trim ssd

Instalei hoje um SSD Samsung num MBP mid 2009 que está neste momento a fazer restore da TM.
Recomendam instalar o Chameleon a seguir? (já tem o Yosemite).
 
Prtz conseguiste resolver a situação? agora fiquei preocupado, encomendei agora um mx100 para meu Imac mid 2010 e nao ficar a funcionar como deve ser e lixado... ainda por cima sem esse "enabler trim" o disco ficara menos seguro...
 
Ainda não instalei porque para conseguir vir de férias tinha que acabar um projeto e não quis arriscar, mas agora nas férias vou instalar e depois digo aqui comjo correu.

Já agora, o que usam para medir a performance do disco? Em Windows há uns que se vê bem em gráfico o antes e depois do trim, mas em Mac não achei nada ainda.
 
Última edição:
epa... fui agora confirmar no meu MBP 2011, que tem um ssd se tava o TRIM activado, e tava desativado... utilizei a versao actualizada do "chameleon" e ficou o TRIM activo.

Mas agora com essa atualizacao do OS os discos ficam menos seguros certo?

Existe algum software para MAC que posso saber o estado do meu disco?

ciberg penso que o software que queres é o blackmagic disk speed.
 
Já usei o BlackMagic mas não gostei, parece que nunca pára de testar e está sempre a variar os valores, logo nunca fico com um valor fixo de referência.
Ou então não o sei usar bem.
 
Boas!
Ativei o TRIM no Yosemite, num Samsung SSD 840, e provavelmente depois de instalar uma atualização qualquer, voltou a ativar o protocolo se segurança e a partir daí o Yosemite nunca mais arrancou.

Tenho um outro disco interno, com o Mavericks, funciona perfeitamente, mas o caso desse SSD ficou complicado.

Não consigo fazer nada com o disco, internamente. Não consigo formata-lo, já arranquei o mac com o PartedMagic linux, dá sempre diversos erros ao tentar fazer o que quer que seja com o disco.
Tentei de tudo, formatar, apagar o mapa de partições, inseri-lo manualmente com a ajuda do "testdisk", não funciona nada.
Extrai-o, pus numa caixa, e funciona perfeitamente. Dá para particionar, mesmo com o "utilitário de discos" do mac, funciona tudo, dá para instalar o Yosemite/Mavericks tudo bem.

Quando volto a inserir o Disco no Mac, já não funciona outra vez. Insiro com o OSX já instalado, não arranca. Inicio o Mavericks, não me deixa formata-lo, particionar, reinstalar o OSX, não deixa fazer rigorosamente nada.

Já me estou a passar não sei mesmo o que fazer. Alguma sugestão?
 
Não funciona, já tentei. O meu problema não é os Dados, na altura que o Yosemite falhava a iniciar, iniciei pelo outro disco e retirei tudo que queria.

O problema é que agora não consigo usar o disco SSD.
Não consigo formata-lo, particiona-lo, instalar o OSX, não funciona nada!
 
Penso que foi o Trim Enabler (Cindori), mas funcionou bem durante bastante tempo. Não sei o que poderá ter acontecido, mas sei que foi isso porque aparecia o símbolo proibido.

Na altura é que nem me passou pela cabeça que fosse do trim, então recuperei os dados, e tentei formata-lo. Fiquei nesta situação. :1361:
 
Sim, mas tem de se desabilitar o Trim antes de fazer qualquer actualização ao SO. Senão o SO deixa de iniciar.
Já me aconteceu e resolvi reinstalando.
 
Back
Topo