Problema Ventoinhas da gráfica deixaram de funcionar

MicroManiac

Power Member
Bom dia caros amigos.
Eu sou um Zero a informática portanto posso dizer que estou um pouco apavorado.

Ora bem, á cerca de 1 ano comprei uma Sapphire Radeon HD 7870 (eu aposto que vocês já sabem, mas fica na mesma a informação que esta Placa Gráfica tem 2 fans), tudo muito bem até a cerca de 1 mês, em que uma das fans deixou de trabalhar (eu zarolho que sou a informática, pensei para os meus botões que se tinha devido ao facto de ter mudado de Monitor... tinha um monitor 21.5 ' da Samsung em que usava o cabo HDMI, mas entretanto o televisor da sala avariou e este mesmo monitor ficou como televisor de sala e então fiquei a usar um Monitor LED também da Samsung com 19 ' em que uso um cabo VGA com um adaptador dvi-d (visto este monitor não ter entrada HDMI)).

Fiquei então cerca de um mês só com uma fan a trabalhar até que á coisa de 2 horas, estava eu num belo jogo de Fifa 15 e comecei a notar que o jogo estava com algum lag visual, notei então que a segunda fan tinha deixado de trabalhar.

Dito isto, peço-vos toda a ajuda do mundo para tentar perceber o que se passa, se consigo de alguma maneira testar se as fans ainda trabalham, se há algum software para o efeito, ou, se se tiver mesmo avariado, poderiam-me aconselhar alguma solução?

Gastei tanto dinheiro neste gráfica mais uma fonte para a aguentar, e agora pumba, deixa de funcionar! Mas que vida injusta...

Agradeço toda a ajuda que me poderem dar!
Cumprimentos
 
Boas
Se comprou à cerca de um ano o melhor será enviar para reparação/substituição pois está na garantia até dois anos.
Por curiosidade poderá ver se as ventoinhas rodam bem à mão. Retire a gráfica e limpe o slot
 
Olá PPK2, obrigado pelo feedback antes de mais.

Eu retirei a gráfica e limpei o slot tal como disseste e aconteceu-me uma coisa interessante.
Quando liguei o computador, ambas as ventoinhas rodaram até certo ponto, depois a que tinha parado em primeiro lugar parou novamente e a outra continuou a rodar. Por agora continua só uma a funcionar...

Eu comprei a placa gráfica pela internet, através da P*xmania, a verdade é que queria evitar manda-la de volta com medo que demore uma eternidade, mas se tiver que ser, assim o farei.
Cumprimentos
 
Boas
Cheira-me a maus contatos.
Com um pincel limpa bem toda a gráfica e o slot de entrada na board
Com uma borracha escolar passa nos contatos da gráfica
Roda com a mão as ventoinhas e vê se estão bem soltas, já com a gráfica no slot e antes de apertares o parafuso oscila um pouco de um lado para outro
 
Fiz o que disses-te e, continua igual.

Então fui um pouquinho mais além, instalei um programa da Sapphire chamado Sapphire triXX que ajuda a monitorizar e a alterar a velocidade das ventoinhas.
Então passa-se o seguinte, apenas quando "digo" ao programa para usar 82% da velocidade das ventoinhas, apenas aí, a segunda ventoinha aciona. Ou seja, 82% para baixo, só uma é que aciona. Posso concluir com isto, que tenho algum software a causar conflito?

As únicas "grandes" mudanças que tive desde quando a primeira fan parou foi a mudança de monitor e Headphones e os seus drives correspondentes.

Admito que fico tranquilizado sabendo que as duas funcionam, mas não consigo entender o porquê de, do nada, 1 delas ter parado.
 
Desinstalei e voltei a instalar os Drivers da gráfica, mas continua igual.

Não estou a entender o porquê de acionar a segunda ventoinha só a partir dos 82% .
 
Boas
Penso que essa placa funciona mesmo assim, só dispara a segunda ventoinha quando a temperatura assim o exige.
Podes verificar com a tampa da caixa aberta e a puxar por ela algum tempo
 
Sinceramente, tinha a ideia que as 2 funcionavam, mas realmente não consigo dar a certeza.

Bem, só te posso agradecer pelo teu tempo. Muito obrigado mesmo.
Cumprimentos
 
Back
Topo