Suporte LTS após termino do mesmo

RuFuS

Power Member
Boas!

Preciso de esclarecer uma dúvida:
- se instalar uma distro antiga (por ex ubuntu 12.04 daqui a 5 anos), após o suporte da mesma já ter terminado, ao efectuar a instalação da distro e respectiva ligação à internet é possível efectuar a actualização com as últimas seguranças/alterações ou não sequer é possível deixar uma distro antiga actualizada ainda que já não tenha suporte aquando da instalação?

Cumps
 
As LTS têm actualizações durante 5 anos, ou seja, em abril de 2017 esse versão que tens deixa de receber updates. Depois desse período, convém fazer upgrade para uma versão mais recente, por exemplo, a 16.04 LTS.
 
Última edição:
Mas a minha dúvida é se após o suporte terminar, se é possível actualizar essa versão mais antiga...É como ter um windows XP com o SP3 e não o nativo...
 
Não sei se estou a perceber...
A 12.04 LTS que acaba em abril de 2017, se instalares em Maio, talvez te permita fazer as actualizações que surgiram até Abril (e digo talvez, pq nunca experimentei instalar releases descontinuadas). Mas admitindo que isso é possível, a partir daí estarás vulnerável, pois não serão lançadas mais actualizações, mas serás convidado a fazer upgrade para uma versão recente (17.04 nessa altura).

No próprio site a 12.04 já vai na versão 12.04.5 que contem updates indispensáveis e em 2017 é provável que vá na 12.04.10. Ou seja, terás um sistema relativamente recente, mas quanto mais tempo passar desde abril de 2017 mais desactualizado estarás.


Bottom line é: instala sempre uma versão não descontinuada e de preferência LTS, se não queres andar sempre a fazer upgrades para outras versões. Eu instalei em Abril a 14.04 e não mudei para a 14.10. Vou-me aguentar até 1) 2017; ou 2) até me fartar e trocar para outra distro.
 
Por acaso tenho um servidor com 10.04 que tem estado a funcionar autonomamente desde 2011. Qualquer dia lá o vou ter que actualizar, mas como é uma máquina à qual não tenho fácil acesso físico ainda não me arrisquei a fazê-lo. É bom saber que posso manter o 10.04 com esses repositórios "old-releases" :P No entanto, acho que eventualmente acabarei por arriscar uma actualização.
 
Back
Topo