OC nVidia Maxwell (GTX750/GTX970 e GTX980 Series)

claro ... o teu máximo é 110% .. é impossível passa lo :D

O limite de 110% é referente ao que o GPU vai aceitar sem reduzir performance, mas o sequer tocar um pouco acima do limite é indicador de que o GPU pode ter vindo a reduzir a velocidade para conseguir manter esse limite, tanto que a +180 +700 vi o TDP passar dos 120%, isso e os jogos bloquearem por completo, mas que o TDP ultrapassa-se, ultrapassa-se.
 
parte do que escreves te não percebi .. então mostra aí o teu tdp a cima sff

depois corre o 3dmark sky diver com esse clock tb sff
 
Última edição:
Os 110% é o limite que o GPU aceita antes de reduzir as frequencias para manter esse valor, se é registada uma leitura acima de 110% é indicador que ocorreu, por momentos, uma redução da velocidade do nucleo e memorias.

Dai teres pessoal que põe +200 no nucleo e pensa que tem grande OC mas o limite do TDP está a provocar reduções no mesmo.

(E isto de por os jogos a correr a 1440p tem sido uma nova "experiencia" para mim, até estou supreendido com os jogos que supostamente o meu sistema não deveria aguentar mas até que os corre no ou muito perto do limite de 120 quadros por segundo, Dishonored, Bioshock: Infinite, que por sua vez também os BioShock anteriores, o que me faz ponderar jogar os mesmos visto que não gostei mesmo nada do Aliasing dos primeiros e Alan Wake, já este ultimo não o tenho a 1440p porque o AA nativo deve já é bastante bom o suficiente, um jogo que tenho a 1440p que não está a 120 quadros estaveis mas não me importo com isso é o Divinity: Original Sin, o jogo anda pelos seus 80 quadros por segundo, eu pensava que andava a uns 30 mas afinal é apenas o jogo cujo motor gráfico não é grande espingarda ao mover o rato pelo ecrã... talvez se o por no SSD?).

Hum... corri o Sky Mark, outch... 25317 num TDP de 111.1% com +160/+500.
Parece ser o limite que o GPU me deixa atingir, hum... Acho curioso analises de pessoal que atinge +220 no nucleo sem mexer nas memorias e na BIOS... eu já testei +180 com +87mV, nem 30 segundos se aguentou sem bloquear tudo.

Testei o Fire Strike 10206 sem OC nas memorias com TDP de 106%, 10572 com OC com um TDP de 109%, +500 resultaram num ganho... minimo, também já estive a ler que estas memorias estão desenhadas de forma a não mostrarem artefactos quando se puxa por elas, logo não dando uma ideia de quando atingiram o limite... isso e só se nota os limites com resoluções altas e AA em cima... coisa que o Fire Strike não usa.
 
Última edição:
Eu tenho artefactos no sky mark se meter as memorias a +500Mhz no AB (8000 efectivos) o maximo sem artefactos acho que foi +450 ou +475.. isto so testando uma grafica

Ainda n encontrei bem o limite de oc usando SLI.. mas é bem menor do que so com uma (para ja esta estavel no BF4 3dmark e Watchdogs com + 100 no core e +250 na memoria) com ambas as graficas frescas
 
Eu alegremente trocada um OC mais fraco por Nem um GPU muito mais silencioso, o ruído que o Coil Whine atinge quando estou a puxar pelo máximo do GPU é fenomenal, no entanto já a anterior GTX 570 também começou a desenvolver um Coil Whine nos últimos meses que a tive, tenho as minhas suspeitas de se tratar da PSU que talvez já tenha visto melhores dias, infelizmente o meu outro PC (o que agora está com a GTX 570) tem uma LC Power 550W, não é propriamente uma PSU com qual possa estabelecer uma boa comparação...

Se bem que posso correr o 3D Mark no antigo PC e ver se a GTX 570 continua com o Coil Whine, se não for o caso acho que dá para estabelecer que a minha Corsair TX 650W esteja a precisar de uma reforma... em termos consegui ouvir um ligeiro ruído na ventoinha dela, mas depois passou com o uso...

Espera ai... experimentei desligar os C State da motherboard e parece ter ajudado.

Desliguei todos os C State da minha motherboard...
corri o Hitman, o Thief, todos os jogos que punham o GPU a chiar, o ruído reduziu drasticamente em alguns jogos, há jogos em que já nem se nota! Eram os C State do meu i5 que estavam a por a GTX 970 (e, por sua vez, a GTX 570) a chiarem à doida... agora, está mais calminha... na maioria das vezes :D

Okey, para ser honesto, ainda se nota razoavelmente bem no Hitman mas nada que ligar o som não corrija :p

Ora deixa cá ligar o Sky Diver... sim, se desligar o som consigo notar o Coil Whine, mas está a léguas do ruido que fazia. NO OCCT o ruido é o mesmo, talvez um pouco mais baixo, mas já era baixo por si... O Coil Whine ainda se nota, isso não o nego, mas está bastante melhor... ainda há jogos que não irei jogar com o volume baixo ou sem headphones mas já desceu para níveis confortáveis em alguns jogos.

Após uns testes... mudei de ideias, parece que desligar os C State, sim, reduzem o ruido em algumas situações mas há jogos que ainda mostram Coil Whine, o BenchMark do Bioshock ainda chia bastante, o que notei mais é não ter mais ruído nos menus (isto com o Vsynk já a 120).

Bem, é um bom passo, talvez ainda tenha a PSU que ter em atenção, se bem que o OC ao CPU e ao GPU não deve ser propriamente algo leve para o sistema, e estas MSI são famosas pelo seu Coil Whine...

Mas que raio?... Agora o ruído está mais forte no Borderlands 2?!
Sigh... o que vale é que alguns jogos já estão melhors, ao menos isso...
 
Última edição:
@Morais

Aquilo q disses t nao é novidade para mim e por isso te disse q nao passas o tdp maximo dessa bios , nao vale de nada dizeres q corres te o programa x com um tdp superior a 110℅ pq assim que o passas a grafica vai cortar na energia\performance.

Qual foi o gpu score na passagem no sky diver?

Estas memorias sao desenhadas como memorias :) quando estao instaveis mostram sinais disso mesmo.

Desligar c states para tentar resolver outro problema nao é propriamente arranjar algo , é suposto as fontes trabalharem bem com os componentes sem ter que se desligar opcoes\features
 
Sim, eu vou ligar este GPU num outro sistema e testar como se porta, é possivel que a minha PSU já tenha visto melhores dias, o curioso é que reparei que também faz bastante Coil Whine no World of Warcraft, o World of Warcraft, de todos os jogos... Coil Whine num jogo com 10 anos?

E parece que... sim, posso honestamente dizer que já não tenho ideias de jogar o World of Warcraft, não com este Coil Whine massivo, já desliguei o OC do CPU, não ajudou... até acho que piorou um pouco, a parte interessante é que, ou estou a ficar doido... ou isto agora faz Coil Whine no Windows... Vou abrir a caixa, acho que talvez saiba de onde vem o Coil Whine....
 
Última edição:
Já retirei essa resposta, agora estou a tentar conseguir notar de onde vem este "novo" Coil whine que tenho com tudo em idle, não consigo distinguir se é o GPU ou o PSU, vou ter que trocar os GPU, enfim... lá terá que ser, ao menos tenho dois sistemas PCI-E disponíveis para fazer essa troca.

É que está a começar a... intensificar o ruído... mas que raio?
 
mete o ouvido na parte de tras , junto á fonte para tentares perceber se vem dela .. usa o combustor\furmark para ajudar a intensificar o ruido.

não tens o link do teu resultado no sky diver ?
 
Neste exacto momento tenho a GTX 970 no meu antigo PC... vou ligar agora o OCCT... (pequeno à parte, a Asus Silent Knight AL que este PC tem é tudo menos silenciosa, eesh...). Bem... a GTX 970 continua com Coil Whine mas parece ser bastante mais baixo, o barulho infernal do restante sistema não me deixa ter uma boa ideia...

Mas estou a encostar bem o ouvido à GTX 970 e... quase nenhum Coil Whine, diria até que a diferença de tom vem mais da PSU do restante sistema do que propriamente o GPU, boas noticias, sem duvida!

Isto e a minha caixa actual dá-me cada estalo quando toco nela, a antiga nem por isso... estou a sacar o 3D Mark para o sistema antigo mas estou quase convicto que a minha Corsair TX já deu o que tinha a dar, é que no PC antigo a GTX 570 não aparenta ter Coil Whine, já quando estava no actual tinha...

Muito Bem.. agora tenho a GTX 570 no PC actual... e vou ligar o OCCT e... Coil Whine, doce Coil Whine claramente muito mais acentuado do que no PC antigo (diria até que a GTX 570 faz mais barulho no OCCT no PC antigo do que a GTX 970)! Vou testar o World of Warcraft, ai está... coil whine, não com o mesmo volume que a GTX 970... mas é notório. Hum... bem, está na altura de comprar um PSU novo, espero eu, fora isso só me sobra mesmo a motherboard...

Se bem que... o meu PC, monitor, sistema de som e afins estão todos ligados à mesma extensão e os choques constantes que apanho sempre que toco numa parte metálica da caixa... pelo que leito é de estar ligado a uma tomada sem ligação à terra, hum... agora que vejo bem, realmente é uma tomada sem ligação à terra... isso é muito mau?

Vou passar isto para um topico do Hardware, é demasiado fora do tema actual deste topico.
 
Última edição:
E se a source for da board? :P Morais Morais.

Olha que isso do coil è uma combinação entre vários componentes e frequências e cargas e isso, não te metas a gastar dinheiro à toa pá.
 
Não entendes, eu não jogo o World of Warcraft com aquele ruido, não consigo, não estamos a falar de um Coil Whine ligeiro, é mesmo algo ridiculamente elevado, já estabeleci que tanto a GTX 970 como a GTX 570 fazem bastante mais coil whine no sistema mais recente e agora reparei que até em Idle tenho coil whine, com ambos os GPU, só me resta a PSU e a motherboard.

Amanha vou testar ligar este sistema a uma tomada com terra, só mesmo para retirar essa hipotese sendo que tenho lido que alguns problemas de coil whine resultam de sistemas que não têm uma ligação à terra e, sim, a unica tomada com ligação à terra nesta quarto está na parede oposta e não tenho cabo que chegue até lá... ou tenho?...

Também há a questão do meu sistema antigo ter um CPU inferior e, devido a tal, não puxar devidamente pelo GPU como o meu sistema actual puxa e todas as "leituras" que esteja a obter encontrem-se erradas.

Mas num ponto tenho a certeza, a esta MSI, como está, literalmente faz-me não querer jogar certos jogos de tão intensivo e irritante que o coil whine é, o barulho é de tal forma infernal que não me importo de arriscar 100€ num PSU novo só na esperança de poder corrigir esse problema.

Especialmente quando agora tenho coil whine no Windows...
Oh ceus, a sério, agora a casa está silenciosa, este barulho está a "perfurar-me" os ouvidos, Ceus, estou com uma dor de cabeça só de estar ao lado deste PC...

oh wow... agora que o meu cérebro fixou na frequência do ruído é só isso que consigo ouvir, sabem aquele ruido que sentem quando saem de uma discoteca? É isso mesmo que eu sinto com este computador em Idle...

Há uns dias reparei que a ventoinha da PSU estava a fazer barulho, travava um pouco mas depois o ruido passava, e este ruido é tal e qual um que senti com umas 3 NOX que antecederam a Corsair em questão (basicamente, tanto eu como a loja decidimos de desistir da 3ª NOX que testamos e trocamos para esta Corsair).

oh, Meu Deus, o ruido... mas que raio? Foi do OC? Dos teste de PSU do OCCT que corri?
Vou encomendar uma nova PSU, oh Ceus, os meus ouvidos...
 
Última edição:
Boas. Fiz o meu primeiro OC de sempre xD
Passei do profile normal da MSI Gaming 4G Gtx 970 para isto

Ora bem:
->Opções
MGd7CKLl.png

->Resultados Stock
jBbo4M8l.png

-> Resultados OC
unH3Kncl.png


Acho que o meu profile das fans está muito agressivo mas não passou os 60ºC ao correr uns 45min o Unigine.

É a minha primeira tentativa de sempre e deve dar para rir um bocadinho mas pronto, espero vir a aprender alguma coisa ao brincar com isto : P

PS: A resolução é aquela porque ainda estou à espera de ter um monitor 1080p. Devo ter em Dezembro.
 
Última edição:
Chamar OC aos +50Mhz que deste nas memorias :P

Testa o Heaven numa resolução baixa mas td em extreme mas em modo janela e mexeres no AF enquanto ves as variacoes da temperatura e os graficos e vais aumentando o clock.. ate detectares instabilidade

mete ja +100Mhz no core e uns +250Mhz na memoria e depois vai aumentado aos poucos
 
Obrigado : P
Deixo o power limit igual?

EDIT: Já aumentei como sugerido sem mexer no limite. O que notei foi que as memórias responderam bem mas que o core clock, embora no unigine heaven apareça 1555MHz, nos gráficos fica estagnado aos 1404MHz. Isto só subindo o limite, certo?
 
Última edição:
O que falava era isto:
nSdodnll.png


É suposto o power ficar assim como no gráfico? Eu sou completamente noob nestas andanças xD
Vi o video do segundo post e decidi experimentar. Até lá só tinha mexido nas ventoinhas.
 
Back
Topo