Windows 8.1 & Ubuntu - DualBoot

xexito

Membro
Boas pessoal,
Há dias decidi instalar o Ubuntu no PC, que tem o Windows 8.1. Depois da instalação reiniciei o PC e ele abriu imediatamente o Windows, sem opção de escolha. Comecei a procurar na net e li algumas coisas sobre a UEFI e o "bloqueio" que esta faz a outros OS's. Vi uns quantos tutoriais, mas nenhum fez efeito. Alguém sabe como posso fazer para ter uma opção de escolha no OS que quero abrir?

Cumprimentos,
xexito
 
Vou tentar ser sucinto na resposta e posso estar a ser algo impreciso, mas não quero ser demasiado descritivo para ser mais fácil de entender:
- Em primeiro lugar convém decidir se queres utilizar o bootloader do W8 ou o do Ubuntu (grub).
- Quando instalas o Ubuntu tens de ter em atenção onde instalas o bootloader (ver imagem no spoiler)
Pj1wt.png
- Se instalaste na raiz do disco (não aconselho, pois caso queiras remover o Linux dará mais chatices) deverás perder o boot loader do W8 e assim que ligas o pc devia-te aparecer o menu do grub para escolher;
- Se instalaste na partição do Linux deve estar tudo ok, mas o boot loader do W8 não sabe que tens outro SO instalado;

Caso estejas na segunda opção, acho que tens duas soluções:
- Ou adicionas manualmente o Ubuntu ao boot loader do W8 (com o programa EasyBCD é muito fácil, basta pesquisares por isso);
- Ou usas uma outra opção, que ultimamente tem sido a minha preferência: Caso tenhas instalado o Ubuntu em modo EFI, penso que a tua BIOS reconhece os 2 SO's como estando instalados. Portanto ao ligar o pc, clicando na tecla de escolher o dispositivo que queres bootar (F10 ou algo do género, dependendo do computador) ele deve dar-te as duas opções e aí escolhas o SO que tencionas bootar. Indo ao menu da BIOS podes alterar qual queres como SO default.

Espero ter ajudado, pois pela minha experiência isto são os casos que já verifiquei. Caso o teu problema não seja resolvido desta forma, explica o que falhou.
 
Coloca a pen com o ubuntu e clica em "Experimentar Ubuntu sem instalar"
Depois de iniciar abre o terminal e coloca isto:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &)


Instala e depois clica em "Recommended repair".
Mais fácil que isto não sei.
1335260967.png
 
Não me aparece o Ubuntu na lista de OS's ao premir ESC (tecla de seleção de boot).

Eu acho que para fazeres isso que o bitman disse e se tiveres a usar uma pen usb tens de criar a pen de arranque de modo que arranque em efi. tens aqui um link que ensina a fazer isso ;)
A mim de inicio também não me aparecia, mas era porque a pen não estava configurada para arrancar em EFI, por isso tinha de ir à bios e desligar isso, e, assim, não estava a instalar o ubuntu nesse modo, logo, a bios não o reconhecia.

Se sempre quiseres fazer isso, tenta criar a pen de arranque como disse no link e depois se tiveres dúvidas sobre a instalação segui isto.

Depois diz se funcionou pf ;)
 
Eu acho que para fazeres isso que o bitman disse e se tiveres a usar uma pen usb tens de criar a pen de arranque de modo que arranque em efi. tens aqui um link que ensina a fazer isso ;)
A mim de inicio também não me aparecia, mas era porque a pen não estava configurada para arrancar em EFI, por isso tinha de ir à bios e desligar isso, e, assim, não estava a instalar o ubuntu nesse modo, logo, a bios não o reconhecia.

Se sempre quiseres fazer isso, tenta criar a pen de arranque como disse no link e depois se tiveres dúvidas sobre a instalação segui isto.

Depois diz se funcionou pf ;)

Mas depois de instalar quando faz boot vai obter o grub para seleccionar o SO?
 
No meu caso ficou logo por defeito, sendo que no grub podes seleccionar tanto ubuntu como windows. Mas se não aparecer logo ou se quiseres que arranque por defeito com o windows como estava antes clicas na tecla para escolher o dispositivo pelo qual queres fazer o boot (ESC, F10, F12, etc) e arranca só o bootloader do windows. Eu até gosto assim, é quase como se tivesses instalado num disco aparte ;)
É importante é que instales no modo EFI, porque pelo menos a mim se a bios não estiver assim configurada isto já não funciona:S
 
Back
Topo