Problema Espaço livre que não consigo alocar

Rekaw

Power Member
Olá!,

Já tenho o meu PC fixo a uns aninhos e só hoje é que reparei que apenas tinha 2Tb dos 3Tb do disco disponíveis.

Fui ao gestor de discos e realmente tenho lá cerca de 750Gb livres não alocados. Achei estranho e tentei aumentar o disco C mas a operação aparece a cinzento.

Tentei então usar o CD de instalação do Windows para alocar esse espaço. E aparece me então este erro 0x80042468

O que será?...
 
Testa com o EaseUS Partition Master Free.

Primeiro tentaria criar uma nova partição com esse espaço não alocado.

Se tens dados, fotos, vídeos, etc. que não queiras perder recomendo faças cópias de segurança antes de mexer no disco e partições.
O risco de catástrofe pode ser pequeno mas existe.
 
Testa com o EaseUS Partition Master Free.

Primeiro tentaria criar uma nova partição com esse espaço não alocado.

Se tens dados, fotos, vídeos, etc. que não queiras perder recomendo faças cópias de segurança antes de mexer no disco e partições.
O risco de catástrofe pode ser pequeno mas existe.
Não há problema se houver catástrofe, todos os ficheiros importantes estão na cloud e/ou em pens.

okay, demorei 1 pouco mas lá saquei o programa e apenas tenho opções em que, nenhuma delas é para criar 1 nova partição a partir desse espaço...

>Imagem Aqui<
 
Vê se funciona assim:
http://windows.microsoft.com/pt-pt/...n#create-format-hard-disk-partition=windows-7

Instruções em Para criar e formatar uma nova partição (volume).
  1. Abra a Gestão de Computadores clicando no botão Iniciar
    4f6cbd09-148c-4dd8-b1f2-48f232a2fd33_818.jpg
    , em Painel de Controlo, em Sistema e Segurança, em Ferramentas Administrativas e fazendo duplo clique em Gestão de Computadores.
    18abb370-ac1e-4b6b-b663-e028a75bf05b_48.jpg
    Se lhe for pedida uma palavra-passe de administrador ou uma confirmação, escreva a palavra-passe ou forneça a confirmação.

  2. No painel da esquerda, clique em Armazenamento, clique em Gestão de discos.

  3. Clique com o botão direito do rato numa região não alocada no seu disco rígido e, em seguida, clique em Novo Volume Simples.

  4. No Assistente de Novo Volume Simples, clique em Seguinte.

  5. Introduza o tamanho do volume que pretende criar, em megabytes (MB), ou aceite o tamanho máximo predefinido e clique em Seguinte.

  6. Aceite a letra de unidade predefinida ou seleccione outra letra de unidade para identificar a partição e clique em Seguinte.

  7. Na caixa de diálogo Formatar Partição, efectue um dos seguintes procedimentos:
    • Se não pretender formatar o volume agora, clique em Não formatar este volume e clique em Seguinte.

    • Para formatar o volume com as predefinições, clique em Seguinte.
  8. Reveja as opções e, em seguida, clique em Concluir.
 
Já descobri o que se passa.

Tens o disco em MBR que não suporta mais de 2TB.
Tens que converter para GPT.

Vê aqui:
http://www.partition-tool.com/resource/GPT-disk-partition-manager/convert-mbr-disk-to-gpt-disk.htm

O melhor será começar de fresco.

Se o espaço não te faz falta e/ou não queres ter este trabalho, deixas ficar como está.

Então tenho que formatar?
Realmente faz sentido...

Não sei se és um expert na matéria, mas sabes mais que eu de certeza, quais são as vantagens e desvantagens de MBR e GPT?
Em principio vou fazer isso tudo. O espaço faz-me falta, pena que tenha acabado de formatar o PC e já instalei drivers + programas mas pronto...
 
Começa logo nas limitações do MBR: 2TB.

Tens aqui um artigo que poderás ler para um conhecimento básico das diferenças:
http://www.howtogeek.com/193669/whats-the-difference-between-gpt-and-mbr-when-partitioning-a-drive/
Já estive a ler, realmente é só vantagens, li também que BIOS/MBR é pior que UEFI/GPT, como vejo se tenho BIOS ou UEFI?, e se é possível mudar para UEFI? Estou 1 bocado perdido >.< mas agora aproveito, e faço tudo de uma vez...
 
Back
Topo