Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Mas achas mesmo que está ? Se estivesse, eles já não deixariam aquilo andar assim porque olhavam para a RTP, por exemplo, e viam que alguma coisa não estava a bater certo.
 
Última edição pelo moderador:
Só não tem barras de lado se tiverem televisões antigas, se for uma 16:9 se estiver bem configurada tem barras de lado.

Às vezes é impossível configurar uma televisão de forma a respeitar o AR original, depende da televisão e do serviço, mas mesmo a mais moderna televisão do mercado não consegue respeitar o AR de forma automática no serviço NOS com box HD e no serviço NOS analógico.
Para respeitar o AR teria de se mudar a configuração da tv sempre que se mudasse de canal o que não é nada prático.
 
Quem já estava farto das barras de lado, agora leva também com barras em cima e em baixo, só não há nenhuma barra que caia na cabeça desses senhores para ver se ficam com as ideias afinadas. Mas pelo menos dá para fazer zoom e ver em 16:9.
O problema, é que a própria emissão não está em 16:9. O que estás a ver é 4:3 com barras pretas, por cima, perdendo imagem (e as barras pretas servem exactamente para o propósito contrário). E isso é ainda mais estúpido do que emitir em 16:9 letterbox.
Porque raio é que vão pôr barras em cima de uma emissão 4:3?! Isto só faz sentido na cabeça daquelas pessoas... Eles pensam mesmo que as barras é para dar "estilo", em vez de ser para enquadrar o 16:9 num 4:3. E entretanto, estão pessoas na rua a pedir esmola que se calhar faziam melhor com metade do salário deles :facepalm:
 
Se estivesse, eles já não deixariam aquilo andar assim porque olhavam para a RTP, por exemplo, e viam que alguma coisa não estava a bater certo.

Eles sabem perfeitamente o que é o 16:9... Não querem é mudar por todas as razões e mais algumas que já foram ditas por aí, eles pensam que as velhinhas iam começar a achar que a TVI andava a "dar mal", se mudassem.

Que parolada de emissão hoje... Ainda agora já estão a ajudar desdentados com aquele pianinho triste em fundo, a típica choradeira.
Têm muito a aprender como se faz uma acção de solidariedade, e com classe, como foi o Toca a Todos da RTP. Os donativos no 760 só vão em cento e tal mil €, é muito bem feita se não chegarem nem perto dos mais de 400 mil € do Toca a Todos.
 
A Sky têm o seu logo sempre transparente, a BT tem um pormenor engraçado também: usa o logo transparente só quando os programas não são em direto.

GxcVlGY.png


Para quando uma atitude do género em Portugal? As SIC's e TVI's são o que se sabe, lixo visual em excesso. Mas mesmo a Sport TV podia ser mais limpa. Podiam pôr o logo translúcido também, passar muito menos vezes os rodapés, e menos vezes estes anúncios a jogos também:

wWB759C.jpg


kJerlEG.jpg

Em França em todos canais os logos ficam transparentes quando começa um programa em direto, apenas quando da o jornal da a noite o jornal da uma é que fica COP.
 
Até comecei a rir quando vi a cagada de DOG natalício da SIC Radical :joker:

Começo a achar que é mesmo verdade que esta gente não vê a porcaria que andam a fazer. Não só os da Radical, todos eles!
 
Última edição:
O DOG da SIC Mulher já está corrigido mas segunda-feira ia me dando uma coisinha má, quando o vi a ocupar 1/6 do ecrã. Não conseguia, simplesmente, visualizar os programas em condições. Inclusivamente, quando estava a ver o Masterchef, caras e pratos completos eram tapados pelo DOG! Se o queriam tão grande, pelo menos colocassem-no transparente. Cá em Portugal, os diretores gostam de logos pouco discretos, coloridos, bem atraentes e cheios de efeitos e enfeites. Até a Sporttv gosta de fazer isso! E aqueles brilhos, moscas, oráculos e rodapés, que ocupam 1/3 do ecrã, muitas vezes? As pessoas que aderiram a este canal, como é premium e só quem tem box pode visioná-lo, têm EPG. As programações são visíveis tanto no guia tv, como na internet, na página oficial do canal. A Radical é outra que tal. O logo de natal está péssimo, apesar de conter as proporções adequadas. Em vez de estar transparente, está branco com os habituais enfeites imbutidos no próprio logo! O terror! Não prefeririam algo que desse menos nas vistas? Dos canais generalistas nem vale a pena falar. Só de olhar para o DOG da TVI mete-me fastio. Neste post, falo ainda de outra situação que me repugna: Ontem, como sabem, a TVI emitiu os especiais da Missão Sorriso e, sempre, que atuavam músicos ou dançarinos, punham efeitos que faziam distorcer a imagem e torná-la com menos qualidade! Alguém aceita isto? Para além daqueles pouco recomendáveis efeitos, ainda surgiram barras a induzir o 16:9 Letterbox. Os responsáveis pela TVI preferem má imagem, em 4:3, em vez do 16:9 HD? Para vermos programas com qualidade, temos de aderir à Cabo? (Cada vez mais portugueses o estão a fazer e eu não fui exceção, se bem que desde 2008 tenho cabo).
Não é hora para repensar? Cada vez mais pessoas aderiram à tv por subscrição (80%) e cada vez mais são as pessoas que preferem o cabo, maioritariamente canais de séries e filmes. (30%) ou tv gravada, videojogos, rádio, plataformas interativas (10%)! Em 2008, nem 1/6 do público via, regularmente, canais por cabo e cerca de metade tinha serviços pagos.
Para além de muitos programas de baixa qualidade, a pensar num só público e target comercial, a qualidade de imagem não é a melhor (nem ocorre a migração dos privados para o 16:9), não há diversidade, variedade e os canais são poucos: É assim a TV Portuguesa.
 
Última edição:
A única "notícia" é que afinal está para muito breve a compra do Porto Canal pelo FC Porto, a efectivar-se muito provavelmente já no principio do ano. Houve uns desentendimentos com a Media Luso em relação à nova grelha, à propriedade dos equipamentos e aos recursos humanos mas parece que está tudo sanado e o canal vai ser relançado em breve, presumo que com uma maior associação ao clube e com menos conteúdos generalistas.
Como estamos em Portugal já não aposto nisso mas relançar um canal em 2015 usando a tecnologia dos nossos pais é algo que não faz sentido, ainda por cima quando eles têm muito material HD *.

* recordo que foi anunciada a criação da versão HD do canal para Janeiro de 2012.
 
Última edição:
Não, o FC Porto não é acionista do canal, apenas tinha uma parceria com a duração de 3 anos sendo que no final podia exercer o direito de compra, o que vai acontecer em breve. O clube vai ficar com 98% do canal mas vai alienar parte embora mantendo a maioria do capital.
 
Back
Topo