DSRL para iniciado

PT_User

Power Member
  • O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina, lente, flash, tripé, acessórios, etc.

DSRL.

  • POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?

500€

  • PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, desporto, longas exposições, etc.

Retratos e paisagens.

  • PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio, estádio, pavilhão, etc.

Fotos no exterior, de dia e de noite.

  • COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, aficionado, entusiasta ou profissional.

Casual e entusiasta.

  • JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?

1 máquina compacta e quero passar para o nível seguinte.

  • COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?

Utilizam sobretudo máquinas compactas.

  • ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.

É indiferente. Ondo for mais vantajoso.


Olá a todos,

Quero iniciar-me mais a sério no mundo da fotografia. Quero aproveitar a viagem que vou fazer a Nova Iorque, no próximo ano, para comprar uma máquina mais profissional e que me proporcione recordações ainda melhores após a viagem.

Sou mesmo amador neste tema e apesar de gostar de tirar fotos e em todas as viagens que faço andar com a máquina na mão, não sou muito entendido na matéria.

Pelo que já pesquisei, é preferível comprar uma Canon ou uma Nikon, porque o preço das objetivas é mais acessível (principalmente a Canon) e o mercado de usados também é maior. Como modelos de entrada, já estou aqui numa comparação entre a Canon EOS 1200D + 18-55mm f/3.5-5.6 IS (~360€) e a Nikon D3200 + AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6 G (~375€). Se optasse pela Canon e pelo que pesquisei, poderia já juntar uma EF 50mm f/1.8 II por ~140€.

Aguardo o vosso feedback,
Obrigado pela ajuda
 
Olá,

Não quero ser chato :-( mas precisa de uns inputs urgentemente, porque quero aproveitar as promos deste fim-de-semana…

Canon 1200D ou a Nikon D3200?

Obrigado pela vossa ajuda :-)
Abraço
 
Nem sei por onde começar...

Primeiro, esquece as máquinas, o que determina o que podes fazer como elas são as lentes. Devias estar mais preocupado com o facto da Canon ser estabilizada (IS) e a Nikon não (não tem VR). Eu pessoalmente não acho uma 18-55 útil para grande coisa. Lentes de viagem são mais as 18-105, 18-135, 18-140, etc.

Depois, essas "promos" não devem ser nada de jeito. 500€ não chega para um conjunto que aproveite minimamente uma DSLR. Por esse preço recomendo antes uma bridge verdadeira como a Olympus Stylus 1, mas é algo que não se encontra nas lojas nacionais da treta.
 
Nem sei por onde começar...

Primeiro, esquece as máquinas, o que determina o que podes fazer como elas são as lentes. Devias estar mais preocupado com o facto da Canon ser estabilizada (IS) e a Nikon não (não tem VR). Eu pessoalmente não acho uma 18-55 útil para grande coisa. Lentes de viagem são mais as 18-105, 18-135, 18-140, etc.

Depois, essas "promos" não devem ser nada de jeito. 500€ não chega para um conjunto que aproveite minimamente uma DSLR. Por esse preço recomendo antes uma bridge verdadeira como a Olympus Stylus 1, mas é algo que não se encontra nas lojas nacionais da treta.

Como referi no 1º post, sou amador nesta matéria. Mas já pesquisei o suficiente para perceber que o que interessa são as lentes, como também já tinha referido.

Os 500€ são o investimento inicial, pelo que ao longo do tempo poderei adquirir novas lentes.

As promos dão efetivamente algum jeito, nem que seja por causa dos 20% em cartão...

Para uma base de partida e pelo que referiste, consideras então a Canon a melhor opção?

Tks!
 
Sim, mas uma D3200 é melhor máquina e mais pequena, é uma questão de a encontrar com uma lente VR.

As promos não dão jeito se depois compras um equipamento que não é o melhor para ti só por estar "em promoção". E depois não estou a ver grande promoção, por exemplo na Worten a 700D+18-55STM por 700€? Eu quase que aposto que não estava a esse preço na semana passada, o mesmo conjunto está nas Amazons europeias por 530€!
 
Sim, mas uma D3200 é melhor máquina e mais pequena, é uma questão de a encontrar com uma lente VR.

As promos não dão jeito se depois compras um equipamento que não é o melhor para ti só por estar "em promoção". E depois não estou a ver grande promoção, por exemplo na Worten a 700D+18-55STM por 700€? Eu quase que aposto que não estava a esse preço na semana passada, o mesmo conjunto está nas Amazons europeias por 530€!

Pegando na tua sugestão, o que é que achas da Nikon D3200 sem lente de kit mas com uma 18-105 VR por €455?

Obg
 
Tudo depende do tipo de fotografia que fazes, mas uma 18-55 é curta para uso geral. Convém somar-lhe uma 55-500, que devem ser uns 150€. Alternativamente a 18-105, que dá um conjunto mais curto mas suficiente para uso geral (em minha opinião) e mais conveniente para viagem pois não tem de se andar com outra lente atrás.
 
Tudo depende do tipo de fotografia que fazes, mas uma 18-55 é curta para uso geral. Convém somar-lhe uma 55-500, que devem ser uns 150€. Alternativamente a 18-105, que dá um conjunto mais curto mas suficiente para uso geral (em minha opinião) e mais conveniente para viagem pois não tem de se andar com outra lente atrás.

Desculpa Wildstar, mas o link que queria colocar era precisamente o de 18-105...

Continuei as minhas pesquisas e agora também estou a considerar a D5200. Entre a D3200 com a 18-105 VR a €455 e a D5200 também com a 18-105 VR a 599€, qual é para ti a melhor opção? A D5200 justifica a diferença de €144?

Mt obrigado!
 
As grandes diferenças são:
- ecrã rotativo;
- bracketing;
- 1080p60 vs 1080p30;
- 9 pontos AF cruzados vs. 1.

Não faço uso disto portanto para mim não justifica a diferença. Mas para ti pode ser diferente.
Em minha experiência, AF só funciona em quase todas as situações nos pontos cruzados, os outros não os consigo usar. Mas há quem os use com sucesso e frequência.
Acho que o viewfinder também é maior na D5200. Os das D3x00 são muito pequenos, mas significativamente maiores só nas D7x00.

O que é garantido é que consegues fazer muito mais com uma D3200 e uma 35mm f/1.8 ou 50mm f/1.8 do que uma D5200 sem uma destas lentes...
 
Back
Topo