[Freenas] velociades muito lentas entre servidor e Mac

Delta 084

Power Member
Boas

Estive ontem a experimentar o Freenas num desktop antigo para ver se vale a pena converte-lo num home server. Depois de andar às voltas com as configurações e de tentar entender como funciona o básico lá consegui criar uma share AFP para fazer upload de filmes para uma pasta. O problema é que a velocidade de upload andou à volta de 1MB/s no máximo. Fiz a experiência com um ficheiro de 4GB.

O server é um C2D [email protected] com 4GB DDR2, disco de 1TB em zfs e está ligado ao router por Gigabit.

O Mac liga por Wi-Fi.

Alguém tem ideia do que pode ser?

Já agora, qual é o melhor tipo de share para usar de forma a ser compatível com Mac e Windows?

Obrigado
 
Já agora, qual é o melhor tipo de share para usar de forma a ser compatível com Mac e Windows?

Experimenta Samba, é o que usam no meu trabalho e funciona bem em todos os sistemas. Se bem que lá têm AFS e também disponibilizam essas pastas por AFP e SFTP (além de Samba), por isso cada um usa o que preferir.
 
Entretanto liguei o mac por cabo e já tive velocidades bastante decentes portanto deduzo que seja alguma config no router menos bem feita. Já agora acabei por fazer tudo em samba para não me ter que chatear com pcs com windows no futuro.



Podes explicar um pouco melhor a tua sugestão? Do pouco que li sobre isso não me pareceu o que pretendo. BTW o objectivo disto tudo é testar um home server com torrent, plex, time machine e mais uma ou outra coisa que possa vir a ser util
 
Já algum tempo que não utilizo, mas básicamente é um servidor em LINUX, dá uma vista de olhos pelo site.

De certeza faz partilhas e gestão de utilizadores, print server, proxy, etc.
 
Back
Topo