Escolha de fans

jjmaia

What is folding?
Boas,

dentro destas, qual aconselham?
Quero o mínimo de ruído com o máximo de airflow possível.

A minha éuma Coolbay TX e leva:

2 frontais
2 no topo
1 no fundo
1 traseira

Quero pelo menos 2 à frente para arrefecer o disco, e talvez no topo para retirar o ar por cima.

Opiniões?

Sem_T_tulo.png
 
Boas,

Frontal devo ir mesmo para a XL1, ai é importante Pressão estática e as XL1 têm 1.4 com um bom airflow e baixo ruído.
Para o fundo também concordo com a eloop porque é só mesmo para meter algum ar na caixa, logo é a mais silenciosa de todas, pena é ser tão cara...

Traseira e topo é que fico na dúvida, ser PWM não me faz diferença, e o que preciso é airflow, não pressão.

EDIt: Pelo preço acho é que vou meter XL1 em tudo. Tem um arflow razoável, boa pressão e fazem no máximo 13dba, fans de 8dba rodam mais devagar e têm menos airflow...

Agora só me falta mesmo é escolher uma fan para a fonte de alimentação, de 140mm, mas os gajos da LC power não me sabem dizer a pressão estática...
Sabem se é preciso muita pressão para uma fonte?
 
Última edição:
Não precisas de uma fan para a Fonte , aliás , a fan da própria fonte tem que ficar em "outake " .
Em relação , em meteres todas para XL1 , recomendo meteres só uma fan da Noctua NF-12 PWM para a traseira , isto porque tens uma placa-gráfica MSI Gaming R9 270X e o resto XL1 . Assim tens uma boa pressão e airflow .
 
Em relação à fonte quero mudar a fan que vem de origem, só mesmo porque é muito barulhenta, é uma D14BH-12.
A fan faz intake e exhaust fora da caixa.

Não percebi o porquê da noctua na traseira, a gráfica faz intake na caixa, mas o exhaust penso ser para fora da caixa.
 
Realmente , a D14BH-12 é muito barulhenta ( 48.5 dbA ) , mas o airflow é cerca de 140.0 (CFM) , isto porque a Fonte aqueçe muito , sinceramente não sei se é recomendável mudar a Fan da mesma .
Em relação, o que disseste no Post #7 , tens razão . Recomendei a Noctua , pois assim , quando chegar o Verão (para o ano ) , o ambiente exterior vai estar muito quente , a tua Board vai controlar a velocidade automaticamente de acordo com o AirFlow ( tanto pode estar a 1000 Rpm , 1500 Rpm ou no Máximo , dependendo dos programas /jogos que fizeres .
 
Tenho três NoiseBlocker XL1 e de facto são bastante silenciosas, mas o airflow é fraco, mesmo à rotação máxima (1000RPM~1050RPM). Então se estiverem em intake, com filtro de pó à frente, ainda pior.

Só aconselho estas ventoinhas para extração de ar devido a estarem completamente desobstruídas. Para intake, principalmente se estiverem a puxar ar com filtros, talvez seja melhor levar algo mais capaz.

Contudo, não digo que para o teu caso não chegarão, mas fica ciente que o airflow gerado não vai ser muito. Nisto das ventoinhas olho sempre com relutância para os dados dos fabricantes, salvo uma ou outra excepção, por norma são muito optimistas.
 
Última edição:
Já que se está a falar de fan's por aqui vou pedir uma recomendação ... preciso de 2 fan's de 120mm para um rad de 60mm de espessura para exaust ... silenciosas eficientes e se possivel com led's azuis (facultativo) e baratas :D o que recomendam ?!
só vejo o ppl a recemendar as corsair SP ... n há nada mais barato que se recomende ?
 
Recomendam as SP porque têm uma alta pressão estática...
A questão é que eu vejo as XL1 com um pouco mais de pressão do que as SP e mais airflow, com menos ruído!

Sem_T_tulo.png
 
Estive a ler umas coisas ... e mais do que a static presure de uma fan tens k ter atenção ao air flow em função da static pressure ...

Depois algumas voltas estou em duvidas entre:

Noiseblocker Silent 120mm Bulk (XL2) 7.90€
Noiseblocker eLoop PWM 2000RPM 120mm 19.90€
Corsair Air Series SP120 Perfomance PWM 15€

Será que as mais caras valem o preço ou serão apenas ligeiramente melhores?
 
Certo, mas as XL1 têm mais pressão com mais airflow que as SP, com menos ruído e menos dinheiro.
Portanto onde está o gato???
 
têm mais SP maxima ... e mais air flow maximo
Mas quando aumentas a resistencia diminui o air flow
como vês no grafico abaixo ... o mais importante é manter o air flow o mais alto possivel e ao mesmo tempo a SP
500x1000px-LL-e185875a_12VPQCurves.jpeg


Neste grafico até vês que o air flow max da corsair SP e AF é o mesmo a diferença é quando aumentas a "resistencia" ...
 
Back
Topo