Instalação Linux

DEXTER_8

Power Member
Boas pessoal,

estou interessado em instalar o Ubuntu 14.04 no meu portátil em modo dual boot. Já andei por aqui a pesquisar e pelos vistos podem existir uns conflitos neste tipo de instalação (devido ao uefi). Eu tenho um portátil Toshiba, com cerca de um ano, a correr o Windows 8.1.

O que eu gostava de saber é se, ao ter esses conflitos ao instalar, em dual-boot, é fácil resolver? O que se deve fazer? E se eu depois quiser desinstalar o Ubuntu, posso voltar a apagar a partição?

Obrigado.
 
Boas!

Eu pessoalmente já testei, li bastante sobre o assunto e cá vai como fiz ficando a funcionar na perfeição:
- fui à bios e alterei o boot para legacy
- instalei o w8 em modo legacy e uefi desactivado (vai automaticamente assumir o disco em mbr);
- instalei o linux posteriormente;
- o grub é instalado automaticamente

Deste modo, ficou a funcionar tudo na boa e sem qualquer problema...quando faço boot, aparece o grub e posso seleccionar o sistema operativo que pretendo sem qualquer problema!
 
Pois mas ele provavelmente não está para reinstalar o Windows 8.1 e alterar para legacy boot vai impedir a atual instalação que ele tem de funcionar.

Tens aqui informação suficiente sobre o assunto.
 
Isto já foi aqui respondido por mim... mas volto a meter aqui a resposta.

Eu acho que para fazeres isso que o bitman disse e se tiveres a usar uma pen usb tens de criar a pen de arranque de modo que arranque em efi. tens aqui um link que ensina a fazer isso ;)
A mim de inicio também não me aparecia, mas era porque a pen não estava configurada para arrancar em EFI, por isso tinha de ir à bios e desligar isso, e, assim, não estava a instalar o ubuntu nesse modo, logo, a bios não o reconhecia.

Se sempre quiseres fazer isso, tenta criar a pen de arranque como disse no link e depois se tiveres dúvidas sobre a instalação segui isto.

Depois diz se funcionou pf ;)

Comigo funcionou e foi a maneira que não me deu nenhuma chatice na instalação. boa sorte ;)
 
Realmente em modo UEFI não tinha noção do quanto complicado podia ser mas já vi tanto tutorial que preferi optar pelo que me pareceu mais fácil...
 
Só agora é que realmente decidi arriscar e instalar o Ubuntu 14.04. Mesmo depois de ler o que me aconselharam, fiquei com algumas duvidas. Portanto procurei e encontrei um tutorial muito bom e consegui instalar perfeitamente. Até agora 5*.
Obrigado pela ajuda. ;)
 
A minha opinião.

Não há grandes conflitos...
Ao instalar (com Windows 8.1) é melhor criar uma partição no windows 8 e depois instalar manualmente o Ubuntu...

Funciona sempre. No meu Dell tenho Windows 8.1 + Ubuntu 14.04 na perfeição com UEFI.
 
Pois mas a Toshiba complicou um pouco as coisas pois assume o Windows Bootloader como predefinido e não permite alterar (como por exemplo para o GRUB).

Mas arranjei também um workarround para ter Win8.1 + Ubuntu 14.10 em UEFI.
 
Back
Topo