Asrock Z97M Aniv. Ed. + Pentium 3258 Aniv. Ed. :: Dúvida

cr3ativ3

Power Member
Boas.

Comprei hoje o conjunto MB+CPU que diz no título da thread.

Asrock Z97M Anniversary Edition
+
Intel Pentium G3258 Anniversary Edition @ Stock cooler *

* Para já é com stock cooler para "testar" o bicho mas, durante a semana vou fazer um upgrade ao Cooler, provavelmente para um True Spirit Rev A 120mm (segundo li em reviews tem um desempenho interessante, tendo em conta que tenho um sistema mATX numa Fractal Core 1000 o que quer dizer que não cabe qualquer cooler).


Ora, a questão é:

Iniciei o sitema, abri o painel da MB para o OC Boost e escolhi a opção 4.2Ghz.
Depois do login no windows abri o CPU-Z e realmente dizia que estava a 4.2Ghz mas, ao re-iniciar o CPU-Z ele mostra a frequência do CPU a 800Mhz (Penso que é o mínimo que o CPU faz).

Alguém me sabe dizer o porquê de isto estar a acontecer?

Help!:confused:


EDIT: Já percebi que a frequência vai alterando. É suposto estabilizar, ou ele altera consoante o que 'puxo por ele' ?
 
Boas, também tenho esta build e preciso de esclarecer umas duvidas, como tal achei melhor reutilizar este tópico.

Antes de mais respondendo a tua pergunta, isso é normal acontecer, é um modo que o processador tem para poupar energia e o aquecimento, o cpu ajusta o seu clock e a sua voltagem em função da carga que lhe das, quando está em IDLE está com esses 800mghz que dizes.

Agora a minha, tenho queria levar o overclock um pouco mais longe que os 4.2ghz, neste momento tenho o meu cpu estável a 4.4ghz e a funcionar a 1.15v com temperatura máxima de 65º, já o consegui esticar até aos 4.6ghz com 1.29v e temp max de 79º

Gostaria de ver até onde o meu cpu consegue ir pois parece-me que me calhou um bom chip, a minha questão é qual o máximo a que posso meter a voltagem e a temperatura máximo que o mesmo pode atingir sem correr o risco de o danificar?

Este cpu é para durar e por esse motivo vou manter-lo a 4.4ghz pois parece-me que 1.15v é uma boa voltagem e 65º uma boa temp para máxima, agora queria era fazer uns benchmarks com ele para ver até onde consigo chegar.
 
Isso só experimentando, os cpu`s não são todos iguais, mas se precisa de 1.29v para 4.6 não diria que é um bom cpu, quanto muito será mediano.
 
O meu também é assim, chega a um certo clock parece que bate numa parede e começa a pedir muita voltagem.

Consigo fazer 4.5GHz a 1.175V mas 4.7GHz já tem que levar 1.275V :P
 
Realmente depois de analisar diversas reviews vi que o poder de overclock realmente varia muito de chip para chip, há quem não consiga passar dos 4.2 outro conseguem ir até aos 4.8.

Eu estou com 1.3v a ar, suponho que já esteja nos limites do seguro, acham que para apenas uns bench poderei meter a 1.4v para tentar chegar aos 4.7ghz?
 
Desde que seja por breves minutos de cada vez e tenha uma boa ventilação para extrair o calor extra, sim.
Para o dia-a-dia não :)

além disso, tal como quase toda a gente que faz OC há muito tempo, para o Windows, jogos ou software no geral, acima de um determinado clock não se tem quase mais rendimento que seja visível a olho nu. Apenas em benchmarks.
Para este batch de cpu's actuais de 1150 e 1155, acima de 4.2/4.3Ghz quase não se sente o salto de maneira visível para o dia-a-dia, por isso estar a stressar com mais voltagem poderá ser contraproducente.
 
Back
Topo