@Red_Acid estou sempre pronto para tentar dar uma ajuda, quanto mais não seja dou uns palpites se eu não tiver capacidade para mais!
A legislação de garantia legal a aplicar é a legislação do país onde o negócio de compra e venda foi efetuado, sendo que se o vendedor é espanhol e for o bem comprado online, a lei de garantias a aplicar é a espanhola. Esta legislação é que regula a garantia legal do aparelho, mas no entanto está limitada territorialmente, visto que só será válida em Espanha, tal como a legislação portuguesa só é válida em Portugal.
Como tal não há obrigação legal de darem assistência ao abrigo da garantia legal cá em Portugal.
Mas não obstante e conforme é sabido, muitas marcas dão em muitos do seus produtos garantia internacional, com determinadas coberturas e durante determinado prazo. No caso específico não posso ajudar pois não sei se dão ou não, e se dão não sei o que dão e como.
A única coisa a fazer será obter as condições de garantia do aparelho em questão e analisá-las. Mas não só, convém colocar a questão por escrito ao representante da marca em Espanha, assim como colocar também exatamente a mesma questão ao representante do produtor em Portugal. E é imperial que se fique com as respostas por escrito, não vão fazer falta no futuro.
Assim fica-se a saber exatamente aquilo a que se terá direito ou não.