionar instala o LXDE (ou XFCE) e verifica se continua a funcionar ou se bloqueia.
 
Back
Topo