Problema [Ajuda] H100i i7-4790K temperaturas elevadas

slid

Membro
Boas

Acho que as temperaturas do meu CPU estão elevadas.

Este é o meu sistema:

-Motherboard Asus Maximus VII Hero
-CPU Intel Core i7-4790K 4GHz 8MB Sk1150
-Water Cooling Corsair Hydro Series H100i
-GPU Asus GTX980-4GD5
-Memória Kingston HyperX Savage DDR3-2400MHz 2x8GB
-Fonte Corsair RM750W
-SSD Samsung 2.5" 850 Pro 512GB
-SSD Crucial MX100 256GB
-HD Western Digital Passport Essential SE 2TB USB3
-Caixa Obsidian 550D
-Placa de som Asus Xonar Essence STX II 7.1
-Monitor Asus 27" 144Hz VG278HE

O Cooling na minha caixa, está assim:

2mmaddu.jpg


Tenho 38-41ºC iddle na temperatura do CPU, como podem ver na imagem:

4gltgi.jpg


Em full load, a usar o Intel Extreme Tunning Utility, as temperaturas do CPU são 77-80ºC:

33actc6.jpg


Estando a utilizar um Water Cooling h100i no modo performance, penso que as temperaturas do meu CPU estão demasiado elevadas, certo?

Que devo fazer? Podiam ajudar-me, por favor?

Cumprimentos

slid
 
Boas

Em comprei o desktop há cerca de 2 meses, foi todo montado pela loja.

Penso que está sem OC, não selecionei nenhuma opção para isso. Apenas instalei as drivers todas da Asus e do CPU. No entanto vejo que está com 1.30V, essa é uma voltagem de OC, certo? Estará a motherboard da Asus a fazer um auto OC ao CPU e daí as temperaturas?

Em Full Load as rotações das ventoinhas estão assim:

97p3j7.jpg


Está bem apertado. Tentei apertar mais com uma chafe de fendas e não consegui. Dei-lhe mais um aperto com o alicate e as temperaturas estão na mesma.

Cumprimentos.
 
Boas.

No CPU-Z diz que a velocidade está a 4.5ghz e a voltagem a 1.302V.

1zfn5gi.jpg


Não selecionei nenhuma opção de overclock. Penso que a velocidade "normal" do i7 4790k é 4.0ghz, certo?

Apenas fiz update das drivers da motherboard e activei o XMP profile, para as memórias RAM ficarem a 2400mhz, velocidade anunciada pela marca, no modelo que escolhi, Kingston HyperX Savage DDR3-2400MHz 2x8GB.

Reparei na BIOS, que o SpeedStep está enabled.

Cumprimentos
 
Última edição:
Boas

Estive agora a explorar a BIOS.

Sempre que lá ia e fazia F10, save & quit, aparecia-me esta alteração antes de sair: "Core Ratio Limit: 45". Não sabia o que era isto e como apenas alterei o profile das memórias para XMP, para funcionarem a 2400mhz, como anunciado pela Kingston, não alterava essa opção e fazia gravar e sair.

Com o vosso feedback, aumentou a minha curiosidade e experimentei modificar esse Core Ratio Limit, para Auto.

Este foi o resultado:

CPU a 4.4ghz, 1.25V, 40ºC em iddle,

20u60rr.jpg


73ºC em full load,

21b0vvl.jpg



Após esta tentativa, resolvi desligar o Turbo Mode, na BIOS.

Este foi o efeito:

CPU a 4.0ghz, 1.06V, 34ºC em iddle,

119ypzq.jpg


52ºC em full load

wvr9kh.jpg


Anteriormente, tinha 41ºC em iddle e 80ºC em full load.

Concluo que era aquela opção, Core Ratio Limit: 45, na BIOS, que me estava a subir bastante as temperaturas. Parecem estar boas, mesmo com o Turbo Mode on, certo?

Muito obrigado pela ajuda e feedback pessoal! :)

Ajudaram-me bastante. Estava com receio de ter que enviar os componentes para o RMA.

Cumprimentos

slid
 
Sim. Talvez estejam ainda.

Um amigo meu, que comprou o desktop na mesma loja, uma semana antes de mim, tem o mesmo CPU i7 4790k, a 4.4ghz com turbo mode on, a mesma motherboard, mas com o h80i water cooler e tem estas temps:

31ºC em iddle

2s7c7ls.jpg


68ºC em full load

2u7n1ow.jpg


Supostamente o meu h100i, deveria ter temps melhores que o h80i, com o mesmo processador/velocidade e motherboard e não é o caso. (40ºC em iddle, 73ºC em full load)

Qual será a razão disto?

Cumprimentos
 
Última edição:
Tudo depende da caixa e respetivo airflow; fans, arrumação dos cabos, etc...
Não é de todo preocupante as temps que tens, mas podiam ser melhorzinhas.
Acabei de instalar um cooler H220-X o cpu está com oc a 4.6 e tenho estas temps em idle:
 
Exacto, o teu cpu está a fazer downclock e downvoltage, o dele penso que não dai os tais 40 e tal em idle. 1.3v tal como já disseram, è totalmente desnecessário a menos que o cpu seja uma autentica porcaria.


Edit....a meu ver o problema em causa è a falta de conhecimento acerca da matéria, precisando ai de umas mãos que soubessem o que estão a fazer. Esse overclock precisa de umas afinações.
 
Sim o dele parece que tem os clock`s fixos e pode ser do speedstep (embora o OP tenha referido que estava activo) ou das definições de energia do Windows.
O que ele fazia melhor era fazer reset à bios/UEFI e depois configurar tudo como deve ser.:Winkani:
 
Concordo, é melhor fazer reset a bios, dá-me ideia que o pc veio com algumas definições alteradas do tipo estar a 4.4ghz em idle...Tenho um 4770k a 19/20 ºC com um cooler pior, o i7 4790k não deve fugir muito a isso @ stock idle
 
Boas

A caixa do meu amigo é uma Corsair Carbide 200R, a minha é uma Corsair Obsidian 550D.

Ele tem uma ventoinha de 120mm frontal, em air intake e outra traseira, em air exhaust, de 120mm, ambas stock (2 no total). Eu tenho duas na frente, ambas de 120mm, uma é Noctua NF-S12A outra é stock, em air intake + uma Noctua NF-S12A na traseira, de 120mm, em air exhaust + uma stock na parte inferior da caixa, de 120 mm, em air intake. (4 no total).

Ambos os desktops foram montados na mesma loja, comprados com uma semana de diferença. A nível de arrumação dos cabos,etc é muito semelhante.

O CPU cooler dele é um Corsair h80i water cooler e o meu é um Corsair h100i water cooler.

Vivemos ambos na mesma cidade, estão 13ºC no exterior e 19ºC em minha casa. (penso que em casa dele não deverá ser muito diferente)

O CPU e Motherboard são iguais. O airflow no meu sistema, é supostamente melhor.

Ele tem 31ºC em iddle e 68ºC em full load.

Eu tenho 40ºC em iddle e 73ºC em full load.

2aj9ma9.jpg

2m4rabk.jpg


Cumprimentos
 
Back
Topo